You are on page 1of 6

CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO

Este material não deve ser considerado como única fonte de pesquisa. Use em conjunto com as observações anotadas em classe.

Os textos em romano, foram transcritos das transparências exibidas em classe. Os textos em , são comentários do Professor.
itálico

cores. Você pode preenchê-lo com textos. colocados em lados oostos de uma linha. simplicidade e inteligência. todas as colunas devem ser da mesma largura ou proporcionais entre si. o início é sempre igual: um espaço e um monte de coisas a serem colocadas e distribuídas dentro dele. DIAGRAMAÇÃO Nada mais é que distribuir e colocar os textos. Não importa a publicação ou anúncio. precisa preenchê-lo com objetividade. Simetria é a correspondência de formas e posições de elementos semelhantes. A receita para uma boa diagramação é observação e criatividade. o tamanho da letra em relação à largura da coluna. deixando a mancha de texto desequilibrada. definida em Brainstorm. Essa definição vem da Linha Criativa. imagens. A colunagem de textos deve seguir um padrão. baseia-se em: Diagramação Organização Eqüilíbrio e contraste Inovação Os outros 50% são Bom Senso e Criatividade. As alturas devem ser balanceadas para que uma não fique mais alta que a outra. acima de tudo. imagens. Textos em colunas. isto é. Deve ser observada. Mas sem exagero. Procure observar as publicações existentes. Veja como o produtor resolveu os problemas de colocação de textos e títulos. títulos. nos casos de textos em espaços muito grandes. obedecendo ordens simétricas ou assimétricas. Mas. também. 50% de um bom leiaute. com o pessoal da Criação. facilitam a leitura. gráficos no seu devido lugar. Letras muito pequenas em colunas longas não permitem uma boa PROF. WANDERLEI PARÉ 2 .CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO Todo leiaute começa com um espaço em branco a ser preenchido.

seja uma simples correspondência. dando movimento e ritmo à composição. é abuso. ao mesmo tempo. Estes alinhamento são usados corriqueiramente e já fazem parte do diaa-dia de qualquer pessoa que faça qualquer tipo de editoração eletrônica. Os alinhamentos devem seguir a linha mestra de criação. ou a cor. ocasionam uma hifenização exagerada. O texto flui em torno da figura. ou o tipo (negrito. fazendo parte dela e. à direita. itálico). Deve ser utilizado com critério. qualquer abuso. criativo. PROF. WANDERLEI PARÉ 3 . para que seja compatível com o Público Alvo e com os objetivos da peça gráfica. Os títulos e subtítulos devem ter pesos diferenciados. prejudicando o ritmo de leitura. Alinhamentos: centralização. Os softwares de editoração possuem recursos que permitem a criação destes alinhamentos. Pesos diferenciados entre títulos. subtítulos e textos.CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO leitura. seja um Trabalho de Conclusão de Curso. O alinhamento Criativo exige conhecimento específico em softwares gráficos. justificado. Você pode alterar a fonte. à esquerda. Letras muito grandes em colunas estreitas. Afinal de contas.

Cada elemento tem sua posição própria dentro da composição. As imagens? Qual é a mais importante? Dentre as imagens a serem usadas na campanha. dentro da peça gráfica. haverá sempre uma de destaque. O título pode ser colocado na base do anúncio. ORGANIZAÇÃO Os elementos devem ser organizados. E o título? Como ele deve ficar? À direita. principalmente o Público Alvo. que será aquele que realmente agradará o cliente e. PROF. A definição será baseada na Linha Criativa da peça ou da campanha. Dependerá muito da linha criativa para essa definição. de forma prioritária. à esquerda ou centralizado? Em cima ou embaixo? Não necessáriamente o titulo deve fica na parte superior da peça gráfica. dá ritmo e integra os textos.CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO Essa solução para o texto escrito em inglês com a sua versão para o português. para uma leitura de impacto. Saiba responder corretamente essas perguntas: Qual o objetivo principal do anúncio? Dentre todos os objetivos definidos em reunião com o cliente e o pessoal de criação. Essa é a imagem prioritária da campanha. mas isso não significa que cada um estará sempre na mesma posição nas mais diferentes peças gráficas. em corpo grande. existe sempre um que é o prioritário. WANDERLEI PARÉ 4 .

um elemento dependendo do outro para apoio visual e para definir sua posição dentro da peça. contrastes violentos ou contrastes pobres demais. sem torná-los diferentes. no topo. como vimos no item anterior. Alinhe o bloco de texto com algum elemento: pode ser a foto. obrigatoriamente. diferenciando-os. mas podem estar em um box no centro da página. Dessa forma. prejudicam a leitura e compreensão da peça. Assim. Não deixe o logotipo perdido na página. Se centralizar. tamanhos) devem realçar cada elemento. ter identidade própria mas fazer parte da identidade da peça gráfica. esses elementos não tem. A peça gráfica não é só cor. PROF. ou pode vir ‘abraçando’ a imagem. A importância. o leiaute deve ter pesos visuais iguais. na lateral. consegue-se uma unidade gráfica. WANDERLEI PARÉ 5 . O uso das cores é extremamente crítico em peças gráficas. Elas podem matar um bom anúncio. Os elementos precisam ser diferenciados. Dê importância aos elementos. E o endereço. EQÜILÍBRIO E CONTRASTE Um bom leiaute deve ser equilibrado. Cuidado com as cores. mas os elementos devem ter seu grau de importância. Ele deve estar alinhado a um elemento. Não importa qual a forma do leiaute. Equilibrio é uma palavra que significa ‘pesos iguais’. Use o contraste com cuidado.CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO Qual a melhor posição para o texto? O texto poderá vir em um bloco único ou em colunas. Os pesos visuais (cores. ou formando uma figura. Há a convenção de que devem estar no rodapé do anúncio. centralize outros elementos. Nem tudo na peça tem o mesmo peso visual. negritos. para que não pareça estar caindo para um lado só. na inferior. deve ser definida pela linha de criação. telefone? E o logotipo? Da mesma forma que o título. o título ou os dois. O uso indiscriminado de cores complementares. Pode estar na parte superior. um lugar fixo. na lateral.

Não existe meio-termo. PROF. Você pode seguí-los ou não. deve-se pagar o preço por isso. se não corrermos riscos para colocar novas idéias. as pessoas entendem ou não entende. são isso mesmo: conselhos. Quando você inova. na mesmice de sempre. Sempre que uma regra é quebrada. ficaremos sempre no mesmo tipo de anúncio. você. independente de quais processos sejam.CONCEITOS DO PROJETO GRÁFICO INOVAÇÃO Inovar é ignorar regras em detrimento de novas regras. Os conselhos abaixo. Você pode ignorá-los ou dar a eles seu devido valor. Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não alinhe o texto coloque a foto com recorte perfeito utilize a cor que todo mundo usaria escolha um tipo de letra que outro usaria dê muita atenção às muitas opiniões seja previsível mostre o produto inteiro obedeça o cliente use imagem que seja apenas simbologia do título use título use formato padronizados se preocupe em ser politicamente correto tenha medo de perder o emprego. na verdade. mas faça isso com consciência e não por medo de não apresentar novas idéias. cometeu um erro. no mesmo tipo de campanha. WANDERLEI PARÉ 6 . se não inovarmos. Lembre-se. Quando você quebra uma regra sem consciência. Mas. As regras são estabelecidas para que exista padronização em todos os processos. No entanto. As inovações podem ser perigosas. é preciso conhecer a regra para quebrá-la.