You are on page 1of 4

Como podem ser utilizados (em total segurana) os leos essenciais?

Voltar O uso de leos essenciais no uma terapia nova. Desde tempos imemoriais que os leos essenciais tm vindo a ser usados pelos seus efeitos benficos no corpo e na mente. Os leos essenciais possuem vrias qualidades poderosas: acalmam, estimulam, relaxam, e contribuem tambm para eliminar o stress e as tenses da vida moderna. A inalao, via oral ou aplicao via cutnea destes leos essenciais 100% naturais, permite contribuir para o equilbrio harmonioso entre o corpo e a mente. O modo de usar dos leos essenciais depende do objectivo para o qual usado e do tipo de leo. Os leos essenciais so altamente concentrados; para a produo de 1 kg de leo essencial so necessrias centenas de quilos de plantas frescas. Os leos essenciais so substncias muito fortes e devem ser usados sempre com grande cuidado. Por esta razo, extremamente importante que utilize sempre a dose recomendada e que respeite o modo de utilizao especfico para cada tipo de leo. A utilizao destes leos essenciais simples e muito diversificada:

Via oral

Apesar do uso interno dos leos essenciais poder ser muito forte, aconselhamos a nunca o fazer sem consultar primeiro o seu mdico assistente. Esta operao requer um conhecimento profundo das propriedades especficas dos leos em causa. Os leos essenciais podem ser tomados por via oral utilizando um comprimido neutro, uma cdea de po, um rebuado ou uma colher de mel. Nunca use mais de 6 gotas por dia e mximo 2 gotas por dose (por exemplo, 2 gotas, 3 vezes ao dia). O leo extrado da casca dos citrinos tambm pode ser usado em gua (3 a 5 gotas num litro de gua).

Via cutnea

O uso de leos essenciais sobre a pele extremamente benfico! Os leos essenciais so absorvidos rapidamente pela pele e so transportados desta forma ao local necessrio. Com excepo de casos especficos, os leos essenciais tm que ser diludos antes da aplicao na pele. Puro Apenas um nmero limitado de leos essenciais podem, em circunstncias especficas, ser aplicados directamente sobre a pele: alfazema (em casos de irritao, agitao, picadelas de insectos), ravensara (contra bolhas), tea tree (nos ps), hortel-pimenta . O uso puro sobre a pele deve ser efectuado sempre com muito cuidado. Evite o contacto com os olhos! Diludo Alguns leos essenciais podem ser aplicados obre a pele se forem diludos previamente com um leo de base (um leo vegetal como por exemplo de amndoas doces, de macadmia , de jojoba) ou um creme neutro. A quantidade a diluir num leo de base ou num creme depende do tipo de leo essencial, do efeito desejado e da parte do corpo que necessita de um leo de massagem. A percentagem varia entre 0,5 e 10%: de 0,5 a 1% adequado para bebs e crianas pequenas e para uma massagem de rosto, de 1 a 3% para crianas pequenas, de 3 a 5% ideal para uma massagem de corpo e se a quantidade for de 5 at 10% deve apenas ser utilizada para aplicao local, limitada.

Banho

Tambm na banheira ou no chuveiro pode desfrutar dos leos essenciais. Nunca deite leos essenciais directamente na gua se no estiverem diludos: misture algumas gotas de leo essencial num leo de base vegetal, creme de banho, leite (gordo) ou nata lctea e adicione-o gua do banho. Ateno devido ao perigo de choque trmico, no se pode utilizar leo essencial de menta no banho ou debaixo do chuveiro. Nunca utilize leos essenciais para o banho do seu beb.

Difuso atravs do ar

Visto que os leos essenciais so produtos aromticos e volteis, prestam-se bem disperso no ar. Escolha o mtodo de aplicao que achar mais agradvel em funo do efeito necessrio. Mtodo das gotas Coloque algumas gotas de leo essencial num leno, almofada, tapete, filtro de aspirador, humidificador do ar no radiador Evaporao Se colocar um pouco de gua e leo essencial num difusor, quando a gua comear a evaporar os leos essenciais so difundidos pelo ar. Para este efeito, pode utilizar uma taa com gua a ferver ou um difusor (elctrico). Atomizao Atravs da tcnica de atomizao, os leos no so aquecidos nem colocados em gua: so atomizados. Desta forma, todas as caractersticas originais destes leos so preservadas. A atomizao a forma mais eficaz de disperso de leos essenciais no ar. A atomizao faz-se com um aparelho especialmente concebido, um atomizador (elctrico). Pode gozar dos seus efeitos benficos em perfeita segurana, se forem seguidos os seguintes conselhos:

Manter os leos essenciais fora do alcance das crianas. Feche bem os frascos de leos essenciais e conserve-os num local fresco, ao abrigo da luz e num local seguro, pois estes so inflamveis. Evitar o contacto com os olhos e membranas mucosas. Respeite sempre a dosagem e o mtodo de utilizao recomendados. Diluir os leos essenciais num leo de base ou num produto neutro antes de os utilizar directamente sobre a pele ou no banho. Tome ateno em caso de peles sensveis e alrgicas: diluir primeiro uma gota de leo essencial num pouco de leo base, e aplicar na parte interior do cotovelo. Aps 24 horas caso no ocorra nenhuma reaco (vermelhido, comicho ou irritao), pode, ento, aplicar o leo na dosagem recomendada. Aps o uso de leos ctricos (quer numa massagem, quer num banho), evitar a exposio luz solar pelo menos durante as 24 horas seguintes. Tenha ainda mais cuidado em caso de epilepsia, asma, alergias, mulheres grvidas e crianas menores de 6 anos. Nunca utilize os leos essenciais, na sua forma pura, directamente na pele, sem o aconselhamento de um especialista.. No aconselhado o uso de leos essenciais em bebs.

Medidas de preveno suplementares

Nunca utilize os leos essenciais por via oral sem o aconselhamento de um especialista. A ingesto oral por parte de crianas (menores de 12 anos), mulheres grvidas ou em caso de amamentao fortemente desaconselhada.

Nmero de telefone do Centro Anti-venenos (Blgica): 0032 70 245 245 ; Portugal: 808 250 143 Um suplemento alimentar no deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado e de um modo de vida saudvel. No exceder as dosagens recomendadas. Manter fora do alcance das crianas

You might also like