You are on page 1of 11

6/25/2013

Regras Gerais

Engenharia da Qualidade
Carga Horria: T(60) AP(00) AT(55) APS (5)

Profa. Dra. Joseane Pontes

Ementa

Plano da Aula
- Apresentao Geral - Discusso da Ementa

- Introduo engenharia da Qualidade: mtodos quantitativos de diagnostico, monitoramento e otimizao dirigidos a garantia da qualidade. - Ferramentas de diagnstico. - Anlise dos modos e efeitos das falhas (FMEA); Anlise da rvore de falhas (FTA); - Desdobramento da funo qualidade (QFD); - Introduo ao Controle estatstico do processo (CEP); - Estratgia seis sigma. - Custos da Qualidade.

14/05 16/05 21/05 23/05 28/05 04/06

06/06

11/06 13/06 18/06

20/06

25/06 27/06 02/07 04/07

Apresentao da Ementa Reviso sobre Qualidade Introduo Engenharia da Qualidade Mtodos quantitativos de diagnostico, monitoramento e otimizao dirigidos a garantia da qualidade. Trabalho Ferramentas de Diagnstico: Brainstorming; Diagramas de causa-efeito; Folhas de verificao; Cartas de controle; Anlise de Pareto; Crculos da Qualidade; Amostragem e estratificao; Histograma. Ferramentas de Diagnstico: Brainstorming; Diagramas de causa-efeito; Folhas de verificao; Cartas de controle; Anlise de Pareto; Crculos da Qualidade; Amostragem e estratificao; Histograma. Semana Engenharia de Produo Semana Engenharia de Produo Ferramentas de Diagnstico: Brainstorming; Diagramas de causa-efeito; Folhas de verificao; Cartas de controle; Anlise de Pareto; Crculos da Qualidade; Amostragem e estratificao; Histograma. Ferramentas de Diagnstico: Brainstorming; Diagramas de causa-efeito; Folhas de verificao; Cartas de controle; Anlise de Pareto; Crculos da Qualidade; Amostragem e estratificao; Histograma. Exerccios Anlise dos modos e efeitos das falhas (FMEA): Metodologia de Anlise do Tipo e Efeito de Falha - FMEA de produto e de processo Anlise dos modos e efeitos das falhas (FMEA): Metodologia de Anlise do Tipo e Efeito de Falha - FMEA de produto e de processo Anlise dos modos e efeitos das falhas (FMEA): Metodologia de Anlise do Tipo e Efeito de Falha - FMEA de produto e de processo/Anlise da rvore de falhas (FTA): Construo Diagrama FTA aplicado a uma falha Anlise da rvore de falhas (FTA): Construo Diagrama FTA aplicado a uma falha

2 2 2 2 2 2

11/07

Avaliao

30/07 01/08 06/08

Desdobramento da funo qualidade (QFD) Desdobramento da funo qualidade (QFD) Desdobramento da funo qualidade (QFD) Estratgia seis sigma. Estratgia seis sigma. Estratgia seis sigma. Introduo ao Controle estatstico do processo (CEP) Introduo ao Controle estatstico do processo (CEP) Introduo ao Controle estatstico do processo (CEP) Custos da Qualidade Custos da Qualidade Custos da Qualidade Avaliao Correes Reavaliaes Correes e discusses finais e Entrega de Notas

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

08/08 13/08

2 2 2

15/08 20/08 22/08

27/08 29/08 03/09 05/09 10/09 12/09 17/09

2 2 2 2

09/07

19/09

6/25/2013

Reviso Geral
1.

Reviso Geral
Defina qualidade (viso tradicional e moderna).

1. Defina qualidade (viso tradicional e moderna). 2. O que melhoria da qualidade? 3. O que variabilidade? 4. Quais as dimenses da qualidade, segundo Garvin? 5. O que no conformidade ? 6. Na sua opinio, o que Engenharia da Qualidade?

Definio Tradicional: Qualidade significa adequao ao uso Definio moderna: Qualidade inversamente proporcional variabilidade 2. O que melhoria da qualidade? a reduo da variabilidade nos processos e produtos.
3. O que variabilidade? Variaes ocorridas nas especificaes do

produto.
4. Quais as dimenses da qualidade, segundo Garvin? Desempenho;

Confiabilidade; Durabilidade ;Assistncia tcnica; Esttica; Caractersticas; Qualidade percebida; Conformidade com As especificaes.
5. Cite algumas caractersticas da qualidade.

Fsicas: comprimento, largura, viscosidade, etc. Sensoriais: gosto, aparncia, cor, etc. Orientao Temporal: confiabilidade, durabilidade, etc.

Estratgico

Histrico e Modelos de Gesto da Qualidade

Princpios

TQM/Seis Sigma/ISO 9000

Viso Geral

Gesto por Processo


Sistemas

Operacional

Gerenciamento da Rotina

CEP

Custos da Qualidade
Ferramentas

Geral

Especfico

PROJETO DO CURSO II Engenharia da qualidade: Carga horria a ser cursada - 135 horas Envolve os seguintes temas: Controle Estatstico e Metrolgico de Produtos e Processos de Fabricao e Construo. Normalizao e Certificao da Qualidade. Confiabilidade de Produtos e Processos de Fabricao e Construo. A relao das disciplinas vinculadas a essa rea:

Engenharia da Qualidade

Servios

Gerenciamento das Diretrizes

6/25/2013

O que Engenharia da Qualidade?

Mtodos quantitativos de diagnstico, monitoramento e otimizao dirigidos a garantia da qualidade.

Introduo; Conceitos Histricos; Conceitos Bsicos; Controle de processo e inspeo de peas; Causas da m qualidade

Desta forma

Desta forma

Variabilidade:

Shewhart props a aplicao da Metodologia Cientifica na linha de produo:


- (1) a identificao da problemtica e o planejamento de projetos de anlise, - (2) a experimentao em si, - (3) a anlise dos resultados dos experimentos e, finalmente, - (4) a tirada de concluses para alcanar novo conhecimento e, portanto melhorias. As ferramentas do CEQ apresentados nesse livro esto inseridas nas mesmas quatro fases.

A variabilidade pode ser visto em pelo menos dois aspectos, como enfatizado pelo Taguchi (1999). Um o erro cometido quando os valores medidos ficam longe do alvo da caracterstica (vis), e o outro quando, na mdia, o alvo respeitado, mas a disperso (desvio padro) dos valores das medidas inaceitvel.

Desta forma

V A R I A B I L I D A D E

AVERIGUAR

- A idia principal do CEQ que processos de produo com menos variabilidade propiciam nveis melhores de qualidade nos resultados da produo. - Custos diminuem porque:
A amostragem muito mais econmica do que a inspeo por 100% do lote, e a reduo de defeitos e peas defeituosas inevitvel.

FAZER AGIR FAZER

PLANEJAR

PLANEJAR

TEMPO

6/25/2013

Laudo da Superintendncia da Vigilncia Sanitria de Minas Gerais divulgado ontem sobre a contaminao na fbrica da Unilever de Pouso Alegre (MG) aponta que, no lugar de suco Ades, 96 caixas foram envasadas com hidrxido de sdio (2,5%), a popular soda custica, e gua. Isso teria ocorrido em razo de falhas mecnica e humana.

?
Controle x Inspeo:

O laudo estadual agora ser encaminhado Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria(Anvisa), que definir as penalidades. Mas a vigilncia j apontou que a linha de produo deve permanecer paralisada at que sejam tomadas diversas medidas preventivas na fbrica que impeam novas contaminaes como a que veio tona na semana passada, com um lote de 1,5 litro de suco de soja de ma. Entre outras coisas, a Unilever ter de fazer uma reviso completa de todos os equipamentos, sensores e software do processo de fabricao do Ades. A empresa precisar ainda aumentar o nmero de amostras coletadas durante o envase e alterar o perodo de reteno dos produtos acabados antes da liberao ao mercado. Outra exigncia a reviso e implementao de um procedimento de liberao da produo aps o sistema de higienizao. Por fim, a companhia precisar introduzir um dossi dirio de qualidade com a assinatura dos gerentes. Na primeira entrevista aps o caso, o presidente da Unilever, Fernando Fernandez, afirmou ontem ao Estado que uma sequncia de trs falhas levou contaminao de um lote do suco. "Foi um problema pontual de qualidade que no voltar a se repetir, mas pelo qual pedimos as mximas desculpas", afirmou.

A idia de controlar um processo para conseguir melhorias totalmente diferente da idia de inspecionar peas para identificar no-conformes, embora os dois procedimentos utilizem em parte as mesmas ferramentas estatsticas. A inspeo de peas individuais tem como objetivo a eliminao de peas de baixa qualidade do lote, as quais no alcanam as expectativas do consumidor e no devem ser entregues ao cliente. Para controlar e estabilizar os processos da empresa, utilizase as ferramentas em CEQ retirando pequenas amostras sempre muito menores que os lotes para caracterizar aspectos importantes do processo e melhorar a qualidade.

??

Monitoramento do processo e inspeo de peas


Linha de produo, inspeo, monitoramento.
Passa Descarta retrabalha Passa Descarta retrabalha

Causas da m qualidade:
- um evento que ocorre uma vez ou ocasionalmente, mas em perodos irregulares. imprevisvel. - Outra causa chamada estrutural. Como a causa especial, a estrutural tambm eliminvel ou compensvel, mas a diferena que essa causa ocorre periodicamente ou em funo de outra varivel relacionada com a causa identificada. - Essas causas so relativamente pequenas, mas ocorrem quase sempre e em grande nmero, afetando a variabilidade do processo. o acmulo dessas causas num certo perodo de tempo que dar existncia varivel aleatria.

Inspeo fora da sub linha INSPEO INICIAL

Inspeo fora da sub linha

sub linha

sub linha

INSPEO FINAL Passa Descarta retrabalha

Monitoramento

Monitoramento

6/25/2013

Perfil de causas da m qualidade na linha de produo


Comum Freqncia Previsvel? Nmero de causas Soluo Sempre Mdia; desvio padro. Muitas Melhorar todo o processo Especial Assinalvel Irregular Irregular Uma ou poucas Identificar e eliminar causas Estrutural Regularidades Dados individuais Uma ou poucas Gerenciar as correlaes

Responder:

1. Em alguns setores de Engenharia Mecnica comum a viso de que a variabilidade inerente no processo de produo foi superada com a utilizao de robtica. Pensam que desde o rob quase perfeito, a variabilidade sumiu e a necessidade de aplicar Estatstica na fbrica hoje um procedimento do passado. Discutir. 2. Qual a relao entre a qualidade de um produto e a variabilidade de um processo?

Relembrando:
Melhoria da Qualidade: as principais tecnologias estatsticas e de engenharia teis na melhoria da qualidade... - Controle estatstico do processo; - Planejamento de experimentos; - Amostragem de aceitao;

Cep:

Planejamento Experimental:

Amostragem de Aceitao

Metodologia de inspeo por amostragem


O planejamento experimental, baseado nos fundamentos estatsticos, uma ferramenta para se chegar s condies otimizadas de um processo, desenvolvimento da formulao de produtos dentro das especificaes desejadas ou simplesmente para avaliar os efeitos ou impactos que os fatores tm nas respostas desejada.

cujos resultados servem de base para uma tomada de deciso quanto aceitao ou no-aceitao de materiais, itens, produtos ou servios.

6/25/2013

Amostragem de Aceitao

Inspeo aps produo Inspeo aps rec. de fornecedor Inspeo de retificao

Resposta:

Diagrama de fases do uso de mtodos da Engenharia da Qualidade

6/25/2013

Qualidade OFF-LINE

Qualidade ON-LINE

Off significa estar desligado, que est disponvel mas no est sendo utilizado. Nesse modelo, so as reas de suporte ou atividades que influenciam no processo produtivo. o caso da rea comercial da empresa, que afinal, insere no mercado os resultados do processo produtivo ou, a rea de gesto de pessoas que gerencia um elemento crtico no processo produtivo. Portanto: qualidade off-line = suporte ao processo produtivo.

Esse modelo trata-se da relao da empresa com o mercado, o esforo ou atividades realizadas com o objetivo de perceber as necessidades, convenincias ou preferncias dos clientes. Caracteriza-se pela reao da organizao s mudanas do mercado. Flexibilizao, quanto mais rpido reagir, mais chance e maior tempo de sobrevivncia a empresa ter. Assim: qualidade on-line = reao ao mercado.

Qualidade IN-LINE

Esse ambiente caracterizado no processo produtivo, produzir com qualidade, sem defeitos. A ocorrncia de defeitos no produto, seja qual for a sua natureza, prejudica a perfeita utilizao do produto e compromete sua qualidade. Portanto, o modelo de qualidade IN-LINE tem foco na correo e preveno de defeitos. Resumindo: qualidade in-line = processo produtivo.

Ferramentas da Qualidade

Melhoria Contnua envolve basicamente as seguintes etapas:

Ferramentas para Anlise e Melhoria da Qualidade

Identificao dos problemas prioritrios; Observao e Coleta de Dados; Anlise e busca da causas razes; Planejamento e Implementao das aes; Verificao dos resultados.

Desta forma

6/25/2013

Ferramentas da Qualidade
GRAFICO DE PARETO

Ferramentas diferentes para situaes diferentes...

EM PRESA

As 7 Ferramantas da Qualidade As 7 Ferramantas da Qualidade


- 1.Estratificao; eu - 2.Folha de Verificao(Alessandra, Amanda, Filipe, Lays) 25/06 - 3.Grfico de Pareto; (Luciana, Luciana, Joao Paulo, Vitor, Paula) 25/06 - 4.Diagrama de Causa e Efeito; (Alice, Ana Carolina, Celiane, Hiugue) 27/06 - 5.Histograma; (Taiane, Luis, Henrique, Raiza, Claudio) 27/07 - 6.Diagrama de Disperso;(Bruno, Andr, Alexandre, Carlos E. G. e Eduardo) 02/07 - 7.Grfico de Controle.(Tulio, Leonardo,Loureno, Carlos Eduardo, Luis Fernando 02/07

Estratificao; Folha de Verificao: Grfico de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito; Histograma; Diagrama de Disperso; Grfico de Controle.

Principais finalidades das ferramentas da Qualidade

Outras ferramentas:
- Diagrama de relaes, diagrama de afinidades, diagrama de rvores, matriz de priorizao, matriz de relaes, diagrama de processos decisrios, diagrama de atividades. Alm disso - 5S, mapeamento de processos, 5W1H

Finalidade Identificao e priorizao de problemas

Ferramenta Amostragem e estratificao; Folha de verificao; Histograma,; Grfico de Pareto; Grfico de Tendncia e controle; Mapeamento do processo; Brainstorming; Matriz de Priorizao Brainstorming; Estratificao; Diagrama de espinha de peixe; Diagrama de afinidades; Diagrama de relaes;

Anlise e Busca de causasrazes

Elaborao e Implementao de Solues Verificao de resultados

- Diagrama de rvores; - 5W1H - 5S. Amostragem e estatificao; Folha de Verificao; Histograma, medidas de locao e varincia; Grfico de Pareto; Grfico de tendncia e de controle.

6/25/2013

Tipos de Amostras:

Estratificao

- Amostra casual; - Amostra sistemtica, e

- Amostra estratificada

o processo de dividir um grupo em diversos subgrupos com base em caractersticas distintivas. Com a estratificao objetiva-se identificar a variao de cada um dos fatores (equipamentos, insumos pessoas...) no processo ou problema a ser investigado. Ex: Diferentes operadores esto associados a resultados diferentes? So obtidos diferentes resultados dependendo do fornecedor da matria prima utilizada? Os efeitos dos problemas (ou resultados indesejveis) sao diferentes de manh, tarde ou noite (turnos de produo)?(ou regio, pas, linhas de produo...)

A ferramenta de estratificao tem como funo analisar os dados para buscar oportunidades de melhoria, sempre utilizada nos casos cujos dados mascaram os fatos reais. Isto geralmente ocorre quando os dados registrados provm de diferentes fontes, mas so tratadas igualmente sem distino.

6/25/2013

Aplicaes Analisar dados com o objetivo de encontrar oportunidades de melhorias; Dividir os dados em categorias ou caractersticas importantes com o objetivo de direcionar aes corretivas; Separar os dados de modo a expor padres latentes; Buscar identificar origens diferentes e, assim, direcionar a sua soluo; Focalizar os dados em subgrupos para analise dos seus efeitos; Pesquisar os caminhos que contribuem com maior intensidade na identificao de um problema;

Exercicio: Descreva o tipo de estratificao que pode ser usada para estudar as causas de 1) acidente de trabalho; 2)turnover ou 3)absenteismo; 4) retrabalho.

Folha de Verificao

Grfico ou Diagrama de Pareto

Diagrama de Causa e Efeito

10

6/25/2013

Histograma

Diagrama de Disperso

Grfico de Controle

11

You might also like