Fisiologia Integrada Um soldado escandinavo é enviado repentinamente pelas nações unidas para uma área conturbada no deserto do SAARA

, la desenvolve atividades físicas e tenuantes sendo submetido a um grande estresse org!nico e emocional" Retorna a sua pátria desnutrido e relata aos familiares #ue passou muita fome, conta também #ue muitas ve$es ao longo da noite ao imaginar as agruras #ue teria #ue passar ao longo do dia apresentava tremores musculares intensos e sentia calafrios" 1) Um dos métodos de perda de calor da pele para o ambiente é a evaporação. Nomeie os demais métodos%

2) Comente a seguinte frase: Quando a temperatura da pele é maior ue a do ambiente o !nico meio do corpo de perder calor é através da evaporação. "valor #$2)

%) "valor #$2) Com relação a produção de suor é correto afirmar ue: A& ' iste bai a densidade de gl!ndulas sudoríparas nas costas e na testa en#uanto uma alta densidade é encontrada na palma e no dorso das m(os" )& A produç(o de suor é estimulada pela acetilcolina liberada por estimulaç(o parassimpática" *& Antes de ocorrer a aclimataç(o a produç(o de suor pode c+egar ,,- e cerca de ,. a /0 g de sal por dia é perdida" Ap1s a aclimataç(o no entanto estes valores ficam em torno de /- e / a . g sal2dia" 3& As gl!ndulas sudoríparas possuem uma secreç(o primaria livre onde se encontram alem dos eletr1litos proteínas" 4odas as proteínas s(o reabsorvidas no ducto, sendo e pelido apenas uma secreç(o a#uosa e diliuida"

7& )& 6valor 0.&) 'nalise a figura abai(o e: A& 5omeie a regi(o A e a regi(o )" 6valor 0.7& 8ual destas regiões é ativada #uando a temperatura corporal se eleva 6#ue responde por desencadear as respostas org!nicas de dissipaç(o de calor&" )) "valor #$%) Como e(plicar os tremores musculares ue o soldado sentia* .

$.corre aumento de ta a plasmática de insulina e diminuiç(o de glucagon....$. é correta. c) apenas a alternativa . é correta..... cortisol e catecolaminas" a) apenas a alernativa . são corretas.$. e) alternativas . é correta.) "valor #$2)) ' inanição cr/nica "0. d) alternativas ... b) apenas a alternativa . . s(o satisfeitos com a utili$aç(o dos corpos cetonicos" II& Ap1s as primeiras <7 +oras de inaniç(o. é correta. são corretas... d) alternativas ..+) "valor #$2)) ' inanição 'guda "2& a .$. c) apenas a alternativa .2-): I&Até <0= dos re#uerimentos energéticos do cérebro na situaç(o de >e>um prolongado.2-): I& 9reserva as reservas de carboidratos 6glicose e glicog:nio&" II& 3epende principalmente de corpos cetonicos como fonte primaria de energia" III& . é correta... e os corpos cetonicos no principal """""""""""""""""""""" " a) apenas a alernativa .$. b) apenas a alternativa . é correta.. são incorretas.. e) alternativas ..$.$. são incorretas. ocorrem alterações adaptativas #ue favorecem a mobili$aç(o de gordura e a reduç(o de degradaç(o protéica a um nível muito bai o" III& A gordura se converte na principal fonte de energia. ..$.

é correta.$.$. são incorretas.. é correta..$. são corretas. b) apenas a alternativa ..... c) apenas a alternativa . d) alternativas . .corre ativacao do sistema nervoso simpático através de #uimioceptores no e ercício din!mico e mecanoceptores no e ercício estático" II& ..$. e) alternativas .corre aumento da fre#?:ncia cardíaca e do debito cardíaco tanto no e ercício din!mico #uanto no estático" III& @averá um aumento da resist:ncia pulmonar devido aumento do debito cardíaco direito" a) apenas a alernativa .. é correta..1) Cite & conse uencias funcionais da desnutrição: a& b& c& d& e& 5a cicatri$aç(o de feridas e na reproduç(o" 5o sistema cardiovascular" 5o sistema respirat1rio" 5o sistema digest1rio 5o sistema end1crino" 2) "valor #$2)) Quando se reali3a atividades f4sica: I& .

..$. d) alternativas .0 minutos semanais em intensidade moderada e progridam gradativamente para 700 a /00 minutos semanais na mesma intensidade" II& A reali$aç(o de e ercício resistido pode minimi$ar a diminuiç(o da forca e massa muscular causada pelo envel+ecimento" III& 5(o é recomendado musculaç(o para paciente obesos" a) apenas a alernativa . e) alternativas . é correta.... d) alternativas . minuto" II& Fibras de contraç(o lenta fornecem resist:ncia. é correta.$. é correta.$.. c) apenas a alternativa ... são incorretas..$. são corretas. sistema glicog:nioAacido lático é utili$ado #uando s(o necessárias grandes #uantidades de A49.$. é correta. b) apenas a alternativa . c) apenas a alternativa .$.. é correta. 12) "valor #$2)) Com relação a atividade f4sica para o tratamento da obesidade: I& Recomendado #ue programas de e ercício para obesos comecem com no mínimo de .. é correta.. e) alternativas ..1#) "valor #$2)) Com relação as fibras musculares: I& Fibras de contraç(o rápida podem produ$ir #uantidades e tremas de potencia por alguns poucos segundos até mais ou menos .$. assim como energia arma$enada no A49" II& . é correta.. . são incorretas. é correta... b) apenas a alternativa ... são incorretas... para períodos curtos e moderados de contraç(o muscular" III& .. e) alternativas . b) apenas a alternativa .$.$.. 11) "valor #$2)) Com relação aos sistemas metab5licos utili3ados durante o e(erc4cio f4sico: I& 4oda a energia arma$enada na fosfocreatina muscular esta #uase instantaneamente disponível para contraç(o muscular. são corretas. d) alternativas ...$.$.. são corretas. é correta.$.. c) apenas a alternativa . sistema aer1bico é a o idaç(o dos alimentos na mitocBndria para fornecer energia" a) apenas a alernativa . produ$indo uma força prolongada de contraç(o durante minutos ou muitas +oras" III& A +ipertrofia resulta de um aumento do di!metro das fibras mais #ue o numero das mesmas" a) apenas a alernativa ...

....= de segmentados" ' ame de urina% proteinuria../ .. vBmitos.H 6/.7 .AD./DA./. @emat1crito% F0. bem como seus locais de produç(o" .& . segundo relato de familiares" 9aciente deu entrada no pronto socorro em mau estado geral. foi admitida no +ospital por complicações no seu estado geral" Apresenta% poliEria. a <.F. tabagismo" A paciente n(o era sabidamente diabética.& C9*.HGA. dificuldade para se manter em pé e deambular" Antecedente pessoais% +ipertensao.& C)icarbonato . +ipotensa" ' ames laboratoriais% Soro% CS1dio .F0 6.0./. a F.H 67../AG<& C9otássio .0 677A7G& C*reatinina ./0 6referencia% . 7stas respostas incluem: refle(os neuronais$ liberação de vasoconstritores end5genos$ conservação renal de 8gua e eletr5litos e ainda a tranferencia de li uido dos compartimentos interticiais e intracelulares para o compartimento intravascular.. desidratada. 6/. inapet:ncia 6falta de apetite&.AF. polidipsia.& Sangue arterial% Cp@ <. acidente vascular encefálico is#u:mico +á 7 anos.F.% b& Indi#ue 7 vasoconstritores end1genos e 7 vasodilatadores.<N=': a& 8ual o principal mecanismo refle o para a manutenç(o da press(o arterial normalJ 'S8U'KA4IL'A. D< anos.DH00.= de bastões e . turvaç(o visual. 6<.H. ta#uicardica 6F*% . com /./D bpm&. 97:.& CUréia .F& CIlicose /7 6/. náuseas.CCC9aciente do se o feminino.. glicosuria e corpos cetonicos" 1%) Quando a pressão arterial se altera em função de -ipovolemia in!meras respostas org6nicas compensat5rias são verificadas. +emograma mostrou +emoglobina . leuc1citos% .

rim pode estar fa$endo recuperaç(o e regeneraç(o de bicarbonato" )& Uréia e creatinina foram solicitadas para avaliar a capacidade +epática do ciclo da uréia e funç(o muscular" *& A amBnia deve estar aumentada atuando como um dos tampões urinários" 3& A capacidade renal de e creç(o de @M inviabili$a valores de p@ urinário abai o de F" 1..... > b) apenas a . e . tamp(o bicarbonato e fosfato fa$em parte do sangue e da urina" :ão corretas: a) apenas . isso colabora para o aumento do potássio sérico" II& 3ecorre da neutrali$aç(o de cargas negativas protéicas intracelulares pelo @M e a conse#?ente saída do potássio das células" :ão corretas: a) apenas .. > c) . vomito introdu$iu um componente de alcalose metab1lica ao #uadro clinico" II& *ertamente a acidose metab1lica da paciente deveAse ao aumento de corpos cetonicos no sangue" :ão corretas: a) apenas .. +álito cetonico é decorrente da produç(o e cessiva de corpos cetonicos" :ão corretas: a) apenas . > d)nen-uma 1+) Com relação ao e(ame urin8rio e a função renal desse paciente$ tudo ue se afirma é correto$ e(ceto: A& . > d)nen-uma 12) 7m relação ao dist!rbio -idroeletrolitico da paciente$ afirma?se ue: I& . > b) apenas a .. > c) . > b) apenas a . > c) . > c) .) 7m relação ao uadro clinico da paciente podemos afirmar ue: I& A paciente esta tentando compensar a acidose metab1lica com uma alcalose respirat1ria" II& . e . > b) apenas a .. e . e .s tEbulos renais estar(o promovendo e creç(o de @M e em troca reabsorvendo s1dio.. > c) . > b) apenas a . > d)nen-uma 2#) Considere as seguintes afirmativas: I& A amBnia é produ$ida pelas células tubulares renais a partir de glutamina" II& . e . > d)nen-um . > d)nen-uma 11) 7m relação a urina dessa paciente$ afirma?se ue: I& Apresenta urina ma imamente concentrada" II& A paciente apresenta +ipovolemia 6reduç(o do volume de sangue& :ão corretas: a) apenas .1&) n consegui entender 1)) Com relação ao aumento do pot8ssio serico$ tudo ue se afirma é correto: I& ..

> d)nen-uma . e . > d)nen-uma 2&) 7m relação a degradação de 8lcool pode?se afirmar ue: I& A degradaç(o de álcool aumenta os níveis de 5A3@7 nos +epatocitos" II& . e . > c) ... > d)nen-uma 22) 7m relação ao metabolismo do 8lcool: I& .. > d)nen-uma 2%) 'credita?se ue a lesão do tecido -ep8tico em alcoolismo cr/nico é devido a efeitos do acetaldeido$ em relação a isso: I& Acetaldeido é altamente reativo com os aminoácidos" II& Reage com 6glutationJ& a proteç(o antio idante contra as espécies reativas de . > b) apenas a . > b) apenas a . > c) .7 competem pelo mesmo sitio de ligaç(o na +emoglobina" :ão corretas: a) apenas .. e .7" :ão corretas: a) apenas . > c) . > b) apenas a ...7 e .. > b) apenas a . álcool é degradado a acetaldeido a nível do citosol dos +epatocitos" II& Acetaldeido é o idado pela acetaldeido desidrogenase" :ão corretas: a) apenas . e . > c) .21) Com relação ao transporte de gases no sangue$ afirma?se: I& ..corre diminuiç(o da afinidade entre +emoglobina e o ig:nio frente a acidificaç(o do meio" II& *. aumento de 5A3@7 redu$ a velocidade do ciclo de Nrebs e síntese de ácidos gra os" :ão corretas: a) apenas .