You are on page 1of 6

Instrução de Segurança Emergência Primeiros Socorros

Elaborado por:
Departamento de Segurança e Saúde

Código: IS.07 Edição: 00 Pág: 1 de 6

#pro$ado por: Data:

Data: 02 0! 20"0

%s primeiros socorros constituem&se no primeiro atendimento prestado ' $(tima em

Objectiv o:

situaç)es de acidentes ou in*ortúnios+ por um socorrista+ no local do acidente. # *unção importante do socorrista , a de manter a $(tima $i$a at, a c-egada do socorro ade.uado+ bem como não ocasionar outras les)es ou agra$ar as /0 e1istentes. Começa com: alerta da ocorrência Termina com: encamin-amento do registo da ocorrência para o Departamento de Segurança e Saúde no 2rabal-o !ocumentação" Actuação Resp i#ustração

Âmbito:

$ % CO&O 'OCORRER Sempre .ue -0 um acidente+ e1iste uma s,rie de passos .ue podem ser dados no sentido de 3E45%6#6 e de 78% #96#:#6 o estado da $(tima. ;uando necess0rio o alerta de$e ser e*ectuado atra$,s da portaria para c-amar a ambul<ncia. 7a in*ormação de$e constar local e1acto da ocorrência+ número de $(timas+ seu estado e idade apro1imada.

( % E'TA!O !E C)O*+E Se a $itima apresentar pulso r0pido+ respiração acelerada e super*icial+ suores *rios+ *rio e palide= , por.ue est0 em ES2#D% DE >5%;?E. O ,ue se deve -a.er: Desapertar a roupa@ #calmar a $(tima+ con$ersando com ela@ 4e$antar as pernas a cerca de A0 cm do c-ão@ #gasal-ar a $(tima+ por e1emplo tapando&a com uma manta. O ,ue não se deve -a.er: Dar de beber.

;ual.uer Impressão cBpia deste documento , considerada não contro#ada+ de$endo ser con*irmada a sua actuali=ação.

O .er: Dar de beber ' $(tima.ue se deve -a. .er: Des*a=er&se do membro amputado 7ão en$iar o membro /untamente com a $(tima para o 5ospital.07 Edição: 00 Pág: 2 de 6 !ocumentação" i#ustração 2 % A&P+TA34O Se a $(tima apresenta um membro ou parte dele totalmente separado do resto do corpo+ so*reu uma #3P?2#E8%.er: 9uardar o membro num saco de pl0stico limpo e *ec-0&lo@ >olocar esse saco dentro de outro com gelo e sal e *ec-0&lo tamb. .Instrução de Segurança Emergência Primeiros Socorros Resp Actuação / % 01CO1'C0E1TE Se a $(tima não reage a est(mulos $erbais e não reage a est(mulos *iscos+ encontra&se I7>%7S>IE72E.ue não se deve -a.er: 2ransportar a $(tima para um lugar are/ado@ Desapertar a roupa@ Deita&la na posição lateral de segurança C$(tima deitada de bruços com a cabeça $irada para o lado direito@ braço direito *lectido+ ser$indo de apoio ' cabeça@ perna direita *lectida+ apoiada na perna es.ue cont. O .m@ 2ransportar a $(tima+ rapidamente para o 5ospital+ /untamente com o saco . O .m o membro.ue não se deve -a. Código: IS.ue se deve -a.uer Impressão cBpia deste documento . O .uerdaD. considerada não contro#ada+ de$endo ser con*irmada a sua actuali=ação.ual.

Instrução de Segurança Emergência Primeiros Socorros Resp Actuação 5 % E16E1E1A&E1TO POR 60A ORA7 Se a $(tima ingeriu produto $enenoso+ so*re um E7:E7E7#3E72% por $ia %6#4. O .ue não se deve -a. Se ingeriu um P6%D?2% >%66%SI:% %? DE6I:#D% D% PE26G4E%+ dar&l-e a beber leite *rio. O . Código: IS. 8 % E16E1E1A&E1TO POR 60A RE'P0RAT9R0A Se a $(tima sente tonturas+ est0 eu*Brica Cinto1icação com 3onB1ido de >arbonoD+ sente&se a des*alecer Cinto1icação com 90s HutanoD+ so*reu um E7:E7E7#3E72% P%6 :I# 6ESPI6#2G6I#.ue poder0 ser *eito dando a beber 0gua morna com muito sal.ue não se deve -a. O .er: Entrar no local contaminado+ sem protecção respiratBria+ tornando&se outra $(tima. considerada não contro#ada+ de$endo ser con*irmada a sua actuali=ação.er: 4e$ar a $(tima para um local are/ado+ tendo o cuidado de não respirar o ar contaminado@ Dei1ar a $(tima em repouso@ #guardar socorro pro*issional@ Se a $(tima ti$er uma paragem respiratBria apenas um socorrista de$er0 aplicar respiração boca&a&boca. O .uer Impressão cBpia deste documento .er: Se a $(tima ingeriu um P6%D?2% >%66%SI:% %? DE6I:#D% D% PE26G4E%+ 7?7># pro$ocar o $Bmito.ue se deve -a. Se o g0s *or in*lam0$el+ ligar interruptores.er: Se ingeriu um P6%D?2% 78% >%66%SI:%+ pro$ocar&l-e o $Bmito F o .07 Edição: 00 Pág: 3 de 6 !ocumentação" i#ustração .ue se deve -a.ual. .

07 Edição: 00 Pág: 4 de 6 !ocumentação" i#ustração .er: % menor número poss($el de mo$imentos ' $(tima@ Instala&la con*orta$elmente@ >ortar a roupa+ se necess0rio@ Imobili=ar a articulação@ Se a *ractura *or e1posta+ colocar uma compressa. considerada não contro#ada+ de$endo ser con*irmada a sua actuali=ação. #plicar ligaduras apertadas.ue se deve -a.ue sangra@ Estancar a -emorragia colocando um pano limpo e comprimindo sobre a *erida.Instrução de Segurança Emergência Primeiros Socorros Resp Actuação : % . . Proteger a =ona com uma ligadura+ sem apertar.RACT+RA Se a $(tima apresenta dor locali=ada+ mobilidade anormal+ incapacidade de *a=er alguns mo$imentos+ -emorragia Cno caso de *ractura e1postaD+ muito possi$elmente tem uma I6#>2?6#. O .ue não se deve -a. Código: IS. O .er: Ele$ar a parte do corpo .ue se deve -a.ue não se deve -a. O .ual.er: Pegar na $(tima.er: 9arrote caso não se/a socorrista+ e sB em caso e1tremo. Se o pano *icar ensopado+ colocar outro por cima. O . < % )E&ORRA=0A Se a $(tima apresenta uma *erida de onde /orra sangue $i$o+ est0 com uma 5E3%66#9I#.uer Impressão cBpia deste documento .

. O .ual.ueimaduras pro$ocadas por manuseio de produtos .07 Edição: 00 Pág: 5 de 6 !ocumentação" i#ustração " e 2J 9rau AJ 9rau PR0&E0RO' 'OCORRO' PARA O' O7)O' $?% O7)O' *+E0&A!+RA' *+@&0CA': São .ue se deve -a.er: 4a$e os ol-os com 0gua imediatamente+ de *orma cont(nua e sua$e durante pelo menos "K minutos.ue não se deve -a.er: 7ão colo. apenas 0gua *ria .uido claro C. permitido.ue a cabeça debai1o de uma torneira ou colo.uer Impressão cBpia deste documento .er: 6ebentar as bol-ar. O ..m não pode. considerada não contro#ada+ de$endo ser con*irmada a sua actuali=ação.u(micos como os sol$entes org<nicos+ tintas+ gra1as e Bleos. 9elo tamb..uente e seca C.ueimadura do "J 9rauD e ainda bol-as com li. Passar pasta de dente+ pomadas+ o$o+ manteiga+ Bleo de co=in-a.ue não se deve -a.ueimaduras do "J e 2J 9rau+ imergir a =ona a*ectada em 0gua *ria+ at. Código: IS. 7os casos de .ue ligadura nos ol-os .rios.ueimaduras do 2J 9rauD@ destruição pro*unda dos tecidos C.?EI3#D?6#.Instrução de Segurança Emergência Primeiros Socorros Resp Actuação >% *+E0&A!+RA Se a $(tima apresenta pele $ermel-a+ . %s danos pro$ocados podem ser e1tremamente s. .ue a $(tima não sinta dor.ueimaduras do AJ 9rau+ aplicar uma compressa a cobrir a =ona a*ectada e transportar imediatamente a $(tima ao 5ospital. O .ueimadura do AJ 9rauD+ so*reu uma .er: 7o caso de .ue se deve -a.ue a 0gua nos ol-os usando um recipiente limpo@ O . >olo.

considerada não contro#ada+ de$endo ser con*irmada a sua actuali=ação.er: Iaça um tapa&ol-os le$e e cCame a ambu#Dncia imediatamente O . São resultantes de processos mec<nicos+ isto .ual.ual.uele .er: 7unca la$e os ol-os@ 7unca tente remo$er .ue este/a cra$ado no ol-o.ue não se deve -a.uer um cuidado maior e imediato por parte da.ue se deve -a. O .+RA3BE': São resultantes de pe.+ o atrito de ob/ectos e materiais usados em algum processo produti$o e tamb.uer Impressão cBpia deste documento .07 Edição: 00 Pág: 6 de 6 !ocumentação" i#ustração CORTE' E PER.ue $ai socorrer.Instrução de Segurança Emergência Primeiros Socorros Resp Actuação PART@C+7A' 1O' O7)O': L caracteri=ado pela presença de minúsculos *ragmentos em suspensão no ar.uer ob/ecto .er: 4e$ante a p0lpebra superior para *ora e para bai1o sobre a p0lpebra in*erior@ Se a part(cula não sair+ manten-a o ol-o *ec-ado+ colo.ue uma banda e dirija%se para o centro de saAde O . . 7este caso re.m resultantes dos $entos. O .er: 7ão es*regue os ol-os em -ipBtese alguma. Código: IS. .ue não se deve -a.ue se deve -a.uenos *erimentos nas pro1imidades dos ol-os ou no ol-o propriamente dito.