UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE ENGENHARIA
Curso de Engenharia Civil

Estrutura do Projeto de Pesquisa
1 APRESENTAÇÃO a) Capa: entidade, título, autor (aluno) , local e data b) Folha de rosto: entidade, autor (aluno), titulo, apresentação do trabalho (artigo), orientador, local e data.

2

INTRODUÇÃO Parágrafos apresentado: a) Assunto: área de interesse dentro da Construção Civil. b) Tema: um recorte dentro do assunto restringe a amplitude do assunto. c) Problema: a questão a ser investigada d) Hipótese: obtida a partir da leituras de autores que abordaram o assunto objeto da

pesquisa, sendo portanto, compatível com uma fundamentação teórica preliminar, é vista como uma solução provisória para o problema, além de ter uma consciência lógica para que possa ser submetida à verificação, a fim de ser comprovada, ou não. e) Objetivos: considerando o problema aponta o que o pesquisador pretende obter com a realização da pesquisa. Deve ser apresentado iniciando com verbos cujos resultados possam ser mensurados (avaliar, analisar, medir, identificar etc.). Deve ser apresentado como objetivo geral, apontando o principal, ou mais amplo ponto a ser atingido e os específicos apontando outros mais restritos e concretos, que se relacionam de maneira mais direta com a essência do tema e tão importantes quanto aqueles. f) Justificativa: apresenta fatos ligados ao tema, mais especificamente ao problema, que levaram à necessidade da realização da pesquisa. g) Resultados esperados: aponta o que se espera, como contribuição, principalmente a sociedade, com a realização da pesquisa.

em etapas a seção dedicada ao procedimento e apresentado. Ao final deve constar a assinatura do Prof. com o que. como. tabulação e análise dos dados. Obs. Lembre-se que cada problema de pesquisa é único. a amostra. preferencialmente.UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR ESCOLA DE ENGENHARIA Curso de Engenharia Civil 3 REVISÃO DE LITERATURA (diálogo entre. Ninguém conseguiria perceber uma lacuna sem conhecer a realidade a que se pretende investigar. Cada um segue um caminho metodológico particular. Saber em quais perspectivas os autores estão abordando o tema pretendido. ou seja. 4 METODOLOGIA DA PESQUISA: Quanto ao objetivo. Deve seguir as Normas da ABNT (e isto inclui estar em ordem alfabética). ao procedimento e à abordagem do problema. Deve seguir as Normas da ABNT. 5 CRONOGRAMA REFERÊNCIAS Fontes secundárias que serão utilizadas: artigos (impressos e/ou de internet). ou quem e onde a pesquisa será desenvolvida: especificando o design. A metodologia deve ser apresentada. no mínimo. a população. 5 autores) Nenhuma delimitação de problema de pesquisa pode prescindir de uma revisão bibliográfica. É necessário saber em que nível se encontra o conhecimento produzido sobre o tema. etc. livros. também os instrumentos utilizados na coleta dos dados a serem analisados durante a pesquisa. . Orientador. os instrumentos e o plano de coleta.