You are on page 1of 6

Doutrina do Pecado (Harmatiologia)

01 - Introduo: No grego, hamartia? (hamartiologia = doutrina do pecado). Significa: errar o alvo, fracassar. Filsofos, psiclogos, telogos, cientistas e muitos outros tem-se ocupado com o mistrio da origem do pecado. Os resultados das suas pesquisas diferem muito entre si, mas a Bblia nos da uma definio correta.

02 - A origem do pecado: A origem do pecado jamais pode ser de Deus, pois Deus Santo (1Pedro 1:16). Deus Luz, e no h trevas nenhuma (1 Joo 1:5); Deus no pode ser tentado pelo mal e a ningum tenta (Tiago 1:13). A origem do mal tampouco foi o homem. O homem foi criado a imagem de Deus: "E criou Deus o homem a sua imagem; a imagem de Deus o criou" (Gnesis 1:27). Foi criado perfeito: "Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gnesis 1:31). A Bblia diz: "Deus fez ao homem reto" (Eclesiastes 7:29). Quando Ado e Eva foram criados, o mal j existia no Universo.

a. Jesus revela o pecado: Ele disse: "Ele (satans) foi homicida desde o princpio e no se firmou na verdade, porque no h verdade nele, quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio, porque mentiroso e pai da mentira" (Joo 8:44), e tambm: "O diabo peca desde o principio" (1 Joo 3:8). O diabo era antes um querubim ungido para proteger (Ezequiel 28:14). Diz a Palavra de Deus: "No monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas"(Ezequiel 28:14). Apesar de tudo isso, ele disse em seu corao: "Eu subirei ao cu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregao, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altssimo" (Isaias 14:13, 14). Assim nasceu o pecado, como um pensamento no corao de Lcifer. E esse pensamento ele ps em ao! Rebelou-se contra Deus, e foi lanado fora do cu (Ezequiel 28:16-19). Jesus disse para os seus discpulos que havia visto satans, como raio, cair do cu (Lucas 10:18). Desde ento, o diabo tornou-se o adversrio de Deus. E satans (em hebraico, sat) ou diabo (em grego, diablos) significa em portugus: adversrio, acusador. Ele era Lcifer, isto , Estrela da manh, filha da alva (Isaias 14:12). Mas degenerou-se, tornando-se o prncipe das trevas (Mateus 12:24). E Lcifer possua livre arbtrio, coisa que Deus sempre considera. Ele abusou dessa extrema liberdade e sofreu as conseqncias. Pertenceu aos cus, mas tornou-se o antnimo do bem, o opositor de Deus.

b. De que maneira entrou o pecado no Mundo? O mal do pecado havia entrado no universo. Porm, o homem vivia no paraso em absoluta inocncia, em pleno gozo e perfeita comunho com Deus. De que maneira esse quadro to perfeito foi desfeito? "Por um homem entrou o pecado no mundo." (Romanos 5:12). Ado e Eva, por um ato de desobedincia, conscientemente abriram a porta pela qual o inimigo entrou e com ele, todo o mal que trazia. A arma que o inimigo usou foi tentao. A Bblia nos relata esse acontecimento de modo detalhado (Gnesis 3:1-24). Essa narrao no , como os materialistas afirmam, uma lenda, nem , como outros dizem, somente figurativa, sem nenhum valor real. A Bblia sempre a verdade (Joo 17:17). O apstolo Paulo acreditava no fato descrito em Gnesis 3, pois escreveu sobre ele ( 2 Corintios 11: 2,3; 1 Timoteo 2:14). O diabo veio na forma de uma serpente (Gnesis 3:1). Ele, como um anjo cado, um ser com corpo imaterial, um esprito, pode manifestar-se de muitas maneiras. At Pedro, certa feita, foi utilizado pelo diabo como trampolim no seu ataque contra Jesus (Mateus 16:22, 23).

c. Qual foi a estratgia da operao tentao, aplicada contra Ado e Eva? O inimigo fez vrios ataques, um aps outro, at derruba-los?: O diabo procurou, no seu primeiro ataque, despertar dvida sobre a veracidade da Palavra de Deus. E ele, que o pai da mentira (Joo 8:44), perguntou, torcendo a Palavra que Deus havia dito: " assim que Deus disse: no comereis de toda rvore do Jardim?" (Gnesis 3:1). Porm, Deus havia dito: "De toda rvore do jardim comers livremente, mas da rvore da cincia do bem do mal, dela no comers." (Gnesis 2:16,17). Quando Eva, na sua rplica, fez referncia ao que Deus havia dito sobre a rvore do meio do jardim, o diabo torceu novamente a palavra: "Certamente no morrereis." (Gnesis 3;4). A dvida estava plantada. O Segundo ataque tinha por alvo colocar em dvida as intenes de Deus para com eles, insinuando que Jeov no queria que os homens fossem to felizes como Ele, pois no gostaria que se tornassem tais quais Ele. O diabo disse: "Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus." (Gnesis 3:5). No terceiro ataque, o diabo despertou neles a tentao de se igualarem a Deus. Foi exatamente o mesmo pecado que o havia derrubado do cu (Isaias 14:14). O poder da tentao estava ocupando tanto o entendimento como o sentimento de Eva (Gnesis 3:6). vontade deles estava sendo conquistada por um desejo ilcito. S faltava uma coisa, a prpria ao. A vontade j contaminada deu o impulso necessrio para que Eva cedesse; ela tomou do Fruto, comeu e deu a Ado, que tambm comeu (Gnesis 3: 6). Uma catstrofe, a maior de todos os tempos, havia acontecido.

d. Por que Deus permitiu que o homem fosse tentado? Deus havia criado o homem a sua imagem e semelhana; Assim, o homem possua livre arbtrio. Como uma criatura de Deus, estava sujeito a Ele e as suas determinaes. Porm, o verdadeiro amor ao Senhor se manifesta na obedincia a sua Palavra (Joo 14:15, 23 e 15:14). Com o livre arbtrio, o homem podia, voluntariamente, mostrar sua inteira disposio de obedecer a Deus de corao. Com o livre arbtrio, uma atitude dessas no representaria nada. Da mesma forma, sem que houvesse tentao, sem que fosse oferecida uma alternativa, o homem no teria tido oportunidade de mostrar que desejava sujeitar-se a Deus em tudo. Assim, Deus permitiu que ado e Eva fossem tentados, dando-lhes, porm, as possibilidades de vencer. Deus tambm permitiu que seu prprio Filho fosse tentado. Jesus passou por uma prova muito mais dura (Lucas 4:1-13). Deus sabia que o seu filho, como homem, tinha possibilidade de cair (se no houvesse essa possibilidade, a tentao teria sido apenas uma representao). Porm, Jesus venceu e permaneceu sem pecado (Hebreus 4;15), tendo voltado do deserto da tentao cheio do Esprito Santo (Lucas 4;14). Aprendeu a obedincia, por aquilo que padeceu. (Hebreus 5:8) e agora pode ajudar a todos que so tentados (Hebreus 2:18; 4:16).

03 - Definio do pecado a luz da queda do homem: Os diferentes nomes que a Bblia usa a respeito de pecado expressam as principais definies sobre o que ele significa:

Transgresso (Hebreus 2:2) Literalmente, ir alm do limite (Romanos 4:15). Os mandamentos de Deus so cercas, por assim dizer, que impedem ao homem entrar em territrio perigoso e dessa maneira sofrer prejuzo para sua alma. Ado caiu em transgresso (1 Timoteo 2:14; Romanos 5:14), o que significa que ele violou as ordens de Deus, deixando de cumpr-las. Toda a transgresso desonra a Deus (Romanos 2:23).

Impiedade (Romanos 1:18; Tito 2:12) Significa uma ao sem piedade, isto , uma ao sem amor, sem adorao e devoo as coisas de Deus. O homem mpio o que d pouca ou nenhuma importncia a Deus e s coisas sagradas. Estas no produzem nele nenhum sentimento de temor e reverncia. Ele est sem Deus porque no quer saber de Deus.

Injustia (Romanos 1:18) Justia um procedimento de acordo com o direito. Quando isso falta, ento se trata de injustia.

Desobedincia (Hebreus 2:2) Significa insubmisso ou rebelio, literalmente ouvir mal, ouvir com falta de ateno, coisa que, diante de Deus, como feitiaria (1 Samuel 15:2). Foi o que Ado e Eva cometeram (Romanos 5:19)

Iniqidade (Romanos 2:8; 1 Joo 5:17) Significa uma falta de eqidade, de reconhecimento do direito ou dos princpios imutveis da justia. algo que promove desordem, e quanta desordem o pecado no causou na vida do homem. Quando Lcifer se rebelou contra Deus, promoveu a eterna desordem. O anticristo , por isso, chamado o inquo (2 Tessalonicenses 2:8).

Errar o Alvo: O certo atirar sem errar o alvo (Juizes 20:16). Porm, quando algum no faz o que certo, errou o alvo, e isso expressa o que pecado. Os homens procuravam atirar no alvo de se igualarem a Deus, mas erraram e ficaram sendo dominados por Satans.

Divida (Mateus 6:12) O Homem deve (A palavra deve vem de dvida) a Deus a guarda dos seus mandamentos; todo pecado cometido contrao de uma dvida. Incapaz de pag-la, a nica esperana do homem ser perdoado, ou obter remisso da dvida.

Queda (Efesios 1:7) Falta, ou cair para um lado no grego, donde a conhecida expresso, cair no pecado. Pecar cair de um padro de conduta.

Derrota (Romanos 11:12) Ao rejeitar a Cristo, a nao judaica sofreu uma derrota e perdeu o propsito de Deus.

O erro (Hebreus 9:7) Descreve aqueles pecados cometidos como fruto da ignorncia, e dessa maneira se diferenciam daqueles pecados cometidos presunosamente, apesar da luz esclarecedora.

O homem que desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre em maior grau de culpa do que aquele que apanhado em falta, que foi levado por debilidade.

04 - Conseqncias do pecado: O pecado tanto um ato como um estado. Como rebelio lei de Deus, um ato da vontade do homem, como separao de Deus, vem ser um estado pecaminoso. Segue-se uma dupla conseqncia; o pecador traz o mal sobre si mesmo por suas, ms aes, e incorre em culpa aos olhos de Deus. Duas coisas, portanto, devem distinguir-se; as ms conseqncias que seguem os atos do pecado, e o castigo que vir no juzo. As escrituras descrevem dois efeitos do pecado sobre o culpado: O primeiro, seguido por conseqncias desastrosas para sua alma; O segundo, trar da parte de Deus o positivo decreto de condenao. O pecado interrompeu a comunho entre Deus e o homem. Deus convivia com o homem em comunho e cooperao maravilhosa (Gnesis 2;18,19). Porm, quando Deus, aps a queda, veio ao seu encontro, Ado e Eva esconderam-se entre as rvores do jardim (Gnesis 3:8). A pergunta de Deus: "Onde estas?" (Gnesis 3:9), mostra que a atitude de Deus para com Ado era agora diferente. A Bblia diz: "As vossas iniqidades fazem diviso entre vs e o vosso Deus." (Isaias 59:2). Assim, devido ao seu pecado foram expulsos do jardim (Gnesis 3:23, 24). O pecado torna o homem culpado diante de Deus. Culpa uma omisso prejudicial, um delito, uma inobservncia de uma regra de conduta. Deus perguntou a Eva: "Por que fizeste isso?" (Gneses 3;13). Aquele que tropear em um s ponto, torna-se culpado de todos (Tiago 2:10). Assim, Todo o mundo fique sujeito ao juzo de Deus (Romanos 3;19). O pecado faz o homem ficar debaixo da ira de Deus (Romanos 1:18-20). A Bblia diz: "Por essas coisas vem a ira de Deus" (Efsios 5:6). Quando h perdo, a ira de Deus se retira. (Isaas 12:1-3), mas permanecer sobre aqueles que no aceitarem o nico meio de perdo, Cristo, que Deus oferece (Joo 3:18).

05 - Os efeitos do pecado na vida do homem: Os prejuzos que o pecado traz na vida do homem so incalculveis. O pecado fez o ser humano perder a sua tranqilidade. Antes que o pecado entrasse no mundo, no existiam angustia, aflio, lagrimas etc. Porm, depois que o homem caiu, foi obrigado a enfrentar tribulao e angustia (Romanos 2:9). O pecado colocou o homem sob seu domnio, pois ele alastrou-se e multiplicou-se de tal maneira na vida do homem que o profeta Isaias disse: "Desde a planta do p at cabea no h nele coisa s" (Isaias 1:6). O pecado contaminou o entendimento e a conscincia do homem (Tito 1:15). A sua vontade ficou inteiramente sujeita ao mal (Romanos 7:19-23): Toda imaginao dos pensamentos do seu corao era s m continuamente (Gnesis 6:5).

Pelo pecado o homem perdeu a sua posio de governo, Deus o colocara para dominar (Gnesis 1:28); porm, pelo pecado, tornou-se dominado, no somente pelo pecado, mas tambm pelas coisas criadas (Romanos 1:25). Em lugar de ser senhor, tornou-se escravo da cobia, da inveja, da avareza e outras conseqncias (1 Timoteo 6:10). Em lugar de governar sobre o pecado, tornou-se escravo dele (Joo 8:34). O pecado prepara uma plataforma para o diabo na vida do homem. Se o crente vencido pelo tentador, e o pecado entra na sua vida, deixa nela uma plataforma para o inimigo exercer maior influncia. Mas, se resistirmos ao diabo, ele fugira de ns (Tiago 4:7). Quando, porm, o homem obedece ao pecado (Romanos 6:16), os seus membros se tornam sujeitos a imundcia e a maldade (Romanos 6:19). O pecado sujeitou o homem morte, Deus disse no den: "No dia em que dela comeres, certamente morreras" (Gnesis 2:17). Paulo escreveu que: "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Romanos 5:12). Essa palavra se cumpriu no dia da queda. A morte entrou e iniciou o seu domnio em trs sentidos: A morte fsica. Deus disse ao homem no dia da queda: "Comers o teu po, at que te tornes a terra" (Gnesis 3:19). Assim, a morte fsica ou a separao do esprito e alma do corpo (Tiago 2:26) comeou desde o dia da queda. Deus, j no den, falava de dor (Gnesis 3:16). A doena o inicio da morte. A morte espiritual. a separao entre o homem e Deus. Por isso, a Bblia fala do homem no-crente como de um morto (Lucas 15: 24,32). Em Mateus 8:22, Jesus fala desses dois tipos de morte, ou seja, da morte espiritual e da morte fsica. A segunda morte (Apocalipse 20:6). Significa a eterna separao de Deus de todos que, antes da morte fsica, no aceitaram a salvao. Bem verdade o que a Bblia afirma: "O Salrio do pecado e a morte" (Romanos 6:23).

06 - Concluso: Devemos sempre estar em alerta, vigiando e orando para no cairmos na astutas ciladas do inimigo, pois ele lana as suas ofertas para nos tentar, e fazer com que pecamos. Mas se pecarmos: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia" (1 Joo 1:9). "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que no pequeis; mas, se algum pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 Joo 2:1). Que Deus seja Louvado, Amm.

You might also like