Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Pato Branco

Plano de aula - Cinética

Escola:Colégio Estadual Mário de Andrade E. F. M. P. Data: 04, 11 e 18 de novembro. Disciplina: Química. Série: 2º ano Ensino Médio. Conteúdo: Cinética Química. Duração: 6 aulas. Professora: Eliane N. R. Scheitt

1. Identificação do tema: Cinética química – fatores que influenciam na velocidade de uma reação. 2. Identificação dos pré-requisitos: Termoquímica, energia e as transformações da matéria. 3. Objetivos instrucionais: Objetivo geral: Construir conceitos básicos para a compreensão da cinética química. Objetivos específicos: - Construir e assimilar o conceito de cinética química; - Identificar os principais fatores de influencia na velocidade da reação; - Utilizar os conceitos abordados, e elaborar a montagem de um relatório com base nos conceitos abordados.

Procedimento experimental: Coloque cerca de 150 mL de água em temperatura ambiente em cada um dos copos.Material necessário: 4 pastilhas de antiácido. A cinética química estuda a taxa de desenvolvimento das reações e os fatores que a influenciam. E com auxilio de um colega coloque ao mesmo tempo em um copo uma pastilha inteira e. Desenvolvimento do tema: 1º Momento (04 de novembro) Apresentação á turma e abordagem de conceitos teóricos. Estuda ainda a possibilidade de controlar essa taxa de desenvolvimento. tais como cinética química e velocidade média. através de atividade experimental. tornando as reações mais rápidas ou mais lentas. no outro copo. gelada e quente) . 2 copos de vidro transparente. discussão e montagem de relatório. 3º Momento (18 de novembro) Retomar os conceitos abordados nas aulas anteriores e resolver os exercícios abaixo propostos: . uma pastilha triturada.4. Após coloque água gelada em um dos copos e água quente no outro copo. Adicione um comprimido efervescente em cada copo. Atividade experimental . A taxa de desenvolvimento é calculada em função de uma das substancias participantes da reação é a razão entre a quantidade consumida ou produzida da substância e o intervalo de tempo que isto ocorreu 2º Momento (11 de novembro) Abordagem dos fatores que influenciam na velocidade de uma reação. Em seguida os alunos deverão responder as questões propostas e discutir os resultados em um relatório. água (em temperatura ambiente. com base no mecanismo de reações.

Química. tecnilogia. 7. 2. R. da. 2004. Recursos didáticos: Serão utilizados como recursos quadro. FONSECA. – 1ª Ed. – São Paulo : FDT. 2010. Avaliação: A atividade de avaliação terá apenas como objetivo a fixação dos conceitos e será realizada no segundo momento da aula através da montagem do relatório de atividade prática. RICARDO. Referências bibliográficas: FELTRE. 6. Vol. giz e os materiais descritos na atividade experimental. – São Paulo: Moderna. Vol 2 – Físico-Química. Assinatura do professor . – 6ª Ed. M.*** escolher exercícios**** 5. cidadania. M. Química: meio ambiente.