You are on page 1of 2

Curso de Violão

Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos; Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas; Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos: Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo. Violão Solado Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o Acordes É a produção de vários sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo.
Observe como exemplo estas combinações: DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior. No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja abaixo: instrumento.

sendo: ABCDEFG Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol O acorde quando maior é representado apenas pela letra maiúscula (ex: C).Cifras: Cifras são símbolos criados para representar acordes. quando é menor coloca-se um m (minúsculo) em seguida da letra (ex: Cm). podendo também em alguns casos aparecer antes do número que indica o grau a ser alterado [ex: C7M (#5)]. a Terceira (Sol). As cifras são expressas por letra do alfabeto. a Quarta (Ré). Os acidentes sustenido (#) e bemol (b) aparecem logo na frente da letra maiúscula quando indicam a nota fundamental alterada (ex: C#). você pode colocar as outras de acordo com o tom da própria. Obs: A notação de acordes por cifras. a Segunda (Si) ou a Primeira (Mi). portanto é possível se encontrar alguns casos de um mesmo acorde sendo notado de maneiras diferentes. números e sinais. Afinando o Instrumento A afinação ser em vários tons. ainda não está mundialmente padronizada. a Sexta (Mi). Para afinar nesse tom você precisa ter pelo menos 1 corda afinada. assim: O som da 5ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 4ª corda solta (corda de baixo) O som da 4ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 3ª corda solta (corda de baixo) O som da 3ª corda pressionada na 4ª casa corresponde ao som da 2ª corda solta (corda de baixo) O som da 2ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 1ª corda solta (corda de baixo) O som da 5ª corda pressionada na 7ª casa corresponde ao som da 6ª corda solta (corda de cima) . Se você afinar a corda Mi(E) por exemplo. a mais usada é no tom de E. a Quinta(Lá). é nela que estão afinados os instrumentos na maioria esmagadora das músicas existentes.