Faculdade MATER DEI – PATO BRANCO – PARANÁ – Prof.

Cléber Rigailo
Atenção: O material presente é um resumo criado para o acadêmico melhor acompanhar as aulas, não exime o estudo de outras obras indicadas e nem pode ser utilizado para fins de pesquisa.

1

Aula 03 – Os Modelos Econômicos
1 – INTRODUÇÃO  Economia como ciência – método científico – observação de fenômenos (históricos, presentes e experimentos); A formulação de hipóteses ajuda a concentrar a análise realizada. Ex.: simplificar o comércio mundial em apenas dois países e dois produtos;

A partir da formulação de hipóteses o economista afasta os dados que não apresentariam relevância e constrói um modelo econômico;  Se pode “dizer que a teoria econômica consiste principalmente em uma coleção de modelos, uma série de representações simplificadas da realidade econômica que nos permite compreender uma variedade de questões econômicas” (Krugman/Wells, p. 17); Em resumo: “Um modelo é qualquer representação da realidade usada para entender melhor situações da vida real” (K./W. p. 18); Qual a importância dos modelos para economia? Os modelos permitem ao economista se concentrar nos efeitos de uma mudança de cada vez, pressupondo que o restante permanece constante.

 

Cléber Rigailo Atenção: O material presente é um resumo criado para o acadêmico melhor acompanhar as aulas. dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis..1 – Diagrama do fluxo circular da renda   Não tenham medo. se decidisse utilizar seu tempo integral com batatas. Ex: Imagine um agricultor que pode escolher entre produzir carne ou batatas.Faculdade MATER DEI – PATO BRANCO – PARANÁ – Prof... com diversas combinações entre quantidade de carne ou batatas... Se fossemos alternando a quantidade de carne ou batata produzida. não exime o estudo de outras obras indicadas e nem pode ser utilizado para fins de pesquisa.. Nesse mesmo cenário podemos também utilizar o conceito de custo de oportunidade.  . 2. poderíamos montar o seguinte gráfico:    Dessa forma.2 – Fronteira de possibilidades de produção  Gráfico que mostra as várias combinações de produtos que a economia pode produzir potencialmente.. qualquer ponto sobre a linha ( como o ponto A ou B ) representam a produção máxima que o agricultor pode ter. Dois exemplos: a) Imaginem o que vocês vão fazer com os reais que estão na suas carteiras. ele conseguiria produzir 300 kg desse alimento. poderia produzir 100 kg de um suculento bife. 2 2 – MODELOS ECONÔMICOS 2. No entanto. mas terei que mostrar um gráfico de Economia. Se esse agricultor trabalhasse o dia todo com carne. b) Vocês foram contratados como advogados para pleitear uma indenização..

: O comércio pode melhorar a situação de todos ou Os preços sobem quando o governo emite moeda demais.  As declarações positivas podem ser confirmadas ou refutadas através de dados. éticas. Quando tentam mudá-lo. Para decidir se uma declaração normativa como: “O governo deveria dar mais 15 dias de férias por ano para cada trabalhador” – é necessário pesar além dos impactos econômicos. não exime o estudo de outras obras indicadas e nem pode ser utilizado para fins de pesquisa. as influência religiosas. As declarações normativas implicam um juízo de valor. 3  Qual é o custo de oportunidade de 1 kg de carne? 3 – ANÁLISE POSITIVA VERSUS ANÁLISE NORMATIVA  Quando os economistas tentam explicar o mundo. são consultores de políticas. Ex. em geral. o qual sofre influências dos elementos culturais de uma sociedade. Os economistas podem discordar quanto a declarações positivas?   . b) Declarações normativas: são prescritivas – afirmações sobre como o mundo deveria ser. Como identificar se você está lendo algo escrito por um cientista ou por um consultor? A partir da suas declarações As declarações a respeito do mundo são. Cléber Rigailo Atenção: O material presente é um resumo criado para o acadêmico melhor acompanhar as aulas. filosóficas e políticas. de dois tipos:    a) Declarações positivas: são descritivas – afirmações a respeito do que o mundo é ou como funciona. eles são cientistas.Faculdade MATER DEI – PATO BRANCO – PARANÁ – Prof.

e tocar o abstrato e o concreto num mesmo voo do pensamento. Ele tem de ser matemático.. historiador. Cléber Rigailo Atenção: O material presente é um resumo criado para o acadêmico melhor acompanhar as aulas. Ex. contudo.: uma preocupação maior com aqueles fora da cadeia de produção.. E tem de compreender símbolos e falar com palavras. O paradoxo encontra. Ele deve ser ao mesmo tempo interessado e desinteressado. tão distante e incorruptível quanto um artista. 4  Sim. filósofo em algum grau. talvez. pois podem haver várias teorias sobre como aquele fenômeno ocorre. e.Faculdade MATER DEI – PATO BRANCO – PARANÁ – Prof.     . Tem de contemplar o particular em termos gerais.: economistas debatem sobre ser melhor tributar a renda ou o consumo. não exime o estudo de outras obras indicadas e nem pode ser utilizado para fins de pesquisa. estadista. . Nenhuma parte da natureza humana ou das suas instituições deve ficar completamente fora do seu olhar. Tem de estudar o presente à luz do passado com o objetivo do futuro. Ex. John Maynard Keynes: “O Estudo da teoria econômica não parece exigir qualquer dom especializado de grande profundidade. Os economistas podem discordar quanto a declarações normativas? Sim. ás vezes tão próximo da terra quanto um político”. a sua explicação no facto de o economista ter de possuir uma rara combinação de dons. pois os economistas podem apresentar valores diferentes.