You are on page 1of 2

Agrupamento de Escolas Afonso Betote

AVÓS A APOIAREM NA CRIAÇÃO DOS NETOS
É um avó que abdicou da reforma ou dos seus próprios planos para assumir fraldas, infantários, reuniões com professores, e todo o resto que advêm de criar uma criança? Hoje em dia muitos avós estão a assumir o papel principal na criação dos netos devido aos pais não terem vidas compatíveis com os horários das escolas e até devido a situações de abandono ou negligência por parte dos progenitores. Se é um destes avós, tem feito muitos sacrifícios para proporcionar uma vida boa para os seus netos. Quais são algumas das coisas que pode fazer para proporcionar os melhores cuidados aos seus netos e ao mesmo tempo preservar a sua saúde e bemestar? Faça ajustes. Por vezes, os avós assumem as responsabilidades com os netos quando os pais os abandonam ou quando as crianças não podem viver com os pais por motivos de saúde, consumo de substâncias ilícitas, ou até por motivos profissionais que deslocam os pais para longe. Assim, têm a tarefa acrescida de cuidar de crianças que estão a sofrer devido à ausência dos próprios pais. Estas crianças podem sentirem-se inseguras e com medo, revoltadas e zangadas com a sua situação e até envergonhadas. Vai demorar tempo para estas crianças se sentirem seguras. Pode encorajar estes bons sentimentos e facilitar o seu ajustamento à nova casa das seguintes formas:   Estabeleça rotinas diárias para as refeições, deitar, e outras actividades para que as crianças possam ter alguma previsibilidade na sua vida. Ajude os seus netos a sentirem que estão “em casa”, arranjado um quarto para eles e as suas coisas. A sua casa necessita de ser acolhedora, segura e atractiva para as crianças. Melhore as suas competências de comunicação. Converse com os seus netos, e garanta que eles saibam que podem sempre contar consigo. Pratique a disciplina positiva que enfatiza a educação, e não os castigos, e que recompensa bom comportamento com elogios. Estabeleça algumas regras, e explique as regras às crianças. Aplique-as com consistência.

  

Encontrar actividades comuns: Construir novos relacionamentos pode ser difícil. Por vezes, ajuda encontrar coisas que pode fazer com os seus netos para melhorar o seu relacionamento e os fazer sentir seguros e felizes na sua nova casa.  Leia. As crianças adoram escutar histórias, até as crianças mais velhas o podem surpreender por se sentarem também a ouvir enquanto está a ler uma história. Crianças que vêem os adultos a ler tem melhor possibilidade de se tornarem bons leitores.
Página 1

Serviço de Psicologia e Orientação Dr.ª Maria Goreti Rodrigues

psicólogo. medico de família ou alguém da sua paróquia. Existem aulas para ajudar a aprender a utilizar as novas tecnologias. como assistente social. não vai conseguir ser capaz de possibilitar os melhores cuidados para os seus netos.Agrupamento de Escolas Afonso Betote  Aprenda a utilizar o computador. Aprenda a estabelecer prioridades e elimine tarefas desnecessárias da sua vida. Crianças de todas as idades necessitam de ser activas.   Serviço de Psicologia e Orientação Dr.ª Maria Goreti Rodrigues Página 2 . e pode ser uma excelente forma de libertar o stress para si. É importante que cuide de si próprio. Vai encontrar muitas coisas que podem fazer com os seus netos no computador. utilize os que existem na biblioteca. um familiar ou um profissional. Curtos períodos longe dos netos podem lhe possibilitar algum tempo para relaxar. Não tem tempo para tudo. Actividade física pode ajudar os netos a sentirem-se melhor e a desenvolver um estilo de vida saudável. e que não permita que seja abatido pelas suas responsabilidades parentais. Tire uma pausa. Aprenda a dizer não. Deixe-o ficar com alguém de confiança durante algum tempo para poder sair durante um curto período de tempo. Desabafar é importante para libertar o stress. desde jogos a pesquisas para a escola Pratique algum desporto ou actividade física. Aqui estão algumas sugestões:  Converse com alguém. abatido e infeliz.  Cuidar de si próprio: Se se sentir stressado. Se não tiver o seu próprio computador. Pode ser um amigo.