You are on page 1of 2

Conhea o mtodo de gesto PDCA

Um dos momentos mais importantes da criao de um projeto da engenharia saber como ele ser feito e de que maneira ser organizada a sua produo. Para isso, h mtodos que podem ser utilizados, no s nas engenharias, para auxiliar os profissionais na preveno e soluo de problemas ou na organizao de toda a produo. Um desses mtodos o ProjectDo-Check-Act, ou PDCA. O PDCA, do ingls PLAN (Planejar) DO (Executar) CHECK (Verificar) ACT (Ajustar), tambm conhecido como Ciclo de Demin ou Ciclo de Shewhart, um mtodo de gerenciamento de processos e produtos no qual, em quatro passos bsicos, busca-se garantir a melhor eficcia desse projeto, desde a elaborao ao momento de sua finalizao.

O primeiro passo o PLAN (Planejamento), e nesse momento os objetivos do projeto sero minuciosamente traados, estudando, ento, maneiras mais eficientes de alcan-los, j prevendo as possibilidades de erros e mudanas, agindo ento para evit-los de modo que os outros passos aconteam de forma mais natural e sem novidades. Nessa fase deve-se investir muito tempo e pesquisa e j inicia-se o processo de testes em pequena escala. necessrio colocar em pauta todos os detalhes, como por exemplo: o que, quem, quando e onde ser realizada uma determinada etapa, e qual o resultado esperado dela, apontando no apenas o desejado, mas tambm todas as possibilidades que necessitariam de mudanas. Aps o planejamento, inicia-se o segundo passo, o DO (Executar). No momento de execuo, o projeto comea a sair do papel, e os estudos feitos no primeiro passo comeam a ser aplicados, mobilizando uma equipe que far as prescries e que coletar todos os resultados obtidos para que seja feita a anlise a ser usada nos dois prximos momentos, determinando o que deve ou no ser feito e que medidas devero ser tomadas/adotadas para que ocorra tudo como o planejado. Depois que acontecer a coleta de dados, o processo de verificao (CHECK) comea a acontecer. Comparam-se os dados coletados na execuo do projeto com os dados previamente determinados no primeiro passo do processo de elaborao, chegando ao resultado final e verificando se as metas foram atingidas. Deve ser feita uma listagem, caso haja, do que ficou fora dos padres esperados e de todos os imprevistos ocorridos, dos materiais usados, e dos resultados obtidos, relatando em pauta tudo que dever acontecer no passo dos ajustes (ACT). Depois da anlise e comparao de todos os dados obtidos e esperados, o momento de ajuste iniciado. A equipe trabalha, ento, modificando o que est feito, visando atingir as metas pr-estabelecidas, melhorando o que for preciso e recolhendo o necessrio para obter o relatrio final. nada mais do que o processo de correo de falhas reversveis que podem vir a aparecer. As falhas irreversveis sero estudadas de modo a entender o impacto que podem ter causado no final do projeto.

Depois de todos os passos serem executados, est pronto o projeto. Sua finalizao consiste em analisar at que ponto as metas foram atingidas e se as previses feitas no projeto estavam corretas.

You might also like