You are on page 1of 23

Painel IV Aspectos Jurídicos de VoIP

Prof. Dr. Cláudio R. M. Silva
1

Participantes
* * * * *

Cláudio Rodrigues Muniz da Silva – DCO / UFRN; Fabiano André de Sousa Mendonça – DPUB / UFRN; Lívio Peixoto do Nascimento – ANATEL/RN; Thomas Kefas Dantas de Sousa – DPUB / UFRN; Ana Flávia Lins Sousa – PPD / UFRN.

2

Vejamos alguns exemplos: * * * * * * * Surgimento dos serviços OTT (“On The Top”).Motivação * No caminho entre o “ligado” e o “logado” muita coisa mudou. Relatos de experiências mostram economias sem precedentes nos gastos com telefonia IP. * A mídia já dá sinal disto a algum tempo. Surgimento do “Direito das Telecomunicações” e a evidenciação de seu papel. * É preciso estar atento também aos marcos legais definidos pelo Estado através de suas agências reguladoras e aos demais * Aspectos jurídicos relacionados com a prestação do serviço público em questão. Anatel lança outorga “combo” no Plano simplificado de outorgas (PSO). 3 . não basta considerar apenas tecnologias. Empresas de TV por assinatura fornecem serviços “combo” com telefonia IP e Internet. em se tratando de Serviços Públicos. Empresas de MMN vendem em larga escala o serviço de telefonia IP. Surgimento das primeiras patentes brasileiras em VoIP. * Mas.

como ver a competência para regular a telefonia sobre IP? 4 .Quais são os Aspectos Jurídicos a se considerar? * Com os marcos legais atuais. ainda há necessidade de regulamentação da telefonia VoIP? * Na perspectiva da Anatel. como fica a definição da telefonia de voz sobre IP dentre as modalidades de serviços de telecomunicações? * Quais os limites entre os direitos: liberdade de expressão e de acesso tecnológico? * Quais as implicações no que diz respeito às patentes? * Em termos jurídicos.

Regulação das Telecomunicações no Brasil 5 .

Regulação das Telecomunicações no Brasil 6 .

caracteres. 7 .472 de 16 de julho de 1997) define “serviço de telecomunicações” em seu art. radioeletricidade. emissão ou recepção. sons ou informações de qualquer natureza. meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético. imagens. * É importante que se observe que não constituem serviços de telecomunicações: * * * * O provimento de capacidade de satélite. escritos. A habilitação ou cadastro de equipamentos para acesso a serviços de telecomunicações. por fio.O que são os serviços de Telecomunicações? * A LGT (Lei Geral das Telecomunicações – Lei No 9. 60 como sendo: * O conjunto de atividades que possibilita a oferta de uma facilidade em telecomunicação. Os serviços de valor adicionado. * Entende-se “Telecomunicações” aqui como: * A transmissão. de símbolos. sinais. A habilitação ou cadastro de usuários para acesso a serviços de telecomunicações.

de 16 de julho de 1997 .472.Qual o Panorama Atual? Convergência Digital STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada) SMC (Serviço Móvel Celular) STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada) SMP (Serviço de Móvel Pessoal) SCM (Serviço de Comunicação Multimidia) SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) 8 TV por assinatura e outros (*) A Anatel foi criada pela Lei 9.

* É uma tecnologia que consiste em transformar sinais de áudio analógicos. como os de uma chamada telefônica.O que é VoIP? * VoIP é a abreviação na língua inglesa de “Voice over IP” (Voz sobre IP). em dados digitais que podem ser transmitidos através da rede Internet (usando o Protocolo IP – “Internet Protocol”). * VoIP é um conceito diferente do conceito de Telefonia IP (“ToIP”)! 9 .

* Custos mais baixos para as ligações entre aplicações VoIP e terminais telefônicos fixos e móveis.Quais as Vantagens ? * Ligações gratuitas entre aplicações VoIP. * Em soluções empresariais a economia chega a ser de 80%. 10 . * Utilização de técnicas de compressão para permitir um uso mais otimizado da banda disponível para comunicação. * Maior flexibilidade no acesso para o usuário.

* Dependência de Computadores: Todo sistema VoIP depende de uma rede de computadores que deve estar ativa em tempo integral. não dá para usar. quando falta energia. 11 . * Qualidade da ligação: Nem sempre se pode se dispor de um ambiente com qualidade de serviço adequada. * Chamadas de emergência: Os aplicativos VoIP ainda não substituem totalmente os telefones comuns em caso de emergência.Tem alguma desvantagem? * Sim! * Energia: Ao contrário dos telefones tradicionais.

Os provedores multiplicam. posteriormente. 1991: Surge a primeira aplicação de “Voice Over IP (John Walker e. 12 1996: ITU-T começa a desenvolver padrões para comunicação e sinalização para redes VoIP com o padrão H. 1977: Foi criado o UDP para tratar o tráfego de dados em tempo real. 1986: Surgem para padronizar “Voice over ATM”.323. . Microsoft e Radvision iniciam atividades de padronização para os sistemas de comunicação VoIP. 1994: 1995: MTALK (software gratuito para VoIP no Linux). 1996: Empresas de telecomunicação americanas fazem petição para o congresso americano banir a tecnologia do IP phone. Mark Spencer da Digium desenvolve o primeiro sistema aberto para PBX (private branch exchange): Software Asterisk. As empresas Intel. 1992: Desenvolvimento dos padrões para “Voice over Frame Relay”. 1974: Ocorrem os primeiros testes do Network Voice Protocol. 1999: Surge o protocolo SIP (Session Initiation Protocol) com a especificação RFC 2543.Quando surgiu? 1973: O protocolo Network Voice Protocol (NVP) foi desenvolvido por Danny Cohen. A VocalTec libera a primeira versão do software comercial para um IP Phone. Wiles). de serviço VoIP se 2011: Integração bilateral entre Provedores VoIP diferentes. 2001: 2004: É Publicada a Resolução Anatel No 272 de 2001 para SCM. Brian C. 2013: Nova Onda.

Como funciona a tecnologia? Internet G Rede Telefõnica 13 .

MundiBrasil. Nikotel. Vox2go. UOL. Clubefone. * À medida que se faz ligações. * Algumas oferecem planos de minutos. mas a maioria trabalha com sistema de créditos: * Paga-se adiantado um valor à operadora. os créditos são debitados são debitados da sua conta. Skype. Via Voice.Quais as principais empresas provedoras? * Existem várias operadoras de VoIP que podem ser usadas no Brasil . Conexion. etc. Entre elas.com.revistaencontro.br/revista/edicao/123/tecnologia/telefonia-de-graca-avanca. temos: Vono. 14 Fonte: http://www.html . que fica contabilizado como crédito.

APARELHOS TELEFONICOS CONVENCIONAIS EM USO COM VOIP 15 .Quais os Cenários de Utilização? 1. COMPUTADORES COM SOFTPHONES EM USO COM VOIP 2.

.. 3.Mais alguns . UTILIZAÇÃO DE FAX EM UM AMBIENTE VOIP (FAX-OVER-IP) 16 . NOVOS TELEFONES IP EM USO COM VOIP 4.

Maior integração para aplicações VoIP (VoIP Peering). Revisão do modelos de serviços. Mudança de Paradigma: de VoIP para CoIP. Mercado único de telecomunicações europeu e suas implicações no Brasil.Quais as perspectivas futuras? * * * * * * * São muitas! Migração sem precedentes para a nova tecnologia. Aumento no número de patentes relacionadas com VoIP. 17 .

Duvidas ?! 18 .

digitro.php?option=com_k2&view=item&id=696:redes-convergentes-integram-90-lojas-no-parana&Itemid=339 19 .com/es/index.Fonte: http://www.

Sistemas de VoIP Peering * VOIP peering permite aos provedores VOIP trocar chamadas com seus pares. o sistema de VOIP peering avalia os peerings definidos e encaminha a chamada para um rede VoIP destino. o provedor origem da chamada. * Baseia-se na tradução de um número E164 discado para um URI é realizado por meio de um serviço ENUM (Mapeamento de Números de Telefone). 20 Exemplo de conversão proposto no VOIPix. . * Obtendo a URI do destino. encaminha a chamada ao serviço de peering. * Para cada solicitação de chamada recebida.

que aprovou o novo Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e as alterações no Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite. e estava previsto pela Resolução nº 614. Fonte: http://www.O PSO (Plano simplificado de Outorga) foi aprovado pela Portaria nº 639.aspx 21 .teletime.br/08/08/2013/anatel-oficializa-a-outorga-combo-por-r-9-mil/tt/350478/news.com.

Harmonização das regras de uso do espectro. Adoção de licença única pela Ag.Pontos Principais: • Novas regras de gestão do tráfego de dados.html .br/blogs/intervozes/europa-avanca-na-construcao-de-um-mercado-unico-de-telecomunicacoes-739.com. • Serviços serão vendidos com qualidade de serviços. Reguladora. Entre outras Fonte: http://www. 22 • • • • Aumento dos direitos dos consumidores.cartacapital. • Proibição de degradação de serviços convergentes.

cobertura. ele exige requisitos de numeração. * Licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM): o serviço multimídia. Existem cenários que não são considerados próprios de um serviço. porém a obtenção da licença é mais simples. * A questão é como está sendo feita a regulação dos casos concretos? 23 . A Anatel não especifica tecnologias. o uso de numeração e interconexão também é requisitado. O serviço de voz é regulamentado em duas modalidades de licenças: * Licença de Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC): o serviço público de voz.Como fica a regulamentação de VoIP? * * * * Ainda não é totalmente regulamentado pela Anatel. interconexão e qualidade de serviço. apenas o serviço a ser prestado.