You are on page 1of 4

PLANO ESTRATGICO DE FRONTEIRAS

DECRETO N 7.496, DE 8 DE JUNHO DE 2011. Institui o Plano Estratgico de Fronteiras. A PRESIDENTA DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso VI, alnea a, da Constituio, DECRETA:

Art. 1o Fica institudo o Plano Estratgico de Fronteiras para o fortalecimento da preveno, controle, fiscalizao e represso dos delitos transfronteirios e dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira. Art. 2o O Plano Estratgico de Fronteiras ter como diretrizes: I - a atuao integrada dos rgos de segurana pblica e das Foras Armadas; e II - a integrao com os pases vizinhos. Art. 3o O Plano Estratgico de Fronteiras ter como objetivos I - a integrao das aes de segurana pblica e das Foras Armadas da Unio com a ao dos estados e municpios situados na faixa de fronteira; II - a execuo de aes conjuntas entre os rgos de segurana pblica, federais e estaduais, e as Foras Armadas; III - a troca de informaes entre os rgos de segurana pblica, federais e estaduais, e as Foras Armadas; IV - a realizao de parcerias com pases vizinhos para atuao nas aes previstas no art. 1o; e V - a ampliao do quadro de pessoal e da estrutura destinada preveno, controle, fiscalizao e represso de delitos na faixa de fronteira. Art. 4o O Plano Estratgico de Fronteiras ser efetivado mediante a realizao, entre outras, das seguintes medidas: I - aes de integrao federativa entre a Unio e os estados e municpios situados na faixa de fronteira; II - implementao de projetos estruturantes para o fortalecimento da presena estatal na regio de fronteira; e III - aes de cooperao internacional com pases vizinhos. Art. 5o As aes do Plano Estratgico de Fronteiras sero implementadas por meio de: I - Gabinetes de Gesto Integrada de Fronteira - GGIF; e II - Centro de Operaes Conjuntas - COC.

Art. 6o Os Gabinetes de Gesto Integrada de Fronteira tero como objetivo a integrao e a articulao das aes da Unio previstas no art. 1o com as aes dos estados e municpios, cabendo a eles: I - propor e coordenar a integrao das aes; II - tornar gil e eficaz a comunicao entre os seus rgos; III - apoiar as secretarias e polcias estaduais, a polcia federal e os rgos de fiscalizao municipais; IV - analisar dados estatsticos e realizar estudos sobre as infraes criminais e administrativas; V - propor aes integradas de fiscalizao e segurana urbana no mbito dos municpios situados na faixa de fronteira; VI - incentivar a criao de Gabinetes de Gesto Integrada Municipal; e VII - definir as reas prioritrias de sua atuao. 1o No haver hierarquia entre os rgos que compem os GGIF e suas decises sero tomadas por consenso. 2o Cada GGIF ser constitudo por ato do Governo Estadual e ser composto pelas autoridades federais e estaduais que atuem nos termos do art. 1o e por representantes dos Gabinetes de Gesto Integrada Municipal da regio de fronteira. Art. 7o O Centro de Operaes Conjuntas ser composto por representantes de todas as instituies partcipes das operaes, mediante assinatura de acordo de cooperao. 1o No haver hierarquia entre os rgos que compem o COC e suas decises sero tomadas por consenso. 2o Compete ao COC realizar a integrao entre os partcipes mencionados no caput, o acompanhamento e a coordenao das aes do Plano Estratgico de Fronteiras. 3o O COC ter como sede as instalaes do Ministrio da Defesa. Art. 8o A participao dos estados e dos municpios no Plano Estratgico de Fronteiras se dar mediante a assinatura de termo de adeso. Art. 9o A Coordenao do Plano Estratgico de Fronteiras ser exercida pelos Ministros de Estado da Justia e da Defesa. Art. 10. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 8 de junho de 2011; 190o da Independncia e 123o da Repblica.

DILMA ROUSSEFF

Jos Eduardo Cardozo Nelson Jobim

1. Epitaciolndia/AC 2. Rio Branco/AC 3. Cruzeiro do Sul/AC 4. Tabatinga/AM 5. Oiapoque/AM 6. Corumb/MS 7. Ponta Por/MS 8. Dourados/MS 9. Navira/MS 10. Cceres/MT 11. Cascavel/PR 12. Guara/PR 13. Foz do Iguau/PR 14. Guajar-Mirin/RO 15. Vilhena/RO 16. Boa Vista/RR 17. Pacaraima/RR 18. Chu/RS 19. Pelotas/RS 20. Jaguaro/RS 21. Bag/RS 22. S. do Livramento/RS 23. Uruguaiana/RS 24. So Borja/RS

25. Santo ngelo/RS 26. Dionsio Cerqueira/SC 27. Chapec/SC Lei n 6.880, de 09 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares): c) acrscimo de 1/3 (um tero) a que se refere o artigo 137, inciso VI, da Lei n 6.880, de 09 de dezembro de 1980, ao tempo de servio militar para cada perodo consecutivo ou no de 2 (dois) anos de efetivo servio passados pelo militar nas guarnies especiais da Categoria "A", (a partir da vigncia da Lei n 5.774, de 23 de dezembro de 1971);

NOSSA PROPOSTA
criada a Polcia Nacional de Fronteiras com a atribuio de executar o patrulhamento ostensivo e permanente ao longo do permetro das fronteiras do Brasil para: I - executar o controle, a fiscalizao e a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio nas fronteiras, como fora essencial justia federal; II - exercer a polcia ostensiva martima, de mananciais, area e terrestre; III - coibir o trfico de drogas, de armas, de munies, de animais, de pessoas e de valores; IV- impedir o contrabando e o descaminho; V- apoiar a Polcia Federal, a Polcia Fiscal e as Foras Armadas em operaes pontuais pertinentes. - Medida organizacional: transformar a Polcia Rodoviria Federal em Polcia Nacional de Fronteira, capacitando-a para as funes de fronteira e repassando as rodovias federais para os Estados, resgatando o princpio da responsabilidade federativa. Ou ento, criar uma nova polcia com estrutura com Inspetores chefes (quatro nveis de carreira, bacharelado em direito), agentes de ligao (dois nveis de execuo, requisito grau superior) e agentes de execuo (dois nveis, requisito nvel mdio). - Operaes fixas: Bases de Fronteira, Bases de Conteno em cidades estratgicas dentro do Brasil e Postos de controle 24 horas nas fronteiras com cancelas, blitz, pardais e cftv. - Operaes mveis: Patrulhas ostensivas e discretas permanentes nas linhas de fronteira e monitoramento dos espaos areo, terrestre e fluvial. Patrulhas de Resposta Rpida (PRR) para apoio em fora em emergncias, situaes de enfrentamento ou aumento da ostensividade. - Apoio e reforo: PF, Marinha, Aeronutica e Exercito com inteligencia, logstica e aes em aeroportos, portos, florestas, selva, limites martimos, vias fluviais da fronteira e pontos estratgicos. - Integrao: Eventos, encontros, reunies peridicas e aes conjuntas com os efetivos de fronteira das polcias dos pases vizinhos e foras policiais estaduais brasileiras.

You might also like