You are on page 1of 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas

Campus João Monlevade

Inteligência Artificial – CEA457 Lista de Exercício - 5
Prof. Flávio Vinícius Cruzeiro Martins

 

Os exercícios devem ser feitos individualmente. Dúvidas devem ser enviadas preferencialmente para a Lista da disciplina, de modo a serem compartilhadas com seus colegas. Quando tiver uma dúvida, não envie cópia completa do seu trabalho. Ao invés disto, tente isolar uma parcela do código com problema e a envie; A entrega dos trabalhos será feita por e-mail (flavio@decea.ufop.br). No assunto do e-mail dê o nome "IA - Entrega da Lista 5". Anexe 1 único arquivo doc, pdf, .zip ou .rar, contendo todo seu trabalho. O nome do arquivo .zip ou .rar deve ser: SeuNome.zip.
Mostre que P(a | b a) = 1 Seria racional para um agente possuir as três crenças P(A)=0.4, P(B)=0.3 e P(A B)=0.5? Neste caso, que intervalo de probabilidades seria racional o agente conter para A B?

1) 2)

3)

Dada a distribuição conjunta total mostrada abaixo, calcule:
a) P(toothache) b) P(Cavity) c) P(Toothache|cavity) d) P(Cavity|toothache catch)

4)

Exame que é 99% preciso dá um resultado positivo. A doença é rara, atingindo 1 em 10.000 pessoas. Quais são as chances de se ter a doença dado o exame positivo?

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Prof.: Flávio Vinícius Cruzeiro Martins - flavio@decea.ufop.br

d. Trace uma rede bayesiana para esse domínio.br . Considere as variáveis booleanas A (o alarme soa). A (B C) c. b. Forneça a tabela de probabilidade condicional associada a A. A B b. c. considerando que o medidor tem maior probabilidade de falhar quando a temperatura do núcleo fica muito alta. Suponha que o alarme e o medidor estejam funcionando e que o alarme toque.ufop.flavio@decea.: Flávio Vinícius Cruzeiro Martins . a. e nesse caso ele nunca tocará. existe um alarme que detecta quando um indicador de temperatura excede um dado limiar. Calcule uma expressão para a probabilidade de que a temperatura do núcleo esteja muito alta. O indicador mede a temperatura do núcleo. B. em termos das várias probabilidades condicionais da rede. FA (alarme defeituoso) e FG (medidor defeituoso) e os nós de vários valores G (leitura do medidor) e T (temperatura real do núcleo). Forneça a tabela de probabilidade condicional associada a G. Suponha que o alarme funcione corretamente. 6) Qual é a taxa de acerto da árvore abaixo para o conjunto de teste que vem a seguir? 7) Desenhe árvores de decisão que representem os seguintes conceitos (sendo A. mas é y quando ele apresenta defeito. A B d.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Campus João Monlevade 5) Em uma estação de energia nuclear. (A B) (C  D) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Prof. normal e alta. C e D variáveis booleanas): a. Suponha que existam apenas duas temperaturas reais e medidas possíveis. a probabilidade de que o medidor forneça a temperatura correta é x quando ele está funcionando. a menos que esteja defeituoso.

onde a classe dos exemplos é o atributo “Play”. e para o limiar 0.: Flávio Vinícius Cruzeiro Martins .ufop. qual atributo seria selecionado como raiz da árvore? 9) Qual a diferença entre o aprendizado supervisionado e o aprendizado por reforço? 10) Dado o neurônio de McCulloch & Pitts abaixo. Calcule a entropia inicial. a. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Prof. tal que ele reproduza as portas lógicas AND. determine valores para seus pesos.flavio@decea. De acordo com o ganho de informação.br . 11) Mostre para cada um dos casos acima o passo a passo do treinamento da rede.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Campus João Monlevade 8) Considere o seguinte conjunto de exemplos de treinamento. OR e NOT. w1 e w2. b.