You are on page 1of 31

CONTAO DE HISTRIAS

...a contao estimula o imaginrio, toca o corao e alimenta o esprito.


(Maria Igns de Arajo Mendes)
Evangelizao Esprita Grupo Esprita Seara do Mestre
Ciclo: Maternal Carla, Carina e Janana

Relembrando: Contar histrias...

Desenvolve a linguagem, a memria e o raciocnio; Desperta o interesse e a busca pelos livros; Promove a aprendizagem; Proporciona divertimento, satisfao e alegria; Melhora a concentrao; Desperta o imaginrio e as emoes; Amplia, transforma, enriquece a nossa experincia de vida; Sensibiliza, acalma, amplia o conhecimento; Estimula a criatividade e o senso artstico.

E por que contar histrias na evangelizao?


J no seu tempo, Jesus ensinava atravs de histrias.
(Lcia Moyses)
Crianas abaixo de 12 anos ainda no so capazes de raciocinar sobre o abstrato, ento a transmisso de valores morais melhor compreendida e assimilada atravs de histrias, nas quais elas possam se identificar.

Contar histrias no um ato apenas intelectual, mas espiritual e afetivo.


(Eva L. Trierveiler do Nascimento)

Passos para chegar narrao:


1 Escolhendo a histria: Saber o que escolher, o que vai contar, considerando para quem e com que objetivo. Para orientar a escolha dos textos teis importante saber exatamente os assuntos preferidos relacionados s faixas etrias:

At 3 anos: histrias de bichinhos, de brinquedos, animais ou plantas com caractersticas humanas (falam, usam roupas, tem hbitos humanos), histrias cujos personagens sejam crianas.

A florzinha Magali

Entre 3 e 6 anos: histrias com bastante fantasia, histrias com fatos inesperados e repetitivos, cujos personagens so crianas ou animais.

O Peixinho Dourado

7 anos: aventuras no ambiente conhecido (a escola, o bairro, a famlia, etc.), histrias de fbulas, fadas.

O Passeio da Estrelinha Azul

8 anos: histrias que utilizam a fantasia de forma mais elaborada, histrias vinculadas realidade.

Faz de conta pra entender o mundo...

9 anos: aventuras em ambientes longnquos (selva, oriente, fundo do mar, outros planetas), histrias de fadas com enredo mais elaborado, histrias humorsticas, aventuras, personagens com poderes, narrativas de viagens, exploraes, invenes.

http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao

10 a 12 anos: narrativas de viagens, exploraes, invenes, mitos e lendas, problemtica cotidiana.

Os Poos de Ryan

Conhecer em profundidade e detalhadamente a histria que contar. Ler vrias vezes, de modo despretensioso. Divertir-se com ela, captar a mensagem nela implcita, e identificar seus elementos essenciais. (o narrador deve estar sensibilizado para o que quer narrar, se identificar, apreciar a histria, para que consiga transmiti-la com satisfao e emoo).

Observar o vocabulrio, se est de acordo com a idade e o contexto vivenciado pelas crianas.

2 Estudo da estrutura da histria:


No decorar. Destacar:
1 personagens e suas caractersticas; 2 estrutura do enredo do conto (introduo, acontecimentos principais e secundrios, clmax e desfecho); 3 dilogos; 4 ambientao - preparar como comear e finalizar o momento da contao e narrlo no ritmo e tempo que cada narrativa exige.

Evitar descries imensas e com muitos detalhes, para que o campo fique mais favorvel ao imaginrio da criana.

3 Preparao para a contao:


Escolha de recursos auxiliares:
Usar o prprio livro, gravuras, cenrio, fantoches, dobraduras, cineminha, objetos, dedoches.

importante no abusar de recursos visuais na contao, com excesso de estimulao sensorial que resulte no desvio da ateno do fio da narrativa.
(Regina Machado, 2004)

O uso de objetos durante a contao deve ocorrer de forma que no impea o jogo imaginativo e sem levar o narrador a se transformar em um ator.
(Clo Busatto).

Quanto ao espao fsico, so sugeridos ambientes fechados, que evitem a disperso e aconselha-se o aconchego e a proximidade.

CONTAR HISTRIAS UMA ARTE... E TO LINDA!!! ELA QUE EQUILIBRA O QUE OUVIDO COM O QUE SENTIDO, E POR ISSO NO NEM REMOTAMENTE DECLAMAO OU TEATRO... ELA O USO SIMPLES E HARMNICO DA VOZ. (Fanny Abramovich).

Narrar significa a capacidade de traduzir oralmente as imagens contidas no texto e, assim, encontrar o melhor caminho para suscit-la. (Clo Busatto).

Para tanto, aponta trs vias: ritmo, inteno e imagens, que podem ser verbais, sonoras e corporais. IMAGENS VERBAIS: deteco das descries que suscitam no ouvinte imaginar sobre as caractersticas fsicas e psicolgicas dos personagens e os espaos onde a narrativa acontece. Ex: mas a menor era to linda que at o sol que
j vira tanta coisa se alegrava ao iluminar seu rosto (Rei Sapo) essa descrio leva o ouvinte a imaginar a aparncia fsica da princesa.

IMAGENS SONORAS: so os sons onomatopeicos a sugerir visualizaes da narrativa. Ex: e a princesa ouviu uns ploc,ploc,ploc nas escadarias de mrmore do castelo (Rei Sapo) os ploc, ploc, ploc estimulam a imaginao, que tenta identificar quem est produzindo esse rudo.

IMAGENS CORPORAIS: so os movimentos espontneos que se traduzem em imagens e se relacionam com a narrativa, de modo a associar a linguagem corporal ao contexto narrativo.

Uma comunicao efetiva requer um conjunto de elementos para se concretizar. Cinco aspectos bsicos compem o aperfeioamento da expressividade da voz e fala: 1 CORPO E IMPORTNCIA DO OLHAR: postura corporal ereta e equilibrada; musculatura relaxada;

O gesto, assim como qualquer outro movimento corporal, deve estar entrelaado ao dito e cumpre o papel de complementao e no de protagonista da comunicao, lugar delegado palavra dita.
Contato olho a olho: manuteno de interesse, envolve o ouvinte e o valoriza, preenche o silncio, criando expectativa e interesse para o que est para ser dito.

2 ARTICULAO: deve ser realizada com preciso e clareza; garantia de compreenso do contedo da histria;

deve soar de forma simples e natural;


treino: realizar a leitura do conto articulando bem cada slaba das palavras. Os porquinhos Juca, Pipo e Lilo j so porquinhos adultos e resolveram cada um construir a sua prpria casa, que seria o lar de sua famlia, no futuro. (Ser que o lobo mau?)

3 COORDENAO RESPIRAO-FALA: coordenar o ato de respirar com a emisso das palavras; pausa (palavra mgica para o controle respiratrio): no pode competir com a mensagem, aproveitar-se dos sinais de pontuao, aproveitar para criar um clima de suspense na narrativa (mas no pode ser muito prolongada), dar significado ao que se diz.

Pipo um pouco mais organizado e resolveu fazer sua casa de madeira e galhos de rvores, para suportar ventos e chuvas. Assim que terminou a casa foi descansar, pois estava muito cansado.(Ser que o lobo mau?)

PROJEO DA VOZ NO AMBIENTE: Reconhecimento da produo da voz e fala do narrador e o ambiente onde ocorrer a narrao. MODULAO: Se refere a variaes na entonao da fala, concedendo mesma sentido e vivacidade. ENTONAO: confere a musicalidade na voz. Variaes de frequncia e de intensidade importante o narrador conhecer sua prpria voz e as diversas maneiras como ela pode se apresentar. Tudo ia muito bem, at que chegou a primavera, a mais bela das estaes. Qual o problema? O problema que Zo, esse o nome do lobo, alrgico a plen de flores. Ele costuma espirrar muito, tossir sem parar, ficar com os olhos vermelhos e ter coceiras no nariz e, s vezes, coar todo o corpo sem conseguir parar. (Ser que o lobo mau?)

RITMO: variamos a velocidade da fala de acordo com o que se quer enfatizar na narrao.
O lobo no conseguiu sequer pedir desculpas ao porquinho, muito menos explicar que precisava de ajuda, pois Juca fugiu apavorado e foi se esconder na casa de seu irmo Pipo.(Ser que o lobo mau?)

atravs da modulao que podemos transmitir as emoes e intenes da histria.


O lobo ficou muito chateado pelo que aconteceu, mas decidiu ir at a casa do porquinho Lilo, no apenas para que eles lhe ajudassem a trocar o remdio, mas para pedir desculpas e avisar que assim que melhorasse da alergia iria ajudar a reconstruir as casas dos dois porquinhos.

Identificar palavras-chave fundamentais ao contexto narrativo e colocar nfase nas mesmas.


Juca construiu uma casa de palha e assim que terminou foi dormir, que o que ele mais gosta de fazer. E Juca pretende dormir bastante, agora que no tem sua me por perto para lhe alertar sobre a preguia.

O clima de uma passagem do conto e as caractersticas de um personagem podem ser melhor introjetados pelos ouvintes se a voz do narrador apresentar flexibilidade e nuances variadas.
Perto de onde foram morar Juca, Pipo e Lilo mora um lobo, que eles pensavam que era mau. Mas estavam enganados, pois o lobo j estava idoso, tinha orelhas e nariz muito grandes e apesar da aparncia de mau era, na verdade, um lobo bom, quieto e sem muitos amigos.

Assim, era uma vez... de boca em boca, de boca para ouvidos... a palavra, protagonista principal da arte de contar histrias. Revestida de recursos (modulao, articulao, pausas, projeo), bem acompanhada do gesto, do movimento corporal, do olhar e moldada estrutura da narrativa oral, melhor ainda pode continuar seu destino de desde sempre fazer imaginar e encantar e tambm pode contribuir de modo efetivo para a prtica educativa.

(Lcia Helena F Neto, Klvia Nay B. da Silva e Isabella F


de Arruda)

DICAS PARA VOC SER AMIGO DA SUA VOZ!


Fale sem esforo e articule bem as palavras; Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar; Beba 2 litros de gua diariamente; Durma bem; Tenha uma alimentao saudvel rica em frutas e protenas; Use vesturio confortvel; Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alrgicas e perodo pr-menstrual; Evite falar por longos perodos, principalmente em ambientes ruidosos; Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas; Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente; Evite ingerir lcool em excesso, bem como outras drogas; Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente; Esteja atento aos primeiros sintomas de alterao vocal como cansao, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudana de tom, pigarro e rouquido; No caso de problemas vocais, procure um fonoaudilogo e um mdico otorrinolaringologista; Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Referencias: Arapiraca Ma, Santos LS, Ribeiro KC. Contao de Histrias em Contexto de EAD. Avelar, S. Qual a diferena entre contar um conto e ler um conto? 2005, p 7-9. Behlau M, DragoneMLS, Nagano L. A voz que ensina. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. Boone DR. Sua voz est traindo voc? Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. Dohme V. Tcnicas de contar histrias. 2 ed, Petrpolis, RJ: Vozes, 2011. Moyses L. Conte outra histria. Capivari, SP: Ed EME, 1998. Neto LEF, Silva KNB, Arruda IF. Fonoaudiologia, contao de histrias e educao: um novo campo de atuao profissional. In Disturbios da Comunicao, So Paulo, 18(2):208-222, agosto, 2006. Pinho, SMR. Temas em Voz Profissional. Rio de Janeiro: Revinter, 2007. Leitura Sugerida: Contar e encantar: pequenos segredos da Narrativa de Clo Busatto. Ed Vozes, 2003. Literatura Infantil: gostosuras e bobices de Fanny Abramovich. Ed Scipione, 1991. Acordais: fundamentos tericos-poticos da arte de contar histrias de Regina Machado. Ed DCL, 2004.

You might also like