Definições de Produto Produto são os bens e/ ou serviços gerados pelos Sistemas de Produção.

Produto tem como definição: "Efeito de produzir; resultado; coisa produzida; obra; lucro." A forte concorrência globalizada torna a diferenciação do produto um dos fatores chave do sucesso das empresas. Diversas estratégias podem ser implementadas, nomeadamente através do preço final do produto, da qualidade e da inovação introduzida. Para inovar é necessário dominar criativamente diversas competências no âmbito da engenharia e da tecnologia e possuir uma eficaz percepção das necessidades e requisitos do mercado. Para inovar com sucesso financeiro é necessário realizar todo o processo com uma celeridade superior à concorrência, diminuindo o tempo para mercado. O produto mais competitivo já não é o melhor e o mais barato, mas frequentemente é aquele que atinge o mercado mais rapidamente. O ciclo de vida de um produto descreve a evolução desse produto edida através do deu volume de vendas ao longo do tempo. As quatro fases do ciclo e vida são o lançamento, o crescimento, a maturidade e o declínio. Antes de atingir o mercado esse produto já se encontra “vivo” dentro da empresa, na sua fase de desenvolvimento, a consumir recursos e a induzir custos. Tal como o mercado do produto, também o processo de produção sofre alterações e desenvolvimentos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Três fases de desenvolvimento produto / processo: Na fase inicial os produtos são sujeitos a constantes alterações quer a nível de mercado, quer a nível tecnológico. O processo produtivo adapta-se a baixos volumes de vendas e, para manter controlado o risco de investimento, privilegias e a flexibilidade. Na fase seguinte surge a competição com base no preço mas ainda fraca e facilmente controlada. O processo produtivo torna-se mais especializado e automatizado. Surgem as ilhas de automatização. Finalmente com a maturidade do produto intensifica-se a concorrência com base no preço. É necessário colocar ênfase na redução do custo dos fatores de

Qualquer alteração ao produto nesta fase é difícil e onerosa. materiais e concepção. planejamento e fabrico. Um novo produto pode ser introduzido e desenvolvido de acordo com três estratégias fundamentais: • • • Desenvolvimento dirigido pelo Mercado ("Produzo o que consigo vender" ) Desenvolvimento dirigido pela Tecnologia ("Vendo o que consigo produzir“) Desenvolvimento Interfuncional ( Ambos de mãos dadas ) O processo de introdução e desenvolvimento de um produto necessita da efetiva colaboração das diversas áreas funcionais duma empresa industrial e de diferentes competências desde a engenharia. compatibilidade financeira. Surge a linha de produção com a integração de todas as etapas e com a crescente especialização de equipamentos e de mão de obra. qualidade. afetar a qualidade do produto. Nem todas as ideias para novos produtos têm capacidade para se transformar em novos produtos no mercado. Identificar numa fase precoce de desenvolvimento uma ideia para um produto inovador cujo potencial de sucesso justifique o investimento em esforço e capital é uma atividade subjetiva e baseada em informação limitada. Embora seja difícil avaliar à partida das boas ideias. cooperação e de comunicação gera produtos sem mercados. é importante a satisfação geral de três condições: • • • mercado potencial. sem o nível de qualidade pretendido. A falta de coordenação. Nem todas as ideias para novos produtos têm capacidade para se transformar em novos produtos no mercado. A ideia e a seleção do produto para desenvolvimento. com longos prazos de produção. caros. sem. ao marketing. Passos da analise econômica de um projeto • Gasto . compatibilidade de produção.produção.

• • • • . diferentes componentes etc. com produtividade e qualidade de conformação. decisão e ação envolvidos para que o sistema considerado alcance os resultados de sucesso esperados. O PDP também deve assegurar que o produto desenvolvido possa ser produzido de modo econômico. organização. modificações parciais ou totais nos atuais produtos. dentro das condições e restrições da área de manufatura. e seu desempenho é avaliado pela medida em que essas três variáveis são atendidas. É graças ao desenvolvimento de produtos que surgem inovações: produtos novos. novas características. meio e fim programados. • • Processo de Desenvolvimento de Produto ( PDP ) Cabe ao PDP desenvolver produtos que atendam às expectativas do mercado em termos de qualidade. dentro de restrições orçamentárias. adaptação. e a um custo do desenvolvimento e da manufatura do produto compatível com o orçamento e os custos alvo. • Melhorar a qualidade mantendo os custos. melhorias e aprimoramento dos produtos produzidos pela empresa. tarefas e atividades de planejamento. que tem por objetivo fornecer um produto ou serviço singular. A GDP é caracterizada como um conjunto de atividades que envolve quase todos os departamentos da empresa e apresenta como objetivo a transformação de necessidades de mercado em produtos ou serviços economicamente viáveis. que sejam introduzidos no mercado no tempo adequado e de forma mais rápida que os concorrentes. Gestão do Desenvolvimento de Produto A gestão de desenvolvimento de produtos se refere ao conjunto de processos. Denomina-se desenvolvimento de produtos a área que cuida de todos os estudos e pesquisa sobre criação.• • • • Investimento Custo Despesa Perda Para assegurar a competitividade de um produto ou serviço é fundamental desenvolver um esforço continuado sobre duas vertentes: • Reduzir os custos mantendo a qualidade. Planejamento e Projeto do Produto Um projeto é um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo.

• • Decisões tomadas durante o projeto do produto que terão um impacto sobre o processo que os produz e vice-versa. Risco de marketing: reporta-se ao possível sucesso comercial do produto. atendendo os desejos dos consumidores. Risco financeiro: representa a variabilidade associada à recuperação do investimento realizado (grandes valores de crescimento). ( Em Resumo. Projeto do Processo que produz o produto. o projeto do produto ou serviço inclui organização. ) Os produtos estão sendo desenvolvidos cada vez mais rapidamente. para alcançar seus objetivos.A evolução dos mercados tem resultado no aumento do risco associado à própria função de desenvolvimento do produto • Risco tecnológico: comporta toda a incerteza relativa ao bom desempenho funcional do produto e à sua exequibilidade. fez com que o Desenvolvimento do Produto seja considerado um processo mais crítico para a competividade nas empresas. O aumento das opções nos mercados. Os novos produtos são desenvolvidos para atender o mercado e se adequar a novos padrões e restrições legais. em um processo contínuo. supervisão e controle de todos os aspectos do projeto. • • Projeto de Produto ou Serviços. .