You are on page 1of 3

AS FACES DA VIOLNCIA

1. AGRESSIVIDADE E VIOLNCIA: FENMENOS DIFERENTES A agressividade avalia-se exclusivamente por suas manifestaes: o comportamento, j que o ser humano agressivo por natureza. As pessoas consideradas no agressivas, so aquelas que no possuem nenhum impulso destrutivo com as coisa, com os outros e consigo mesma. Para compreender porqu o ser humano agressivo, temos que entender que a agressividade um impulso que pode ser voltado para fora, ou para dentro do prprio indivduo. A agressividade no se caracteriza apenas pela ao verbal ou fsica sobre o mundo, ela est relacionada com as atividades de pensamento, de imaginao ou de ao verbal e no verbal. Para que haja a subordinao e o controle dessa agressividade, a lei, atravs de mecanismos sociais, da educao e tradio, faz com que o ser humano aprenda desde criana a reprimi-la e no express-la de modo descontrolado. Assim, a cultura cria condies para que o individuo possa canalizar esses impulsos, para produes consideradas positivas.

Nesse enfoque, cuja referncia a psicanlise, afirma -se que a agressividade constitutiva do ser humano e, ao mesmo tempo, afirma-se a importncia da cultura, da vida social, como reguladoras dos impulsos destrutivos. Essa funo controladora ocorre no processo de socializao, no qual espera-se que, a partir de vnculos significativos que o individuo estabelece com os outros, ele passe a internalizar os controles. Ento, deixa de ser necessrio o controle externo, pois os controles j esto dentro do individuo.. Mas, mesmo assim, em todos os grupos sociais existem mecanismos de controle e/ou punio dos comportamentos agressivos no valorizados pelo grupo. (PSICOLOGIAS, op. cit., p.331)

2.A VIOLNCIA: UM FENMENO MULTIDETERMINADO A violncia um sintoma social e, so mltiplos fatores que a determinam,podendo ser histricos, econmicos, sociais, culturais, demogrficos, psicolgicos entre outros. Um dos fatores mais determinante a desigualdade social. Hlio Pellegrino, psicanalista brasileiro, afirma que a violncia crescente s pode ser entendida a partir da constatao de que vivemos um momento histrico em que se rompeu o pacto social (o direito ao trabalho, por exemplo), e isto faz com que se rompa o pacto edpico, isto , a autoridade, a norma, a lei internalizada. Essa ruptura

retira o controle sobre os impulsos destrutivos, e estes emergem com sua fora avassaladora.

como se vivssemos um momento de nossa civilizao em que a cultura no d mais conta de canalizar a agressividade que todos possumos em produes socialmente construtivas; como se essa energia no encontrasse canais, formas de expressar-se dentro dos limites da lei, das regras. A violncia crescente e, aparentemente, descontrolada, mobiliza em todos ns a agressividade enquanto destrutividade: a destruio do outro e de ns prprios.

3. A violncia e suas vrias expresses

Atualmente, devido a dramatizao dos crimes por meio das agncias de comunicaes, muito comum associarmos a violncia ao crime, a criminalidade. Porm, no podemos negar o aumento dos ndices de criminalidade e de violncia sofrida pelos demais e ate por nos mesmos. Devido a isso, fica cada vez mais difcil reconhecer como violncia outras de suas expresses, pois, fazem parte do nosso cotidiano e j nos acostumamos a muitas delas, como a fome, o preconceito, a destruio do meio ambiente, a corrupo. Existem tambm aquelas que so mais sutis e mais difceis de reconhecer, como a ausncia de vagas nas escolas, atendimento precrio de sade, dentre outras.
Como Jurandir Freire Costa afirma, a violncia invadiu todas as reas da vida de relao do indivduo. Isso significa que necessrio deixar de considerar como violncia exclusivamente a pratica de delitos, a criminalidade. Essa uma associao feita, por exemplo, pelos meios de comunicao de massa (radio, televiso) e que acabamos por reproduzir. O desafio reconhecer essas outras praticas de violncia diludas no cotidiano. (PSICOLOGIAS, op. cit., p.335)

4. O ADOLESCENTE NO CENRIO DA VIOLNCIA

Os adolescentes so o grupo mais vulnervel a violncia, por,em, necessrio considerar enquanto vitima, ou enquanto agente de violncia.

As primeiras experincias do adolescente enquanto vitima, podem ser vividas no seu grupo familiar, sejam elas fsica, sexual, psicolgica. A violncia crescente no interior da famlia um dado que chama, cada vez mais, a ateno de pesquisadores e autoridades na rea. A violncia domstica deixa marcas psquicas importantes na criana. grande o nmero de crianas seviciadas pelos pais, espancadas e mesmo assassinadas. Esse fenmeno perpassa todas as classes sociais, no est apenas circunscrito pobreza. Muitos de ns mesmos podemos j ter sido vtimas de situaes semelhantes em nossa prpria casa. E dificilmente isso, em suas formas mais amenas, entendido como violncia, como se os pais tivessem por direito essas prticas. A escola tambm pode ser um espao em que a criana ou o adolescente vive situaes de humilhao e de profecia de fracasso. A maior violncia exercida pela escola quando ela usa de seu poder sobre as crianas e os jovens para impedi-los de pensar, de expressar suas capacidades e os leva a se tornarem meros reprodutores de conhecimentos. A violncia nas ruas um problema que afeta, particularmente, os centros urbanos maiores. A rua, torna-se o espao da insegurana, do medo, da violncia pelo bandido, pela polcia e, mesmo, pelo cidado comum. No Brasil, 0,2% dos 25 milhoes de adolescentes (de 12 a 18 anos) so autores de infraes.

5.O ENCACERRAMENTO COMO MEDIDA BVIA

O crcere caracteriza-se principalmente por cecear o direito humano a liberdade, com o decorrer dos anos, foi se configurando como uma instituio total cuja principal funo reformular o indivduo a partir do controle sobre o seu corpo e sua vontade. Porm, a priso no cumpre a funo de preparar o indivduo que cometeu o crime para o retorno do convvio social, pelo contrario, acaba produzindo indivduos mais violentos.

You might also like