ENGENHARIA MECANICA ENGII – GESTÃO E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Professor: Paulo Afonso Aluno: Laysa Corrêa

Tema trabalho: Processos administrativos no filme “TUCKER O HOMEM E SEU SONHO”
Cenas do Filme: Controlar: Tucker retorna da viagem publicitária para verificar e impedir as alterações que a diretoria está tentando implantar no projeto original, como alteração do motor traseiro para dianteiro, retirada de itens de segurança, e alterações de cor do carro. Tucker retorna a fábrica para garantir as características do carro, o motor traseiro, e a instalação do motor adaptado dos helicópteros. O que ele consegue realizar e os carros finais ficam de acordo com o projeto inicial. Coordenar: Tucker apresenta o departamento de design para os funileiros que produzirão o protótipo e tenta encontrar soluções para problemas apresentados pelo seu engenheiro com relação ao motor e a transmissão. No dia da apresentação do protótipo Tucker vai verificar o carro atrás do palco, constata alguns problemas e vai ao palco para conseguir mais tempo para sua equipe conseguir fazer os últimos ajustes e apresentar o projeto e junta sua equipe para conseguir adaptar o motor de helicóptero para ser instalado no carro. Organizar: Alex Tremulis se apresenta para Tucker, mostra algumas idéias e soluções para seu projeto. Tucker o designa como departamento de design. Tucker se encontra com seu sócio Abe Karatz para discutir o local da fábrica. Visita uma antiga fábrica e marca uma reunião com o órgão governamental responsável para conseguir a autorização para utilizar o espaço. Para atender ao prazo dado pelo governo eles precisam construir um protótipo em poucos dias, Tucker designa alguém para chamar alguns profissionais para realizar a fabricação e designa outro para comprar argila e verificar o estoque de aço de um antigo projeto. Tucker se encontra com o Senador para tentar quebrar a barreira que estavam sofrendo para comprar insumos (argila e aço). Sem sucesso. Planejar/prever:O Sr. Tucker apresenta para a família os desenhos da idéia do carro e cita uma pesquisa onde 87% dos soldados vão querer um carro novo após a guerra. Tucker apresenta a idéia para Abe Karatz a sua idéia, com a intenção de formar uma sociedade, mas é desencorajado pelo mesmo. Na lanchonete ele vê uma propaganda em uma revista e tem a idéia de divulgar o seu projeto em um veículo de comunicação como este. A divulgação traz resultados muitos positivos e Tucker recebe cartas de todo o país de pessoas interessadas no carro.

Resumindo o filme exibe as cenas exatamente na ordem que elas foram requisitadas pelo professor, começando com o planejamento, quando Tucker estava a pesquisar sobre o que a população iria querer comprar assim que voltasse da guerra, fez um modelo futurístico para que fosse fabricado e o publicou em uma revista para aguçar o interesse público atraindo investidores. Em seguida, na questão da organização, procurou pela fábrica ideal para a produção de seus carros, tendo espaço suficiente, organizou as cartas recebidas pelos leitores

da revista com a localidade de cada interessado para ter uma ideia da demanda. Coordenou a produção controlando prazos e materiais, contratando e procurando pessoal qualificado para o ajudar na produção de seus veículos. E por fim, mesmo não tendo o real controle de sua fábrica, por contrato, mesmo a fábrica levando seu nome, agiu independentemente, indo contra os ideais de seus conselheiros e do Sr. Bernington, o qual era o real controlador da empresa, para seguir seu sonho de fabricar um carro com motor na parte traseira, discos de freio, injeção elétrica e cintos de segurança.

Referência: Segundo Fayol funções de administrar são definidas como: Prever - Visualizar o futuro e traçar programa de ação. Organizar -. Constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar - Dirigir e orientar o pessoal. Coordenar - Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos. Controlar -. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.