You are on page 1of 4

Os Dez Pilares do Aikido

1 – Shiho – Universalidade O Significado literal de “shiho” é “quatro direcções”. Estas quatro direcções simbolizam as quatro gratidões: 1. Gratidão para como Universo e a Vida: 2. Gratidão para com os nossos ancestrais e predecessores 3. Gratidão para com o próximo; 4. Gratidão para com as plantas e animais que se sacrificam por nós; Significa olhar para o mundo sob todos os seus aspectos, considerar as coisas por todos os ângulos, ser capaz de se mover em todos os sentidos e lidar com ataques de todas as direcções. 2 – Irimi – “Avançar e unir-se” Quando confrontado com uma agressão no Aikido, não se recua nem se desvia a agressão mas entra-se directamente no centro do ataque.

6 – Ushiro Waza – “lidando com o desconhecido” No Aikido treinamos ser atacados por trás com a finalidade de cultivarmos um sexto sentido que perceba a agressão antes que ela ocorra. Tudo no céu e na terra respira. 5 – Osae – “controlo de si mesmo e controlo da situação” As técnicas de Aikido incluem várias imobilizações e chaves usadas para controlar um ataque. cultive a paz e a ordem para reprimir o caos”. 4 – Kokyu – “poder da respiração e da boa coordenação” A respiração é vida. Abrir e girar significa igualmente estar aberto a todas as possibilidades. Quando as inúmeras variações da respiração universal podem ser sentidas nascem as técnicas de Aikido. A implicação por detrás de tais chaves e imobilizações é “manter o assunto sob controlo” ou “controlar as coisas antes que comecem a surgir” ou seja. O’ Sensei dizia: “Detenha as coisas entes que elas surjam. evitar que algo de incontrolável aconteça. Outro significado de Kokyu é “boa coordenação”. 7 – Tenchi – “Permanecer firmemente entre o céu e a terra” . A respiração é o fio que une as criaturas entre si.Geralmente a melhor forma de lidar com qualquer oposição é ir directamente à sua fonte e “harmonizar-se com ela” por forma a tornar qualquer agressão impossível. estar em sintonia com o ambiente e adaptar-se às circunstâncias. Implica o entendimento dos ritmos da vida. No nosso dia a dia isso traduz-se na ideia de “esperar o inesperado”. especialmente vindo daquelas almas mal-intencionadas que tentam “apunhalar-nos” nas costas ou atacar-nos quando não estamos atentos. 3 – Kaiten – “Abrir e Girar” Algumas vezes é melhor evitar um ataque abrindo-se para o lado e em seguida redireccionar o ataque em direcção ao agressor.

As mudanças constantes da vida tentarão derrubar-nos com ataques fulminantes. 8 – Ukemi – “sete vezes para baixo. mas precisamos saber voltar logo ao normal. Relembrando-nos que o Aikido é um Budo e que as suas técnicas serviram os guerreiros (bushi) do Japão feudal nos campos de batalha e que por isso se devem continuar a estudar as formas que estão na génese de uma tão eficiente arte marcial. Ukemi significa igualmente “corrigir um erro”. Estamos a falar numa arte marcial que decide sobre a vida e a morte num só golpe. no entanto existe a vontade de se voltar a tentar ao levantar-se novamente. Por isso no Aikido respeitam-se os princípios tradicionais da etiqueta japonesa. oito vezes para cima” Saber cair correctamente nas projecções bruscas do Aikido é uma das primeiras coisas que são ensinadas e que devem ser aprendidas. o que aumenta a marcialidade. No Aikido aprende-se a cair bem e em segurança e a levantar-se rapidamente. O respeito é o garante de um treino marcial e cuidado. cada erro ensina -nos uma lição preciosa” Sete vezes para baixo e oito vezes para cima. 9 – Aiki Ken e Aiki Jo – “O Sabre e o bastão. a . 10 – Reigi . Ukemi é também uma demonstração de humildade e uma prostração: não há orgulho em se ter sido projectado.“Um homem educado é um homem atento”. Conservam-se. Se conseguir perceber a verdadeira forma do céu (vazio) e da terra (matéria) enquanto ser humano (céu e terra = vazio e matéria) será iluminado na sua própria forma. o andar de joelhos (shikko).O’ Sensei dizia: “Tente sempre manter-se em comunhão com o céu e com a terra. entre outras coisas. No Aikido estão incorporados princípios extraordinários de respeito e consideração para com os mestres e parceiros. As armas da resolução e da intuição” No Aikido estão incorporados o estudo do sabre (kenjutsu) e do bastão (jojutsu). assim o Universo surgirá na sua luz verdadeira. “ A falha é a chave para o sucesso.

No Aikido não há competição. Isto quer dizer apenas que no Aikido as técnicas não foram transformadas para poderem ser usadas dentro de um ringue. quer de si próprio (chinkon). Sem a etiqueta tradicional o Aikido perde o seu valor como veículo para se entender a sociedade e servi-la. .posição tradicional de sentar (seiza). As técnicas de Aikido visam subjugar um ou vários adversários armados ou desarmados e por isso são treinadas exactamente com se fossem para ser utilizadas no campo de batalha. ou de um tatami olímpico. a meditação (mokuso) e a limpeza quer do dojo (osoji). o uso de hakama (calças largas pretas usadas como símbolo da classe guerreira e dominante do japão feudal – os samurai).