You are on page 1of 10

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: LETRAS 1 SRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA FUNDAMENTOS FILOSFICOS DA EDUCAO

DA

EDUCAO

O Desafio Profissional um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo dirigido a distncia. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o

autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual.

Para atingir estes objetivos, voc dever seguir as instrues na elaborao do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientao do Tutor a Distncia, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participao nesta proposta essencial para o desenvolvimento de competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional.
1

COMPETNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

Aplicar

modos de

ensinar

diferentes

linguagens:

Lngua Portuguesa,

Matemtica, Cincias, Histria, Geografia, Artes, Educao Fsica, de forma interdisciplinar e adequada s diferentes fases do desenvolvimento humano. Relacionar os conhecimentos relativos rea de atuao com as demais reas do conhecimento. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experincias no escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecolgicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organizao do trabalho educativo e prticas pedaggicas. Utilizar, com propriedade, instrumentos prprios conhecimentos pedaggicos e cientficos. para construo de

OBJETIVO DO DESAFIO
Refletir sobre as estratgias pedaggicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.

PRODUO ACADMICA
Construo de um projeto de interveno pedaggica considerando um cenrio hipottico de problemas comportamentais ou de aprendizagem a partir da Terapia Assistida por Animais na Educao.

DESAFIO PROFISSIONAL A coordenadora pedaggica de uma escola municipal props a adoo da Terapia Assistida por Animais como estratgia para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados pelos professores em sala de aula.
A professora Sibele assumiu a coordenao pedaggica de uma escola municipal localizada na regio central do municpio, que atende alunos de diversos bairros, com distintos perfis socioeconmicos. No primeiro conselho de classe que participou como coordenadora da escola, procurou conhecer as principais necessidades de orientao pedaggica dos professores do ensino infantil e fundamental em relao aos problemas de comportamento e dificuldade de aprendizagem dos seus alunos. Primeiramente analisou o pronturio escolar dos alunos e em seguida ouviu atentamente o relato dos professores sobre suas turmas. Sibele verificou que os principais problemas enfrentados pelos educadores no mbito escolar estavam relacionados a questes comportamentais dos alunos, principalmente queles considerados indisciplinados, hiperativos, apticos ou com dificuldades de concentrao. A dificuldade dos alunos em obedecer regras, manter silncio e comportar-se de acordo com as determinaes da escola e dos professores estavam gerando instabilidade e conflitos tanto em relao aos alunos e os professores como entre os prprios alunos. Diante das dificuldades no alinhamento de propostas e enfrentamento dos problemas gerais e especficos apresentados, a coordenadora Sibele props a criao de um projeto que adote pequenos animais em sala de aula como instrumento de interveno pedaggica. No perodo em que era universitria, Sibele participou de um projeto que adotava a Terapia Assistida por Animais na Educao, ou zooterapia,

como instrumento de interveno pedaggica entre os alunos da escola na qual era estagiria. Sibele relatou sua experincia acadmica aos professores e solicitou que
3

elaborassem um projeto que contemplasse a presena de animais em sala de aula como recurso para melhorar o comportamento e a aprendizagem dos alunos. Os professores mostraram-se interessados pela proposta e instigados a pensar nas estratgias de adoo dos animais em suas prticas pedaggicas. A coordenadora Sibele orientou os professores e sugeriu que o projeto contemplasse alguns elementos: Mapeamento do perfil da turma 1 Nmero de alunos da sala 2 Nmero de meninos e meninas 3 Ano ou srie. (faixa etria dos alunos) 4 Descrio do perfil da turma Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais 1 Relacionados s regras morais (princpios ticos, que visam o bem comum). 2 Relacionados s regras disciplinares (definidas pela escola). 3 Relacionados a hbitos (higiene, alimentao, asseio pessoal, entre outros) Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais 1 Levantamento das dificuldades de aprendizagem especficas do aluno (dificuldade de concentrao, hiperatividade, preguia, agitao, entre outros) 2 Levantamento das dificuldades e problemas de interao social (timidez, carncia afetiva, exibicionismo, respeito s diferenas, bullying, entre outros) 3 Sondagem das relaes scioafetivas do aluno (relao familiar e comunitria) Implementao do Projeto 1 Definio do(s) animal(is) com perfil adequado s necessidades pedaggicas dos alunos. 2 Definio das estratgias de tratamento e utilizao dos animais em sala de aula, espao escolar ou familiar. 3 Definio da proposta pedaggica relacionada ao contedo. 4 Definio das estratgias de acompanhamento e avaliao. 5 Definio dos objetivos gerais e especficos do projeto. 6 Sistematizao, anlise e apresentao dos resultados do projeto. Em reunies pedaggicas as questes relacionadas aos problemas que afetam a aprendizagem so frequentemente objetos de discusso e dificilmente h consenso sobre as melhores prticas e metodologias de ensino que atenuem os problemas. Voc pode perceber que esta discusso est presente na reunio pedaggica promovida pela coordenadora Sibele, que props a adoo de animais como estratgia de interveno pedaggica diante dos problemas enfrentados em sua escola.
4

O seu Desafio Profissional colaborar na montagem do projeto sugerido pela coordenadora Sibele. Para compreender a importncia da anlise sistmica das estratgias de ensino e solues para problemas reais, voc precisa visualizar hipoteticamente uma sala de aula do ensino infantil ou fundamental que tenha pelo menos dois alunos(as) com problema(s) comportamentais, e um aluno com dificuldade(s) de aprendizagem. A partir desta definio, voc ir desenvolver estratgias para a aplicao da Terapia Assistida por Animais como instrumento de interveno pedaggica. Para construir o seu Desafio Profissional ser necessrio seguir os seguintes passos. Passo 01 Neste passo voc deve visualizar e apresentar o perfil da turma, suas caractersticas gerais tanto em relao ao comportamento quanto aprendizagem. Mapeamento do perfil da turma Nome da escola (fictcio): Ano ou srie: Nmero de alunos: Descrio do perfil da turma:

Meninos:

Meninas:

Passo 02 Neste passo voc vai visualizar 2 alunos(as) que apresentem problemas comportamentais e que necessitem de interveno pedaggica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais na Educao. Apresente uma breve descrio do(a) aluno(a), atribua nomes e idades a eles(as), e descreva detalhadamente os principais problemas individuais que podem estar relacionados a regras morais, disciplinares ou a seus hbitos. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais 1 Relacionados s regras morais (princpios ticos, que visam o bem comum). 2 Relacionados s regras disciplinares (definidas pela escola). 3 Relacionados aos hbitos (higiene, alimentao, asseio pessoal, entre outros) Passo 03 Neste passo voc vai visualizar 1 aluno(a) que apresente dificuldade(s) de aprendizagem e que necessite de interveno pedaggica a partir da Terapia Assistida por Animais. Apresente uma breve descrio do(a) aluno(a), atribua nome
5

e idade a ele(a), e descreva detalhadamente as principais dificuldades de aprendizagem que podem estar relacionados a aspectos biolgicos, sociolgicos ou psicolgicos. Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais 1 Levantamento das dificuldades de aprendizagem especficos do aluno (dificuldade de concentrao, hiperatividade, preguia, agitao, entre outros) 2 Levantamento das dificuldades e problemas de interao social (timidez, carncia afetiva, exibicionismo, respeito s diferenas, bullying, entre outros) 3 Sondagem das relaes scioafetivas do aluno (relao familiar e comunitria) Passo 04 Neste passo voc ir definir qual(is) animal(is) sero adequados para a interveno pedaggica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais. Defina como ser a proposta de trabalho, adequada a cada um dos alunos identificados nos passos 02 e 03. Neste passo devem ser definidos os objetivos gerais do projeto, e os objetivos especficos relacionados aos casos apresentados. Voc definir como se dar o convvio dos animais com os alunos no espao escolar ou familiar, e a partir disto mostrar como intervir na transformao de comportamentos ou melhoria na aprendizagem das crianas. Implementao do Projeto 1 Definio do(s) animal(is) com perfil adequado s necessidades pedaggicas dos alunos. 2 Definio das estratgias de tratamento e convvio dos animais em sala de aula, espao escolar ou familiar. 3 Definio da proposta pedaggica relacionada ao contedo. 4 Definio das estratgias de acompanhamento e avaliao. 5 Definio dos objetivos gerais e especficos do projeto.

Passo 05 Neste passo voc ir descrever quais so os resultados esperados em cada um dos casos apresentados nos passos 02 e 03. Este passo consiste na sistematizao, anlise e apresentao dos resultados que se espera do projeto.

ORIENTAO PEDAGGICA
Para ajudar voc na elaborao deste Desafio Profissional importante que conhea o projeto desenvolvido pela professora Dr. Ftima Martins, da Universidade de So Paulo em Pirassununga/SP. O projeto de Terapia Assistida por Animais na Educao, desenvolvido pela professora, promove a aproximao e interao entre alunos e animais com objetivos pedaggicos. Este convvio apresentou efetiva melhoria na relao das crianas com os animais e na transformao de hbitos e comportamentos dentro e fora da escola. O projeto acompanhado por uma equipe multidisciplinar de psiclogos, fisioterapeutas, educadores e pais de alunos. Assista ao vdeo documentrio Dr. Esgarg sobre o projeto, disponvel em: < http://www.youtube.com/watch?v=6Nz0FELSjtA>; acesso em: 27 jun. 2013. Tanto a Psicologia quanto a Filosofia prestam-se a analisar o sujeito em sua relao com o mundo, com a realidade tal como se apresenta e, interpretada. Nessa relao com o mundo, este sujeito constitui-se, ao mesmo tempo, como produto e como produtor da sua histria e da histria da sociedade em que vive. Um dos pensadores que busca analisar o conhecimento a partir da compreenso sistmica Edgar Morin, que defende a necessidade de operacionalizar uma racionalidade que envolva diferentes vertentes cientficas. Pesquisadores de reas distintas tm buscado respostas a problemas que se relacionam com temas que perpassam saberes disciplinares. Assista ao vdeo documentrio Complexidade e Interdisciplinaridade em Morin, disponvel em:

<http://www.youtube.com/watch?v=QyVw29eczIo>; acesso em 27 jun. 2013, que aborda os conceitos e ideias desenvolvidas por Edgar Morin sobre a

interdisciplinaridade e a complexidade com foco no presente e na sala de aula. A discusso sobre concepo filosfica de conhecimento, psicologia, prticas pedaggicas e abordagem dos contedos de maneira sistmica deve permear toda a concepo de ensino. Neste sentido, os educadores procuram identificar os elementos que afetam a aprendizagem e a partir da propor alternativas de interveno pedaggica. O diagnstico dos problemas depende da anlise tanto do
7

sujeito em sua especifidade quanto do contexto social, cultural e estrutural ao qual est inserido. Portanto, para tratar questes relacionadas a problemas de comportamento e aprendizagem necessrio pensar sistemicamente, pois a grande dificuldade na definio da melhor proposta de trabalho est na complexidade das relaes que envolvem as estratgias de abordagem, que dependem da anlise de um conjunto de fatores que determinam as relaes. Ao adotar a Terapia Assistida por Animais na Educao o educador precisa considerar o pensamento complexo como instrumento de anlise do sujeito, do seu objeto de estudo e das relaes contextuais que se estabelecem. Um dos principais desafios no campo da educao, est relacionado a separao e segmentao dos saberes, que frequentemente encontram-se

descontextualizados da realidade dos alunos e do contexto ao qual ele est inserido. Neste sentido, a Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO) defende que a educao precisa superar a lgica da diviso disciplinar e da segmentao dos saberes, e prope quatro princpios para a Educao no Sculo XXI aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Dentre eles, destaca-se o aprender a conhecer, base que qualifica o fazer, o conviver e o ser (UNESCO: 2010). O conhecimento adquirido autonomamente permite que o indivduo esteja preparado para enfrentar os desafios que se apresentam, em um mundo em constante mudana. Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN:1998) propem

uma formao que esteja baseada no desenvolvimento de competncias cognitivas, scio afetivas e psicomotoras, gerais e bsicas, a partir das quais se desenvolvem competncias e habilidades mais especficas e igualmente bsicas para cada rea e especialidade de conhecimento particular. Os PCNs (1998: 32) sugerem que as noes de sociedade, cultura, trabalho e natureza sejam abordadas por meio de temas em que as dinmicas e determinaes existentes entre a sociedade e a natureza sejam estudadas de forma interativa. Isto significa dizer que o trabalho

interdisciplinar deve promover um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados s disciplinas que so estudadas.

POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL


Postar no Ambiente Virtual a verso final do Desafio Profissional em arquivo nico no formato .doc / .docx, (Word), para a avaliao e do tutor a distncia.

CRITRIOS DE AVALIAO
Desafio Profissional: Nota 0 a 4 pontos. Observncia a padronizao e s orientaes para a construo do projeto.

PADRONIZAO
A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronizao: 1. Em pginas de formato A4; 2. com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. espaamento de 1,5 entre linhas; 5. se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; 6. com capa, contendo: 6.1. nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2. nome completo e RA do (a) aluno (a); 6.3. ttulo da atividade; 6.4. nome do Tutor (a) a Distncia (EAD); 6.5. cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Nacionais: histria, geografia. Braslia: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Nacionais: geografia. Braslia: MEC/SEF, 1998. Parmetros Curriculares

Curriculares

UNESCO. Educao um tesouro a descobrir: Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI. Braslia: 2010. Disponvel em:<http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001000047000/000046258.pdf>; Acesso em 27 jun. 2013. COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL MARTELLI, Lindolfo A.; PEREIRA, Odete A. Desafio Profissional de Psicologia da Educao e Fundamentos Filosficos da Educao . [Online]. Valinhos, 2013, p. 0110. Disponvel em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: jul. 2013.

10

You might also like