Como saber se estou no lugar certo?

Antes de responder, gostaria de contar uma estorinha da filosofia “Sufi”. Um sujeito passou a noite inteira debaixo de um poste de luz tateando no chão como se estive procurando algo desesperadamente. Um garçom que observou a cena a noite toda no final de seu turno – com pena da pessoa e pensando em ajudá-lo – foi até ele e perguntou: - O que você está procurando? - Minha aliança de casamento, responde o sujeito. - Você a perdeu aí, debaixo do poste? - Não, eu a perdi em casa! - Mas se perdeu em sua casa, por que não procura por lá? Perguntou o atônito garçom. E o homem respondeu: “Por que aqui está claro e em minha casa está escuro”. Parece uma estorinha besta, mas resume o que acontece com a maioria das pessoas: Procurase no lugar errado! Para esclarecer a questão, vamos entender melhor alguns conceitos fundamentais da neuropsicologia: a definição de personalidade e sua previsibilidade. Personalidade é a resultante da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através dos comportamentos. O grande analista Erich Fromm já dizia a mais de 60 anos (e hoje a neurociência comprova), que “é possível fazer previsões a respeito dos comportamentos de um indivíduo em situações futuras, pois apesar de a personalidade adquirir alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura (a base) continua sendo a mesma durante toda a vida”. Tudo o que uma pessoa conseguiu até agora e tudo o que espera conseguir é muito influenciado por sua personalidade. Não seria exagero afirmar que ela é o patrimônio mais importante de uma pessoa, pois já ajudou a modelar grande parte do ela é e continuará sendo no futuro. Ok, mas como saber se sou a pessoa mais indicada um para determinado cargo? A maioria dos especialistas em recursos humanos diz que o que determina o sucesso profissional, não é mais o currículo, mas o resultado da equação: talento + atitudes de um profissional. As pessoas são contratadas pelo currículo e demitidas pelas atitudes. Algum talento todo mundo tem. O principal é descobrir quais são seus talentos e aperfeiçoá-los. Isto nem é tão difícil.
W: www.eduardoferraz.com.br | E: contato@eduardoferraz.com.br | T: (41) 3026-4235 | 1 de 3

Qual foi seu emprego mais monótono? Por quê? E o mais interessante? Por quê? O que mais o motiva? O que o mais desmotiva? Quais foram seus 3 piores erros profissionais? Quais foram seus 3 maiores sucessos? Quais são seus 3 pontos mais fortes? Quais são seus 3 pontos mais fracos? Com que tipo de pessoas você sente dificuldades em trabalhar? Com que tipo de pessoas você sente gosta de trabalhar? Se você prestar bastante atenção nas respostas. Provavelmente você trabalharia melhor por conta própria! Analise seu histórico. tem dificuldade em cumprir horários. mas é possível.O maior problema está nas atitudes: A pessoa tem talento para a função.br | E: contato@eduardoferraz. A personalidade ao contrário do que muitos dizem é relativamente previsível. Digo a meus clientes. Todo mundo sem exceção deixa um rastro durante a vida e este rastro passado mostra uma clara tendência futura. mas…. Se suas atitudes forem consistentemente ruins. quase certamente conhecerá melhor seus talentos + atitudes baseado em seu “rastro” ou histórico de vida. O maior fundamento profissional que eu conheço. que junto com a análise detalhada das habilidades técnicas (que estarão no currículo) servirão para analisar o “rastro” da pessoa. mas principalmente extrair dar de si o que há de melhor e com isso aumentar muito seus rendimentos e o lucro das empresas.com. ou trabalha mal em grupo. ou é desagregadora ou tudo isso junto. Este tempo seria tremendamente útil na hora de escolher uma carreira ou emprego.eduardoferraz. somos muito ocupados”! É difícil. com certeza encontraria seu “habitat natural”. “Lagartixa não vira jacaré”. que um líder deveria primeiro se autoconhecer. não é um problema conjuntural (uma fase) e sim estrutural (contínuo) de personalidade. Fazendo uma boa autoanálise. Seguem algumas sugestões de perguntas. ou não consegue ser proativa.com. W: www. é descobrir é concentrar esforços naquilo que a pessoa já faz bem feito naturalmente.br | T: (41) 3026-4235 | 2 de 3 . Deve ter gente pensando… “Não conheço ninguém que gaste tanto tempo respondendo estas perguntas e fazendo esta análise toda.

terá uma boa chance de ser a pessoa certa nos lugares certos.br | E: contato@eduardoferraz.com. W: www.Se você investir seu tempo nesta análise.eduardoferraz.br | T: (41) 3026-4235 | 3 de 3 .com.

Related Interests