ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DIDÁTICA

Etapa 1 Habilidade adquirida pelo grupo: Trabalhar a possibilidade de elaborar um plano de aula, traçando o perfil da turma. Passo 1 Estudo em grupo. Passo 2 Descrição do perfil da turma para a qual a aula será

As carteiras são independentes umas das outras. projetor. 2 Organização da sala de aula: . jogos interativos. livros. 2.Ensino Fundamental (5º ano).A turma é composta por 23 alunos. B – PERFIL DA TURMA 1 Número de alunos que compõem a turma: .De acordo com as tarefas propostas os alunos podem ser organizados em grupos. bem iluminado.preparada. Existe murais para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.2 Recursos de ensino disponibilizados em sala de aula: .Os alunos têm á sua disposição. cinema e teatro: . A – PÚBLICO ALVO . cartazes. duplas ou ainda em um grande círculo pra realização de debates. a mesa de trabalho dos alunos é separada da cadeira. podendo ser movidas para qualquer posição. os livros fazem parte de um acervo localizado na biblioteca da escola. sendo 12 meninas e 11 meninos. televisão. ou .3 Avaliação quanto à possibilidade dos alunos serem organizados em grupos ou duplas: . 2.A sala está organizada no sistema de fileiras tendo a mesa do professor (a) à frente. estante com jornais e revistas.1 Descrição da disposição das carteiras dos alunos na sala de aula/ambiente: . arejado. 3 Acesso dos alunos a jornais. com idades entre 10 e 11 anos.Os alunos têm acesso a jornais e revistas em uma estante disponibilizada na sala de aula. lousa branca posicionada na parede logo atrás do docente. revistas. calendário. Desenvolvimento seguindo as etapas do formulário “Desafio de Didática”. o ambiente é amplo. espelho e uma réplica do corpo humano. vídeo. 2. onde podem ser consultados ou pode-se levar para consulta/leitura em casa.

4 Avaliação quanto à participação dos pais dos alunos na vida escolar de seus filhos: . 2 Descrição do tema da aula: Tema da aula: O que é esta tal de puberdade? A aula proposta tratará de temas relacionados aos desenvolvimentos e transformações decorrentes da puberdade. e as visitas a museu são realizadas uma vez ao ano. sexualidade e prevenção de doenças é uma ação fundamental e até mesmo cultural quando as crianças atingem esta fase de desenvolvimento. Passo 3 C – TEMA DA AULA 1 Disciplina vinculada ao tema: . As visitas ao cinema são planejadas e realizadas duas vezes ao ano. levando em conta o conteúdo curricular e habilidades que os alunos irão desenvolver ao final da aula planejada. Desde muito pequenas algumas crianças já começam a indagar os pais de onde vêm os bebês. Passo 4 D – JUSTIFICATIVA Trabalhar a questão das transformações decorrentes da puberdade. Trataremos também de temas como: doenças sexualmente transmissíveis. participam das reuniões e atividades propostas pela escola e estão em um crescente trabalho de incentivo aos estudos na vida dos mesmos. cuidados com o corpo e gravidez precoce. desperta a indagação dos pais para uma dúvida: Será a hora certa para tratar deste assunto? O simples fato do embaraço dos pais ao tratar de assuntos que .Os pais de alunos em sua grande maioria são participativos acerca da vida escolar de seus filhos.ainda na própria sala de aula.A disciplina da aula preparada é Ciências. uma situação que além de deixa-los constrangidos. As informações trazidas pelo senso comum (convívio familiar e convívio social) serão tratadas de maneira mais concreta (sem ressaltar valores nem opiniões).

Conhecer informações a respeito de doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais. masculino e feminino existem diferenças e transformações que ocorrem ao longo da transição da infância para a puberdade.Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo.Saber a importância de uma vida sexual responsável. A partir deste ponto será preciso trabalhar de maneira que mitos sejam transformados em informação e ações práticas para a vida cotidiana. Á medida que crescem as crianças somam a estas outras indagações a respeito daquilo que acontece com seu corpo quando começam surgir às primeiras modificações. e o do outro).Compreender que dentro dos gêneros sexuais. Quando tratamos este tema em sala de aula estamos trabalhando com crianças que vem de várias culturas e crenças diferenciadas o que é preciso levar-se em conta. . E até mesmo pelo fato de que seja desenvolvido o respeito pelo corpo (o próprio. Estaremos transmitindo um conhecimento que marcará toda uma etapa de transição e perdurará por toda vida. . Passo 2 E – OBJETIVOS DA AULA A SER PLANEJADA Os objetivos da aula planejada são: .envolvem questões sexuais por si só já desperta nas crianças uma curiosidade maior. . Etapa 2 Habilidade adquirida pelo grupo: Demonstrar o desenvolvimento na elaboração de objetivos e definição dos conteúdos de uma aula. Passo 1 Estudo e discussão em grupo sobre o tema “Objetivos Educacionais”. Passo 3 .

quanto pela orientadora ao final da palestra. A palestra segue com a orientadora da área de saúde e as dúvidas postadas na caixa serão lidas e respondidas tanto pelo (a) educador (a). Passo 4 F – DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA Nesta aula trataremos das transformações corporais decorrentes da puberdade. O tempo previsto para realização deste planejamento é de duas aulas. e familiar e que não existam piadas e chacotas. e quanto às questões que serão levantadas durante a palestra. O (a) professor (a) portará uma caixa onde serão postadas as dúvidas que o aluno tem em relação ao conteúdo teórico do tema.Estudo e discussão em grupo sobre o tema “Conteúdos de Ensino”. e uma pessoa da área de saúde que foi convidada para ministrar uma palestra referente ao tema. Será organizado um círculo. . dos hormônios sexuais produzidos pelo nosso organismo. ao centro estará o (a) professor (a). Para tanto será necessária à leitura do conteúdo teórico da apostila. Após a leitura da apostila os alunos serão organizados para um círculo de debates que funcionará da seguinte forma: Combinaremos com os alunos que não exponham a sua vida pessoal. e falaremos sobre o sistema reprodutor suas especificidades e cuidados necessários.

Onde os alunos possam: participar ativamente. visto que a sexualidade e as transformações decorrentes da puberdade são assuntos que devem ser trabalhados de maneira que o aluno possa esclarecer as dúvidas que são pertinentes a esta fase. tecer comentários. foi “A aula expositiva”. argumentar.Etapa 3 Habilidade adquirida pelo grupo: Demonstrar o desenvolvimento na escolha do procedimento e dos recursos de ensino adequados ao público. elaborar exemplos e responder ás perguntas. A mensagem apresentada pelo professor é um simples pretexto que irá desencadear todo o processo de ensinoaprendizagem.alvo. O procedimento escolhido para trabalho com o público-alvo selecionado. De forma expositiva. partindo da reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. formular suas dúvidas. G – ESCOLHA DO PROCEDIMENTO DE ENSINO MAIS ADEQUADO AO CONTEÚDO E PÚBLICO-ALVO. . expor ideias. aberta e dialogada estaremos estimulando a participação dos alunos. e de forma que o tema desperte um diálogo esclarecedor. Passo 2 Desenvolvimento seguindo as etapas do formulário “Desafio de Didática”. Passo 1 Estudo e discussão em grupo sobre o tema “Procedimentos de ensino”.

Passo 1 . as imagens ilustram a sequência das transformações decorrentes da puberdade. Etapa 4 Habilidade adquirida pelo grupo: Demonstrar a compreensão da função avaliativa no processo de ensino-aprendizagem. Ele estará organizado na sequência da palestra. O álbum seriado é um coringa durante a palestra onde é necessário aliar explicação à demonstração através das imagens. Passo 4 H – ESCOLHA DO RECURSO DE ENSINO MAIS ADEQUADO AO CONTEÚDO.Passo 3 Estudo e discussão em grupo sobre o tema “Recursos de Ensino”. onde gravuras do tema selecionado (transformações decorrentes da puberdade) serão apresentadas durante algumas explicações da palestrante. preso a um cavalete de madeira. PÚBLICO-ALVO E PROCEDIMENTO DE ENSINO SELECIONADO. O recurso de ensino escolhido de acordo com o procedimento e público-alvo foi o “álbum seriado”. confeccionado em folhas grandes.

Discussão em grupo.Relatório individual. visa que o aluno através da construção de um texto. Glândulas. Puberdade. Menstruação. Após a palestra aplicaremos um teste bem simples. . Hormônios. exponha os conteúdos aprendidos e demonstre sua habilidade na construção de um texto. Testículos. Passo 2 I . Para avaliar continuamente o conteúdo poderão ser aplicadas as provas objetivas ou relatórios individuais. Identificamos três tipos de avaliação que podem ser utilizados na aula planejada: .Debate. com palavras que completam lacunas. visa que o aluno demonstre o seu conhecimento acerca do tema abordado através da discussão do tema. Segue abaixo modelo do teste: Nome do aluno: Data: Leia as palavras: Quadril.Prova objetiva. .Identificação e citação dos três tipos de instrumentos que poderão ser utilizados para avaliação do processo de ensinoaprendizagem.Elaboração do instrumento de coleta de dados para a aula planejada. Polução noturna. Pelos. . avaliar quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo. . o objetivo deste teste é avaliar o entendimento imediato dos alunos e verificar se o conteúdo da aula foi compreendido. Menarca.Relato da estratégia para avaliação contínua do aprendizado.

por volta dos 12 anos de idade. Cobrem a pele dos seres humanos e com a puberdade aparecem nas axilas e na região genital. Acontece nas meninas. Substâncias químicas segregadas pelo sistema endócrino responsável pelas mudanças biológicas ocorridas na puberdade. Fase da vida na qual ocorrem várias modificações corporais. -------------------------------------------- . geralmente. ------------------------------------------- 2. ------------------------------------------- 5. -------------------------------------------- 3.Escolha a palavra certa e escreva-a no lugar indicado: 1. resultado de uma excitação genital. Ejaculação que ocorre durante o sono. -------------------------------------------- 4. mas pode variar entre os 8 e os 16 anos. o desenvolvimento de caracteres sexuais e a capacidade de reprodução.

Glândula sexual masculina que produz espermatozoide e hormônios. Hormônios. Menarca. Menstruação. Testículos.Especificação dos recursos materiais necessários ao desenvolvimento da aula. Órgãos que produzem os hormônios. 6. cavalete. Quadril 9. 7. |1 | |Material de consumo |Folhas de papel sulfite |80 | . Pelos. ------------------------------------------- 8. 3. álbum seriado. 5. |Elementos/Recursos |Especificação do recurso |Quantidade | |Pessoal |Professor (a) / Palestrante da Área de saúde |1/1 | |Instalações |Sala de aula |1 | |Material Permanente (equipamentos) |Lousa. Polução noturna. 4. ------------------------------------------- 7. ------- 9. 8. Passo 3 J . Ocorre nas meninas um alargamento dessa parte do corpo durante a puberdade. Glândulas. Nome da primeira menstruação. -------------------- Correção: As palavras devem ser escritas nesta ordem: 1.6. 2. giz. Puberdade.

Acesso em: 31/05/2012.abril.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=tru e&srcid=0By4Xp8VZacZTMWE1NmNhNTItNjg1Ni00YjY5LWIz YQtYTFiM2QxNDE0NWY1&hl=en_US. Acesso em: 31/05/2012. SP. Curso de Didática Geral. “Avaliação nota dez”.br/planejamento-eavaliacao/avaliacao/avaliacao-nota-10-424569. pág.Passo 4 K – Referências bibliográficas: HAIDT.com.google. Avaliação da aprendizagem. . Revista ABC Education. 28-29. 2005. São Paulo.. Regina Célia Cazaux. Cipriano Carlos. São Paulo: Ática 2006 LUCKESI. Disponível em: https://docs. nº 46 jun. Mais uma vez. Disponível em: http://revistaescola.shtml..

Related Interests