You are on page 1of 7

ROTEIRO DE ESTUDO – ANATOMIA HUMANA

REGISTROS HISTÓRICOS        Registros anatômicos – 500 anos a.C. Alcméon de Crotona (Italiano) – animais Século III a.C. – grandes avanços; 150 a.C. – dissecações humanas proibidas; Século II d.C. – Galeno – grandes contribuições; 1460 e 1475 – primeiras “obras” publicadas; 1553 – Andrés Vesálius – “De Humanis Corpari Fabrica”; Desde então avanços significativos.

ALGUNS DESENHOS DE LEONARDO DA VINCI

SIGNIFICADO DA PALAVRA “ANATOMIA” ANATOMIA ANA = EM PARTES TOMEIM = CORTAR

CONCEITOS ANATÔMICOS NORMAL; VARIAÇÃO ANATÔMICA; ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE.   NORMAL: É AQUILO QUE ESTÁ PRESENTE NA MAIORIA POPULAÇÃO ESTUDADA. EX: doze (12) pares de costelas, dois (2) fêmus.

abdome. TRONCO E MEMBROS. antebraço e mão). períneo e dorso.)  APARELHO (conj. TRONCO: tórax. de tecidos) – ANATOMIA SISTEMAS (conj. MONSTRUOSIDADE: É UMA ALTERAÇÃO DA FUNÇÃO INCOMPATÍVEL COM A VIDA OU COMPATÍVEL COM A VIDA DE UMA FORMA BEM RESTRITA. MMII – Pernas (coxa. estômago. teriam a função da mão comprometida. respiratório + sist. pois os dedos precisam ser separados para se obter o movimento de pinça. . pelve. ANOMALIA: É A ALTERAÇÃO DA FORMA E DA FUNÇÃO. intestino grosso e delgado e algumas outras estruturas. de órgãos) – ANATOMIA EX: Sistema Digestório (esôfago. perna e pé). MEMBROS: MMSS – Braços (braço. de células) – HISTOLOGIA ÓRGÃO (conj. DIVISÃO BÁSICA DO CORPO HUMANO  CABEÇA.  ORGANISMO (conj. PESCOÇO. de sistemas) – ANATOMIA EX: Aparelho Cardiorrespiratório (sist. EX: pessoas que nascem com seis (6) dedos na mão. vascular).   NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO     CÉLULA (unidade) – CITOLOGIA TECIDO (conj. de aparelhos) – nós somos um organismo. EX: uma criança que nasce acéfala (sem o cérebro) ou somente com metade do cérebro ou com a medula para fora. cardíaco + sist.    VARIAÇÃO ANATÔMICA: É UMA VARIAÇÃO DA FORMA SEM O PREJUÍZO DA FUNÇÃO. EX: pessoas que nascem com os cinco (5) dedos da mão unidos.

ABDOMINAL. POSIÇÃO ANATÔMICA  A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos. o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé. com as pontas dos pés (artelhos) voltados para frente. . PÉLVICA. membros superiores estendidos.CAVIDADES DO CORPO  CAVIDADES DO CORPO: CRANIANA. paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente. membros inferiores unidos. ossos e demais componentes do corpo humano. TORÁCICA. Na posição anatômica. posição ortostática ou bípede) com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte.

são responsáveis pelo "corte" do corpo. países e etc.TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO ANTERIOR POSTERIOR SUPERIOR INFERIOR MEDIAL LATERAL INTERMÉDIO PROXIMAL DISTAL SUPERFICIAL PROFUNDO INTERNO EXTERNO PLANOS ANATÔMICOS  Os planos são como um mapa. Os planos tangenciais são responsáveis por (dividir) a superfície do corpo. formando ao redor dele o que se chamaria de forma sólida (um retângulo). segundo os planos anatômicos. Os planos de secção. PLANOS SECCIONAIS (CORTES) . que se divide em continentes. seccionando assim determinada região. só que no caso do corpo humano são divididos em (planos seccionais) e (Planos Tangenciais).

algumas cartilagens e articulações que formam o esqueleto (estrutura de sustentação) e é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. . a coluna. a cintura escapular (clavícula e escápula) e a cintura pélvica (ossos do quadril). Como axial compreendemos o crânio. as costelas.   PLANO SAGITAL (mediano) PLANO FRONTAL (coronal) PLANO TRANSVERSAL (horizontal) PLANOS TANGENCIAIS      PLANO SUPERIOR (cefálico) PLANO INFERIOR (podálico) PLANO ANTERIOR (ventral) PLANO POSTERIOR (dorsal) PLANOS LATERAIS (lateral) SISTEMA ESQUELÉTICO  O Sistema Esquelético humano é constituído por 206 ossos. o esterno. Chamamos de apendicular os membros inferiores (pernas) e os membros superiores (braços).

ESQUELETO AXIAL E APENDICULAR .

gerando movimentos que nos permitem andar.SISTEMA MUSCULAR  O Sistema Muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. o trapézio. impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório. localizados nas coxas. juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. rir. promover a circulação do sangue no organismo. o deltoide. piscar os olhos. respirar. que se localizam na parte anterior do tórax. urinar. localizados na parte posterior da perna. temos também os bíceps e tríceps localizados respectivamente na parte anterior e posterior dos braços. localizado no ombro. os quadríceps. Existem 640 músculos no corpo humano... correr. os dorsais e os glúteos que se localizam na parte posterior do tronco. o reto abdominal. nadar. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar.  . Como principais grupos musculares podemos determinar os peitorais. localizado na “barriga”. defecar. saltar. os gastrocnêmios. escrever.