You are on page 1of 11

CONHECENDO OS MRTIRES DA IGREJA

CONHECENDO OS MRTIRES DA IGREJA


INTRODUO Tertuliano, um dos Pais da Igreja dizia que o sangue dos mrtires era o adubo para o crescimento da igreja. Quanto mais os crentes eram massacrados, mais eles cresciam em nmero. Quanto mais se proibia o cristianismo, mas as pessoas reconheciam a Cristo como Senhor e Salvador, vindo com isso a morrer por sua f. Segundo o escritor e pastor James Kennedy houve at os nossos dias cerca de 40 milhes de mrtires cristo. A maioria dessas mortes acorreu neste sculo. Vejamos os martrios mais marcantes da histria: OS APOSTOLOS E DISCIPULOS PRIMITIVOS 1) ESTEVO Foi o primeiro mrtir da igreja crist, e de acordo com a Bblia ele foi apedrejado (At 7.54-60). Ele morreu orando e suas ltimas palavras foram "Senhor Jesus, recebe o meu esprito". Joo Calvino, reformador do sculo XVI, comenta essa orao de Estevo dizendo: "A ns convm, juntamente com Davi (Sl 31.1), entregar as nossas almas nas mos de Deus diariamente, enquanto estivermos nesse mundo, visto que somos cercados por um milhar de mortes, a fim de que Deus possa livra-nos de todos os perigos; porm, quando tivermos realmente de morrer, e formos chamados para o outro lado da existncia, ento teremos que voar apoiados nessa orao - Que Cristo receba o nosso esprito. Pois ele entregou o seu prprio nas mos do Pai, com esse propsito, o de guardar-nos para sempre. Isso serve de consolo inestimvel. Essa esperana deve encorajar-nos a sofrer a morte com pacincia".

2) TIAGO O MAIOR, IRMO DE JOO Tiago, irmo de Joo, foi o primeiro dos apstolos a ser morto por causa da Palavra de Deus. Ato 12.2 nos informa que ele foi decapitado, a mando do rei Herodes Agripa I. Clemente de Alexandria, um dos pais apostlicos, conta-nos detalhes de sua morte. Diz ele que ao ser conduzido ao local de seu martrio, seu acusador foi levado ao arrependimento e, caindo aos ps de Tiago, pediu-lhe perdo. Logo aps, confessou-se cristo e foi morto juntamente com aquele que antes o havia acusado. Juntos foram decapitados.

3) TIAGO IRMO DO SENHOR E BISPO DE JERUSALM Tiago, irmo do Senhor e autor da carta que leva o seu nome, com 99 anos foi espancado e apedrejado pelos judeus at a morte. Isso se deu no ano de 63 d.C. Os judeus lhe ordenaram que de uma das galerias do templo

clamasse que Jesus de Nazar no era o Messias. Mas em vez de falar assim, ele anunciou multido que Cristo era o Filho de Deus, e juiz do mundo. Ento os seus inimigos enraivecidos o lanaram ao cho, e o moeram com pancadas. No estando ainda completamente morto, acabaram de mat-lo com pedradas, enquanto ele orava pelos seus inimigos.

4) SIMO PEDRO Pedro foi condenado em Roma a ser crucificado. Hegsipo, um escritor primitivo, conta que o povo, ao perceber que Nero procurava razes contra Pedro para mat-lo, rogou insistentemente ao apstolo que fugisse da cidade. Persuadido pela insistncia deles, ele disps-se a fugir. Ao chegar, porm, porta, viu o Senhor Jesus Cristo que vinha ao seu encontro. Adorando-o, Pedro indagou: "Senhor, aonde vais? Ao que ele respondeu: "Vou ser crucificado de novo". Pedro, ao dar-se conta de que era de seu sofrimento que o Senhor falava, voltou a cidade. Jernimo afirma que ele foi crucificado de cabea para baixo, por petio prpria, por julgar-se indigno de ser crucificado da mesma maneira que o seu Senhor.

5) PAULO DE TARSO O apstolo Paulo tambm foi martirizado em Roma. Abidias, um historiador primitivo, conta-nos que quando foi dada a ordem de execuo de Paulo, o imperador enviou dois soldados para dar-lhe a notcia que ele seria morto. Diz esse historiador que o nome desses soldados eram Ferege e Partemio. Ao chegarem a Paulo pediram orao para que tambm cressem. Paulo garantiu-lhes que em breve creriam e seriam batizados diante de seu tmulo. De acordo com a maioria dos historiadores cristos, Paulo foi retirado de um calabouo em Roma para a execuo. 2 Tm 4.13, nos mostra que o apstolo Paulo estava em um lugar mido e sentia muito frio, por isso Pediu que lhe enviassem sua capa de inverno.

6) ANDR, IRMO DE SIMO PEDRO Andr, irmo de Simo Pedro, pregou o evangelho a muitas naes da sia. Em desa foi crucificado de forma transversal. As extremidades de sua cruz foram fixadas transversalmente no solo. Da o nome de cruz de santo Andr.

7) BARTOLOMEU Era natural de Can da Galilia, homem de bom carter, recebendo por isso o elogio de Jesus Cristo. foi um pregador que viajou para vrios paises e por ltimo, foi cruelmente aoitado e crucificado pelos idlatras da Armnia.

8) APSTOLO JOO

Por ordem do imperador Tirano, foi lanado numa caldeira de azeite fervendo e por um milagre saiu ileso. Depois disso foi desterrado para a ilha de Patmos a fim de trabalhar nas minas de carvo. Em Patmos lhe foi revelado as profecias dos ltimos dias: o Apocalipse. Depois da morte do imperador, Joo foi solto e voltou para feso de onde escreveu o evangelho que leva o seu nome e as trs cartas que tambm levam o seu nome. Morreu de forma natural em avanada idade.

9) TIMTEO Segundo a tradio eclesistica Timteo foi o primeiro bispo de feso e diz que ele morreu ali martirizado quando Joo estava exilado na ilha de Patmos. Ele foi morto a pauladas por uma turba de idolatras que se encaminhavam para o templo para oferecerem sacrifcios aos deuses. Voc sabe qual era o crime ou o erro dos cristos primitivos? Uma carta do governador Plnio ao imperador Trajano, nos primrdios do Cristianismo, mostrando o crime dos cristos, responde a essa pergunta: "Todo o crime ou erro dos cristos se resume nisto: tm por costume reunirem-se num certo dia, antes do romper da aurora, e cantarem juntos um hino a Cristo, como se fosse um Deus, e se ligarem por um juramento de no cometerem qualquer iniqidade, de no serem culpados de roubo ou adultrio, de nunca desmentirem a sua palavra, nem negarem qualquer penhor que lhes fosse confiado, quando fossem chamados a restitui-los. Depois disso feito, costumavam-se separar-se e em seguida reunirem-se de novo, sem a menor deserdem. Depois dessas informaes julguei muito necessrio examinar, mesmo por meio de tortura, duas diaconisas, mas nada descobri a no ser uma superstio m e excessiva."

10) INCIO DE ANTIOQUIA A tradio diz que ele conheceu Pedro e foi ordenado bispo de Antioquia pelo apstolo Joo. Foi condenado pelo imperador Trajano a ser lanado as feras em Roma. Enquanto atravessava a Sria a caminho de Roma, ele escreveu vrias cartas. Em uma delas ele diz: "Desde a Sria at Roma estou lutando com feras por terra e por mar, de noite e de dia sendo levado preso por dez soldados cuja ferocidade iguala a dos leopardos, e os quais, mesmo quando tratados com brandura, s mostram crueldade. Mas no meio destas iniqidades, estou aprendendo... Coisa alguma, quer seja visvel ou invisvel, desperta a minha ambio, a no ser a esperana de ganhar a Cristo. Se o ganhar, pouco me importar que todas as torturas do demnio me acometam, quer seja por meio do fogo ou da cruz, ou pelo assalto das feras ou que os meus ossos sejam separados uns dos outros e meus membros dilacerados, ou todo o meu corpo esmagado.". Quando chegou em Roma o lanaram na arena com os lees, e ele disse: "Sou, como o trigo debulhado de Cristo, que precisa de ser modo pelos dentes das feras antes de se tornar em po.". Depois disso foi comido pelos lees e recebido na glria pelo leo da tribo de Jud.

11) POLICARPO, BISPO DE ESMIRNA Policarpo foi o discpulo pessoal do apostolo Joo, era homem muito consagrado e foi o principal pastor da Igreja de Esmirna. Nasceu em 69 d.C. e morreu em 159 d.C. Escreveu Duas cartas igreja de Filipos conservadas at o dia de hoje. Diz a histria que ele ao entrar na arena para ser morto ouviu uma voz do cu que dizia: "S forte Policarpo! Se homem". Ele foi condenado fogueira e quando o fogo acendeu no teve poder de queima-lo, por fim o mataram a golpes de espada.Depois de preso por pregar o evangelho, foi inquirido a amaldioar Cristo no que ele respondeu: "Por 86 anos tenho sido servo de Cristo, e ele nunca me fez mal algum. Como posso blasfemar de meu Rei, que me salvou?".

12) FELICIDADE E SEUS FILHOS Marco Aurlio assumiu o trono em 161 d.C. e no ano 180 comeou de novo as perseguies. Um dos martrios que mais impacto causou em Roma foi a de Felicidade e seus sete filhos. Ela foi acusada de ser crist e o prefeito da cidade a ameaou de morte, mas ela disse: "Viva, eu te vencerei; se me matares, em minha prpria morte te vencerei ainda mais.". Todos os seus filhos morreram na sua frente. O mais velho foi espancado at a morte. Dois foram golpeados por clavas. O quarto foi jogado do despenhadeiro. Trs foram degolados. Por fim depois de muita tortura, ela foi decapitada.

13) PERPTUA, A JOVEM No reinado de Severo foi martirizada Perptua, uma senhora casada, de 22 anos, de boa famlia e me de uma criana, era nova convertida, sada do paganismo. Nem com as suplicas de seu pai, ela negou a cristo. Nesse dia conduziram-na para fora com o irmo, e outra mulher chamada felicidade e as duas foram atadas em redes, e lanadas a uma vaca brava. Os ferimentos de Perptua no foram mortais, e a populao farta, mas no saciada pela vista do sangue, disse ao algoz (carrasco, indivduo cruel) que aplicasse o golpe da morte. Como que despertando de um sonho agradvel, Perptua chegou a tnica mais a si, levantou o cabelo que lhe cara pelas costas abaixo, e depois de ter dirigido com voz fraca algumas palavras de animao a seu irmo, guiou ela mesma a espada do gladiador para o corao, e assim expirou."

14) BISPO BASLIO O bispo Baslio foi um dos que pereceram nas mos de Julio. Foi encarcerado e ameaado de morte. Julio o interrogou pessoalmente. Baslio nesse interrogatrio predisse a morte do imperador e disse-lhe ainda do tormento que lhe sobreviria na outra vida. Encolerizado Julio ordenou que o corpo desse seguidor de Cristo fosse descarnado a cada dia, em sete diferentes partes, at que sua pele e carne ficassem totalmente destroadas.

15) ARTMIO, COMANDANTE ROMANO Artmio, comandante das foras romanas no Egito, foi privado de seu mandato por ser cristo; logo teve seus bens confiscados e foi decapitado. Na palestina muitos foram queimados vivos; outros arrastados pelos ps atravs das ruas, despidos, at expirar. Alguns foram feridos at morrer; apedrejados e outros sofreram espancamento na cabea, at perder os miolos. Em Alexandria, foram muitos os cristos que morreram pela espada, pelo fogo, pela crucificao e pela decapitao.

16) HERMENEGILDO Em 586, o rei Leovigildo mandou matar o prprio filho, o prncipe Hermenegildo, por renunciar a f ariana e converter-se ao genuno evangelho. Ele foi decapitado por ordem do prprio pai por no receber a eucaristia das mos de um bispo ariano em 13 de abril de 586 d.C.

17) JUAN Foi bispo de Brgamo, em Lombardia. Era erudito e bom cristo. Empenhou todos os esforos possveis para retirar da igreja os erros do arianismo. Teve grande xito contra os hereges e por isso foi assassinado no dia 11 de julho de 683 d.C.

18) KILLIAN Nasceu na Irlanda e recebeu de seus pais uma educao piedosa e crist. Obteve a licena da igreja de Roma para pregar aos pagos da Alemanha. Em Wurtburg converteu o governador Gozberto, cujo exemplo foi seguido pela maior parte do povo durante os anos seguintes. Quando, porm Killian persuadiu o governador Gozberto de que seu matrimnio com a viva de seu irmo era pecaminoso, este ficou irritado e mandou mat-lo. Era o ano de 689 d.C. Em 854, quarenta e duas pessoas, na alta Frigia, foram martirizadas pelos sarracenos.

19) JOHN HUSS De origem camponesa e humilde, Huss nasceu na Bomia em 1373 e s aos 13 anos entrou para a escola elementar. Cinco anos mais tarde entrou para a universidade de Praga e em 1398 alcanou o grau de Bacharel em Divindade, sendo consagrado pastor da igreja de Belm, em Praga. A partir desse plpito catlico, Huss comeou a pregar a genuna palavra de Deus, o que lhe gerou muitas perseguies. Foi convocado pelo papa a comparecer em Roma. Recusou-se e foi excomungado. A semelhana de Wycliffe, Huss atacou vrias doutrinas erradas da igreja romana como; a venda de indulgncias, a venerao de imagens, o vcio do papa, dos cardeais, e do clero. Suas idias provocaram a ira do papa que o convocou a comparecer ao Conclio de Constncia com um salvo-conduto do imperador. O salvo-conduto, porm, no foi cumprido e suas idias foram

condenadas. Foi-lhe dada oportunidade de se retratar, no negando, porm a sua f. Foi queimado na fogueira com uma coroa de papel decorada com diabinhos com a seguinte frase: "Coroa de Hereges". Finalmente aplicaram o fogo lenha, e ento o nosso mrtir cantou um hino com voz to forte e alegre que foi ouvido atravs do crepitar da lenha e do estrondo da multido. Finalmente a sua voz foi calada pela fora das chamas, que logo puseram fim sua existncia na terra.

20) JERNIMO SAVONAROLA Nasceu em Florena, Itlia e pregava como um dos antigos profetas da Bblia para vastas multides que enchiam sua catedral. Seus sermes eram contra a sensualidade e o pecado da cidade e tambm contra os vcios do papa. A cidade se arrependeu e se reformou, mas o papa Alexandre VI procurou, de todos os modos, silenciar o virtuoso pregador. Foi enforcado e queimado na grande praa de Florena. Isso aconteceu dezenove anos antes das 95 teses de Lutero serem colocadas na catedral de Wittenberg. Esse homem de Deus nos deixou o exemplo de como ser fervoroso mesmo em meio uma sociedade totalmente corrompida. Todos esses homens anteciparam o esprito e a obra dos reformadores.

21) JERNIMO DE PRAGA Foi conterrneo de Huss e nasceu na cidade de Praga. Teve acesso s obras de Wycliffe e ao ver o progresso que a obra de Huss teve na Bomia, foi ajud-lo. Chegou na Bomia, trs meses antes de Huss ser morto. Foi preso pelo duque Sultsbach, que o levou com correntes pelo pescoo sendo lanado em uma masmorra imunda onde ficou por 340 dias, sem luz e quase morto de fome. As acusaes que pesavam contra ele eram: 1 Ridicularizar a autoridade papal; 2 fazer oposio ao papa; 3 Ser inimigo dos cardeais; 4 Ser perseguidor dos prelados; 5 Foi acusado de aborrecedor da religio crist. Como Huss, sua condenao foi ser queimado em praa pblica. Prepararam-lhe umas coroas de papel, pintada com demnios na cor vermelha, o que vendo disse: "O Nosso Senhor, quando sofreu a morte por mim, que sou o mais miservel dos pecadores, levou sobre a sua cabea uma coroa de espinhos; por amor a ele, levarei esta coroa tambm." Quando atearam fogo, cantou um hino e suas ltimas palavras foram: "A ti, Cristo, ofereo esta alma em chamas".

22) JOHN BROWN Em 1517 foi acusado de heresia. Sua condenao foi ser queimado vivo. Antes de queim-lo, os arcebispos de Rohester, fizeram com que seus ps fossem queimados at que toda a carne se desprendesse, e os ossos ficassem expostos. Fizeram isso para for-lo a retratar-se; porm ele persistiu em sua f e devido a isso, foi preso estaca e queimado.

23) THOMAS MANN

Era um cristo bem quisto pela comunidade. Foi acusado de fazer declaraes contrrias ao culto das imagens e as peregrinaes catlicas sendo queimado em Londres em 1519.

24) THOMAS HARDING Foi acusado junto com sua esposa de praticar heresia, somente por no aceitar a doutrina da transubstanciao. Foi condenao a ser queimado. Ao ser levado ao local do suplicio, um dos espectadores rompeu o seu crnio com um porrete. Os sacerdotes premiaram a todos os que traziam madeira para a fogueira, com uma indulgncia para pecar por 40 dias.

25) JONH HOOPER Foi um dos reformadores ingleses e era bispo de Gloucester. Era fervoroso em seu ensino, eloqente em sua palavra, perfeito na citao dos textos Bblicos, infatigvel na sua tarefa, exemplar em sua vida pessoal. No dia 29 de janeiro de 1555, foi condenado por ensinar heresia. Sendo condenado fogueira suas ltimas palavras foram: "Senhor Jesus, tenha misericrdia de mim. Senhor Jesus recebe o meu esprito".

26) WILLIAM TYNDALE Foi conterrneo e amigo de Lutero. Muitos o colocam como prreformador, mas inegvel que ele teve uma grande participao de maneira direta na reforma protestante. Tyndale foi um fiel ministro do Senhor que nasceu em um local prximo fronteira do pas de Gales. Foi criado desde sua infncia na universidade de Oxford, onde, por sua longa permanncia, cresceu tanto no conhecimento dos idiomas e das outras artes liberais, como na prtica das Escrituras, s quais a sua mente estava muito apegada. Aos 30 anos fez uma promessa que haveria de traduzir a Bblia diretamente dos originais para o ingls, com o objetivo de que, todo povo desde o campons at a corte real pudessem ler e compreender as Escrituras em sua prpria lngua. Em 1525, a traduo do Novo Testamento estava completa. Em pouco tempo mais de seis mil cpias estavam nas mos do povo. Isso gerou uma grande perseguio da igreja Romana sobre a sua vida, at que em maio de 1535 foi preso. Um ano depois saiu a sua condenao. No dia seis de outubro de 1536, foi levado ao lugar da execuo. Foi amarrado estaca, estrangulado pelo carrasco e, em seguida consumido pelo fogo. Na estaca, orou com fervor dizendo: "Senhor, abra os olhos do rei da Inglaterra".

27) ALGUNS MRTIRES DO SCULO XIX Entre os anos de 1814 a 1820, os protestantes do sul da Frana, sofreram terrveis perseguies por parte dos Catlicos Romanos. S o fato da pessoa se confessar protestante, era motivo para perder a vida. Vejamos alguns casos: a) Um jovem chamado Pierre foi questionado pelos catlicos a respeito de

sua f. Perguntaram-lhe: "Voc catlico ou protestante?". Ele prontamente respondeu: "Sou protestante". Essa declarao lhe custou a vida, pois um dos inquiridores lhe deu um tiro a queima roupa. b) Blacher, um senhor de 70 anos, tambm foi argumentado com respeito a sua f. Ao declarar-se protestante, teve todo o seu corpo despedaado por uma foice. c) Um Senhor de idade chamado Ddet foi parado na rua e lhe perguntaram: "Voc protestante?". Ao que ele respondeu: "Sou". Imediatamente descarregaram nele um mosquete, porm ele no morreu. Mas, para consumar a sua obra, os monstros acenderam uma fogueira com palha e tabuas. Lanaram o Ancio nela, ainda vivo, causando-lhe sofrimentos terrveis at a morte.

28) MRTIRES DO SCULO XX a) DIETRICH BONHOEFFER (1906 -1943) Telogo Alemo que se ops fortemente ao governo de Adolf Hitler, Bonhoeffer pregou duramente contra o anti-semitismo, condenou a cooperao da igreja com o terceiro Rich (sistema comandado por Hitler), e tornou-se parte da resistncia ao regime nazista juntamente com outros lideres de sua poca. Em 1936, o governo Alemo cassou o ttulo de livre-docente de Bonhoeffer em Berlim. Um ano depois, fechou o seminrio em Finkenwalde, no qual era professor. Foi proibido de ensinar e de publicar livros. No dia cinco de abril de 1943 foi preso e lavado ao campo de concentrao de Buchenwald. Em 8 de abril do mesmo ano, num domingo, como de costume, Bonhoeffer pregou um sermo que tocou profundamente no corao dos colegas de priso, ao falar sobre a vontade de Deus para a vida de cada ser humano. Depois de orar, a porta da cela se abriu. Dois guardas do Terceiro Reich disseram: "Prisioneiro Bonhoeffer, prepare-se para vir conosco". Os presos sabiam que estas palavras eram sinnimas de morte. Deduzindo o que lhe aconteceria, se dirigiu aos demais, dizendo: "Para mim, isto o fim, mas tambm o incio", numa referncia direta ao fato de que, para o cristo a morte uma passagem para o cu. No dia seguinte, foi enforcado, aos 30 anos de idade. Trs semanas depois, Adolf Hitler suicidou-se e, menos de um ms aps o assassinato de Bonhoeffer, as vtimas do nazismo que sobreviveu, foram libertadas com o fim do domnio insano do regime Hitlerista. b) IVAM MOISEYEV Ivan foi um soldado cristo do exercito vermelho, da antiga Unio Sovitica. Era um jovem diferente, cristo genuno, que no se deixava amedrontar pelas ameaas dos oficiais e nem pelo escrnio dos colegas de farda. A f e o relacionamento intimo com Cristo eram mais importantes do que sua prpria segurana pessoal ou aprovao dos companheiros. Seu carter foi provado at o sangue, no exercito vermelho. Muitas vezes proibido de pregar aos colegas, Ivan tinha um princpio Bblico em sua vida: "Mais vale obedecer a Deus do que aos homens". Apesar de ser um soldado exemplar, no se calava com relao a sua experincia de salvao. Muitas vezes foi inquirido a negar sua f, mas nada o fazia calar. Foi preso

e lanado em uma cela cheias de poas de gua. Depois de muitas tentativas de faz-lo desistir de sua f, a nica maneira que conseguiram fechar a sua boca, foi mat-lo dentro da priso. Sua famlia, quando viu o corpo, no o reconheceu de to deformado que estava seu rosto, com marcas de botas no rosto, boca quebrada, a testa e as tmporas cheias de hematomas. Um dia antes de morrer, em 15 de julho de 1972, escreveu uma carta a seu irmo dizendo: "Querido irmo, recebi sua carta e demorei responder, porque houve uma grande tormenta. Quando Sergei (amigo de farda de Ivan e tambm cristo) chegou, ele tambm sofreu, e seus livros e at postais foram confiscados. No conte tudo a papai e mame. Diga apenas: Ivan escreveu, e disse que Jesus vai partir para a peleja. Esta luta de Cristo, e Ivan no sabe se voltar dela com vida. Desejo que todos os amigos, jovens e velhos, se lembrem deste verso de Apocalipse 2.10: S fiel at a morte, e dar-te-ei a coroa da vida'. Receba esta ltima carta, na terra, do menor dos irmos, Ivan Moiseyev". c) STANLEY ALBERT DALE (1910 - 1968) Missionrio aos ndios canibais YALIS, no vale do Seng, em Nova Guin Holandesa, Stanley foi martirizado pelos ndios juntamente com seu amigo Philip com mais de 60 flexadas cada um, e depois tiveram os corpos esquartejados. Prximo ao local onde Stanley e Philip foram feridos e mortos, h uma pequena placa de ao inoxidvel na qual esto gravadas as seguintes palavras: Stanley Albert Dale Amado esposo de Patrcia Morto por causa de sua f, no vale de Seng 25 de setembro de 1968 Apocalipse 2.10 Muitos outros irmos foram mortos nesse sculo por causa do seu testemunho cristo Os mencionados acima, so apenas alguns dos milhares e milhares que foram fies ao Senhor at a morte e conquistaram a coros da vida. d) PASTOR QUE FOI MORTO COM A FAMLIA O pastor David Yonggi Cho conta em um de seus livros a histria de um pastor que foi preso pelos soldados comunistas na cidade de Inchon, na poca da invaso comunista na Coria do Sul. Os soldados o prenderam e ameaaram mata-lo caso no negasse a Jesus. Com bravura, o pastor reafirmou sua fidelidade a Jesus a despeito das ameaas. Os soldados, irados, ameaaram sepulta-lo vivo com a sua famlia, caso ele no renegasse a sua f. O pastor e sua famlia preferiram o martrio em vez da apostasia. Foi aberta, ento, uma grande cova e jogaram l dentro o pastor e sua famlia. Comearam a jogar terra e a soterrar a famlia piedosa. Quando a terra j estava sufocando a todos, um filho gritou desesperado: "Papai, pense em ns. Pense em ns papai". O pai aflito comeou a chorar, mas sua esposa, cheia de fervor, gritou para os filhos: "Coragem, meus filhos, vocs no sabem que hoje noite ns vamos jantar com Jesus, o Rei dos Reis e Senhor dos senhores?" Depois de encoraja-los a ser fiis at a morte, comeou a cantar um hino sobre o cu que dizia:

"Eu avisto uma terra feliz, uma terra de glria e fulgor Avistamos o lindo pas, pela f na Palavra de Deus. Sim no doce porvir, viveremos no lindo pas. Sim no doce porvir, viveremos no lindo pas" Cantaram com entusiasmo at que suas vozes foram silenciadas debaixo dos escombros. A obedincia daquela famlia levou-os ao caminho estreito do martrio, mas no fim dessa estrada estava a glria excelsa de Deus. A multido que assitiu a esse doloroso martrio ficou profundamente comovida e dezenas de pessoas se converteram e foram salvas por esse testemunho. CONCLUSO O Reverendo Hernandes Dias Lopes, Pastor da primeira igreja Presbiteriana de Vitria, no Esprito Santo, conta em seu livro "Pentecostes, o fogo que no se apaga", sua visita ao museu dos mrtires na Coria do Sul. Vejamos os detalhes dessa visita: "Uma das coisas que marcou profundamente a minha vida foi visitar o museu dos mrtires, em Seul, na Coria do Sul. A igreja evanglica coreana cresceu num solo regado pelo sangue dos mrtires. Milhares de crentes foram castigados at a morte, com requintes de crueldade, na poca da ocupao japonesa. Centenas de pastores foram decaptados s margens do rio Ran. Mais tarde, na terrvel guerra contra a Coria do Norte, outras centenas de crentes morreram por sua fidelidade a Cristo. Nesse museu, vimos numa enorme sala quadros singelamente emoldurados com as fotografias de centenas de mrtires. Em cada quadro havia um breve histrico com o relato da vida, das obras, do ministrio e sobretudo da maneira cruel com que cada pessoa foi torturada e morta pela sua f. Ale naquela sala chorei ao ver que muitos daquele mrtires morreram sem ver o grande avivamento que Deus enviou sobre a Coria do Sul. Deus honra o sangue dos mrtires. O sangue dos mrtires omo dizia Tertulianp, o adubo para a sementeira do Evangelho. Depois de observar atentamente todos aqueles quadros, j na sada da sala, aproximei-me do ltimo quadro. A moldura era a mesma, mas no havia fotografia. Quando fiquei de frente para ele, havia no lugar da fotografia, um espelho. Vi meu prprio rosto e, embaixo, uma frase lapidar: "Voc pode ser o prximo mrtir". Lagrimas rolaram em meu rosto. Reconheci que precisava ser revestido com o poder do Esprito para ser um mrtir de Jesus".

BIBLIOGRAFIA FOX, J. O livro dos Mrtires. Editora CPAD. Rio de Janeiro, 5 edio 2003. LOPES, H.D. Quando Deus Intervm. Editora - candeia RICHARDSON, D. Senhores da Terra. Editora - Betnea GRANT, M. Iv. Editora - Betnea. CHO, DAVID YONGGI. Orao, a chave do avivamento. Editora Betnea LOPES, HERNANDES DIAS. Pentecostes, o fogo que no se apaga. Editora Hagnos CESARIA, EUSBIO. Histria Eclesistica. Editora CPAD. REVISTA DEFESA DA F - Edio Especial. EDITORA ICP.

REVISTA GRAA ANO I N 11

Notas sobre o autor Alexandro Pereira Salles dicono da Igreja Bblica Crist, formado em Bacharel em Teologia pelo Seminrio Bblico Internacional, e professor neste mesmo Instituto. Casado com Fabiana Netto com quem tem dois filhos, Mateus e Manuela. Contatos e convites para palestrar: (21)2716-3889.

You might also like