You are on page 1of 27

Pediatria I

Ano lectivo 2011-2012

- Embriologia Energética –

Docente da cadeira: Prof. Diana Pinheiro

1

Índice:
Introdução ................................................................. 3 A sequência do desenvolvimento................................ 4

Os 10 meses lunares da Criação 1º mês ...................................................................... 6 2º mês ...................................................................... 8 3º mês ...................................................................... 10 4º mês ...................................................................... 14 5º mês ...................................................................... 16 6º mês ...................................................................... 18 7º mês ...................................................................... 20 8º mês ...................................................................... 22 9º mês ...................................................................... 24 10º mês ..................................................................... 26

Referência bibliográfica.............................................. 27

2

o Céu dá o Jing (essência) e o Shen (espírito). Caso isso não aconteça o resultado será uma criança de constituição 3 . o seu umbigo.Embriologia Energética Introdução: Existe um ditado chinês em Chikung médico que diz que “Quando as pessoas nascem. suportado pelo cordão umbilical. se a mãe atingir o orgasmo. Juntas. Acredita-se que aquando do momento da concepção. a energia interna da criança será bastante forte. a sua essência e espírito retornam ao Céu. rins e abdómen inferior passam a ser o receptáculo energético do Chi pré-natal( energia armazenada no corpo do bebé antes deste nascer). Qualquer tipo de vida começa por um conjunto de forças e fraquezas internas. que se unem para formar o corpo. enquanto os seus ossos e forma retornam à Terra”. À medida que o bebé se desenvolve. que se alinham para formar a mente. estas fontes de energia contribuem para que o ser humano se desenvolva. a Terra dá os ossos e a forma. cordão umbilical. Pares de meridianos partem dos órgãos internos da mãe carregando Chi que vai gerar e nutrir cada fase de desenvolvimento do bebé. Quando o ser humano morre.

Chi (energia). Esta combinação de Jing. 4 . de forma a que haja uma cópia exacta das características genéticas à próxima geração. os factores espirituais que rodeiam a concepção (i. pode resultar em problemas congénitos. O Shen governa o corpo. Qi (energia) e Shen (espírito). Os cuidados pré-natais são essenciais para a formação saudável do embrião. uma fraqueza a nível dos meridianos da mãe. O Jing é a fundação substancial do corpo. Chi e Shen é referida em conjunto como sendo o Chi da mãe e do pai. Embora a hereditariedade tenha um grande peso na transferência da história genética de ambos os pais. o karma que é trazido a esta vida pelo espírito/alma em questão). Ambos os pais contribuem energeticamente na concepção do bebé. Shen (espírito).normal ou enfraquecida. mental e espiritual. A sequência do desenvolvimento No desenvolvimento do feto colaboram três diferentes tipos de energia: Jing (essência). O Chi emerge da circulação do Jing através dos tecidos e promove o metabolismo do corpo. A qualidade do Chi original que o bebé recebe no nascimento depende de três factores: a pureza e potencial do plasma genético (esperma e óvulo) de ambos os progenitores. a condição de saúde física. Antes da divisão celular ocorrer. responsável pela nutrição dos tecidos. a massa de DNA contida na célula deve ser duplicada. assim como a vitalidade de ambos os progenitores na altura da concepção. O esperma do pai e o óvulo da mãe consistem no Jing (essência). A combinação do Chi materno e paterno resulta no Yuan Chi ou Chi original.e. ou toxinas que o feto pode adquirir durante uma das fases correspondentes do desenvolvimento.

Quando o esperma entra no óvulo produz um eixo com dois pólos que origina um vórtex energético. enquanto que o Vaso de Concepção controla a divisão celular da parte da frente do corpo. o Vaso Governador (yang) controla o desenvolvimento das costas. da Terra e da Alma eterna para o feto. enquanto o Vaso de Concepção (yin) controla o desenvolvimento da parte da frente do tronco. O Vaso Governador controla a divisão celular que eventualmente estará na origem nas costas. O Qiao Mai equilibra o desenvolvimento das energias yin e yang do corpo. Esta polarização também determina a superfície dorsal e ventral que irão determinar o posicionamento do Vaso de Concepção e Vaso Governador que correspondem à primeira divisão celular. como também capta a energia do Céu. Este vórtex de energia não só dá origem ao pólo de taichi. assim como o desenvolvimento do lado direito e esquerdo do corpo. O Chong Mai leva energia através do corpo e controla o seu centro. Esta divisão celular estabelece igualmente o lado direito e esquerdo do corpo. respectivamente. o Chi do Céu (universal) e o Chi da terra (meio ambiente) misturam-se no zigoto. 5 .Quando o esperma (que contém o Chi do pai) fertiliza o ovo (que contém o Chi da mãe). dos rios (que darão origem a meridianos). A mistura destas quatro energias são provenientes do lago genético (que mais tarde dará origem a órgãos). Assim. e riachos (que darão origem aos colaterais).

Chi e sangue para o embrião. O meridiano do fígado da mãe faz com que a essência e o sangue coagulem no útero. Esta coagulação de sangue continua após a inicial divisão celular. Nesta fase o Shen da mãe tem uma actividade tripartida: O shen da mãe projecta-se através do cordão umbilical como luz reflectida através de um prisma. sustendo e enraizando a produção do Jing. Na concepção o meridiano do FÍGADO da mãe pára com os períodos menstruais e começa a nutrir o crescimento do embrião. o sangue da mãe é transformado em Jing e nutre o corpo da mãe assim como o do embrião. Durante a gravidez. Esta fase corresponde à concepção e início da divisão celular.Os 10 meses lunares da Criação 1º mês O primeiro mês é tradicionalmente chamado de princípio da Forma. 6 .

incluindo habilidades e qualidades. O Jing original do embrião combina-se com o Chi original do embrião para criar o Shen original (espírito pré-natal). O Shen da mãe influencia o Chi e sangue. e o Shen do embrião é estimulado transformando-o num ser activo. que aparece dos como luz multicolor e contém o conhecimento herdado antepassados. 7 . Este conhecimento é guardado no interior das células tecidos e consciência do feto. 3.2.

Com a formação da maioria dos vasos sanguíneos. O fluído amniótico regulará os fluídos corporais do embrião. Os pulmões. as energias 8 . O meridiano da vesícula biliar também com irá o encher Chi o embrião. é da responsabilidade do meridiano da VESÍCULA Biliar da mãe criar o ambiente para o desenvolvimento do saco formado pela membrana mesentérica. rins e a maioria dos vasos sanguíneos são formados. Durante este período. até se transformar num líquido espesso (líquido amniótico). A esta altura o embrião começará a tomar forma no interior da cobertura do útero.2º Mês Este mês é tradicionalmente chamado de “Início do estado de Gel”. útero e placenta com Jing fazendo que embrionário densifique. fígado.

todas as correntes e remoinhos de energia se unem para formar os meridianos e colaterais.yin e yang do corpo começam a ocupar os meridianos do embrião. os grandes lagos de energia vão dando origem aos grandes órgãos. À medida que as correntes de energia continuam o seu movimento em espiral dentro dos meridianos. através dos quais a energia fluirá continuamente. O Chi original (Yuan Chi) dos rins começa a reunir-se no interior do corpo . Este fluxo e movimento criam micro correntes de energia que giram em contracorrente e remoinhos que fluem no interior do corpo. enquanto outros rodarão em sentido horário formando pontos de entrada de energia. Estas barreiras irão mais tarde dar origem a bolsas que rodeiam os órgãos principais. procurando equilíbrio. seguindo o padrão energético do corpo. Este processo continua. Todas estas energias se posicionam correctamente no corpo do embrião formando o seu próprio lago de Chi com as suas discretas barreiras energéticas. As áreas onde o lago energético se fixa e cria equilíbrio no seu interior serão chamadas “local de origem dos órgãos”. . À medida que as energias yin e yang se equilibram: . e após o nascimento. seguem o padrão respiratório da criança. A energia que irá mais tarde dar origem à energia do pulmão move-se para a parte superior do corpo. estabelecem-se pontos de energia. dando origem ao cérebro ossos e pele. Uma vez formados os lagos e rios de energia. A energia da terra (energia absorvida pelo embrião a partir da mãe exposta ao meio ambiente) começa a reunir-se nas partes antero-inferior e postero-superior do corpo do embrião. À medida que a energia muda de sentido. Estas correntes energéticas mover-se-ão de acordo com o padrão respiratório da mãe. 9 . Algumas destas espirais de energia rodarão em sentido anti-horário formando pontos de saída de energia.

O Jing e Shen que fluem a partir da mãe são fortemente enraizados no seu próprio sangue. energias que emergem da alma etérea. entrando no útero e limpando o Shen do feto fluídos corporais maternos purificam e limpam o Shen do feto. o embrião transforma-se em feto e começa com micro-movimentos. Os cinco agentes. As componentes psico-emocionais dos cinco agentes precatais e as cinco emoções postais. O meridiano do PERICÁRDIO controla a quantidade e presença de Jing e Shen nos canais colaterais e vasos sanguíneos do feto.3º Mês Este mês é tradicionalmente chamado de “Princípio da gravidez do útero”. são ambas armazenada nos cinco órgãos yin do corpo e vão sendo expressas à medida que a criança vai crescendo e transformando-se em adulto. Durante este período. Esta acção purificadora transforma-se em calor. 10 . A combinação do Chi e A energia do meridiano do Mestre Coração flui do coração até ao centro do corpo da mãe. formado na concepção. Os batimentos cardíacos podem agora ser detectados. estão agora em condição de se dividirem e irão mais tarde residir nos órgãos. fazendo com que a energia yang faça ascender a alma etérea do Hun (a energia do espírito do feto) em vida. Os cinco agentes são igualmente categorizados em cinco elementos. Os cinco agentes são energias que estão ligadas às qualidades morais da pessoa e podem ser categorizadas como sendo as cinco virtudes dos cinco órgãos yin.

irritabilidade. unhas e genitália externa. A madeira (a virtude da bondade). 11 . Quando a raiva é eliminada em excesso. Após o nascimento. representa benevolência e compaixão. e armazenados na natureza elementar das cinco essências do corpo (Jing) da madeira. bílis. tendões. metal e água. o fígado também armazenará emoções como raiva. lágrimas. e é armazenado no fígado. mas também todos os fenómenos associados a ele e à natureza que nos rodeia. uma reacção psicoemocional yin ou yang é gerada.5 elementos Madeira Fogo Terra Metal Agua Agentes congénitos Bondade Ordem Confiança Integridade Sabedoria Emoções adquiridas Raiva Alegria (histeria) Preocupação Pena/dor Medo Quando um dos órgãos internos é estimulado. benevolência. fogo. ressentimento e ciúme. Po. Zhi). alegria (histeria). Uma interacção energética psicoemocional é manifestada por sentimentos expressos através de qualidades morais positivas referentes aos agentes congénitos dos cinco agentes (yang .bondade ordem. íris dos olhos. ligamentos. confiança. Shen. medo]. Os cinco agentes estão ligados aos cinco espíritos dos órgãos (Hun. ira. pena/dor. As cinco energias elementares englobam não só o corpo. Este agente está ligado ao Hun. preocupação. terra. Yi. combinando e recombinando-se numa infinidade de maneiras e produzindo existência manifesta. integridade.raiva. pequenos músculos nervos periféricos. A madeira afecta o fluxo de energia nos canais. compaixão e amor pelos outros são permitidos florir em seu lugar. visão. sabedoria) ou pelo desenvolvimento emocional negativo adquirido pela experiência das cinco emoções [yin . culpa.

secreção de linfa e saliva.Alma corpórea (o aspecto material do espírito). arrependimento. contentamento e organização interna que por sua vez conduzem a um aumento da autoestima. obsessão e dúvida em relação a si próprio. testículos. aceitação e verdade. remorso. integridade. é armazenado nos pulmões. Após o nascimento. Este agente está relacionado com Po . arrependimento. compleição.O fogo (a virtude da ordem) representa paz e colocação de limites para fomentar harmonia social. o baço armazenará emoções de preocupação. boca. afectando o fluxo energético dos meridianos. A terra (a virtude da confiança) representa a fé. músculos grandes. O metal (a virtude da integridade) representa rectidão e dignidade. A água (a virtude da sabedoria) representa racionalidade. Este ambiente conduz à paz interior. ansiedade. pele e mucosas. pêlos. Após o nascimento. uma profunda sensação de direito. afectando o fluxo energético dos meridianos. percepção clara. ossos. desapontamento e culpa. afecta o fluxo de energia nos meridianos. irá também armazenar emoções de choque. afectando o fluxo energético. Quando o excesso de nervosismo é retirado há lugar ao amor. e é armazenado no coração. ouvido interno. dignidade e responsabilidade social nascem. audição. Este agente está relacionado com o Shenespírito. honestidade. lábios e paladar. nervosismo. vasos sanguíneos. Quando se elimina o excesso de preocupação há lugar para a confiança e paz mental. abertura. cérebro. Este agente está ligado ao Yi-intenção ( pensamentos e ideias) e é armazenado no Baço. Quando retirado o excesso de tristeza. tristeza. e auto-compreensão. cabelo e pelos 12 . vergonha. perdão e alegria. espinal medula. ovários. e excitação. o coração. Após o nascimento. Este agente está ligado ao Zhi-vontade (força mental e determinação) e é armazenado nos rins. medulas dos ossos. nariz e cheiro. transpiração e a língua. os pulmões também armazenarão emoções de pesar.

13 . Uma vez eliminado o excesso de medo. No fim do terceiro mês os órgãos internos. e órgãos genitais externos do feto estão completamente formados e as unhas começam a crescer. membros.púbicos. solidão e insegurança. Após o nascimento. os rins também armazenarão as emoções do medo. uretra e fluidos sexuais. a mente torna-se racional e por isso sábia. ânus.

Esta energia reserva energia inconsciente. o meridiano do triplo aquecedor da mãe. intuitiva e força de vontade do feto que por sua vez está relacionada o poder falha pela com e o nesta o amor divino. O Jing da Água começa a ser aceite pelo corpo do feto permitindo que o yin dos órgãos se desenvolva normalmente. que está ligado aos órgãos yang.4º Mês Durante o quarto mês de gravidez. A energia do Jing da água supervisiona desenvolvimento engloba a a fase genético de do do crescimento do feto. energia de Qualquer (causada influência 14 . A partir do quarto e até ao nono mês. estabiliza os vasos sanguíneos do feto. a natureza de cada um dos cinco elementos energéticos e características progressivamente específicas activadas da e essência de cada elemento serão desenvolvidas no interior do feto. espírito. O primeiro a entrar é o Jing da água.

o meridiano do triplo aquecedor da mãe irá direccionar o crescimento do tecido conjuntivo e fascias superficiais. A rede interna facilita a comunicação intercelular. o tecido conjuntivo liga as estruturas do corpo não só ao nível de fascias mas também a nível microscópico. ossos. Qi-energia e Shen-espírito 15 . Do ponto de vista anatómico. Este processo é referido como “desenvolvimento do sangue e Qi a penetrar nas orelhas e olhos e circulando pelos meridianos e colaterais do feto”. Nas fases finais do desenvolvimento do feto os tecidos diferenciamse em músculos. esquizofrenia). assim como severas desordens do foro psicológico (e. Estas estruturas tanto energéticas como físicas ligam o corpo do feto.g.toxinas no feto) pode dar origem a problemas neurológicos severos ou ligeiros. Uma grande parte do corpo é formada por tecido conjuntivo e membranas que funcionam de forma a manter unidas as estruturas internas e externas do corpo. À medida que o feto se vai desenvolvendo. formando um vasto reservatório capaz de regularizar e transferir essência do Jing do corpo. e órgãos (sendo uma grande parte formado por tecido conjuntivo).

g.5º Mês Durante o quinto mês lunar o Baço torna-se responsável por completar o desenvolvimento dos quatro membros. aos reservatórios de Chi e aos canais dos cinco órgãos yin. aparecerão problemas associados à comunicação entre o lado direito (yin) e esquerdo (yang) do cérebro (e. As cinco órbitas também pertencem e englobam todas as essências que os cinco órgãos yin influenciam. protege e integra. As cinco órbitas são esferas energéticas de influência ou cavidades espaciais de energia (i. Os cinco Jing são aceites no feto.e. os cinco agentes. A energia do Jing do fogo gera e controla. 16 . Estas órbitas pertencem à essência. O feto começa o seu próprio movimento respiratório seguindo o movimento respiratório da mãe. bolsas de tecidos no interior dos órgãos). que estabiliza o Qi dos cinco órgãos yin. Nesta estão distribuídos fase pelas do cinco desenvolvimento. criando Qi interno. ao sangue. divide interna alguma e harmoniza promovendo falha nesta a Se energia existir energia bem-estar emocional/espiritual. órbitas. equilíbrio entre lado racional masculino e intuitivo feminino).

e os seus movimentos musculares espontâneos são sentidos pela mãe. sabedoriarins. No fim do quinto mês o sistema do corpo do feto desenvolve-se rapidamente. integridade-pulmões. confiança-baço. A sua cabeça é menos desproporcionada em relação ao resto do seu corpo. ordem-coração.Os cinco agentes são distribuídos pela seguinte ordem: bondade – fígado. Esta distribuição faz com que o Hun estabilize nos órgãos do feto o que contribui para manter o shen do feto no lugar. 17 .

Autismo). O Jing do metal é estabelecido no feto estabilizando os orifícios e tecido conjuntivo. 1. substâncias. Este órgão é responsável pelo armazenamento e libertação da bílis na altura devida. o meridiano do estômago da mãe cria os músculos do feto. A vesícula biliar armazena e excreta a bílis. estômago. excreta áreas de transforma. e seis move. armazenar e excretar a urina na altura devida. Durante o sexto mês os órgãos yang órgãos estão yang As e no processo de desenvolvimento. 2. órgão A é bexiga controla. enchem digere armazenamento dos órgãos yang esvaziam constantemente: bexiga. por armazena e excreta a urina. Este yang responsável receber. intestino grosso. A essência dos recebe.6º Mês No sexto mês lunar. Se houver alguma falha nesta energia pode ocorrer problemas de apego emocional (ex. A energia metal Jing é igualmente responsável pela formação do feto assim como da habilidade de formar e manter limites emocionais com os outros. vesícula biliar. 18 . triplo aquecedor.

Ele recebe. Wu-água. armazena e absorve comida libertando-se dos excrementos na altura devida. 6. Shang-metal. No sexto mês de formação as pálpebras do feto são formadas e a sua pele é enrugada. Na antiguidade os seis sons eram usados para problemas específicos. Actualmente. continuam a ser usados com a finalidade de fortalecer determinado órgão ou área do corpo. Estas seis notas estão relacionadas com os cinco sons pré-natais (céu) que por sua vez estão relacionados com os cinco elementos: Juemadeira. Esta área do corpo recebe. armazena. decompor e maturar a comida na altura devida. e move o Chi. Este órgão recebe. O triplo aquecedor armazena o Chi do corpo. Gong-terra. Nesta fase do desenvolvimento os seis tons que suportam e estabilizam o aquecedor inferior e nutrem o Chi estão estabilizados nos seis órgãos yang também conhecidos por seis áreas de armazenamento. Estes seis tons correspondem a seis notas que vibram no interior dos órgãos e estimulam áreas específicos de órgãos e tecidos no interior do corpo. transforma e liberta o excesso na altura devida. armazenar. Zhi-fogo. A sexta nota Xicor responde ao elemento pós-natal (terra) do elemento fogo e está ligada ao pericárdio e triplo aquecedor. 4. absorve. O intestino delgado armazena e transforma matéria líquida.3. 19 . Este órgão é responsável por receber. O estômago armazena a comida. 5. O intestino grosso armazena os sólidos.

Vénus. ânus e uretra. Estes orifícios servem de emissores e receptores de Energia Essencial Jing. Estas estrelas consistem no sol. assim Júpiter. Quando há falta deste ocorrer tipo de energia podem sérios problemas psicológicos tais como: desordem passivo-agressiva da personalidade. Marte. pele e cabelo.7º Mês Durante o sétimo mês o meridiano do pulmão da mãe cria os ossos. Também servem de mensageiros dos cinco órgãos yin. associada a um dos orifícios do boca. O Jing da madeira começa a ser aceite pelo feto. lua. corpo: como os cinco planetas: está narinas. estrela ouvidos. Energia– Chi e Espírito– shen. O Jing da madeira supervisiona a afirmação e direcção dos aspectos emocional e espiritual do feto. o Fígado recebe mensagens através 20 . o estômago e intestinos do feto estabilizam e as sete estrelas essenciais abrem os orifícios do corpo a fim de absorverem luz do Céu e da Terra. No sétimo mês. Assim. Saturno e Cada olhos. Mercúrio.

O corpo físico absorve sensações para os tecidos que por sua vez vão afectar o Shen. O espírito (em conjunto com o corpo físico) absorve sensações para o coração que vão afectar o Shen (espírito). A língua absorve sabores para o baço que por sua vez vão afectar o Yi (inteligência/ intelecto). 21 . o Baço através do sabor. O nariz absorve cheiros para o pulmão que vão afectar o Po (alma corpórea). O feto pode sobreviver em caso de nascimento prematuro (entre as 27 e 28 semanas). o Pulmão através do cheiro. Estas mensagens energéticas são recebidas pelos cinco espíritos essenciais que interagem emocional e energeticamente através dos cinco orifícios.da observação. Os olhos absorvem imagens para o fígado que por sua vez vão afectar o Hun (alma etérea) Os ouvidos absorvem sons para os rins que por sua vez vão afectar o Zhi (força de vontade). Em termos físicos durante este mês há um aumento substancial no peso do bebé e a sua cabeça e corpo são mais proporcionados. o Coração através do discurso. e o Rim através da audição.

assim como o Zhen Qi . No caso de haver alguma falha a nível da energia do Jing da terra podem ocorrer distúrbios do foro psicológico. os músculos e massa corporal estão formados.8º Mês No oitavo mês lunar o meridiano do intestino grosso da mãe completa a formação da pele do feto. 22 . A formação e consolidação do Jing do feto está concluída. o Jing da terra começa a ser aceite pelo corpo do feto completando assim a formação da pele. através do baço da mãe. Nesta fase do desenvolvimento. O Jing da terra supervisiona a qualidade e maturação da ligação e limites emocionais e espirituais do feto.Qi verdadeiro (energia dos canais e colaterais que nutrem os órgãos yin e yang e combatem doenças). acumulada no peito). Estes distúrbios psicológicos podem ser evidentes logo à nascença ou podem desenvolver-se durante a vida. À medida que o feto recebe o essência do Zong Chi (energia do céu e terra. O intestino delgado da mãe controla os orifícios do feto. harmoniza o coração (o shen) e acalma a respiração. tais como esquizofrenia.

23 . as suas hipóteses de sobrevivência serão maiores. o feto normalmente dará a volta. Se for um rapaz. Se o feto nascer prematuramente. posicionando-se com a cabeça para baixo.No final do oitavo mês os ossos cabeça são moles a pele é menos enrugada e há um depósito subcutâneo de gordura ao longo do corpo. os testículos desceram através escroto. Nesta fase.

sangue do feto. através da margem livre do ligamento falsiforme. as veias do cordão permanecem no bebé. Após ter sido cortado. Estas veias que estão ligadas ao umbigo e eventualmente transformam-se na ligação entre o umbigo e a superfície interna da parede abdominal. consiste em tecido da mãe e embrião.O meridiano do rim da mãe regula a libertação e absorção do Chi e do shen que passa da mãe para o feto. A função do cordão umbilical é a do transporte de material excretório do bebé e passagem de comida. A estrutura flexível do cordão umbilical está presa à placenta. aos lobos esquerdo e 24 os para nutrientes são processados e absorvidos pelo posteriormente serem distribuídos pelo corpo . após terem passado pela veia do cordão umbilical para o fígado do feto. energia e oxigénio do sangue da mãe para o embrião.9º Mês Durante o nono mês o meridiano controla energia a do rim da pelo mãe de feto quantidade absorvida através do umbigo. Qi. Esta foi formada na parede uterina após a primeira semana de gravidez. sangue e comida são absorvidos para o corpo do feto. A partir do fígado.

todas as cavidades espaciais do feto (bolsas correspondentes aos órgãos internos) e barreiras energéticas são colocadas para que o feto se mantenha seguro e preparado para a sua jornada de nascimento.direito do fígado. 25 . Isto mantém a ligação entre o fígado e o dantien inferior (umbigo). são organizados e devidamente estabilizados para que a essência-jing esteja segura. as unhas cresceram até à ponta dos dedos e por vezes para além deles. Nesta fase do desenvolvimento. Também durante este mês os palácios internos e os nove pontos de abertura correspondentes aos três dantians. Exteriormente. No nono mês a gordura subcutânea extra é acumulada no corpo do feto.

pulmão. rins) e os cinco órgãos yang (vesícula biliar. baço. A criança está pronta para nascer. e bexiga) Os centros energéticos do corpo ( os três dantians) e as cavidades espaciais que para rodeiam os principais órgãos estão desenvolvidos manter a segurança do Jing do bebé. O processo do nascimento começa quando o Qi do céu e o Qi da terra assentam no dantien inferior do bebé.10º Mês No décimo mês o meridiano da bexiga da mãe controla os cinco órgãos yin (fígado. intestino grosso. 26 . estômago. coração. intestino delgado.

Então as pessoas têm sempre um ano a mais. Jerry – Chinese Medical Qigong Therapy. e o coração perceba.M and Madeleine H.mus. PP. daí os 10 meses de concepção. M. O Po é também responsável pelo movimento das mãos e pés e pelo padrão de respiração. O primeiro dia de vida da criança também é considerado como o fim do primeiro ano de vida. permitindo que os olhos da criança vejam. 2000. D.O. USA. o primeiro dia de concepção conta como sendo o fim do primeiro mês. Referências: JOHNSON. Mackenzie Stewart. O conhecimento do desenvolvimento físico do paciente estabelece a compreensão da formação estrutural e condição dos cinco elementos.bebedofuturo. Edited by Jampa.827-850 Foto da capa: http://www.jpg 27 . Howell.A energia da alma corpórea (Po) é responsável pelos primeiros processos fisiológicos após o nascimento.T.F.br/wp/wp- content/uploads/feto-it1. os ouvidos ouçam. ou seja. Nota: Na China os meses são contados a partir do 1º dia da concepção.