domingo, 2 de dezembro de 2007

Literatura Infantil - Gostosuras e bobices

Texto: Literatura Infantil – Gostosuras e Bobices – Fanny Abramovich – Ed. Scipione Ouvindo Histórias – Cap. 1

A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS A autora fala o quanto é importante para a criança ouvir história desde pequena. Afirma que esse “é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”. Outros pensamentos abordados por Abramovich: - Ouvindo histórias as crianças têm a possibilidade de sentir emoções importantes, como tristeza, raiva, irritação, bem-estar, medo, alegria, pavor, insegurança, tranqüilidade dentre outras tantas. Fazendo com que a criança “viva” tudo que a narrativa provoca no ouvinte e no leitor. - “É através da história que se pode descobrir outros lugares, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula... Porque, se tiver, deixa de ser Literatura, deixa de ser prazer e passa a ser Didática, que é outro departamento (não tão preocupado em abrir as portas da compreensão do mundo).

COMO CONTAR HISTÓRIAS - Primeiramente, o narrador deve ter lido o livro escolhido, conhecê-lo, para fazer uma leitura fluente, com o tom de voz certo e pausas nos lugares corretos. Ler antes também evita que temas ou palavras e expressões que não eram esperadas (e que podem causar polêmica) sejam encontrado e abordados. - “O narrador deve transmitir confiança, motivar a atenção e despertar admiração. Tem que conduzir a situação como se fosse uma virtuose que sabe seu texto, que o tem

Não. . imaginárias ou literárias! -“Ouvir histórias pode estimular o desenhar.. Explorara cada possibilidade de interpretação. o teatrar. não e não! Adultos. o ficar.memorizado. dar o ritmo que cada narrativa pede. o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra)”. poética etc. o pensar.) desde que o contador a conheça bem. o musicar. reais..“Tudo pode nascer de um texto”. El poder de la literatura para niños y jovens. o imaginar. . fazer com que as crianças “entrem no clima” e fiquem mais e mais interessadas.Pode-se contar qualquer história para a criança. . Havana. o brincar.com. qualquer tipo (narrativa.html . crianças de todas as idades adoram ouvir histórias. Alga Mariña.br/2007/12/literatura-infantil-gostosuras-e. o sair. o escrever. pois o interesse provavelmente não surgirá no finalzinho ou na metade da história. o ver o livro.blogspot. CONTAR HISTÓRIAS.o contador deve aproveitar o texto de todas as maneiras possíveis. http://literaturanaescola. Letras Cubanas). APROVEITAR O TEXTO .. SÓ PARA QUEM NÃO SABE LER? .Deve-se assegurar a atenção do ouvinte desde o início. que pode permitir-se ao luxo de fazer variações sobre o tema” (ELIGAZARAY.