You are on page 1of 6

Histrias que nossos pais no contavam! Ahhhh, contos de fadas!

Histrias inocentes que nos eram contadas na infncia e que ensinavam valores que carregaramos pelo resto de nossas vidas! De fato, quando era criana eu tinha uma coleo enorme de livros de contos de fadas da Disney, que vinham acompanhadas de fitas com duas histrias cada uma e que podiam ser acomodadas em uma horrorosa estantezinha de plstico amarelo que vinha em partes junto dos fascculos da srie! E eu era apaixonado por essa coleo, todo santo dia voltava da escola, ia ler algumas histrias enquanto acompanhava minha leitura coma narrao das fitas! At que meu irmo desgravou uma das fitas e eu recebi bronca por ter deixado ela jogada em primeiro lugar, o que o levou a tal ato. HA! ... infortnio... Mas enfim, estas histrias eram amveis relatos inocentes feitos para crianas! Inocentes? Ser? Certo, no vou bancar o psiclogo desocupado e comear a debater os valores psicanalsticos dos contos de fadas, mas vou agir como o super nerd que sou e mostrar um pouco das verses originais destas histrias. Sim, as verses originais! Voc sabe que a Disney e diversos outros autores deram uma amenizada bacana nestas histrias antes de lanarem para seu pblico no? Bom, est sabendo agora, esses contos normalmente tinham detalhes que aterrorizariam as platias dos dias de hoje se fossem transformados em filmes ou desenhos que seguissem a risca seu enredo original. Ento venha comigo enqanto eu destruo o que restou de sua inocncia infantil!

Garanto que voc nunca mais vai ver um filme da Disney com os mesmos olhos!!! Joo e Maria Todo mundo conhece essa histria: uma famlia mora no meio da floresta e est passando fome, a madrasta obriga o pai a abandonar as crianas na floresta e elas acabam encontrando uma bruxa, que faz Maria de escrava enqanto engorda Joo para com-lo depois. Essa foi uma das histrias menos alteradas ao longo dos anos, de fato, h s um detalhe que foi mudado ao longo dos anos: a bruxa no enxerga bem e sempre manda Joo lhe dar o dedo para que ela possa checar se ele est gordo o bastante para o abate. Nas verses adaptadas, ele d a ela um galho de madeira para a bruxa segurar. Na verso original, Joo encontra os restos mortais da ltima vtima da bruxa e lhe d um dos ossos dos dedos do cadver para a bruxa toda vez que ela pede. Yuck! E um detalhe interessante... ou talvez estarrecedor, que na poca em que essa histria foi escrita (na poca da idade mdia) muitos pais REALMENTE abandonavam seus filhos na floresta para se virarem sozinhos, para reduzir os gastos da famlia com comida. , pois ...

A Pequena Sereia Ahhhh, esse pesado! E tambm um dos contos que mais foi modificado ao longo dos anos! J j voc vai ver por qu. Bom, a Pequena Sereia (que aqui no se chama Ariel) tem um grande interesse no mundo da superfcie. Suas irms mais velhas, que j tem permisso para subir e ver como l em cima, sempre voltam e lhe contam o que viram, aumentando ainda mais sua curiosidade. Um belo dia, a Pequena Sereia faz 15 anos e recebe autorizao para subir e conhecer o mundo da superfcie. Ela o faz, v um navio em uma tempestade e salva um Prncipe Bonito de morrer afogado. E as semelhanas com o filme da Disney acabam aqui. Enfim, ela se apaixona pelo Prncipe e faz um trato com a bruxa do mar (que aqui no se chama Ursula) para poder se tornar humana e ficar com o cara, a velha ajuda mas quer em troca a lngua da Sereia, para que ela no mais possa cantar. A lngua... no a somente a voz, veja bem... A bruxa lhe d uma poo para beber e lhe avisa que ao se transformar em humana, ela sentir como se fosse cortada ao meio por uma espada e cada passo seus er como se estivesse andando sobre lminas de facas. Ela toma a poo mesmo assim e presenciamos uma longa e dolorosa cena em que sua calda se parte no meio para se transformar em um par de pernas. Sangue... sangue pra todo lado! Uma coisa horrorosa!!! Alguns estudiosos dizem que isso um simbolismo para a perda da virgindade de uma menina, mas eu sinceramente no sei. E h um porm: se o Prncipe no se apaixonar por ela, ela vai morrer com o corao partido e virar espuma marinha no dia seguinte ao casamento dele. Diabos, por isso que eu sempre leio a letra mida dos contratos que assino. Enfim, ela vai at superfcie e conhece o Prncipe, os dois passam muito tempo juntos e ela dana para ele sempre que o fanfarro pede, mesmo sentindo dores lancinantes sempre que faz isso. Um belo dia, o Prncipe se casa com outra moa e a Pequena Sereia fica de corao partido. a hora que ela lembra de todos os sacrifcios que fez pelo cara e entra em desespero. Diabos! isso sim um simbolismo!!!! As irms da Pequena Sereia aparecem e lhe do um punhal. A Bruxa do Mar lhes deu o artefato em troca dos cabelos de todas elas e se a Pequena Sereia matar o prncipe com ele, ela voltar a ser uma sereia. Claro, ela no tem coragem pois ainda o ama e assim que o sol nasce ela morre e vira espuma marinha. Pois ... E o Sebastian nem apareceu... Cachinhos Dourados e os Trs Ursos Numa casa na floresta, moravam trs ursinhos: Papai Urso, Mame Ursa e o Beb Urso. Um dia, enquanto esperavam seu mingau esfriar, eles sairam para dar um passeio pela floresta e deixaram a casa aberta. Ento, a fanfarrona da Cachinhos Dourados apareceu e zoou o barraco deles: comeu o mingau do ursinho, quebrou a cadeira dele e dormiu em sua cama! Quando os ursos voltam, ela ainda est dormindo. Ento eles a acordam e lhe do um susto, para que assim aprenda a no mexer nas coisas dos outros!

Isso na verso adaptada. Na verso original... eles a matam... ... Eu sou o nico que acha que uma cena em que trs ursos despedaam uma garotinha loira grotesca demais para se ilustrar uma histria que se conta pros filhos antes de dormir? Srio, imagine uma menininha sendo estraalhada por trs ursos! ... Qualquer que tenha sido a imagem que sua mente concebeu, tenho certeza que foi abominvel. Ainda mais abominvel o fato de que os ursos so civilizados o bastante para ter uma casa com mveis e so capazes de esquentar mingau, mas no hesitam em trucidar uma criana que s cometeu o erro de ser bisbilhoteira. E ensinaram ao beb urso que no h nada de errado em homicdio. Santa santa santssima... Cinderella No h grandes mudanas no enredo desta histria, de fato ela bem bonitinha. Cinderella sofre nas mos das meio-irms e da madrasta, que fazem ela de escrava e fodem com sua vida, alm de no deixarem que ela v at o grande baile onde o prncipe provavelmente escolher uma moa para lhe furar o bolo. Cinderella fica arrasada e a Fada-Madrinha aparece, fazendo Bibidi-Babidi-Bu e resolvendo os problemas da menina at a meia - noite. Uma histria bem fofa e que pode ser tranqilamente contada s crianas na hora de dormir... mas eu omitiria um certo detalhe... Cinderella esquece o Sapatinho de Cristal no baile, ao sair apressada a meia - noite. O prncipe o encontra e doido pra dar uma com a loira pra quem ele pagou um pau a noite toda, ele resolve sair experimentando o sapato em cada uma das meninas do reino. Tudo muito bom, tudo muito bem at que ele chega na casa de Cinderella e as irms tentam experimentar os Sapatinho. Claro, elas tem ps maiores que os do Sideshow Bob e no d certo, at que elas tem a brilhante idia de pegar facas e "adaptar" seus ps para que caibam no calado. ... isso mesmo que voc pensou... As duas se mutilam mas no adianta, pois o sapato s serve em Cinderella que larga a vida de pobretona e vira socialite com o Prncipe. Bom, pior que a Paris Hilton ela no ficou, tenho certeza.

Chapeuzinho Vermelho Chapeuzinho Vermelho uma menina boazinha que saiu pela floresta para levar bolo e vinho para sua av doente. A apareceu um lobo que a fez ir pelo caminho mais longo, foi at a casa da velha, comeu ela (canibalsticamente falando) e tomou seu lugar, quando a Chapeuzinho apareceu, ele comeu ela tambm. Depois vem um caador que abre o lobo enquanto ele dorme e tira Chapeuzinho e a vov de dentro dele e todos ficam felizes! O caador descolou uma pele de lobo, a vov pode se entupir de bolo e encher a cara de vinho e a Chapeuzinho aprendeu que no deve dar ouvidos a desconhecidos, pois eles podem querer com-la. Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas em uma verso da histria, o lobo no morre (nem acorda) quando o caador tiras as duas de dentro dele e a Chapeuzinho, num surto de sadismo, resolve encher o bicho de pedras o que lhe causa uma morte que com certeza lenta e horrvel. Ignore o fato de que o lobo foi aberto, enchido de pedras e costurado sem sequer acordar... A verso original no entanto, no tem caador e a Chapeuzinho e a vov permanecem mortas ao fim do conto. E eu sempre vou me perguntar por que picas chamam a menina de "Chapeuzinho Vermelho"! Ela usa um capuz e no um chapu!!!!!!! Rapunzel Aqui, temos uma fada (ou bruxa, dependendo da verso) que mantm presa em uma torre uma menina que lhe foi dada como parte de um trato. A menina tem longos cabelos dourados e a fada/bruxa os usa para escalar a torre quando quer subir. Um belo dia, um prncipe passava pela torre e ouviu a fada/bruxa dizendo "Rapunzel, joga suas tranas para que eu possa subir, vadia!" e resolveu tentar a sorte. O karma sorriu para ele, que passou a comer Rapunzel toda noite. O momento em que a fada/bruxa descobre sobre o caso de Rapunzel costuma variar de acordo com a verso. Em uma delas, Rapunzel comea a ganhar peso, pois est grvida do Prncipe e pergunta pra fada/bruxa por que suas roupas esto ficando to apertadas. Em outra, quando a fada/bruxa sobre por suas tranas ela solta o comentrio: "Por que voc mais pesada que o prncipe, que logo estar aqui a me visitar?" ... Honestamente, prefiro a verso em que ela ingnua verso que ela universitariamente burra. Bom, a fada/bruxa corta o cabelo de rapunzel e a expulsa da torre. O prncipe vem visitar em seguida e quando v que no tem mais Rapunzel pra comer, ele cai l de cima e os espinhos ao redor da torre lhe furam os olhos. Cego, perdendo sangue mas ainda vivo, o prncipe vagou a esmo pela floresta durante anos, se alimentando de razes e grama at que um dia trombou com Rapunzel, que vivia em uma cabana nojenta e feito uma miservel com os gmeos que teve dele. Os dois se reencontram, as lgrimas da moa curam os olhos do prncipe, os gmeos deixam de ser bastardos imundos e Rapunzel finalmente tem um tonto que lhe sustente! Devo reconhecer... pra construir uma cabana na floresta estando grvida de gmeos, a menina deve ser durona! Mas enfim, na verso que eu conheci, o prncipe e a Rapunzel no trepavam em momento algum.

A histria parece ensinar s meninas que se encontrarem algum de quem gostem, devem deixar que ele passe a maionese na esfiha delas todo dia pois mesmo que engravidem, o cara no as deixar e vagar pela floresta todo dia at as encontrar. ... sabemos que isso acontece o tempo todo na vida real, com certeza... A Bela Adormecida Aqui, um rei e uma rainha tem uma filha, que no dia de seu nascimento abenoada por trs fadas. Uma bruxa aparece na festa e amaldioa a princesa (que na verso da Disney se chama Aurora, mas no sei se o nome original) a espetar o dedo em uma agulha de fiar quando fizer 15 anos e dormir para sempre. Sei l por que a bruxa fez isso, vai ver no tinha dormido bem aquela noite. Enfim, a princesa faz 15 anos e espeta o dedo na agulha, dormindo at que um prncipe a encontra, lhe beija e a menina acorda. Ento os dois passam a viver juntos e so felizes para sempre. ENTRETANTO... ... h uma verso da histria onde o prncipe bem menos nobre... Pelas pesquisas que eu fiz, no parece ser a verso original do conto mas sim uma de suas adaptaes. De qualquer forma, doente. Nesta verso, o prncipe no beija a princesa... bom, na verdade ele beija... e apalpa... e lambe... e chupa... e a penetra... ... e diferente do prncipe da Rapunzel, ele se manda... feliz da vida consigo mesmo e com saco esvaziado, como diria o Jody. "Que horror!" voc diz, "E a coitada da princesa dormiu pra sempre?" No, no, ela eventualmente acordou. Veja bem, o prncipe no usou camisinha e a princesa acabou engravidando e dando a luz enquanto estava adormecida. O beb ento a escalou e comeou a chupar seu dedo, tentando mamar e a que ele remove a agulha que ainda estava fincada no dedo da moa, neste momento ela acorda. Eu acredito que quando despertou, viu um beb chupando seu dedo e os restos de uma placenta em sua cama, a princesa deve ter ficado no mnimo confusa. E levando em considerao o fato do prncipe ter se aproveitado de uma garota inconsciente, posso afirmar com veemncia que ele um estuprador! Infelizmente, duvido que a princesa tenha feito com ele o que a Beatrix Kiddo fez com o enfermeiro escroto que a estuprava enquanto ela estava em coma. Cest' la' vie... Branca de Neve e os Sete Anes E vamos ns a mais uma madrasta cruel! Aqui temos uma rainha que se acha a ltima bolacha do pacote e que sempre pergunta para seu espelho mgico quem a mais gostosa do reino. O espelho sempre diz que ela, at que um dia a Branca de Neve cresce o suficiente pra ser a mais peteca de todas. A rainha no aceita e manda um caador matar Branca de Neve na floresta e trazer se corao como prova do feito. Ele aceita mas no fim no tem coragem e a deixa ir, levando o corao de um cervo pra mostrar a rainha como prova.

Da a Branca de Neve vai morar com os Sete Anes (Tchurin - Tchurin - Tchun - Fry) e basicamente vira empregada deles. A rainha fica puta aquando o espelho diz que ela ainda no a mais gostosa e resolve matar a Branca de Neve ela mesma. Como? Voc sabe, lhe dando uma ma envenenada, que a menina prontamente come e capota. Os anes fazem o velrio na floresta e neste momento passa um prncipe que se apaixona por ela, a beija e assim que ela acorda, os dois vivem felizes para sempre! Quero fazer um comentrio aqui, pois sempre passa um prncipe pelo lugar onde ocorre a histria. Caralho, quantos reinos existiam na Europa? Ou ser que eram todos filhos do mesmo rei? Acho que jamais saberemos. Muito bem, na verso original, a rainha m quer o corao de Branca de neve, mas no para ter prova de que ela est morta, no senhor! Ela quer com-lo!!! ... ... E dependendo de quem est contando, no apenas o corao, h outras verses em que ela pede o fgado ou os intestinos, com a mesma inteno. Outra coisa, o prncipe originalmente no beija a Branca de Neve e a acorda, ele convence os anes a deixarem que ele leve cadver da menina para o castelo, pois se apaixona por ela de tal forma que no consegue sequer sem alimentar se o corpo inerte dela no estiver por perto. Nessa verso, ela acorda pois um dos servos do prncipe fica revoltado por ter de carregar uma morta para todo lado e bate nas costas dela com fora, o que a faz cuspir o pedao de ma envenenada que havia entalado em sua garganta e a faz acordar. Se os anes soubessem fazer a manobra Heimlich, nada disso teria acontecido. Alis, vamos considerar que o prncipe se apaixonou por uma garota morta. NECRFILO!!! Mas o melhor estava por vir! A punio da rainha m!!! Ela convidada para a festa de casamento do prncipe e de Branca de Neve e l forada a usar sapatos de ferro que so aquecidos at ficarem em brasa. A mulher ento obrigada a danar at morrer de exausto, enquanto os sapatos carbonizam seus ps. No lembro o que aconteceu com ela no filme da Disney, mas tenho certeza que no foi isso. E gostaria de ressaltar que em todas as verses, Branca de Neve abandona os anes aps conhecer o prncipe. Mal agradecida!!! Quem foi que te deu abrigo e alimentao enquanto voc tava perdida na floresta? Se no fosse por eles voc ia acabar sendo comida feito a Chapeuzinho ou despedaada feito a Cachinhos Dourados!!! Enfim, encerro aqui este tpico! Se voc conhecer a verso original horrenda de algum conto de fadas, me avise! Sempre gosto de pesquisar novas formas de aterrorizar crianas! E a maioria das imagens deste artigo vieram do site da editora Zenescope, que publica a srie de quadrinhos Grimm Fairy Tales, que reconta diversas destas fbulas sob uma tica bastante... atual. Os roteiros nem sempre so brilhantes, mas a arte espetacular. como ler um gibi da Image! Bom... a arte da capa espetacular... Antes de ir, quero agradecer minha amiga Nicolle por ter me contado sobre algumas histrias cujas verses originais eu no conhecia! E por hoje fico por aqui! Cheers!!!

You might also like