Saberes & Afins Ciências

F&Q
Símbolos Químicos

1 .Preenche corretamente a seguinte tabela: Representação Significado Cl 1 átomo de Cloro 2Cl Cl2 2 Cl2 HCl 2HCl .Saberes & Afins Ciências F&Q Átomos e Moléculas e Símbolos químicos 1.

Saberes & Afins Ciências F&Q A _______________________ D _______________________ B _______________________ E _______________________ C _______________________ F _______________________ .

___________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4. carbono. [B] carbono.1.1.Saberes & Afins Ciências F&Q 4.4. flúor e potássio. cálcio. Assinala a resposta correta com um X. Identifica os elementos que entram na constituição do ácido nítrico. 4. _____________________________________________________________________________ 4.1. 1. respetivamente. Representa 5 moléculas da substância. A fórmula química do ácido nítrico é HNO3. Os símbolos químicos C. flúor e fósforo. [C] carbono.2. Indica o número de átomos de cada elemento presentes em 3 HNO3. fósforo e flúor.3. os elementos: [A] cálcio. _____________________________________________________________________________ Átomos e Moléculas/Símbolos Químicos e Fórmulas Químicas 1. cálcio. Ca. F e P representam. .

representa uma molécula da substância de fórmula química: [A] P3H [B] 3PH [C] PH3 1. um átomo de azoto e dois átomos de oxigénio. oito átomos de enxofre e uma molécula octoatómica de enxofre. Completa a tabela: Nome do elemento Símbolo químico Carbono Cobre Ca Sódio N 3. onde corresponde ao elemento fósforo e o corresponde ao elemento hidrogénio. He .4.O modelo molecular . um átomo de azoto e dois átomos de oxigénio. oito átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. oito átomos de enxofre e oito moléculas de enxofre. uma molécula octoatómica de enxofre e oito átomos de enxofre. [B] um átomo de enxofre. F. 1. [C] três átomos de carbono. Cada molécula é constituída por um átomo de hidrogénio. Alumínio Fósforo Zinco F . três átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio. 2. Considera as seguintes representações : Br2 . seis átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio. As representações simbólicas S. um átomo de azoto e dois átomos de oxigénio. S8 e 8S correspondem. 1. A representação simbólica 3HNO2 refere-se a: [A] três moléculas constituídas por três átomos de hidrogénio. [C] um átomo de enxofre. [B] três átomos de carbono. [C] uma molécula constituída por três átomos de hidrogénio. NA .5.3. respetivamente.2. a: [A] uma molécula de enxofre. A fórmula química C3H8O representa uma molécula formada por: [A] um átomo de carbono. Cs . [B] três moléculas.Saberes & Afins Ciências F&Q 1.

4 moléculas de enxofre (Cada molécula é constituída por oito átomos de enxofre).3 moléculas de cloro (Cada molécula é constituída por dois átomos de cloro) .1-Indica as que podem representar um símbolo químico.NaNO3 B. Classifica as seguintes substâncias em elementares ou compostas.4 átomos de sódio D.2 átomos de hélio C. Depois de uma análise laboratorial.Saberes & Afins Ciências F&Q 3. Representa simbolicamente: A. constatou-se que uma dada substância era constituída por sódio.NH3 5. Essa substância será elementar ou composta? Justifica. A. E.5 átomos de cloro E.2 átomos de enxofre B.O3 E. Na.1 molécula de dióxido de carbono (Cada molécula é constituída por um átomo de carbono e dois átomos de oxigénio) D. ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 4. H.3 átomos de hidrogénio 7.1 átomo de prata F. Representa simbolicamente (usando símbolos químicos): A.2 moléculas de água-oxigenada (Cada molécula é constituída por dois átomos de hidrogénio e dois átomos de oxigénio) B.KCl D. ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ 6. um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigénio) C. C. O e Hidrogénio. Carbono.HCl C. oxigénio.2 moléculas de ácido sulfúrico (Cada molécula é constituída por dois átomos de hidrogénio.

o nome dos elementos cujos símbolos se indicam.3 .Diz como é constituída a molécula de ácido fosfórico. Descobre.Saberes & Afins Ciências F&Q F.Diz.Quantos átomos de hidrogénio. se é uma substância elementar ou composta.2 . Quantos átomos de cada espécie há em: A.1 .3CO2 B. no quadro. __________________________________________________________________________ 9.2 moléculas de hidrogénio (Cada molécula é constituída por dois átomos de hidrogénio) 8. 9. _____________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 9.5C2H6O 9. A fórmula química do ácido fosfórico é H3PO4. justificando. ABCDEFGH- C S K Na Br Li O N A C I R N E T X I E C A R B O N O I G N E S P E T X I N E P I S O D I O R I N O L I T I O F R R I B D O A T B R O M O R A P S O E E U D A O B A S A Z O T O Z L E D I S S A Z O O I R A O X I G E N I O . fósforo e oxigénio há em três moléculas deste ácido? _____________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 10.HNO3 C.

Saberes & Afins Ciências F&Q 11. Faz corresponder a cada número da coluna I uma letra da coluna II. de modo a estabeleceres relações verdadeiras. Massa total no início da reação = Massa total no decurso da reação = Massa total no fim da reação ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ . Lei de Lavoisier Durante as reações químicas. a massa total das substâncias intervenientes permanece constante. Coluna I Coluna II a) 3 O A – Molécula de uma substância composta b) 3 Ca B – Três átomos de cálcio c) O 3 C – Três átomos de oxigénio d) H2O D – Molécula formada por três átomos.

Saberes & Afins Ciências F&Q .

A liberdade de movimento dos corpúsculos é diferente em diferentes estados físicos. encerrado num recipiente. E. . C – No estado sólido verificam-se apenas ligeira agitação dos corpúsculos.A pressão de um gás é maior quanto __________ o volume do recipiente.Faz corresponder a cada uma das frases um estado físico da matéria. 3.Saberes & Afins Ciências F&Q Natureza corpuscular da matéria Todas as substâncias são constituídas por corpúsculos. menor será a pressão que este exerce nas paredes do recipiente. Substância que toma a forma do recipiente que a contém mas que tem volume constante.O estado gasoso caracteriza-se por __________ e __________ variáveis. quando comparadas com as forças de ligação no estado gasoso. G. Assim. 3. 2. E – No estado sólido as forças de ligação são muito fortes. tendo os corpúsculos __________ organização e __________ liberdade de __________. entre os quais não existem espaços vazios. 3. B – A velocidade de movimentos dos corpúsculos aumenta com o aumento da temperatura. 1 – Completa: A. quais as que são verdadeiras e quais são as falsas.O estado líquido caracteriza-se por __________ constante e __________ variável. Indica. B. Corrige as falsas.Quanto maior a temperatura __________ é a agitação dos corpúsculos. F – No estado líquido as forças de ligação são menos intensas. separados uns dos outros por espaços vazios e em constante movimento. Corpo com forma própria e volume constante. C. devido à grande __________ e pequena __________ dos seus corpúsculos.Nos sólidos as forças entre os corpúsculos são __________ do que líquidos. F. das frases seguintes. D. D – Quanto mais elevada for a temperatura a que se encontra um gás.1.Todas as substâncias são constituídas por __________ separados uns dos outros por __________ e em constante __________.2. A – A matéria é constituída por corpúsculos em movimento. o estado sólido caracteriza-se por __________ e __________ constantes.

Os protões e os neutrões formam o núcleo dos átomos. 3. . com grande liberdade de movimentos. por isso são neutros. 3. B. mas que se podem movimentar facilmente.Saberes & Afins Ciências F&Q 3. Todos os átomos com o mesmo número de protões têm as mesmas características – são átomos do mesmo elemento químico.Um átomo é eletricamente neutro e por isso tem igual nº de __________ e __________. 3.Átomos do mesmo elemento têm o mesmo nº de __________. Os eletrões movem-se no espaço à volta do núcleo – nuvem eletrónica. 3 – Diz como é constituído um átomo e uma molécula.4.5. Nos átomos há tantos protões como eletrões. Partículas muito próximas e sujeitas a fortes forças de ligação entre si. C. Partículas ligadas entre si. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3.3.6.1– Completa: A. Partículas muito afastadas. Substância sem forma própria e que ocupa todo o volume do recipiente que a contém.As partículas que existem no núcleo são __________ e __________.

por isso têm carga positiva ou negativa.Saberes & Afins Ciências F&Q As moléculas são agregados de átomos ligados quimicamente entre si. catiões.  Quando os átomos e os grupos de átomos perdem eletrões originam iões positivos. ou seja. Iões Aniões Catiões carga elétrica negativa carga elétrica positiva Atenção: Os átomos e as moléculas têm o mesmo número de protões e eletrões. O que são iões? Os iões são corpúsculos com carga elétrica positiva ou negativa. são neutros. Os iões resultam de átomos ou de grupos de átomos quando ganham ou perdem eletrões:  Quando os átomos e os grupos de átomos ganham eletrões originam iões negativos. ou seja. aniões. . ou seja. Os iões apresentam número de protões e eletrões diferentes.

Ácido Clorídrico CO .Monóxido de carbono CO2 Dióxido de Carbono .Considera as seguintes equações químicas. 5.Saberes & Afins Ciências F&Q Respostas à questão 4. 5.1.Dióxido de azoto I) N2 (g) + O2 (g)  NO2 (g) II) Cl2 (g) + H2 (g)  HCl (g) III) CO (g) + O2 (g)  CO2 (g) 5.2Faz a leitura das equações químicas que obtiveste: HCl . Dados: NO2 .Acerta-as quanto ao número de átomos.

2H2SO4 (aq) + 2 NaOH (aq)  Na2SO4 (aq) +2 H2O (l) Produtos Reagentes Produtos .1. 6.2. 3 SO2 (g) + O2  3 SO3 (s) Reagentes Produtos 6.Saberes & Afins Ciências F&Q ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6.C3H8(g) + 5O2  3 CO2(g) + 4 H2O Reagentes 6. Classifica as seguintes equações químicas de Bem acertada / Mal acertada justificando com o número de átomos de cada elemento existente nos reagentes e nos produtos.3.