You are on page 1of 56

Unidade 7 Evoluo Biolgica

1- Unicelularidade e Multicelularidade
Aulas n 27, 30 e 37 Dias: 19 Nov: 26 Nov; 5 Jan. Prof. Ana Reis 2008

Unicelularidade e multicelularidade
No princpio Deus criou os
cus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o esprito de Deus movia-se sobre a face das gua.

in Livro do Gnesis

Como que a cincia e a sociedade tm interpretado a grande diversidade de seres vivos?


A enorme diversidade de seres vivos resultou de um longo e atribulado processo evolutivo. Os seres vivos conhecidos na Terra podem ser divididos em dois grandes grupos : seres procariontes; seres eucariontes. O principal critrio de distino entre estes dois grupos a sua organizao celular: Os seres procariontes apresentam clulas simples, sem um verdadeiro ncleo. Os seres eucariontes apresentam-se constiudos por clulas complexas, com ncleo organizado e diversos organelos membranares.

Estrutura clula eucariota

Que acontecimentos tero tido lugar neste planeta que justifiquem o surgimento de seres vivos e da sua enorme diversidade? Que processos justificam a existncia de seres procariontes e outros eucariontes? O que ter levado alguns desses eucariontes a tornarem-se multicelulares, enquanto que outros permaneceram formados por uma s clula?

O planeta Terra formou-se h cerca de 4600 milhes de anos (M.a.). Os primeiros milhes de anos da histria do planeta tero sido tumultuosos. Os corpos do Sistema Solar, esto recm-formados, procuravam, ainda, a estabilidade.

Os bombardeamentos meteorticos sucediam-se a um ritmo muito elevado, at h cerca de 3900 M. a.


A partir de 3900 M.a., a Terra entrou numa fase mais calma da sua evoluo, a temperatura foi diminuindo, criando-se um ambiente mais propcio para que se pudessem criar molculas complexas, sem que fossem imediatamente destrudas pelo calor.

Segundo esta hiptese, as molculas orgnicas, ao interagirem entre si, tero originado sistemas com elevados nveis de organizao, designados por protobiontes.

Os protobiontes seriam agregados moleculares incapazes de se reproduzirem de forma regular.


Contudo, modelos laboratoriais mostraram que estes agregados podem originar, embora de uma forma pouco controlada, novos protobiontes. Por outro lado, os protobiontes j seriam capazes de manter um certo equilbrio do seu meio interno e de reagir a certos estmulos do meio.

O aumento gradual da complexidade destes protobiontes ter levado ao aparecimento dos primeiros seres vivos. Inicialmente unicelulares e de constituio muito simples, os primeiros seres vivos seriam semelhantes aos actuais seres procariontes. Os mais antigos registos fsseis que se conhecem tm cerca de 3500 M.a. e corroboram esta hiptese. Estes fsseis de procariontes filamentosos assemelham-se a algumas das actuais bactrias.

Estromatlitos

Fssil de bactria datado de 3500 M.a., encontrado na Austrlia, que constitui o vestgio de vida mais antigo.

Dos Procariontes
Ao longo de vrios milhes de anos, os seres procariontes habitaram ambientes aquticos e foram-se diversificando, sobretudo no que se refere ao seu metabolismo. Alguns desses seres unicelulares desenvolveram um processo metablico que conduzia libertao de oxignio a fotossntese. Desta forma, h cerca de 2700 M.a., o oxignio comeou a acumular-se na atmosfera.
O surgimento de oxignio na atmosfera teve um impacto brutal na vida dos nicos habitantes da Terra (os procariontes).

Este gs, muito reactivo, estabelece ligaes com diversas molculas destruindo-as ou modificando-as drasticamente. Desta forma, muitos grupos de procariontes foram extintos, envenenados pelo oxignio. Contudo, alguns conseguiram sobreviver em ambientes que permaneciam anaerbios. Entre os sobreviventes, contam-se indivduos que desenvolveram a capacidade de resistirem ao oxignio.

Entre eles, houve um grupo, que semelhana das actuais mitocndrias, era capaz de capaz de aproveitar este gs para oxidar os compostos orgnicos, obtendo assim uma grande quantidade de energia.

aos Eucariontes.

Apesar destas capacidades, fotossntese e respirao, a simplicidade dos organismos procariontes limitava os processos metablicos que podiam ser realizados simultaneamente.

Alguns grupos de procariontes evoluram e aumentaram a sua complexidade, tendo, muito provavelmente, estado na origem dos organismos eucariontes.

Fundamentalmente, existem duas hipteses que tentam explicar a origem dos seres eucariontes a partir dos seres procariontes:

Hiptese Autognica
Hiptese Endossimbitica

Hiptese Autognica
Segundo esta hiptese, os seres eucariontes so o resultado de uma evoluo gradual dos seres procariontes. Numa fase inicial, as clulas desenvolveram sistemas endomembranares resultantes de invaginaes da membrana plasmtica.

Algumas dessas invaginaes armazenavam o DNA, formando um ncleo.


Outras membranas evoluram no sentido de produzir organelos semelhantes ao retculo endoplasmtico.

Posteriormente, algumas pores do material gentico abandonaram o ncleo e evoluram sozinhas no interior de estruturas membranares.

Desta forma, formaram-se organelos como as mitocndrias e os cloroplastos. Esta hiptese pressupe que o material gentico do ncleo e dos organelos (sobretudo das mitocndrias e dos cloroplastos) tenha uma estrutura idntica. O material gentico destes organelos apresenta, geralmente, uma maior semelhana com o das bactrias autnomas, do que com o material gentico presente no ncleo. Estas e outras observaes levaram ao desenvolvimento . um outro modelo ou hiptese a Hiptese de Endossimbitica

Hiptese Autognica a invaginao e a especializao progressiva da membrana celular teria originado os organitos

Hiptese

Autognica

Hiptese Endossimbitica
Esta hiptese parece reunir um maior consenso entre a comunidade cientfica. Esta hiptese, largamente desenvolvida por Lynn Margulis da Universidade do Massachussetts, Defende que :

Os seres eucariontes tero resultado da evoluo conjunta de vrios organismos procariontes os quais foram estabelecendo associaes simbiticas entre si.

O termo endossimbitica resulta do facto de algumas clulas viverem no interior de outras, numa relao de simbiose.

Cloroplasto

Embora este modelo admita que os sistemas endomembranares e o ncleo tenham resultado de invaginaes da membrana plasmtica, as mitocndrias e os cloroplastos seriam, at acerca de 2100 M.a., organismos autnomos.

Hiptese Endossimbitica as clulas eucariticas seriam o resultado da associao de clulas procariticas simbiticas

Nessa altura, algumas clulas de maiores dimenses (clulas hospedeiras) tero capturado clulas mais pequenas, como os ancestrais das mitocndrias e dos cloroplastos. Alguns destes ancestrais conseguiram sobreviver no interior da clula procaritica de maiores dimenses, estabelecendo-se relaes de simbiose.
A ntima cooperao entre estas clulas conduziu ao estabelecimento de uma relao simbitica estvel e permanente.

A evoluo conjunta destes organismos ter levado ao surgimento das clulas eucariticas constitudas por vrios organelos, alguns dos quais foram, em tempos, organismos autnomos. Assim, as primeiras relaes endossimbiticas tero sido estabelecidas com os ancestrais das mitocndrias. Os ancestrais das mitocndrias seriam organismos que tinham desenvolvido a capacidade de produzir energia, de forma muito rentvel, utilizando o oxignio no processo de degradao de compostos orgnicos.

Por outro lado, outro grupo de procariontes, semelhante s actuais cianobactrias, tinha desenvolvido a capacidade de produzir compostos orgnicos utilizando a energia luminosa.

A associao das clulas procariticas de maiores dimenses com estes seres, ancestrais dos cloroplastos, conferia-lhes vantagens evidentes. Mas, nem todas as clulas eucariticas possuem cloroplastos.

Este facto explicado, segundo a Hiptese Endossimbitica, pelo estabelecimento de relaes simbiticas de forma sequencial.
Isto , as primeiras relaes endossimbiticas tero sido estabelecidas com os ancestrais das mitocndrias e, s posteriormente, algumas dessas clulas tero estabelecido relaes de simbiose com os ancestrais dos cloroplastos. So diversas as evidncias biolgicas e bioqumicas que apoiam a Hiptese Endossimbitica para a origem das mitocndrias e dos cloroplastos:

- As mitocndrias e os cloroplastos tm dimenses semelhantes s das bactrias;

-As mitocndrias e os cloroplastos produzem as suas prprias membranas internas e replicam-se por um processo semelhante diviso binria que ocorre nas bactrias; -Estes organelos possuem o seu prprio material gentico, apresentando uma molcula de DNA circular, sem histonas associadas ( semelhana do que acontece com a maioria dos procariontes actuais);

- Os ribossomas dos cloroplastos apresentam mais semelhanas com os ribossomas dos procariontes, do que com os ribossomas do citoplasma das clulas eucariticas;

Os ribossomas das mitocndrias apresentam uma grande variabilidade, de acordo com o grupo de clulas eucariticas onde se encontram; No entanto, genericamente, estes ribossomas so mais semelhantes aos ribossomas dos procariontes do que aos eucariontes; Na membrana interna destes organelos existem enzimas e sistemas de transporte que se assemelham aos que esto presentes nos actuais procariontes.
Assim, admite-se que as membranas internas derivem das membranas dos procariontes endossimbiticos;

- Actualmente, continuam a verificar-se alguns casos de simbiose obrigatria entre alguns eucariontes e bactrias, constituindo verdadeiras relaes endossimbiticas. Alm destes argumentos, verifica-se ainda que alguns dos genes necessrios para o funcionamento das mitocndrias e dos cloroplastos esto presentes no ncleo da clula eucaritica, o que poderia ser um argumento a favor do modelo autognico. Por outro lado, verificam-se trocas de sequncias de DNA entre as mitocndrias (e entre os cloroplastos) de uma clula. Alm disso, algumas pores de DNA destes organelos semiautnomos so trocados com o ncleo das clulas onde se encontram. Assim, admite-se que, no decurso do processo de evoluo conjunta, alguns genes das mitocndrias tero sido transferidos para o ncleo da clula hospedeira.

Representao esquemtica da teoria endossimbitica

Da Unicelularidade Multicelularidade
Aps a formao dos seres eucariontes, a vida na Terra apresentava uma grande diversidade.

Organismos capazes de produzir compostos orgnicos, utilizando a energia luminosa, libertavam oxignio para a atmosfera. Outros desenvolviam a capacidade de aproveitar esse oxignio para degradar compostos orgnicos e obterem, assim, energia necessria para as suas funes.
Alguns organismos estabeleciam relaes simbiticas, de tal forma vantajosas que se tornariam permanentes.

Os eucariontes, seres maiores, reuniam diversas capacidades na mesma clula e competiam entre si pelo alimento e pelo espao. A crescente competio levaria ao aparecimento de uma nova classe de seres vivos os organismos multicelulares.

De facto, a associao entre alguns seres unicelulares poder ter sido vantajosa neste ambiente de competio. Os organismos multicelulares tero surgido na Terra h cerca de 1500 M.a. Na sequncia do processo de reproduo, algumas clulas geradas no se libertariam das clulas progenitoras aps a diviso. Este ter sido o primeiro passo para a multicelularidade.
Os ancestrais dos organismos multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, que formavam estruturas designadas colnias ou agregados coloniais.

Inicialmente, todas as clulas da colnia desempenhavam a mesma funo.

Contudo, ao longo do tempo algumas das clulas do agregado colonial ter-se-o especializado em determinadas funes. A diferenciao celular, relacionada com uma funo especfica, e em que se verifica uma interdependncia estrutural e funcional das clulas, ter-se- acentuado no decurso da evoluo, originando verdadeiros seres multicelulares.
Actualmente, existem ainda organismos que vivem sob a forma de colnias.

De facto, existem organismos formados por vrias clulas sem contudo, existir qualquer especializao dessas clulas.

Por outro lado, existem outros organismos coloniais que apresentam j clulas especializadas.
Nestas colnias existem clulas somticas e clulas reprodutoras. As clulas somticas so biflageladas e unem-se umas s outras por filamentos citoplasmticos. Estas clulas so responsveis pela nutrio e pelo movimento da colnia. Para que a colnia se desloque, necessrio uma aco coordenada dos flagelos, produzindo-se um movimento de rotao caracterstico. Algumas clulas, maiores do que as clulas somticas, so responsveis pela reproduo da colnia.

Os organismos coloniais deste tipo, no so considerados verdadeiros multicelulares. Embora sejam constitudos por diversas clulas, a diferenciao celular muito reduzida, limitando-se s clulas reprodutoras. Admite-se, no entanto, que organismos coloniais semelhantes tenham evoludo no sentido da verdadeira multicelularidade.

Neste processo, inicialmente, tero surgido diferentes tipos de clulas que, mais tarde, originariam tecidos, os quais tero levado ao aparecimento de rgos e sistemas de rgos.

Assim, actualmente, admite-se que a progressiva especializao morfolgica e fisiolgica dos seres coloniais conduziu ao aparecimento dos organismos multicelulares.

A multicelularidade ter trazido algumas vantagens evolutivas para os organismos que apresentavam este padro funcional e estrutural: Maiores dimenses, mantendo-se, contudo, uma relao rea/volume das clulas, ideal para a realizao de trocas com o meio; Maior diversidade, proporcionando uma melhor adaptao a diferentes ambientes; Diminuio da taxa metablica, resultado da especializao celular que permitiu uma utilizao de energia de forma mais eficaz; Maior independncia em relao ao meio ambiente, devido a uma eficaz homeostasia (equilbrio dinmico do meio interno) resultante de uma interdependncia dos vrios sistemas de rgos.

EM SNTESE
Todos os seres vivos conhecidos na Terra podem ser divididos em dois grandes grupos os seres procariontes e os seres eucariontes. No que respeita ao nmero de clulas, os seres vivos podem ser classificados em unicelulares (formados somente por uma clula) e multicelulares (quando se apresentam constitudos por vrias clulas).
Os protobiontes seriam agregados moleculares capazes de reagir a certos estmulos do meio, manter um certo equilbrio interno, podendo dividir-se de uma forma muito rudimentar.

Os primeiros seres vivos seriam unicelulares, muito simples, assemelhando-se aos actuais procariontes. Alguns grupos de procariontes evoluram no sentido de aumentar a sua complexidade, tendo, muito provavelmente, estado na origem dos organismos eucariontes.

Existem, fundamentalmente, duas hipteses que tentam explicar a origem dos seres eucariontes a partir dos procariontes: a Hiptese Autognica e a Hiptese Endossimbitica.
Segundo a Hiptese Autognica, os seres eucarionte so o resultado de uma evoluo gradual dos seres procariontes.

Segundo a Hiptese Endossimbitica, os seres eucariontes tero resultado da evoluo conjunta de vrios organismos procariontes, os quais foram estabelecendo associaes simbiticas entre si.

A evoluo conjunta destes organismos ter levado ao surgimento das clulas eucariticas constitudas por vrios organelos, alguns dos quais foram, em tempos, organismos autnomos.
As primeiras relaes endossimbiticas tero sido estabelecidas com os ancestrais das mitocndrias (organismos que tinham desenvolvido a capacidade de produzir energia, de forma muito rentvel, utilizando o oxignio no processo de degradao de compostos orgnicos).

Os ancestrais dos cloroplastos seriam organismos capazes de produzir compostos orgnicos utilizando a energia luminosa. Existem diversos dados que apoiam a Hiptese Endossimbitica sendo, por isso, aquela que tem maior aceitao entre a comunidade cientfica. Admite-se que a associao entre alguns seres unicelulares poder ter sido vantajosa, conduzindo ao aparecimento de seres multicelulares.
Os ancestrais dos organismos multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, que formavam estruturas designadas colnias ou agregados coloniais.

A diferenciao celular, relacionada com uma funo especfica, e em que se verifica uma interdependncia estrutural e funcional das clulas, ter-se- acentuado no decurso da evoluo, originando verdadeiros seres multicelulares.
A especializao celular conduziu ao surgimento de tecidos, os quais, ao longo processo evolutivo, tero levado ao aparecimento de rgos. Assim, actualmente, admite-se que a progressiva especializao morfolgica e fisiolgica dos seres coloniais conduziu ao aparecimento dos organismos multicelulares.

A multicelularidade implica uma maior organizao e diferenciao celular.

A multicelularidade ter trazido algumas vantagens evolutivas para os organismos.

You might also like