You are on page 1of 10

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MANUAL PARA ALUNOS DE GRADUÇÃO Início em Janeiro de 2013 Introdução Obrigado pelo seu interesse

no programa Ciência sem Fronteiras do Reino Unido (CsF Reino Unido). O CsF Reino Unido tem o objetivo de inserir estudantes em algumas das melhores universidades britânicas. Este manual apresenta informações sobre o programa e o processo de inscrição O programa O programa CsF permite a você estudar uma variedade das chamadas disciplinas STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e disciplinas da indústria criativa no Reino Unido, oferecendo cursos acadêmicos de qualidade e uma oportunidade fantástica de vivenciar a vida no Reino Unido, como também melhorar sua proficiência em inglês. O programa tem duração de 12 meses; compostos por 9 meses de estudo e 3 meses de estágio ou projeto de pesquisa. A bolsa de estudos Suas taxas referentes à mensalidade e acomodação serão pagas diretamente à sua universidade no Reino Unido pela agência financiadora brasileira. Além disso, a agência financiadora também arcará com os custos dos seus voos e lhe fornecerá um auxílio financeiro para cobrir suas despesas. Você terá que cobrir seus custos com alimentação com seu auxílio mensal. Talvez você também precise efetuar um depósito caução para sua acomodação, que será devolvido ao final de sua estadia. Você deve se inscrever nos programas de bolsa de estudo das agências brasileiras. Você pode fazer isso online no seguinte endereço: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf Sua universidade no Brasil talvez possa lhe ajudar com isso.Você deve se inscrever no programa de bolsa de estudos CsF entre 6 de agosto e 14 de setembro O CsF Reino Unido só processará inscrições de candidatos que forem aprovados pelo CsF para iniciar a bolsa de estudos em janeiro de 2013. Favor clique- aqui -para maiores detalhes sobre os critérios de elegibilidade.

como também o nível mínimo de proficiência exigido pela UKBA para aprovação do visto Tier 4 para estudantes em geral. As pontuações mínimas referentes à proficiência em inglês exigidas pela UKBA são 5.No entanto.5 em cada componente do IELTS ou TOEFL iBT nível B2 (Interpretação Oral -17. Conversação-20. Leitura-18. Alunos do CsF Reino Unido que se inscreverem para iniciar em janeiro de 2013 terão o seguinte cronograma: Janeiro/fevereiro – maio/junho:1° semestre de estudos acadêmicos Junho-agosto – estágio na indústria/projeto supervisionado Setembro-dezembro – 2° semestre de estudos acadêmicos Estágio na indústria / projeto supervisionado Sua universidade no Reino Unido trabalhará com você para que ache um estágio adequado na indústria. Clique aqui– para maiores informações sobre os requisitos de proficiência em inglês e os tipos de testes aceitos. .O ano letivo no Reino Unido O ano letivo no Reino Unido começa em setembro/outubro e vai até maio/junho. pois isso é uma exigência da Agência de Fronteiras do Reino Unido (UKBA). que é o serviço de imigração britânico.Em alguns casos. cursos de inglês não estão disponíveis para o período anterior. Lembre-se que não aceitamos cópias da tela que mostra os resultados da sua prova. Requisitos de proficiência em inglês Favor lembre-se de que para início em janeiro de 2013. Outras provas também são aceitas. quando fará seu estágio/projeto você deverá manter contato periódico com sua universidade no Reino Unido. é possível iniciar alguns programas de estudo em janeiro/fevereiro. Você precisará demonstrar que tem a proficiência mínima em inglês exigida pela UKBA para um visto Tier 4 para estudantes em geral quando se inscrever no CsF Reino Unido. Durante o período do verão.Não esqueça que você precisará comprovar proficiência em inglês para a universidade.Veja nossa página da web para maiores informações. talvez não seja possível achar um empregador para o estágio e sua universidade no Reino Unido poderá organizar com você para que trabalhe em um projeto supervisionado. Escrita-17). Nós solicitaremos que nos envie seu certificado por e-mail em formato pdf.

insira a data e forneça seus dados para contato na cópia traduzida. Eles também podem utilizar o histórico para decidir em qual ano de estudo você deve ser inserido.Históricos acadêmicos Entraremos em contato para solicitar seu histórico acadêmico. A previsão é que o CAS seja emitido a partir do dia 19 de novembro. após sua chegada ao Reino Unido. Lembrete: não há necessidade da tradução ser feita por um tradutor juramentado. Você vai solicitar um visto Tier 4 para estudantes em geral. Você deve fazer isso assim que tiver recebido seu CAS (Confirmação de Aceito para Estudos) da sua universidade no Reino Unido. Vistos Cada estudante é responsável por obter seu próprio visto. Os documentos traduzidos também precisam ser certificados como autênticos pela sua universidade no Brasil (normalmente um carimbo ou selo). Em alguns casos. mas você não deve traduzir o histórico você mesmo. você pode escolher os módulos de uma lista pré-definida. . Você precisa: Apresentar uma cópia do seu histórico acadêmico traduzida para inglês Que o tradutor assine. que sua universidade no Brasil poderá fornecer. Você só receberá seu CAS após ter aceito a oferta formalmente. Na maioria dos casos. É uma decisão das universidades no Reino Unido em qual ano / nível você será inserido e o CsF Reino Unido não tem nenhuma influência sobre isso. o CsF Reino Unido lhe enviará um e-mail com orientações sobre o que precisa para dar entrada no visto. estudantes do CsF são inseridos no segundo ano do programa. ou solicitam que escolham módulos ou temas. Assim que tiver recebido sua oferta de vaga em uma universidade do Reino Unido. A sua universidade no Reino Unido discutirá isso com você quando você aceitar a oferta deles. Seu programa de estudo no Reino Unido A sua universidade no Reino Unido utilizará seu histórico acadêmico com outros documentos para decidir se vai ou não oferecer-lhe uma vaga.O histórico deve ser fornecido por uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil. Os módulos ou temas que você estudará serão decididos pela sua universidade no Reino Unido. A maioria das universidades só lhe fornece sua grade horária.

A qualidade dos candidatos é alta e o número de vagas é limitado. Carta de apresentação Você deve ser muito cuidadoso quando escrever sua carta de apresentação já que estará competindo com muitos outros estudantes.uk/Applynow. Entraremos em contato para confirmar as universidades que escolheu em ordem de preferência.gov. ainda precisará comprovar proficiência em inglês no nível exigido pela universidade onde pretende estudar. Você pode escolher até três universidades.Você não deve solicitar seu visto antes de receber seu CAS. você não poderá mudar a ordem de preferência. Você pode fazer sua solicitação no seguinte endereço:www. Como escolher sua universidade e cursos Uma lista de universidades e cursos está disponível no site do CsF Reino Unido aqui. Não recomendamos que se inscreva em mais de um curso em cada universidade. Quando todas estas informações tiverem sido entregues. você pode estudar do Reino Unido sem a necessidade de um visto Tier4 de estudante. Viagem Não compre suas passagens antes do seu visto ter sido emitido. Lembre-se de que: Deve se inscrever em um curso que seja o mesmo ou semelhante ao curso que você está fazendo no Brasil.aspx Para maiores informações sobre visto. Lembre-se de que as orientações dadas acima são meramente indicativas. Se você for cidadão da Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou da Suíça. Para maiores informações. clique aqui Você também pode baixar esse diagrama no SwB Undergraduate Visa Process Leia o UKBA Tier 4 Policy Guidance & Help Text e as orientações do UKCISA sobre 'Making a student application in the UK' (solicitação de visto de estudante no Reino Unido) para ajudá-lo a preencher o formulário de solicitação de visto. clique aqui Mesmo assim. Favor referir-se a orientações de políticas da UKBA para todas as exigências. .fco.visa4uk.

a universidade pode lhe oferecer uma vaga em um curso diferente do qual se candidatou. você não poderá escolher qual e não deve entrar em contato com as universidade no Reino Unido diretamente. Você vai receber uma oferta somente. A agência financiadora também fornecerá um auxílio para custear sua passagem de ida e volta para o Reino Unido e alguns custos adicionais de instalação. Em alguns casos. A universidade não fornecerá alimentação. Isso normalmente ocorre quando o curso que escolheu está cheio. vida social e despesas em geral. mas a instituição gostaria de lhe oferecer uma vaga. A agência financiadora lhe fornecerá um auxílio mensal que você precisará para custear suas despesas com alimentação.Sua oferta Você não deve entrar em contato diretamente com as universidades nas quais se candidatou depois de ter feito sua inscrição.Caso não entre em contato conosco dentro de 48 horas. deslocamento dentro do Reino Unido. que será devolvido ao final de sua estadia. Eles não podem fornecer informações sobre sua inscrição. Talvez você também precise efetuar um depósito caução para sua acomodação. Financiamento Você deve entrar em contato com a agência financiadora para obter detalhes do seu financiamento. A oferta será da universidade mais bem posicionada na sua ordem de preferência que tenha aceitado sua inscrição. tentaremos coloca-lo em outra universidade que ofereça o curso que escolheu – no entanto. não podemos garantir sua vaga.Nós enviaremos um relatório para cada universidade no Reino Unido listando os alunos que aceitaram as vagas. Para aceitar sua oferta Você terá 48 horas para aceitar sua oferta. Caso não receba uma oferta das 3 universidades de sua escolha. lembre-se de que: As taxas referentes à mensalidade e acomodação serão pagas diretamente a sua universidade. Você receberá sua oferta do CsF Reino Unido entre os dias 9 e 16 de novembro. . no entanto.

Lembre-se de que: Sua universidade irá alocá-lo um quarto. entretanto. sua inscrição. ou sobre o esquema do CsF. Caso não receba uma resposta imediata à sua consulta. pode ser porque estamos tentando achar uma solução para você. Contatos e mantendo contato Caso tenha qualquer dúvida em relação a como se inscrever.Isso significa que a idade média das pessoas que residem nesses alojamentos é de 18-20 anos. o tipo mais comum é um quarto individual com banheiro coletivo.ac. Existe uma variedade de tipos de quartos para os quais você poderá ser alocado. você receberá um convite para entrar no nosso grupo do Facebook para que se mantenha atualizado e possa entrar em contato com outros estudantes do CsF quando estiver no Reino Unido. algumas universidades possuem suítes.uk Lembre-se que: Tentamos responder cada e-mail dentro de 3 dias úteis. Talvez você também precise efetuar um depósito caução para sua acomodação. Sua acomodação terá cozinha coletiva própria. que será devolvido ao final de sua estadia. Quando enviar sua consulta favor escrever em inglês e inclua seu número de identidade de estudante UUK e nome completo no assunto do seu e-mail. no entanto. entre em contato por e-mail no endereço. você terá que custear sua própria alimentação com o auxílio mensal que receberá como parte da bolsa de estudos. portanto. . durante épocas de alta procura isso pode não ser possível.Acomodação Todos os estudantes do CsF Reino Unido tem acomodação garantida em alojamento administrado pela instituição durante todo o período de estadia no Reino Unido. Estudantes no Reino Unido só residem em alojamentos administrados pela universidade no primeiro ano de estudo. que você não poderá escolher. Favor evitar entrar em contato com qualquer membro do quadro do UUK fora da equipe CsF em relação à sua consulta. Mídia social Temos uma página no Facebook onde você pode encontrar informações sobre o CsF Reino Unido Você também pode nos seguir no twitter Assim que você tiver aceito sua oferta. sciencewithoutborders@international.

mas um documento virtual semelhante a um cadastro em um bando de dados. Os cursos específicos oferecidos por cada universidade se encaixam em uma ou mais dessas áreas e só podem ser encontrados pela ferramenta de busca de curso. engenharia e matemática). Portanto. mais as indústrias criativas. Cardiff e Edimburgo. IU: A Unidade Internacional de Educação Superior do Reino Unido (IU) inicia e realiza projetos e atividades de alto nível para apoiar e expandir a amplitude e profundidade das atividades internacionais do setor de educação superior. tecnologia. qual está certo? R: A lista de “pontos fortes das disciplinas” que se encontra nas páginas da universidade na web são áreas/disciplinas abrangentes que significam que a universidade é elegível para participar do Ciência sem Fronteira. UUK: Universities UK é a organização que representa as universidades do Reino Unido. tem como missão ser a voz de todas as universidades no Reino Unido.Fundada em 1918. Cada CAS tem um número de referência único e contem informações sobre o curso para o qual foi emitido com os dados pessoais do estudante. Para uma lista completa das áreas prioritárias do CsF clique aqui P: Os cursos listados sob “Pontos fortes das disciplinas que tornam esta instituição elegível para o Ciência sem Fronteiras” nas páginas da web não correspondem aos cursos na ferramenta de busca de cursos. . para escolher seu curso você só pode utilizar a ferramenta de busca de cursos. fornecendo liderança de alta qualidade e apoio a todos os membros para promover um setor de educação superior diverso e bem sucedido. mas não nas áreas das disciplinas consideradas pontos fortes. CAS: Seu CAS não é um certificado ou documento em papel. promove a força e sucesso das universidades do Reino Unido no âmbito nacional e internacional. responsável pela emissão de vistos a visitantes do Reino Unido. Perguntas mais frequentes P: Quais são as disciplinas prioritárias para o CsF? R: Os campos de interesse são em sua maioria áreas referentes às chamadas disciplinas STEM (sigla em inglês para ciência.Glossário UKBA: Agência de Fronteiras do Reino Unido. Em alguns casos. universidades oferecerão cursos dentro das áreas das disciplinas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras.Com 134 membros e escritórios em Londres.

que exigem que os alunos sejam cadastrados como profissionais de saúde. você pode tentar e se inscrever naquele curso. Também é recomendável que as universidades brasileiras ajudem seus candidatos a escolherem o curso certo. Se você vai ou não ser aceito no curso ficará a critério da universidade.As páginas dos cursos no site contêm detalhes sobre cada curso.Candidatos devem se certificar que preenchem os critérios antes de escolher um curso. pois escolher vários cursos em uma universidade pode ser uma desvantagem no processo de seleção. entretanto. você supra os requisitos referentes à proficiência em inglês. Sempre tentaremos colocar candidatos nas universidades de sua preferência. odontologia e enfermagem podem se candidatar.P. P: Quantas universidades posso escolher? R: Candidatos podem escolher até três cursos e até três universidades. como os cursos abaixo: BSc Anatomical Sciences (B110) BSc Anatomy (B110) BSc Biochemistry (C700) BSc Biological Chemistry and Drug Discovery (F151) BSc Biological Sciences (C100) BSc Biology with Biotechnology (C511) BSc Biomedical Genetics (B901) BSc Biomedical Science (Anatomy) (B9BC) BSc Biomedical Science (B900) BSc Biomolecular Sciences (C760) BSc Cell and Molecular Biology (C760) BSc Cell Biology (C130) . pois assim evitará decepção. o que devo fazer? Como estudante do Ciência sem Fronteiras. Recomendamos que estudantes escolham somente um curso em cada universidade. não é possível se inscrever em cursos de graduação em medicina (MBBS e equivalentes) no Reino Unido. P: Sou estudante de medicina. P: Posso me inscrever em um curso se a minha pontuação na prova de proficiência em inglês está um pouco abaixo do que a universidade exige? Caso sua pontuação na prova de proficiência em inglês esteja um pouco abaixo do que a exigida pelo curso.Isso é devido ao financiamento e exigências regulatórias que existem para esses e outros cursos clínicos.No entanto. mas medicina não está disponível no UCAS. recomendamos que para as universidades de segunda e terceira preferência. Conseguirei uma vaga na universidade de minha preferência? R. isso não pode ser garantido e alguns candidatos poderão só receber uma oferta de vaga em uma outra universidade. incluindo as condições adicionais de aceitação. existem várias universidades que oferecem cursos relacionados a medicina que não são clínicos e para quais estudantes brasileiros de medicina. No entanto. O mesmo se aplica para cursos de odontologia e enfermagem.

significa que não precisam ver um portfolio para tomarem uma decisão. sujeito a aprovação pela universidade. eles podem estender seus estudos por mais um ano e quando concluem o curso.No Reino Unido. os estudantes podem escolher um curso BEng ou MEng. pois o conteúdo é o mesmo. como e quando envio isso? R: Em casos onde um portfolio ou uma performance gravada em DVD é necessário. se um estudante de engenharia decide concluir seus estudos após 3 anos somente. isso será um problema? . como por exemplo. eles recebem um diploma BEng em engenharia. No entanto.0 na escrita.Caso a universidade não entre em contato com você em relação a isso. P: O curso para o qual quero me inscrever requer que eu apresente um portfolio ou uma audição por DVD. quando enviar fotos ou vídeos diretamente à universidade.Portanto. a universidade entrará em contato diretamente com o estudante para organizar os detalhes. mas tirei 5. P: Preciso do meu passaporte antes de me inscrever? R: Sim.BSc Cellular & Molecular Medicine (B130) BSc Genetics (C400) BSc Human Biology (B150) BSc Human Biosciences (B120) BSc Human Embryology and Developmental Biology (CC71) BSc Immunology (C550) BSc Immunology and Pharmacology (BC25) BSc Infection Biology (C930) BSc Life Sciences (C102) BSc Medical Biology (C191) BSc Medical Biotechnology (B800) BSc Medical Neuroscience (B142) BSc Medical Physiology (B121) BSc Medicinal Chemistry (F150) BSc Pharmacology (B210) BSc Physiological Sciences (B100) BSc Physiology (B120) BSc Physiotherapy (B160) BSc Public Health (B910) BSc Sports Medicine (CB69) BSc Sports Biomedicine (CB69) P: Qual a diferença entre um curso BEng e um MEng na engenharia? R: O conteúdo dos cursos BEng e MEng é o mesmo durante os primeiros 3 anos. recebem um diploma MEng.Você precisa incluir o número do seu passaporte no formulário de inscrição. P: Minha pontuação média geral no IELTS é 6.

P: Quais são as diferenças e principais atividades de universidades no Reino Unido? R: Todas as universidades no Reino Unido realizam pesquisa e lecionam. escrita.R: Sim. Para maiores informações sobre outras provas aceitas pela UKBA clique aqui. A Agência de Fronteiras do Reino Unido exige que qualquer estudante que solicite um visto Tier 4 para estudantes em geral. Leitura 18.17) para garantir um visto. ou TOEFL iBT (Interpretação Oral – 17. Vagas nas Universidades P: Quando ficarei sabendo se me ofereceram uma vaga? R: Entraremos em contato com você entre os dias 9 e 16 de novembro com sua oferta de vaga. no entanto. Algumas instituições se concentram primordialmente em lecionar. favor entrar em contato com sciencewithoutborders@international. tenho que me inscrever nesta mesma universidade. Se sua dúvida não foi esclarecida. Escrita . no entanto. o foco e equilíbrio entre as atividades variam.20.ac. Candidatos devem ter uma pontuação mínima de 5. conversação e interpretação oral).5 no IELTS em todos os quatro componentes do idioma (leitura. tenha proficiência em inglês nível B2 com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL) em todos os componentes do idioma. podem estudar em outra universidade. quando há um vínculo entre universidades. os estudantes são alocados naquela instituição. se o curso que querem fazer não é oferecido por esta instituição. ou posso me inscrever para estudar em outra instituição? R: Normalmente. P: Se a minha universidade tiver um vínculo com uma universidade no Reino Unido. enquanto outras focam mais em pesquisa. Conversação .uk .