You are on page 1of 5

LIGA DE JUDÔ DO RIO GRANDE DO NORTE

EXAME DE FAIXA ROXA

NOVEMBRO 2013

Apresentação A pratica do judô requer muitas formas de movimentos, como formas clássicas de execução de técnicas (kata), variações das técnicas para combates (waza), divisões e subdivisões das técnicas como as das projeções(nague-waza), técnicas vitais(atemi waza) e ainda as de imobilizações(katame waza), sendo assim o judô apresenta um extenso e rígido conteúdo técnico para ser estudado, baseado nesses princípios a LIGA DE JUDÔ DO RIO GRANDE DO NORTE desenvolveu o presente material com o intuito de auxiliar os alunos para o entendimento simplificado dos conceitos técnicos do judô.

Exame de faixa roxa 2º kyû – idade minima 13 anos – carência minima: 12 messes na faixa verde. 3º Demonstrar Todas as técnicas de projeção(naguewaza) integrante do 4ºKyô. 4º kyô 1º)Sumi Gaeshi 2º)Tani otoshi

3ºHane makikomi

4º)Sukui Nage

5º) Utsuri Goshi

6º)O guruma

7º)Soto makikomi

8º)Uki Otoshi

4º Demonstrar nove técnicas de imobilização Osaekomi waza. Algumas técnicas de: OSAEKOMI WAZA 9ºMakura kesa gatame

5º Demonstrar uma sequência de golpes (renraku waza). Sassae tsuri komi ashi x Ko soto gake

6º Uma sequência Contra golpes (Kaeshi waza). Harai Goshi x Tani Otoshi

8º Vocabulário- Sensei(professor), contar até 10 em japonês (iti, ni, san, shi, go, roku, shiti, hati, kyû, jû) – local de treino(tatami), uniforme(Judôgui), parar (Mate), começar (Hajime), terminou (Soremade), não se mova (Sonomama) e Atenção ou posição de sentido (Kiotsuke), calça (Shitabaki), casaco (Uwagui), faixa (Obi), chinelo (Surippa), treinamento de entrada das técnicas (Utikomi), treino livre (Randori), competição (Shiai), academia (Dôjô) e local de competição (Shiaijô), judoista ativo (Tori), judoista passivo (Uke), - significado da palavra Judô – caminho da suavidade, sendo que a palavra Ju –significa suavidade, não resistência e Dô - significa meio, caminho, doutrina, Formas da prática do Judô – são três formas fundamentais, Randori (treino livre), Kata (forma),Shiai (competição).

9º Histórico – Nome do criador do Judô, nome da primeira escola de Judô (Kodokan), a data da fundação do Kodokan, - maio de 1882, - a arte que deu origem ao Judô, o Jujutsu, Nascimento do Prof. Jigoro Kano –28 de outubro de 1860, província de Hiyogo, no Japão, a morte do Prof. Jigoro Kano, 04 de maio de 1938, a bordo de um navio que o transportava de volta para Japão, da cidade de Cairo, Egito, onde participou da Assembléia Geral do Comitê Olímpico Internacional, realização do 1º Campeonato Brasileiro de Judô -1954, inclusão do Judô nos Jogos Olímpicos-1964 nas olimpíadas de Tókio em caráter não oficial, porém nas Olimpíadas de Munique em 1972, o Judô foi incluído oficialmente nos Jogos Olímpicos, realização do 1º Campeonato Mundial – 1956 no Japão, campeonatos Mundiais realizados no Brasil - 1965 e 2007 ambos na cidade do Rio de Janeiro.

10º ORDEM ATUAL DAS FAIXAS –

15º)Demonstrar os grupos: Te waza e Koshi waza do nague no Kata. Grupo1º(Te waza) (Uki otoshi,seoi nage, kata guruma). Grupo2º(Koshi waza) (uki koshi, Harai goshi, tsuri komigoshi)

16º)Demonstrar três técnicas de estrangulamento(shime waza) 1º)Nani Juji Jime 2º)Gyako Juji Jime

3º)Kata Juji Jime

17º) Demonstrar três técnicas de chave na articulação do cotovelo (Kansetsuwaza) 1º)Juji Gatame 2º)Ude Garame

3º)Ude Gatame

18º)Classificação das técnicas de Judô(teórico): 1.Técnicas de projeção (Naguewaza): *Em pé (Tatiwaza): –braço (Te waza) –quadril (Koshi waza) –pé ou perna (Ashi waza). *Mudança da posição do corpo em pé para deitado (Sutemi waza): –projeção na linha do corpo (Ma sutemi waza). –projeção lateral (Yoko ssutemi waza). 2.Técnica de controle e domínio no solo (Katame waza), *Técnica de imobilização (Ossaekomi waza). *Técnica de estrangulamento (Shime waza). *Técnica de chave de braço (Kansetsu waza). *Ataque nos pontos vitais (Atemi waza).