01 – No texto “pensamento jurídico do século xx”.

De claudio cicco, foram retomados diversos pensadores que influenciaram diretamente a filosofia e o direito contemporâneo, tais como Kelsem, Solari, Recasens-Siches, Reale Villey e perelmam. Discora acerca dos principais elementos das teorias acima e explique em que a teoria de Kelsem se opõe a teoria de Recaséns-siches. Kelsem – produziu a teoria pura do direito, onde afirma de que se deve seguir o que esta escrito na lei. Solari – teoria jurídica social, tem por base elementos de vários filósofos para postular sua idéia. Recasens-Siches – fala que a norma deve aplicar o principio da razoabilidade do direito. Reale - criou a teoria tridimensional – fato-norma-valor, onde são tratadas em um mesmo contexto. Villey - retoma a ideia do período do império romano Perelamam - aplicação da norma no caso individual, fundamenta suas teorias na história do direito. A teoria de kelsem se baseia na teoria pura do direito, os outros utilizam de caráter subjetivos onde afirma que é preciso usar a norma, razão, retórica e o convencimento. ================================================================================= 02 – Quais os princípios da lógica(explique) e a função da lógica jurídica. Principio da Indentidade - o objeto é semelhante a si memso. Principio da não contradição – um objeto não pode ser ele e não ele ao mesmo tempo. Principio do terceiro excluído - se houver duas posições contarias, uma delas será valida, excluindo uma terceira posição. Função da logica é garantir que as conclusões sejam corretas e garantir que as escolhas das premissas sejam feitas de forma racional e justificada garantido que o direito posso ser classificado como ciência.

03- Hobbes, Locke e Rousseau, pensadores modernos, tem em comum a ideia de que a origem do estado está no contrato social. Fale sobre a teoria Comtratualista, as idéias de cada um dos autores, bem como os pontos de divergência entre eles. Hobbes – poder de controlar a fúria do homem, comportamento em sociedade. Estado soberano, amplos poderes, mantenedor da ordem. Locke – garantia dos direitos essências (poder de julgamento do estado) Estado preservador do direito, liberdade e propriedade privada. Rousseau – a sociedade corrompe o homem, todo poder emana do povo. Estado deve garantir o respeito e a lei para que a liberdade dos indivíduos sejam respeitados. 04 - Qual a importância de Descartes para a ciência Moderna. Fundamentação da ciência, base do comtratualismo, busca da verdade, conhecimento baseado na experiência, leis universais.

05 – Segundo Eduardo Bittar, filosofia, ciência e senso comum, são formas diferentes de conhecimentos, disserte sobre cada uma delas. Senso comum – Tradição cultural – transmitido de geração para geração – experiência do dia a dia – educação não formal. Conhecimento Cientifico – Resulta de investigação – transmitido através de conhecimento apropriado – conhecimento obtido através de modo racional – explica o porque?. Conhecimento Filosófico – Trabalha com idéias – procura conhecer a realidade, conhecimento racional, indaga sobre o homem e as coisas da vida. 06 – Conforme estudado no texto “filosofia do Direito: conceitos, atribuições e funções”. A filosofia do direito possui que funções no mundo Juridico? De exemplos. Ajudar nas reflexões dos legisladores - Nas interpretações dos Juizes – na construção da teoria pura do direito. Buscando conhecimentos na filosofia para decidir e fundamentar decisões em um caso concreto. 07 – Na posição os valores(morais, étcia...) devem influencia no mundo jurídico? Ética e Moral são os maiores valores de uma pessoa. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". São valores que devem ser observados e buscados por legisladores e juristas para que estas andem junto com o direito.