You are on page 1of 28

1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZNIA CAMPUS DE PARAGOMINAS

MANEJO INTEGRADO DE DOENAS DE PLANTAS

PARAGOMINAS-PA 2012

SAMARA DA SILVA SOUZA

MANEJO INTEGRADO DE DOENAS DE PLANTAS

Trabalho apresentado a disciplina de Fitopatologia Agrcola, do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amaznia UFRA, como parte das exigncias de avaliao, rea de Concentrao: Manejo integrado de doenas de plantas. Orientador: Prof. Dr. Gustavo Ruffeil

PARAGOMINAS-PA 2012

SUMRIO

1.INTRODUO ...............................................................................................04 2.CONTROLE E MANEJO.................................................................................06 2.1.Conceitos de controle..................................................................................06 2.2 Como controlar doenas?............................................................................06 2.3 Princpios gerais de controle........................................................................08 3. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENAS.....................................12 3.1. Controle biolgico.......................................................................................15 3.2 Controle Cultural..........................................................................................16 3.3 Controle Fsico.............................................................................................17 3.3.1 Termoterapia.............................................................................................17 3.3.2 Tratamento Trmico do solo.....................................................................18 3.3.3 Solarizao...............................................................................................18 3.3.4 Refrigerao.............................................................................................21 3.3.5 Comprimentos de onda.............................................................................21 3.3.6 Radiao...................................................................................................22 3.4 Controle Qumico.........................................................................................23 7.CONTROLE INTEGRADO VERSUS MANEJO INTEGRADO.......................23 8.CONSIDERAES FINAIS............................................................................26 9.REFERNCIAS..............................................................................................27

1.

INTRODUO

A agricultura comeou h cerca de 10.000 anos. Inicialmente os alimentos eram obtidos de forma extrativa; porm, com o cultivo das plantas, foi possvel produzir alimentos em maior quantidade. O crescimento populacional somente foi possvel como o desenvolvimento da agricultura. Para que haja aumento da populao, h que se aumentar a produo mundial de alimentos. Assim, tm-se utilizado todos os mtodos possveis que incluem o aumento da rea de plantio, a melhoria dos mtodos de cultivo, o aumento do uso de fertilizantes, o uso de variedades melhoradas, a irrigao controlada e a melhoria dos mtodos fitossanitrios, para evitar as perdas severas ocasionadas por insetos-praga, plantas invasoras e doenas. (MIZUBUTI; MAFFIA, 2009). As quatro primeiras abordagens, sem duvida, sero responsveis pela maior parte do sucesso a ser obtido. A proteo de plantas, aqui incluindo-se o controle de insetos, patgenos e plantas daninhas, caber unicamente o objetivo de reduzir os danos aps o potencial de aumento de produo ter sido alcanado com o emprego dos outros mtodos citados anteriormente. Mesmo assim, sua importncia enorme. Nunca demais lembrar que a proteo vegetal torna-se cada vez mais fundamental medida que a agricultura deixa de ser de subsistncia para tornar-se intensiva, com o uso abundante de fertilizantes, variedades geneticamente uniformes e de alto rendimento, irrigao, menor espaamento, etc. Alm disto, os danos causados por patgenos, plantas daninhas e insetos so mais importantes nas regies em desenvolvimento que nas regies desenvolvidas (Figura).

Fonte: Kimati & Bergamin Filho, 1995

Para a FAO, o conceito de praga inclui patgenos, insetos e plantas invasoras. O manejo integrado de pragas e doenas (MIP), no qual se integram vrios mtodos de controle, figura como o principal componente do sistema de produo integrada no caso de fruteiras. No entanto para se fazer o manejo integrado de pragas ou doenas, o produtor deve tomar conhecimento de vrios fatores inerentes ao ambiente e ao seu sistema de produo. No caso, de doenas, para que elas ocorram, necessria a presena da planta suscetvel, do patgeno ou agente causador da doena e de um ambiente ou condies climticas adequadas para o desenvolvimento da doena. Essas trs fatores podem ser influenciados pela ao homem e de insetos vetores. O homem atua como um dos principais disseminadores de doenas. Desde que engajou no sistema produtivo, o homem vem transportando sementes e mudas contaminadas com insetos-pragas e doenas e utilizando sistemas de manejo que favorecem a proliferao e disseminao de patgenos e desenvolvimento de estirpes mais agressivas. (POLTRONIERI; TRINDADE, 2002)

Figura: Interao ambiente, patgeno hospedeiro

A arquitetura de algumas plantas favorece a recepo do inoculo, como por exemplo, a do abacaxizeiro em que os condios do agente causal da fusariose (Fusarium subglutinans f. sp ananas), que esto no ar, so depositados na roseta foliar, podendo ocorrer a infeco das inflorescncias e das mudas, que se desenvolvem na base do fruto.

Figura Exsudao Gomosa no Fruto. Fusariose (Fusarium subglutinans f. sp ananas).

Nenhuma medida de controle apresenta sucesso total quando adotada isoladamente por muito tempo. Os patgenos podem adquirir resistncia aos fungicidas, a resistncia da planta pode ser quebrada e os mtodos culturais dependem das condies ambientais. Consequentemente a integrao de diferentes prticas de manejo o melhor caminho para o controle das doenas. Da a importncia do manejo integrado de doenas. (POLTRONIERI; TRINDADE, 2002)

2.

CONTROLE E MANEJO

2.1 Conceitos de controle O controle foi definido como preveno dos prejuzos de uma doena (WHETZEL et al., 1925), sendo admitido em graus variveis (parciais, lucrativo, completo, absoluto, etc.) mas aceito como vlido, para fins prticos, somente quando lucrativo (WHETZEL et al., 1929). Este ponto de vista aceito e compartilhado generalizadamente pelos fitopatologistas. Fawcetti & Lee (1926) citados por Martins (2007) , por exemplo, j naquela poca afirmavam que na preveno e no tratamento de doenas deviam ser sempre considerados a eficincia dos mtodos e o custo dos tratamentos, sendo bvio que os mtodos empregados deveriam custar menos que os prejuzos ocasionados . Entretanto, o controle de doenas de plantas s passou a ser racionalmente cogitado a partir dos conhecimentos gerados pelo desenvolvimento da fitopatologia como cincia biolgica. Subtende, portanto, uma concepo biolgica, podendo nesse sentido, ser definido como reduo na incidncia ou severidade da doena . Essa conotao biolgica de fundamental importncia, pois dificilmente doenas podem ser controladas com eficincia sem o conhecimento adequado de sua etiologia, das condies climticas e culturais que as favorecem e das caractersticas das relaes patgeno-hospedeiro, alm da eficincia dos mtodos de controle disponveis.

2.2 Como controlar doenas?

Inserido no amplo contexto da produtividade, o controle de doenas de plantas no pode ser abordado isoladamente, mas integrado a todos os outros fatores que compem a equao da produo: clima, variedade, adubao, tratos culturais, plantas daninhas e pragas, entre outros. Na equao da produtividade

cujos fatores de produo constituem as variveis independentes, tambm se aplica a lei do mnimo ou de Liebig, segundo a qual o mximo de produo depende do fator de crescimento que se encontra disposio da planta em menor quantidade, pois cada varivel pode agir como fator limitante. Da a necessidade de se procurar a otimizao de todos, dentro no manejo racional da cultura. Gastos no controle de doenas, mesmo de importncia limitante, no se justificam caso outros fatores de produo, tambm limitantes, no forem controlados. (KIMATI & BERGAMIN FILHO, 1995).

Fonte: Kimati & Bergamin Filho, 1995

Uma ampliao do escopo do manejo integrado proposta, o manejo integrado da cultura (MIC). O manejo integrado da cultura envolve todas as atividades do sistema de produo e composto por diversas atividades de manejo, cada uma focalizando um aspecto particular do sistema, como manejo integrado de pragas, manejo integrado de nutrientes, manejo integrado de gua, etc. O manejo integrado da cultura trata do manejo do sistema de produo e visa otimizar o uso dos recursos naturais, reduzir o risco para o ambiente e maximizar a produo. Os objetivos de um determinado sistema de manejo so dependentes dos recursos naturais, socioeconmicos e tecnolgicos e de suas inter-relaes. (POLTRONIERI; TRINDADE, 2002)

2.3 Princpios gerais de controle O controle de doenas de plantas pode ser agrupado em sete princpios biolgicos gerais: evaso - preveno da doena pelo plantio em pocas ou reas quando ou onde o inoculo ineficiente, raro ou ausente; excluso - preveno da entrada de um patgeno numa rea ainda no infestada; erradicao - eliminao do patgeno de uma rea em que foi introduzido; proteo - interposio de uma barreira protetora entre as partes suscetveis da planta e o inoculo do patgeno, antes de ocorrer a deposio; imunizao - desenvolvimento de plantas resistentes ou imunes ou, ainda, desenvolvimento, por meios naturais ou artificiais, de uma populao de plantas imunes ou altamente resistentes, em uma rea infestada com o patgeno; terapia restabelecimento da sanidade de uma planta com a qual o patgeno j estabelecera uma ntima relao parastica; regulao - modificaes do ambiente, tornando-o desfavorvel ao patgeno ou ao desenvolvimento da doena (KIMATI & BERGAMIN FILHO, 1995). Esses princpios de controle fundamentam-se, essencialmente, em conhecimentos epidemiolgicos, pois atuam no tringulo hospedeiro-patgeno-ambiente, impedindo ou retardando o desenvolvimento

sequencial dos eventos do ciclo das relaes patgeno hospedeiro.

Fonte: Kimati & Bergamin Filho, 1995 Entretanto, o fator tempo, essencial para a compreenso de epidemias, s foi explicitamente considerado a partir de 1963, pelas anlises epidemiolgicas baseadas na taxa de infeco e na quantidade de inoculo inicial (VANDERPLANK, 1963). Essa relao aparece simplificada na equao:

y = y0 exp

r.t

Onde a proporo y de doena em um tempo t qualquer determinada pelo inoculo inicial y0, pela taxa mdia de infeco r e pelo tempo t durante o qual o hospedeiro esteve exposto ao patgeno. Baseado nessa abordagem, trs estratgias epidemiolgicas podem ser utilizadas para minimizar os prejuzos de uma doena: a) Eliminar ou reduzir o inoculo inicial (y0) ou atrasar o seu aparecimento b) Diminuir a taxa de desenvolvimento da doena ( r) c) Encurtar o perodo de exposio ( t) da cultura ao patgeno Os princpios de controle sob os pontos de vista biolgico e epidemiolgico, atuando nos mesmos fatores que compem a doena, esto intimamente relacionados:

Figura Estratgias e princpios de controle de doenas de plantas, com indicao do modo de atuao de cada princpio no ciclo das relaes patgeno-hospedeiro [adaptado de Roberts & Boothroyd (1984)]. Nesse contexto, manejo integrado de doenas de plantas pode ser conceituado como o "conjunto de princpios e medidas que se aplica visando o patgeno, o hospedeiro e o ambiente, pela reduo ou eliminao do inoculo inicial, reduo da taxa de progresso da doena e manipulao do perodo de tempo em

10

que a cultura permanece exposta ao patgeno em condies de campo" (BERGER, 1977). Dentro do princpio fitopatolgico da proteo merecem destaque algumas medidas de controle para o manejo integrado de doenas de plantas como: tratamento biolgico de sementes e mudas, pulverizao de agente de controle biolgico, pulverizao de calda sulfoclcica, bordaleza e viosa, cultivos consorciados, controle de insetos vetores, nutrio do hospedeiro e tratamento pscolheita (MIZUBUTI E MAFFIA, 2001). Segue abaixo alguns exemplos: - Tratamento biolgico de sementes O tratamento biolgico, especialmente em sementes de florestais, uma alternativa extremamente desejvel, pois um mtodo no poluente, no agride o meio ambiente, exerce controle por meio do desequilbrio ecolgico nos patgenos alvo, e oferece uma ao mais duradoura que os controles qumicos e fsicos. Algumas formulaes como de Trichoderma harzianum (leo emusionvel e soluo de esporos puros) tm se mostrado promissoras no controle biolgico de fungos no caso de sementes de florestais. O tratamento de sementes, mudas ou outros rgos de propagao com antagonistas pode promover a proteo durante a germinao, emergncia, emisso de razes e brotos. Existem indicaes que os antagonistas protegem as sementes, mas no o sistema radicular. O maior sucesso com a microbiolizao de rgos de propagao, sem dvida, o controle da galha bacteriana ( Agrobacterium tumefaciens) das rosceas com a estirpe K84 de Agrobacterium radiobacter. O tratamento de sementes com microrganismos antagnicos, denominado microbiolizao de sementes, pode proporcionar o controle de patgenos habitantes da superfcie das sementes e de patgenos veiculados pelo solo. Os principais organismos utilizados para tratamento de sementes so fungos (Aspergillus spp., Chaetomium spp, Gliocladium spp. e Trichoderma spp.) e bactrias (Agrobacterium radiobacter, Bacillus spp. e Pseudomonas spp.). A nvel mundial, so registrados e utilizados para tratamento de sementes: Agrobacterium radiobacter, para o controle da galha da coroa das rosceas, causada por Agrobacterium tumefaciens; Pseudomonas fluorescens, para o controle de Rhizoctonia e Pythium do algodoeiro; Bacillus subtilis, para o controle de Rhizoctonia solani em amendoim.

11

- Calda sulfoclcica resultante de uma reao corretamente balanceada entre o clcio e o enxofre, dissolvidos em gua e submetidos fervura, constituindo uma mistura de polissulfetos de clcio. Alm do seu efeito fungicida, exerce ao sobre caros, cochonilhas e outros insetos sugadores, alm de ter ao repelente sobre "brocas" que atacam tecidos lenhosos. Antes da aplicao sobre as plantas, atravs de pulverizaes foliares, a calda concentrada deve ser diluda. Para controlar essa diluio, determina-se a densidade atravs de um densmetro ou aermetro de Baum, com graduao de 0 a 50 B (graus de Baum), sendo considerada boa a calda que apresentar densidade entre 28 e 32 B. O uso rotineiro da calda sulfoclcica requer certos cuidados, a seguir listados: 1. a qualidade e a pureza dos componentes da calda determinam sua eficcia, sendo que a cal no deve ter menos que 95% de CaO; 2. a calda alcalina e altamente corrosiva, danifica recipientes de metal, as roupas e a pele. Aps manuse-la, necessrio lavar bem os recipientes e as mos com uma soluo a 10% de suco de limo ou de vinagre em gua; 3. a calda pode ser fitotxica para muitas plantas, principalmente quando a temperatura ambiente elevada, sendo conveniente test-la antes de emprego em maior escala e sempre preferir efetuar os tratamentos tardinha; 4. utilizar equipamento de proteo individual (EPI) quando da realizao das pulverizaes; 5. no descartar os excedentes em nascentes, cursos d"gua, audes ou poos; 6. aps aplicao de caldas base de cobre (bordalesa e viosa), deve-se respeitar o intervalo mnimo de 20 dias para tratamento com sulfoclcica. - Calda bordalesa uma suspenso coloidal, de cor azul celeste, obtida pela mistura de uma soluo de sulfato de cobre com uma suspenso de cal virgem ou hidratada. O uso rotineiro da calda bordalesa deve obedecer a certos requisitos, a seguir relacionados: 1. sulfato de cobre deve possuir, no mnimo, 98% de pureza e a cal no deve conter menos que 95% de CaO;

12

2. a calda deve ser empregada logo aps o seu preparo ou no mximo dentro de 24 horas; quando estocada pronta, perde eficcia com rapidez; 3. Aplicar a calda somente com tempo claro e seco; 4. Os recipientes de plstico, madeira ou alvenaria so os mais indicados, porque no so atacados pelo cobre e pela cal; 5. Utilizar equipamento de proteo individual quando da realizao das pulverizaes; 6. No descartar excedentes em nascentes, cursos d'gua, audes ou poos; 7. Obedecer a intervalos de 15 a 25 dias entre aplicaes de calda sulfoclcica e de calda bordalesa - Calda Viosa Foi desenvolvida a partir da calda bordalesa pela Universidade Federal de Viosa. recomendada para controle de diversos fitopatgenos, dentre os quais o agente da cercosporiose do cafeeiro; por ser complementada com sais minerais (cobre, zinco, magnsio e boro) tambm funciona como adubo foliar. Devem ser tomados os mesmos cuidados indicados para as caldas bordalesa e sulfoclcica. A uria, que faz parte da formulao original, no pode ser acrescentada receita por que seu uso no est permitido pelas normas vigentes da agricultura orgnica. 3. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENAS

Assim como citado anteriormente o manejo integrado de pragas, passou a abranger, plantas daninhas, insetos e doenas, desta forma alguns conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas) sero utilizados no MID (Manejo Integrado de doenas). Para isto torna-se necessrio o conhecimento da definio de MIP utilizao de todas as tcnicas disponveis, dentro de um programa unificado, de tal modo a manter a populao de organismos nocivos abaixo do limiar de dano econmico e minimizar os efeitos colaterais deletrios ao meio ambiente . Ao final da dcada de 60 foi emitido o conceito de limiar econmico de dano (LED) como sendo a menor densidade populacional que causa dano econmico (STERN et al., 1959.; ZADOCKS, 1985). Na dcada de 80 o LED foi refinado por vrios autores nas ultimas dcadas inclusive por Mumford & Norton (1984), que o

13

definem como o nvel de ataque do organismo nocivo no qual o benefcio do controle iguala seu custo. Para se estudar o manejo adequado das doenas, torna-se necessrio o conhecimento do limiar econmico de dano (LED) e o perodo crtico de infeco (PCI) para orientar o produtor na tomada deciso. LED relaciona-se melhor com o conceito de manejo integrado de doena, pois envolve o conhecimento detalhado da funo de dano. O LED exige monitoramento constante da cultura e da severidade da doena. A determinao do PCI no implica no monitoramento da severidade da doena: por isso est mais prxima do calendrio fixo de pulverizaes, porm necessita para sua implementao informaes sobre a fenologia do hospedeiro, condies climticas e, at mesmo conhecimento da populao do patgeno. Entretanto, o LED e o PCI dificilmente se aplica a certos grupos de doenas como a mal formao floral da mangueira, devido ao fato de se tornar difcil o conhecimento do perodo mais favorvel infeco. (POLTRONIERI; TRINDADE, 2002)

Limiar de Dano Econmico

O LA definido como a severidade de patgenos na qual medidas de controle necessitam ser tomadas para impedir que o limiar de dano econmico seja excedido (BACKMAN & EJACOB, 1996). O Limiar de aviso tem por objetivo dar tempo ao agricultor para que o produto a ser aplicado seja comprado e as mquinas preparadas, no caso especfico de uma ao de controle qumico (ZADOKS & SCHEIN, 1979).

14

Fonte: Bergamim-filho (2002) Sabe-se que as doenas de plantas podem ser de origem bitica, quando causada por patgenos, como fungos, bactrias, nematides, vrus, virides, fitoplasmas ou de origem abitica, quando a causa deficincia de nutrientes, excesso de umidade e outros fatores ambientais. Para ocorrer uma doena necessrio a interao de um patgeno, um hospedeiro suscetvel e condies ambientais favorveis para ocorrer os processos de infeco, colonizao e reproduo. Aps isto, visualiza-se os sintomas da doena nas plantas, identifica-se o agente causal e adotada a estratgia mais adequada ao seu controle. Mesmo hoje em dia, com o conhecimento que se tem sobre os patgenos e os mtodos de controle ocorrem perdas significativas no campo em funo da ocorrncia de doenas. Isto reflete em aumento do custo de produo, menor oferta e baixa qualidade dos produtos. Manejo integrado de doenas foi definido a partir da dcada de 70 como sendo a utilizao de todas as tcnicas disponveis para manter a populao de patgenos abaixo do limiar de dano econmico e minimizar os efeitos deletrios ao meio ambiente. Essa nova filosofia surgiu aps verificao de frequentes contaminaes e desequilbrios ambientais, presena de resduos nos produtos e intoxicao de aplicadores. Isto em consequncia do uso indiscriminado de defensivos agrcolas como nica opo no controle de doenas. Neste contexto o livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson publicado em 1962 considerado um

15

marco divisrio de postura de vrios pases em relao ao uso de defensivos e liberao de poluentes na natureza. O manejo integrado de doenas preconiza epidemias de doenas controladas, maior estabilidade da produo, qualidade dos produtos agrcolas, menor agresso ao meio ambiente e conservao de reas agricultveis. As estratgias de controle que podem ser utilizadas incluem o controle biolgico, cultural, fsico, qumico, legislao fitossanitria, resistncia gentica e pr-imunizao. Cada estratgia tem suas peculiaridades e podem ser utilizadas isoladamente ou em combinao para o controle de uma doena de planta. Para esta escolha necessrio primeiramente identificar o agente causal, conhecer suas caractersticas e as condies ambientais que favorecem seu desenvolvimento. Apesar de existirem vrias opes de controle, a maioria dos produtores tem o hbito de perguntar que veneno eu uso para esta doena?. Existem mais de 100 princpios ativos de fungicidas registrados no Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento, porm no h registro para todas as doenas e nem todas as culturas.

3.1 Controle biolgico

O controle biolgico visa manter, atravs de certas prticas, um equilbrio no agroecossistema, de modo que o hospedeiro, na presena do patgeno, no sofra danos significativos, em funo da ao controladora dos organismos no patognicos do sistema. Na abordagem de controle biolgico, doena mais do que uma ntima interao do patgeno com o hospedeiro influenciada pelo ambiente. o resultado de uma interao entre hospedeiro, patgeno e uma variedade de no-patgenos que tambm repousam no stio de infeco e que apresentam potencial para limitar ou aumentar a atividade do patgeno, ou a resistncia do hospedeiro. Portanto, patgeno, hospedeiro e antagonistas, interagindo num sistema biolgico, so os fatores componentes do controle biolgico. (BETTIOL, 1991) O controle biolgico a reduo da densidade de inoculo ou das atividades determinantes da doena provocada por um patgeno ou parasita nos seus estados de atividade ou dormncia, por um ou mais organismos, realizado naturalmente ou atravs da manipulao do ambiente, hospedeiro ou antagonista, ou pela introduo em massa de um ou mais antagonistas.

16

Outra definio de controle biolgico , Controle de um microrganismo por outro microrganismo. (BETTIOL, 1991) Por esses conceitos, o controle biolgico inclui prticas culturais para criar um ambiente favorvel aos antagonistas e resistncia da planta hospedeira ou ambas; melhoramento da planta para aumentar a resistncia ao patgeno ou adequar o hospedeiro para as atividades antagnicas de microrganismos; introduo em massa de antagonistas, linhagens no patognicas ou outros organismos ou agentes benficos. (MELO; AZEVEDO, 1998) 3.2 Controle cultural O controle cultural das doenas consiste basicamente na manipulao das condies de pr-plantio e durante o desenvolvimento do hospedeiro em detrimento ao patgeno, objetivando a preveno ou a intercepo da epidemia por outros meios que no sejam a resistncia gentica e o uso de pesticidas. O objetivo primrio do controle cultural reduzir o contato entre o hospedeiro suscetvel e o inoculo vivel de maneira a reduzir a taxa de infeco e o subsequente progresso da doena. De um modo geral pode considerar-se que as medidas de controle culturais visam evitar a doenas ou suprimir o agente causal objetivando, portanto, a obteno de plantas sadias mais do que controlar o agente causal. Os princpios que fundamentam o controle cultural so: a) supresso do aumento e/ou a destruio do inoculo existente; b) escape das culturas ao ataque potencial do patgeno; c) regulao do crescimento da planta direcionado a menor suscetibilidade. A maioria dos fitopatgenos apresenta uma fase em seu ciclo vital caracterizada pelo parasitismo, na qual ocorre a explorao nutricional do hospedeiro pelo parasita. Em consequncia, so observados os sintomas e os danos correspondentes, atravs da diminuio no rendimento da cultura. Alguns parasitas, denominados necrotrficos, tm a faculdade de, aps a senescncia da planta cultivada, continuar a nutrir-se dos tecidos mortos. Esta fase do ciclo biolgico caracterizada pelo saprofitismo. Nos intervalos entre perodos de parasitismo, os patgenos encontram-se em um ambiente menos favorvel e, provavelmente, mais vulnervel s prticas de controle cultural.

17

3.3 Controle Fsico

O controle fsico a utilizao de agentes como a temperatura, radiao, ventilao e a luz, visando o manejo das doenas (Ghini e Bettiol, 1995). Esse mtodo, segundo Ghini e Bettiol (1995), vem crescendo devido ao interesse na reduo dos impactos negativos da agricultura ao meio ambiente. O uso do controle fsico tem sido incentivado, ultimamente, devido a busca de mtodos alternativos ao uso de agroqumicos, visando a reduo dos impactos ambientais e contaminao da populao. Embora o incio do uso do controle fsico de doenas de plantas como a termoterapia, tenha sido contemporneo descoberta da calda bordalesa, nota-se que os mtodos qumicos tiveram desenvolvimento expressivo quando comparados aos modestos avanos

conseguidos com os mtodos fsicos. A acentuada evoluo dos fungicidas, entre outros fatores, deve-se principalmente ao fato de o controle qumico estar baseado num produto que pode ser comercializado, despertando interesses econmicos.

3.3.1 Termoterapia

O principal objetivo da termoterapia a obteno de material de propagao vegetal livre de patgenos. Com tal propsito, a termoterapia um mtodo eficiente, que consegue eliminar os patgenos, tanto interna quanto externamente, dos tecidos do hospedeiro. O principio bsico da termoterapia reside no fato de que o patgeno eliminado por tratamentos em determinadas relaes tempo-temperatura que produzem poucos efeitos deletrios no material vegetal. Neste caso, quanto maior for a diferena entre a sensibilidade trmica do hospedeiro e do patgeno, maiores sero as chances de sucesso da termoterapia. Vrios fatores podem afetar a sensibilidade trmica, como o teor de umidade do material vegetal; o nvel de dormncia; a idade e o vigor especialmente das sementes; a condio das camadas externas do material devido ao efeito de diversas variveis. A relao tempo-temperatura no pode ser reduzida na frmula geral aplicvel a todos os casos. Ela deve ser determinada experimentalmente, sendo que, de modo geral, escolhida a menor temperatura letal ao patgeno, no

18

menor tempo, resultando em um tratamento uniforme e com um menor gasto de energia.

3.3.2 Tratamento Trmico do solo

Um mtodo fsico utilizado para a desinfestao de solo a aplicao de vapor, porm, est restrito a pequenas reas devido ao custo do equipamento necessrio. Dessa forma, tem sido praticado em estufas, canteiros para produo de mudas ou campos de culturas altamente rendosas. O solo coberto por uma lona e o vapor, produzido por uma caldeira, injetado, promovendo o controle de patgenos, plantas daninhas e pragas, por meio da elevao da temperatura do solo. O tratamento com vapor feito por pelo menos 30 minutos, sendo que o solo deve atingir a temperatura mnima de 80C. Esse aquecimento durante a desinfestao pode causar diversas reaes qumicas. A decomposio da matria orgnica acelerada, causando a liberao de amnia, dixido de carbono e produtos orgnicos. Os materiais inorgnicos so degradados ou alterados; os nitratos e nitritos so reduzidos a amnia e a solubilidade ou disponibilidade dos nutrientes modificada, podendo haver o acmulo em nvel txico, como o de mangans, por exemplo. Uma das vantagens do tratamento com vapor a inespecificidade, mas tambm um de seus maiores problemas. De modo geral, as altas temperaturas atingidas, que tornam o tratamento no seletivo, resultam na erradicao da microbiota, criando espaos estreis denominados vcuos biolgicos. O equilbrio da comunidade A microbiana do solo destrudo ou por

profundamente

modificado.

recolonizao

feita,

basicamente,

microrganismos termotolerantes sobreviventes, microrganismos do solo adjacente no tratado, do ar, da gua ou aqueles introduzidos com material vegetal. Esse pode ser um srio risco do tratamento, j que a reduo da populao de antagonistas geralmente significa uma rpida disseminao do patgeno reintroduzido.

3.3.3 Solarizao A solarizao um mtodo que utiliza a energia solar para a desinfestao do solo, resultando no controle de fitopatgenos, plantas invasoras e pragas do solo. O

19

mtodo consiste na cobertura do solo, preferencialmente mido e em pr-plantio, com um filme plstico transparente (Figura ), durante o perodo de maior radiao solar. O controle resultado de diversos mecanismos. O controle fsico promovido pela elevao da temperatura responsvel pela eliminao dos patgenos nas camadas superficiais do solo. Em maiores profundidades, somente temperaturas subletais so obtidas. Os processos microbianos induzidos pela solarizao contribuem para o controle biolgico dos patgenos, pois o aquecimento atua sobre toda a microbiota do solo. Os propgulos do patgeno, enfraquecidos pelas temperaturas subletais, do condies e estimulam a atuao de antagonistas. A durao do tratamento deve ser a maior possvel, isto , o plstico deve permanecer no solo durante o maior perodo de tempo, at a data do plantio. De modo geral, recomenda-se a permanncia do plstico por 1 a 2 meses, em condies de campo. Em cultivo protegido, o tratamento pode ser reduzido se as paredes laterais da estufa permanecerem fechadas durante a solarizao. Para a colocao do plstico, o solo deve ser preparado de forma usual, por meio de arao e gradagem, eliminando-se os objetos pontiagudos que possam perfurar o plstico. O solo deve estar mido antes do incio da solarizao, pois a umidade estimula a germinao de propgulos dos patgenos, tornando-os mais sensveis aos mecanismos de controle. Assim, aps uma chuva ou uma irrigao, o plstico colocado manualmente ou com auxlio de mquinas, enterrando-se as bordas em sulcos com terra. O plstico recomendado o transparente, sendo que a sua espessura no tem efeito na eficincia do tratamento, mas sim, no custo do material. Plsticos mais espessos so mais caros, porm, podem ser reaproveitados, especialmente se forem usados dentro de estufas, onde o plstico se estraga com menor facilidade. A rea tratada com a solarizao deve ser contnua e a maior possvel. A solarizao do solo em faixas ou canteiros no recomendada devido possibilidade de reinfestao do solo solarizado com o inoculo presente na rea no tratada e devido ao efeito de borda. Esse efeito causado pelas menores temperaturas atingidas pelo solo nas bordas da rea solarizada, devido s perdas de calor para a rea sem o plstico, resultando na sobrevivncia de patgenos nesse local. Estima-se que em uma faixa de 40 cm nas bordas, aproximadamente, as

20

temperaturas atingidas no so suficientes para um controle satisfatrio. Mesmo para o tratamento de canteiros, sugere-se que a solarizao seja realizada em rea contnua e os canteiros sejam construdos posteriormente. A lista de fungos controlados atravs de solarizao longa, incluindo os seguintes: Rhizoctonia, Verticillium, Fusarium, Pythium, Sclerotium, Sclerotinia, Pyrenochaeta, Phytophthora, Thielaviopsis, Rosellinia e Macrophomina. A

solarizao controla tambm bactrias (Pseudomonas) e nematoides (Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Platylenchus, Ditylenchus, Paratrichodorus, Criconemella, Xiphinema, Helicotylenchus e Paratylenchus). Maior crescimento de plantas frequentemente observado nos solos solarizados, assim como maior produtividade. Esse efeito, que pode ocorrer mesmo na ausncia de patgenos, deve-se a diversos processos desenvolvidos durante a solarizao, que envolvem mudanas nos componentes biticos e abiticos do solo.

Solarizao

Solarizao

21

3.3.4 Refrigerao O mtodo fsico mais conhecido e largamente utilizado para controlar doenas de produtos frescos a refrigerao. Entretanto, apesar de ser comum e de fcil utilizao, muitas vezes mal empregado. As baixas temperaturas no destroem os patgenos que esto dentro ou fora dos tecidos vegetais frescos. Elas apenas retardam ou inibem o crescimento e as atividades dos patgenos. Dessa forma, h reduo do desenvolvimento das infeces existentes e evita-se o incio de novas infeces. A temperatura adequada para ser utilizada aquela que mantm as qualidades dos frutos e das hortalias, sendo geralmente apropriada para um controle adequado das doenas, havendo necessidade do emprego de mtodos suplementares

3.3.5 Comprimentos de onda

As diversas doenas que ocorrem nas plantas cultivadas sob condies de cultivo protegido so geralmente controladas com o uso de fungicidas. Entretanto, a aplicao de pesticidas nesse ambiente merece ateno especial devido aos inmeros problemas que podem ocorrer, tais como fitotoxicidade, resduos, seleo de estirpes resistentes e outros. Filmes plsticos com capacidade de absorver luz ultravioleta podem ser utilizados para reduzir a incidncia de doenas fngicas de plantas cultivadas em casa de vegetao. Filtros que limitam a passagem dos comprimentos de ondas menores do que 390 nm tm sido eficientes no controle do mofo cinzento (Botrytis cinerea Pers.:Fr) do tomateiro, da podrido do caule (Sclerotinia sclerotiorum(Lib.) de Bary] do pepino e da berinjela, da queima das folhas [ Alternaria dauci (Khn) Groves & Skolko] da cenoura, da queima das pontas das folhas ( Alternaria porri) da cebola e da mancha foliar de estenflio (Stemphylium botryosum Wallr.) em aspargo. SASAKI et al. (1985) verificaram que a produo mdia por planta de tomate, cultivada sob plstico que absorve a luz ultravioleta, foi de 3,3 kg, contra 2,5 kg por planta cultivada sob plstico de uso comum na agricultura. A diferena na produo foi devida ao controle da mancha de alternaria. Similarmente, devido ao controle da Alternaria, o pimento vermelho cultivado sob esse plstico especial produziu 1.098 g/planta, contra 545 g/planta, quando cultivado sob plstico comum. O efeito desses

22

plsticos com capacidade de absorver luz ultravioleta (abaixo de 390 nm) est relacionado com a necessidade desses comprimentos de onda para a esporulao de determinados fungos fitopatognicos. A baixa ou nenhuma produo de esporos nessas condies leva a uma acentuada reduo do potencial de inoculo. A utilizao da tcnica depende exclusivamente da disponibilidade desse plstico no comrcio e da relao custo-benefcio. Entretanto, como o cultivo protegido vem ganhando muito espao, uma tcnica com alto potencial de uso.

3.3.6 Radiao

Em

processamento

de

alimentos,

energia

ionizante

utilizada,

principalmente, para eliminar ou reduzir a populao de microrganismos e de insetos, para inibir a germinao de bulbos e tubrculos assim como retardar a maturao e senescncia das frutas. O cobalto 60 e o csio137, geradores de feixes de eltrons e de raio X, so as fontes de energia ionizante aprovadas para uso em processamento de alimentos. O Co60 e o Ce137 emitem raios gama. Essas fontes, com certas limitaes quanto ao mximo de energia para feixes de eltrons e raios X, foram selecionadas, em parte, por no produzirem radioatividade residual mensurvel nos alimentos. Doses elevadas de energia ionizante matam todos os organismos, desde as formas mais simples at as mais complexas, sendo a danificao do DNA a causa principal da morte das clulas. Determinada dose pode ser fatal para certas clulas enquanto somente causa injria em outras similares, que sob certas condies so reparadas. O potencial de uso de energia ionizante para o controle de doenas de pscolheita depende da sensibilidade do microrganismo e da relativa capacidade do produto para suportar a dose requerida. A eficcia da energia ionizante no controle de microrganismos depende da especificidade do organismo, do seu estdio de crescimento e do nmero de clulas viveis no tecido. Geralmente, a dose mnima requerida para inibio efetiva de fungos em ps-colheita de 175 krad, sendo que muitos produtos frescos toleram at, aproximadamente, 225 krad, sem sofrer srios danos. O uso combinado de radiao ionizante com gua quente benfico devido ao efeito sinergstico. Na frica do Sul, utilizada comercialmente a combinao gua quente (55C por 5 min) com radiao (75 krad) para o tratamento de mangas,

23

sendo relatada a ao sinergstica para o controle da antracnose ( Colletotrichum gloeosporioides) e da podrido mole (Hendersonia creberuma). Apesar dos resultados positivos, especialistas esto convencidos de que, at hoje, um emprego mais intenso das radiaes no ocorreu devido ao preconceito generalizado contra qualquer tipo de tcnica nuclear. Entretanto, alimentos submetidos a essas radiaes no apresentam contaminao, sendo mais seguros do que o emprego de muitos pesticidas.

3.4 Controle qumico O controle qumico de doenas de plantas feito atravs de vrios tipos de produtos, comumente denominados agroqumicos, incluindo fertilizantes e

pesticidas. Fertilizantes, quando utilizados no controle de doenas fisiognicas (aquelas devidas a desequilbrios nutricionais), como deficincia de boro em crucferas ou podrido estilar do tomateiro, atuam pelo princpio da regulao; quando utilizados no controle de doenas infecciosas, podem envolver o princpio da regulao, como no caso da diminuio do pH para o controle da sarna da batata. Tambm se pode citar a ao erradicante da ureia aplicada a 5% em pomar de macieira, no incio da queda natural das folhas, aps a colheita, visando sua rpida degradao e consequente diminuio na formao de peritcios e liberao de ascsporos de Venturia inaequalis, agente da sarna, no incio da primavera. Apesar da importncia de fertilizantes no controle de algumas doenas, eles geralmente no desempenham papel decisivo para a maioria das doenas infecciosas. Os pesticidas utilizados no controle de doenas incluem: inseticidas e acaricidas, para controlar insetos e caros vetores de patgenos; fungicidas, bactericidas e nematicidas, para controle dos fungos, bactrias e nematoides fitopatognicos; e herbicidas, para controlar plantas hospedeiras alternativas de patgenos que afetam culturas especficas.

4.

CONTROLE INTEGRADO VERSUS MANEJO INTEGRADO De acordo com Stern et al. (1959), entende-se por controle integrado, como o

controle aplicado de pragas que combina e integra os controles qumico e biolgico. Com o passar dos tempos, esse conceito tornou-se mais abrangente, at chegar

24

definio adotada pela FAO (1968): Controle integrado definido como um sistema de manejo de organismos nocivos que utiliza todas as tcnicas e mtodos apropriados da maneira mais compatvel possvel para manter as populaes de organismos nocivos em nveis abaixo daqueles que causam injria econmica Por esta definio, o controle integrado visa a integrao de todas as tcnicas apropriadas de manejo com os elementos naturais imitantes e reguladores do ambiente. Kogan (1984) e Luckmann & Metcalf (1994) definiram Manejo Integrado como sendo: a escolha e o uso inteligente de tticas de controle que produziro consequncias favorveis dos pontos de vista econmico, ecolgico e sociolgico. Portanto, o Manejo Integrado a otimizao do controle de pragas de maneira lgica, tanto econmica quanto ecologicamente. Isso conseguido por meio do uso compatvel de diversas tticas, de modo a manter a reduo da produo abaixo do limiar de dano econmico (LED), sem, ao mesmo tempo, prejudicar o homem, os animais, as plantas e o ambiente. Na produo vegetal, o Manejo Integrado deve assegurar uma agricultura forte e um ambiente vivel. Portanto, o controle integrado se diferencia do manejo integrado, devido ao fato de que no primeiro o LED ser funo apenas de consideraes econmicas e o segundo no s de consideraes econmicas, mas tambm de aspectos ecolgicos, de difcil quantificao. A integrao de medidas de controle premissa bsica dos princpios de Whetzel. O seu simples enunciado leva concluso de que as medidas de controle visam interromper ou desacelerar, integradamente, o ciclo das relaes patgenohospedeiro, interferindo no triangulo da doena. Dentro da fitopatologia, portanto, no houve necessidade de adjetivar controle com o termo integrado. Essa prtica originou-se dentro da entomologia aplicada, na dcada 1950, devido ao fracasso do uni-direcionamento do controle qumico de pragas, com srias repercusses nos ecossistemas: emergncia de linhagens resistentes, a ressurgncia de populaes tratadas, surtos de pragas antes secundrias, desequilbrio biolgico e

contaminao ambiente (KIMATI & BERGAMIN FILHO, 1995). Embora controle de doena seja uma terminologia bem estabelecida e amplamente compreendida, h base lgica convincente para substitui-la por manejo de doena porque, entre outras razes, 1) controle implica num grau impossvel de dominncia pelo homem; 2) controle d ao agricultor uma viso de falha do sistema de controle, quando a doena volta ao nvel de dano; 3) o agricultor esquece que

25

medidas de controle so aplicadas para reduzir o dano e no para destruir os organismos causais; 4) manejo conduz ao conceito de que doenas so componentes inerentes do agroecossistema, devendo ser tratadas numa base racional contnua; 5) manejo baseia-se no princpio de manter o dano ou prejuzo abaixo de nvel de injria econmica ou de, pelo menos, minimizar ocorrncias acima daquele nvel sugerindo necessidade de contnuo ajuste do sistema; 6) manejo, baseado no conceito de limiar econmico, enfatiza a minimizao do dano, estando, assim, menos sujeito a mal-entendidos. (KIMATI & BERGAMIN FILHO, 1995) Controle e manejo so, portanto, termos com significados confundveis, at mesmo quando se envolve o conceito de limiar econmico. Segundo Palti (1981), o objetivo do controle integrado de doenas a preveno dos danos que excedam os limiares econmicos e conforme Lester (1988), o controle manejado o controle qumico que raramente erradica a doena, mas frequentemente o mais lucrativo, em termos de margens lquidas em vez de produo mximas.

26

5.

CONSIDERAES FINAIS O manejo integrado de doenas requer um conjunto de princpios e medidas

para que se alcance nveis satisfatrios de produo, assim para diminuir e at mesmo erradicar doenas de plantas, torna-se necessrio a utilizao de princpios e medidas que visem patgeno, hospedeiro e ambiente, como tambm, a determinao do ciclo de vida de um patgeno, para combinar conhecimento biolgico com a tecnologia disponvel e alcanar a modificao necessria, assim como desenvolver mtodos de controle adaptados s tecnologias disponveis e compatveis com aspectos econmicos e ecolgicos-ambientais, ou seja, conseguir aceitao econmica e social. Sabe-se que para alcanar isto so necessrias prticas integradas como forma de impedir que a incidncia desses patgenos alcance o Limiar de dano econmico, diminuindo a produo e comprometendo o sistema como um todo.

27

6.

REFERNCIAS

BACKMAN, P.A., EJACOB, J. C. Thresholds for plant disease manegement. In: HIGLEY, L. G., PEDIGO, L. P. (Ed.). Economic thresholds for ingrated pest management. Lincoln. University of Nebraska Press 1996. pp. 114-127. BERGAMIN FILHO, A, HAU, B, AMORIM, L, LARANJEIRA, FF (2002) [Spatial analysis of Plant Disease Epidemics]. Reviso Anual de Patologia de Plantas 10: 155-218. (in portuguese) Bergamin Filho, A.; Kimati, H.; Amorim, L. (Eds.) Manual de fitopatologia: princpios e conceitos. 3 ed. So Paulo: Agronmica Ceres, 1995. v.1, 919p. BERGER, D. Aplicao dos princpios epidemiolgicos para obter o controle de doenas de plantas. Reviso Anual de Fitopatologia 15: 165-183, 1977. BETTIOL, W. Componentes do Controle biolgico de doenas de plantas. In: Controle biolgico de doenas de plantas . Bettiol, W. (Org.) Jaguarina: Embrapa-Cnpda, 1991a. 338p. (Embrapa-Cnpda. Documentos, 15). Ecologia e manejo de patgenos radiculares em solos tropicais / eds. Sami J. Michereff, Domingos E. G. T. Andrade, Maria Menezes. Recife : UFRPE, Imprensa Universitria, 2005. 398 p. F.A.O. Report of the first session of the FAO. Panel of experts on integrated pest control. F.A.O. Meeting Report. No.PL/1967/M/7. Annals, Rome. 1968 . MARTINS, F. G. Desenvolvimento de modelos de ponto crtico para quantificao de danos causados pelo complexo de doenas foliares em soja Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinria da UPF, para obteno do ttulo de Mestre em Agronomia rea de concentrao em Fitopatologia. Passo Fundo, maro de 2007. MELO, I. S. de, AZEVEDO, J. L. de, ed. Controle biolgico : v. 1. Jaguarina, SP, Embrapa, 1998. 262p. MIZUBUTI, E. S. G.; MAFFIA, L. A. Introduo fitopatologia. Caderno didtico: 115. Viosa : Ed. UFV, 190p. 2009 MIZUBUTI, E. S.; MAFFIA, L. A. Aplicaes de princpios de controle no manejo ecolgico de doenas de plantas. Informe Agropecurio, v. 22, n. 212, p. 9-18, 2001. MUNFORD, J.D. & NORTON, G.A. Economics of decision making in pest management. Annual Review Entomology 29:157-174. 1984. PALTI, J. Cultural Practices and Infectious Crop Diseases. Springer, Berlin. 1981.

28

POLTRONIERI, L. S.; TRINDADE, D. R. Manejo integrado das pragas doenas de cultivos amaznicos. Belm: Embrapa Amaznia Oriental, 304p. 2002. Roberts, D.A.; Boothroyd, C.W. Fundamentals of plant pathology. 2nd ed. New York: W.H. Freeman, 1984.432p. RUESINK, W.G., KOGAN, M. The quantitative basis of pest management: sampling and measuring. In Introduction to insect pest management. METCALF, R.L., LUCKMANN, W.H. (ed.) John Wiley & Sons, New York. 355-391, 1994. STERN, V.M.; SMITH R.F.; BOSCH V.D.R. & HAGEN, K.S. 1959. The integrated control concept. Hilgardia 29: 81-101. Vanderplank, J.K. Plant diseases: epidemics and control. New York: Academic Press, 1963. 349p. ZADOKS, J.C. 1985. On the conceptual basis of crop loss assessment: the threshold theory. Annual. Rewiew Phytopathology. 23:455-473. ZADOKS, J.C., SCHEIN, R.D. Epidemiology and Plant Disease Management. New York. Oxford University Press. 1979.

You might also like