You are on page 1of 2

Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA Superintendência de Infra-estrutura, Mineração, Indústria e Serviços - SUIMIS

Roteiro de Solicitação
Número Roteiro Nome Roteiro Objetivo SEMA.SUIMIS.0064-3 (versão 1.0 10/04/06) Licença Prévia para Viadutos, Túneis e Pontes Requerer a Licença Prévia para Viadutos, Túneis e Pontes

1. Documentos Administrativos 1.1. Obrigatórios
1.1.1. 1.1.2. 1.1.3.

1.1.4. 1.1.5.

1.1.6.

Requerimento Padrão modelo SEMA; Cópia da guia de recolhimento da taxa de serviços SEMA, devidamente quitada; Publicação do pedido da licença em periódico local ou regional e Diário Oficial do Estado, original e/ou fotocópia autenticada (página inteira); Cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou certidão do conselho de classe do responsável técnico pela elaboração do projeto de engenharia e do Plano de Controle Ambiental (PCA); Cópia da declaração do cadastro técnico estadual do profissional responsável pela elaboração do projeto de engenharia e do Plano de Controle Ambiental (PCA); Anuência do proprietário da área e escritura de posse.

1.2.

Condicionados
Caso o requerente seja representado por terceiros, apresentar procuração do requerente para o representante; Caso o requerente seja pessoa jurídica, apresentar cópia do CNPJ e Inscrição Estadual, cópia dos documentos do representante legal (RG e CPF), contrato social ou certidão simplificada emitida pela junta comercial, no caso de empresas por cotas limitadas (LTDA), ou cópia da ata da última assembléia onde se definiu a diretoria, no caso das sociedades anônimas (S/A); Caso o requerente seja pessoa física, apresentar cópia do RG e CPF; Caso seja em área urbana, apresentar declaração da prefeitura, manifestando que o empreendimento está de acordo com as leis de uso e ocupação do solo do município.

1.2.1. 1.2.2.

1.2.3. 1.2.4.

SEMA.SUIMIS.0064 - Licença Prévia para Viadutos, Túneis e Pontes

1/2

técnicas e critérios para sua identificação. Condicionados 2.9. concepção do projeto com suas alternativas tecnológicas e locacionais. 2. Caracterização sucinta do empreendimento abrangendo os meios físico (geologia e geotecnia. Mapa de situação do empreendimento em escala de 1:25.SUIMIS.1.0064 .1.1.Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA Superintendência de Infra-estrutura. 2.1.8.1. Documentos Técnicos 2.2. População a ser diretamente beneficiada e afetada pelo empreendimento. os horizontes de tempo de incidência dos impactos e indicando os métodos.3.2. Mapa de localização da área do empreendimento em escala de 1:100.1. 2. SEMA. articulação viária e rede de drenagem da área da sub-bacia. Caso o local do empreendimento esteja próximo a áreas de interesse de Conservação Ambiental. biótico (fauna e flora) e sócio-econômico. 2.000 ou maior contendo a localização da obra a ser licenciada. a sede do município ou acidentes geográficos conhecidos.4. clima).1. Aspectos gerais do empreendimento. vazões de projeto. 2. Caso o local do empreendimento esteja próximo a áreas indígenas ou de interesse da FUNAI.Licença Prévia para Viadutos. 2. contendo o local da obra. mínima.1. Descrição preliminar das principais medidas mitigadoras preventivas e corretivas dos prováveis impactos ambientais e sócioambientais.2. apresentar documento de anuência da FUNAI para a realização da obra. 2.1. média e máxima. recursos hídricos.7.5. Mineração. Estudo hidrológico da bacia hidrográfica com respectivo tempo de recorrência. solos.1.6. Uso e ocupação do solo da área diretamente afetada e caracterização geral de ocupação da bacia a montante do empreendimento quando se tratar de projeto de licenciamento de pontes. grade topográfica da área de interferência e seu entorno imediato. 2.SUIMIS 2. Túneis e Pontes 2/2 . Descrição dos prováveis impactos ambientais e sócio-ambientais que poderão ocorrer durante a implantação do empreendimento. objetivos e justificativos da alternativa escolhida. 2. apresentar documento de anuência órgão ambiental estadual ou federal. suas alternativas.2. Obrigatórios DIAGNÓSTICO AMBIENTAL CONTENDO NO MÍNIMO: 2. considerando o projeto.000 ou maior. geomorfologia. quantificação e interpretação. malha de coordenadas e fisio nomia vegetal.1. 2.2.1. Indústria e Serviços .