You are on page 1of 2

O Condicionamento Operante - Vrias geraes de estudantes de psicologia estudaram o experimentos de Skinner sobre o condicionamento operante e como diferem do comportamento

respondente investigado por Pavlov. Na situao de condicionamento pavloviano, um estmulo conhecido parado com outro estmulo sob condies de reforo. A resposta comportamental eliciada por um estmulo observvel e Skinner chamou-a de comportamento respondente. O comportamento operante ocorre sem qualquer estmulo antecedente externo observvel. A resposta do organismo parece ser espontnea, ou seja, no relacionada com qualquer estmulo observvel conhecido. Isso no significa que no haja um estmulo que e licite a resposta, mas que no detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na viso do observador, no existe estmulo porque ele no aplicou e no consegue v-lo.

Outra diferena entre o comportamento respondente e o operante que este opera no ambiente do organismo, enquanto o outro, no. O co treinado do laboratrio de Pavlov no fazia outra coisa seno reagir (nesse caso, salivar) quando o pesquisador apresentava-lhe o estmulo (a comida). O co no era capaz de atuar ou si s para assegurar o estmulo. No entanto, o comportamento operante do rato na caixa de Skinner instrumental em assegurar o estmulo (a comida). Quando o rato pressiona a barra, aceita comida, e somente a recebe se pressionar a barra, portanto, ele opera sobre o ambiente. Skinner acreditava no comportamento operante como sendo o melhor representante da situao tpica de aprendizagem. Na maioria das vezes, o comportamento o tipo operante, portanto, a melhor abordagem cientfica para seu estudo so os processos de condicionamento e extino. A demonstrao da clssica experincia da caixa de Skinner envolvia o ato de pressionar a barra, que fora construda de modo que controlasse as variveis externas. Colocava-se um rato privado de comida dentro da caixa, ficando livre para explorar o ambiente. No curso dessa explorao, o rato pressionava uma lavanca ou uma barra, ativando um mecanismo que liberava uma bolinha de rao em uma bandeja. Depois de conseguir algumas bolinhas (os reforos), o condicionamento geralmente se estabelecia com rapidez. Observe que o comportamento do rato (pressionando a alavanca) atuou sobre o ambiente e assim serviu como instrumento para obteno do alimento. A varivel dependente simples e direta: a taxa de respostas. Com base nessa experincia bsica, Skinner derivou a sua lei da aquisio, que afirma que a fora de um comportamento aumenta quando ele seguido pela apresentao de um estmulo reforador. Embora a prtica seja importante para se estabelecer uma alta taxa de presso barra, a varivel-chave o reforo. A prtica em si no aumenta a taxa de respostas; ela apenas proporciona a oportunidade de ocorrncia do reforamento adicional. A lei da aquisio de Skinner diferente de vises de Thorndike e Hull sobre a aprendizagem. Skinner no lidava com as consequncias do reforo, com as sensaes do prazer/dor ou satisfao/insatisfao, como Hull. Enquanto os sistemas de Thorndike e Hull eram explicativos, o de Skinner era descritivo.

Condicionamento Operante Exemplos


Reforo positivo a presentao de um estimulo agradvel aps um comportamento desejado aumentando a frequncia do comportamento; por exemplo, se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar.

Caso o aluno tiver boas notas recebe um elogio..

Reforo negativo nada mais a remoo (negativo) de um evento desagradvel aps o comportamento desejado; isso fica explicado nos exemplos:

Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques elctricos;

Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores.

Punio positiva se resume na apresentao de uma consequncia desagradvel aps a realizao de um comportamento no desejado.

Diminuio da frequncia do comportamento..

Exemplo:

Se o rato sair do permetro definido leva choque eltrico; Se a criana faz birra leva uma repreenso.

You might also like