You are on page 1of 7

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais Componente curricular: Química 2º Ano Turma C Turno noturno

ANTICONGELANTES

Natália Barbosa dos Santos Natália Ribeiro Alves Nayanne Pereira Carvalho Paloma Ribeiro Alves

Bonito de Santa Fé 2013

quando a água congela. Essas mesmas cargas aparecem na molécula de H2O. Então. isto é. há uma carga negativa no O e uma positiva no H. ele atrai fortemente suas moléculas. Dez graus abaixo de zero. Mas só se você deixar. Sabe o que acontece? A água só congela a -37 °C! . na água do radiador que o problema está resolvido. ela expande. Quer saber por quê? Primeiro. Você olha para o seu carro "dormindo" na rua e pensa: com esse frio. Adicionado à água. é importante saber que. Assim. é capaz até de a água do radiador congelar. sim. se a água do radiador congelar. Isso acontece porque o etileno-glicol (EG) carrega dois grupos OH. congelar. aumenta de volume. a água do radiador pode. É aí que a química entra em ação. um anticongelante. Em cada um deles.INTRODUÇÃO Lá fora. se em um dia de inverno a temperatura ficar negativa. É só colocar etileno-glicol (OH-CH2-CH2-OH). ele estoura. Será? É fato que a água congela a zero grau. um frio tremendo. Resultado: surgem atrações elétricas entre esses dois tipos de molécula que dificultam a organização dos cristais de gelo.

e os glicóis. Líquidos anticongelantes também são usados em pistas de patinação no gelo. como o metanol. o propanol e o glicerol. Anticongelantes são usados em uma ampla variedade de equipamentos mecânicos durante os meses de inverno para evitar o congelamento da solução aquosa de transferência de calor de fluidos. . unidades de energia solar. evitando o congelamento em temperaturas mais baixas. impedindo desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa. reduzem o ponto de congelamento do composto. álcoois. os anticongelantes são adicionados à gasolina e ao diesel para evitar sua solidificação em temperaturas muito baixas. Os anticongelantes são usados nos aeroportos para eliminar o gelo formado na estrutura de aviões.DESENVOLVIMENTO Os anticongelantes são compostos químicos que se adicionam aos líquidos para reduzir seu ponto de solidificação. como nos Estados Unidos. e muitas outras aplicações. sistemas de aquecimento e ar condicionado. Em países com inverno rigoroso. Substâncias anticongelantes são aquelas que. Os anticongelantes são utilizados em equipamentos mecânicos para evitar o congelamento da solução aquosa. Os compostos anticongelantes atuam para reduzir o ponto de solidificação dos líquidos. quando adicionadas a um fluido à base de água. sistemas de refrigeração. o etanol. Entre os anticongelantes químicos mais usados temos: salmouras. como o cloreto de cálcio.

Estes agentes são neste caso conhecidos por refrigerantes. Estes compostos são acrescentados à água para colocar o ponto de congelação da mistura abaixo da temperatura mais baixa à qual se considera que um determinado sistema deverá estar sujeito. . os anticongelantes podem funcionar também como agentes coligativos da massa de água onde são misturados (sobretudo em climas quentes).Aplicações dos anticongelantes Um dos objetivos dos anticongelantes é evitar que reservatórios rígidos sofram pressões físicas e deformações que resultem da expansão da água quando esta se converte em gelo. Permitem deste modo não só uma depressão do ponto de congelação da água. mas também uma elevação do seu ponto de ebulição. Por outro lado. e cumprem uma função de transferência de calor por convecção.

A mistura de um anticongelante com água desempenha uma função importante no motor de um automóvel.CONCLUSÃO A utilização de substâncias anticongelantes tem várias aplicações importantes e evitam que diversos problemas aconteçam. esta mistura evita a formação de depósitos de ferrugem no sistema de refrigeração. por exemplo. . aumentando o rendimento e reduzindo o risco de sobreaquecimento quando está calor. permitindo que o motor funcione a uma temperatura mais alta. além disso a mistura tem um ponto de ebulição elevado.

BIBLIOGRAFIA Fonte: http://quimicaensinada.wikienergia.php?page=art_det&ida=38288 .com.php?title=Anticongelante Fonte: http://www.html Fonte: http://www.html Fonte: http://www.pt/~edp/index.clickestudante.portais.br/2012/01/anticongelantes.com/anticongelantes.blogspot.ws/index.

b) O butanol. c) Reduzir o ponto de solidificação dos líquidos.Assinale qual dos álcoois abaixo não é usado como anticongelante químico: a) O metanol.Defina substâncias anticongelantes. e) Ar condicionado.Assinale a alternativa em que não são usados líquidos anticongelantes: a) Pistas de patinação no gelo.ANEXO EXERCÍCIO 01 . . os anticongelantes são adicionados à gasolina e ao diesel dos automóveis para evitar sua solidificação em temperaturas muito baixas. e) O etanol. 04 . b) Aumentar o ponto de solidificação dos líquidos. d) Equipamentos eletrônicos. d) Reduzir o ponto de ebulição dos líquidos. 05 .Qual é a principal função de um anticongelante? a) Reduzir o ponto de fusão dos líquidos. impedindo desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa. As substâncias anticongelantes são compostos químicos que se adicionam aos líquidos para reduzir seu ponto de solidificação.Dê exemplo de uma aplicação de um anticongelante. Em climas com frio intenso. 02 . 03 . b) Sistemas de refrigeração. d) O glicerol. e) Aumentar o ponto de fusão dos líquidos. c) Sistemas de aquecimento. c) O propanol.