You are on page 1of 27

Literatura e sociedade na cultura caipira: comentrios sobre a oralidade emAntonio Candido

Susan A. de OliveiraMestranda em Teoria Literria

Penso que a obra Os parceiros do Rio Bonito (1964), de Antonio Candido, um cnone para toda uma gerao de socilogos, se enfocada atravs da preocupao que a originou a de analisar as relaes entre literatura e sociedade' , demonstra, por ser a sua tese de doutorado em Cincias Sociais, a radicalidade do seu empenho pessoal em pensar taisrelaes, invocando a literatura fora do ambiente tericocriado pelo autor na sua Formao da Literatura Brasileira(1957), marcado por uma concepo especializada de cultura. Por ordem cronolgica, na primeira obra a literatura sefaz pela modelagem do crtico, na segunda o seu compromissoterico se desdobra para abranger uma literatura que acontece necessariamente fora do discurso anterior: a literatura oral.

Na medida em que entre ambas as concepes ocorrem

Anurio de Literatura 7, 1999, p. 221-240.

222 Literatura e sociedade na cultura caipira

contatos, implicaes e recorrncias, observo que o que per-

meia a relao entre literatura e sociedade nas obras citadas, a noo de que a oralidade e a escrita compartilham umaestrutura comum de valores sociais, culturais e estticos, atradio portuguesa reinterpretada.

Assim, a tradio portuguesa tratada pelo autor como umcentro gerador de significaes que, ao serem resignificadasseletivamente segundo o enfoque particular na Formao... e em Os Parceiros... , se aglutinam e se opem numa dualidade cultural: a cultura urbana, prpria da elite econmicae social, onde a literatura escrita se manifesta como trao decivilizao/universalidade, expressando um modo de vidacosmopolita; e a cultura rstica, prpria das camadas populares, subalternas e camponesas, onde a literatura integra no sentido de participar e dar coeso todo um conjuntode prticas identitrias, distinguindo-se nela o trao de resistncia ao projeto civilizatrio.

Desse modo, creio que seja inevitvel dizer que AntonioCandido trabalha, pois, com uma aproximao do conceitode tradio seletiva de Raymond Williams', nos seguintes sentidos: como letramento, constituindo-se pelo papel que umadisciplina da escrita possui na formao de uma literaturanacional, que surge elitista, cosmopolita e reterritorializadaem correspondncia com o projeto hegemnico da cidadeletrada' colonial; e trabalha tambm com a coincidncia entre tradio e oralidade, na medida em que a tradio, nessecaso, possa referir-se a um sistema articulado de refernciassimblicas em relao de transmisso e continuidade e sustentar posies que seriam tanto conservadoras ou recuperadoras como contra-hegemnicas, criadoras de um princpiotico-poltico que liga a subalternidade social resistnciacultural.

Susan A. de Oliveira 223

No entanto, o autor no postula um conceito de culturapopular no sentido substancialista, que pode ser to restritivoquanto evasivamente genrico mas, ao contrrio, procuracriar um campo de referncias que pretende conot-la comum sentido muito preciso.

E. P Thompson enfatiza que o conceito de cultura populardeve ser invariavelmente colocado dentro de contextos especficos' pois o sentido e o significado que lhe so prpriosdevem ser uma conseqncia da interpretao dos costumese das experincias compartilhados, e de como deles decorrea conscincia da vivncia em comum, fundamento da suaviso do que seja a conscincia de classe. Para Thompson, conscincia de classe " a forma como essas experincias sotratadas em termos culturais: encarnadas em tradies, sistemas de valores, idias e formas institucionais. Se a experincia aparece como determinada, o mesmo no ocorre com aconscincia de classe"'.

Essa noo culturalista da conscincia de classe me parece permitir uma via interessante de leitura, pois toda a anlise deAntonio Candido est construda baseada na busca por entender como uma certa categoria de trabalhadores rurais os parceiros , se inserem nas relaes capitalistas de produo recriando uma conscincia coletiva a partir da culturacaipira compartilhada'.

De um modo genericamente dialgico, a partir das anlisesculturais de Raymond Williams e E. P Thompson, que tratamde questes semelhantes na sociedade inglesa a relaocampo- cidade, modernidade-tradio, as prticas culturaise os costumes dos camponeses, bem como a formao daclasse operria , penso que podem-se abrir algumas trilhasde entendimento para a abordagem de Antonio Candido.

224 Literatura e sociedade na cultura caipira

Preocupando-se em evitar uma interpretao metafsica dacultura, espcie de transcendncia que traz consigo a reduoda cultura ao que seria o seu arqutipo, Williams consideraque a tarefa terica "saber explicar, em termos relacionados, tanto a persistncia quanto a historicidade dos conceitos". E continua : "As idias da cidade e do campo esto entre oscasos mais importantes a que esse problema se refere"7.

Antonio Candido percebe que a compreenso da culturacaipira, enquanto expresso de um tipo social-cultural correspondente a um modo de vida tradicional, diante de mudanas em sua base produtiva, no se mantm tpica, e conclui sob um prisma semelhante que "as mudanas que sevo acentuando no plano econmico e tcnico repercutemem todos os setores da cultura; por isso tambm nela j severifica um afastamento acentuado entre as formas antigase as atuais".

O termo cultura caipira ou rstica, escolhido por Candidocomo portador de um sentido cultural mais verdadeiro emrelao ao termo cultura cabocla, que advm do enfoqueracial da mestiagem, tem para ele a "vantagem" de no sedeter neste aspecto e poder referir-se a uma comunidadeem particular. Mas reconhece ser este um movimento reducionista, comparando-o a uma "desvantagem" por reproduzirum contorno geocultural: uma viso demarcatria, quecompartimentaliza a experincia colonial do serto paulista.

Para designar os aspectos culturais, usa-se aquicaipira, que tem a vantagem de no ser ambguo(exprimindo desde sempre um modo-de-ser; umtipo de vida, nunca um tipo racial), e a desvantagem de restringir-se quase apenas, pelo usoinveterado, rea de influncia histrica paulis-

Susan A. de Oliveira 225

ta. Como neste estudo no samos dela, o inconveniente se atenua.'

Se por um lado possvel salientar a viso histrica e processual que Candido possui da formao scio-cultural emquesto, o procedimento cartogrfico como norteador daabordagem cultural acaba amparando certo idealismo pois, de fato, a desvantagem no se atenua mas garante a vantagem, enquanto revela e refora a busca por um sentido abstrato de comunidade a que o termo cultura caipira est ligadopor referir-se em primeiro lugar ao "caipira em geral", ouseja, "acentuada incorporao dos diversos grupos tnicosao universo da cultura rstica de So Paulo processo aque se poderia chamar de acaipiramento, ou acaipirao, eque os integrou de fato num conjunto bastante homogneo". E somente em conseqncia, escreve o autor, "quando procuro compor esta abstrao metodologicamente til, a experincia real que a comprova , sobretudo, a do grupo queestudei".1

A perspectiva geocultural enquanto representao cria umaespcie de contorno que se baseia tanto no que inclui comono que exclui no caso as duas concepes de cultura aque j fiz referncia. Mas interessa particularmente destacaraqui o efeito que corresponde incluso no contorno geocultural que a tendncia unificao de elementos de discenso em torno de princpios comuns, os quais absorvem ascontradies internas e que podem referir-se, portanto, aum centro que os aglutina e indiferencia.

O efeito logocntrico, ao unificar culturalmente as experincias, retira o carter conflituoso da mestiagem; produz umjogo entre centros e margens a cultura rstica margemda cultura civilizada e o trao (portugus) de civilizao como

226 Literatura e sociedade na cultura caipira

centro da cultura rstica , reiterando o que a prpria representao da mestiagem no discurso colonialista.

Assim, a idia-fora a de que a cultura caipira define-secomo um modo de vida constitudo pela assimilao mtuae combinao dos traos culturais indgenas, africanos e portugueses, caracterizada como sntese cultural e no apenasracial, como resultado do processo de reinterpretao ou acaipiramento. No acaipiramento o elemento aglutinante e centralizador, ou seja, hegemnico, o trao portugus sobretudo pelo bandeirantismo e pela difuso do catolicismo que, assim reinterpretado, no homogeiniza mas constituiu abase da sua prpria contrahegemonia: o sincretismo religiosocomo fundamento do catolicismo rstico.

Catolicismo rstico ou sincretismo e acaipiramento so idiascontroversas que acabam por se fundir, pois Antonio Candido observa que o sincretismo religioso uma manifestaofundamental da sociabilidade entre diferentes traos culturaisque se ope viso de uma aculturao sistemtica. A religiosidade , ela mesma, uma prtica de resistncia culturale referente simblico da alteridade e solidariedade comuni-

tria, tnica da cultura caipira.

Enfocando essa articulao, Maria Isaura P de Queiroz esclarece que o catolicismo na sociedade rstica brasileira temuma funo

antes social do que propriamente religiosa (...) Enquanto a funo social da religio salta imediatamente aos olhos, preciso um certo esforopara se perceber objetivos morais ou espirituais, que no existem como valores em si mesmos, esim como valores auxiliares do valor social (...) Assim, na religio rstica brasileira, moralidade

Susan A. de Oliveira 227

e espiritualidade no so buscadas em si mesmas, mas pela utilidade que tm em asseguraruma existncia mais tranqila e mais agradvelao grupo todo da vizinhana (...) Grupos de vizinhana e catolicismo rstico so ento comoque imagem um do outro: rudimentares, fludos, mal definidos. Correspondem ambos s necessidades de uma populao cabocla pouco numerosa, se a compararmos com os largos espaosgeogrficos em que se move."

As prticas de sociabilidade, especialmente salientadas porCandido, produzem vnculos de solidariedade entre as pes-

soas, formando um ethos particular elaborado a partir dasexperincias compartilhadas, de carter normativo dentroda esfera dos costumesll.

A conduta moral ratificada pelas prticas de solidariedade, calcadas sobretudo na obteno dos mnimos vitais, para asubsistncia das famlias dentro do padro tradicional dacultura rstica em resistncia s presses degradativas domercado e da urbanizao, pode ser entendida em termosde uma economia moral. Esta, como categoria interpretativa, refere-se a uma organizao comunitria que mantm o costume da ajuda mtua como direito e dever, de modo a garantir a subsistncia de todos em oposio tica liberal daeconomia de mercado uma metfora das relaes capitalistas sem, contudo, apartar-se dela".

Dentre as formas de solidariedade na cultura caipira, a principal manifestao o mutiro, que consiste na diviso dotrabalho fora da famlia. Um costume tradicional que "soluciona o problema da mo-de-obra nos grupos da vizinhana, suprimindo as limitaes da atividade individual ou familiar." Seja nas roas, na construo de casas, fiao e outras,

228 Literatura e sociedade na cultura caipira

no mutiro "...no h remunerao de espcie alguma, a noser a obrigao moral em que fica o beneficirio de corresponder aos chamados eventuais dos que o auxiliaram". O costu-

me passa assim a estruturar a organizao econmica, saindodo mbito exclusivo da caridade conduzida pela moral religiosa de uma obrigao para com Deus em primeiro plano, articulando-se nova necessidade de ajuda "imposta pelatcnica agrcola e a sua redistribuio automtica"14.

A partir desse entendimento do ethos prprio da cultura caipira, a viso de mundo dos trabalhadores rurais que precisamenfrentar mudanas nas relaes de trabalho e propriedadedentro da lgica capitalista, manifesta-se na parceria.

O que conta para os trabalhadores na condio de parceria a possibilidade de certa independncia em relao ao patronato e de sentirem-se ou continuarem integrados a uma comunidade, atravs de uma mobilidade espacial que lhes permita o vnculo provisrio de trabalho e o agrupamento dosparceiros. Assim, "apegar-se parceria significa, para quemno pode mais ser sitiante, preservar o prprio respeito, oconceito social e a possibilidade de manter a tradio dacultura isto , preservar os elementos que equilibram ogrupo"".

O autor percebe que os parceiros articulam suas necessidadesimediatas a uma conscincia coletiva que lhes permite sustentar escolhas e elaborar estratgias de resistncia cultural, distinguindo as mudanas impostas das mudanas propostas, ou seja, aquelas que podem ser recusadas e efetivamente oso. A resistncia cultural, uma persistncia conforme Antonio Candido se faz a partir da tentativa de manuteno doequilbrio ecolgico e social, atravs de relaes elementaresconstitudas como base de origem do modo de vida dos caipiras.

Susan A. de Oliveira 229

As formas de resistncia da cultura caipira frente aos padresda modernidade tornaram visvel a cadeia de subalternidadeengendrada desde o colonialismo e acurada pela penetraodas foras produtivas capitalistas no campo incorporandosucessivamente indgenas, africanos e europeus , sendoque, dentre estes grupos tnicos, os mais resistentes so tambm os mais oprimidos e estigmatizados pela marca da indolncia e da vadiagem. Remetendo questo racial, no discutida pelo autor, ele a aponta:

Como j se tinha visto no seu antepassado ndio, verificou-se nele certa incapacidade de adaptao rpida s formas mais produtivas e exaustivas de trabalho, no latifndio da cana e docaf. Esse caador subnutrido, senhor do seudestino graas independncia precria da misria, refugou o enquadramento do salrio e dopatro, como eles lhe foram apresentados, emmoldes traados para o trabalho servil. O escravo e o colono europeu foram chamados, sucessivamente, a desempenhar o papel que ele nopde, no soube ou no quis encarnar. E, quando no se fez citadino, foi progressivamen-. te marginalizado, sem renunciar aos fundamentos da sua vida econmica e socia1.16

Os traos tnicos, dessa forma, se tornam ntidos, revelandouma identidade cultural fragmentria. pelo contraste en-

tre estes traos originais que no so eliminados pelos incorporados que o autor, comparativamente, os distingue comotradio e transformao social, imprimindo na tradio a

marca da resistncia cultural.

Em um contexto de aguda presso transformadora (com aintensa urbanizao da dcada de cinqenta ), o autor busca

230 Literatura e sociedade na cultura caipira

entender a maneira pela qual o caipira elabora a sua experincia de mudana em relao ao seu modo de vida tradicional. Tal relao s existe como constante tenso, e nocomo um dado social preexistente e determinante. Os vnculos de solidariedade so a conscincia prtica desta tensoentre o objetivo e o subjetivo, entre as permanncias do passadoe as necessidades do presente.

A percepo dessas estruturas de sentimento traz para a anlisesocial o que dela est invariavelmente excludo

...de qualquer relevncia possvel para essa significao imediata e atual do ser. E das abstra-

es formadas por esse ato de excluso aimaginao humana", a "psique humana", o"inconsciente", com suas "funes" na arte, nomito e no sonho formas novas e deslocadasde anlise e categorizao social, sobrepondose a todas as condies sociais especficas , soento mais ou menos rapidamente desenvolvidas."

A postura dialtica de Antonio Candido, que lhe permitiuincorporar o comumente negado pelo mtodo sociolgico os processos de subjetividade , constituiu-se numa aproximao epistemolgica das manifestaes orais, que o autorobservou como um conjunto de representaes mentais, mantidas pela oralidade. Observou ele a relao indissocivelentre cultura, histria e oralidade na construo das narrativas memorialistas como o costume dos casos pelos quais osmais velhos recontam o passado ou a representao que osjovens elaboram tanto do presente quanto do futuro, qualificadas pelo autor, respectivamente, como "saudosismo transfigurador" e "utopia retrospectiva"18.

Susan A. de Oliveira 231

Neste sentido, verifica-se que a vida passadavai sendo incorporada rapidamente ao domnioda lenda. Desaparecido ou transformado, umtrao de cultura passa a sofrer um trabalho dereelaborao, graas ao qual persiste na memria do grupo envolto em valores simblicos, servindo como ponto de referncia para julgara situao presente que de mudana eperda dos padres tradicionais.'9

Quando memria, imaginrio e histria de um grupo sopercebidos articulados pelas vozes e atitudes de homens emulheres reais, o significado pleno da oralidade como ummanifesto cultural aparece: so testemunhos de experinciascomuns e individuais, tradies recriadas , vises de mundonarradas e poesia. Nas palavras de Paul Zumthor:

Na mesma medida em que o intrprete empenha assim a totalidade de sua presena com amensagem potica, sua voz traz o testemunhoindubitvel da unidade comum. Sua memriadescansa sobre uma espcie de "memria popular" que no se refere a uma coleo de lembranas folclricas, mas que, sem cessar , ajusta, transforma e recria. O discurso potico se integra por a no discurso coletivo , o qual ele clareiae magnifica; correndo na fluidez das frases poticas pronunciadas, no deixa instaurar-se a distncia que permitiria ao olhar crtico sobreporse a ele.2

Na composio da estrutura do seu trabalho, a conscinciados problemas decorrentes dos limites disciplinares levou

232 Literatura e sociedade na cultura caipira

Antonio Candido a transp-los, dispondo-se a combinar"mais ou menos livremente, certas orientaes do antroplogo outras mais prprias do socilogo", considerando paratanto, que as do antroplogo "recorrem descrio, atm-

se aos detalhes e s pessoas, a fim de integr-los numa visoque abranja, em princpio, todos os aspectos da cultura", eas do socilogo "eminentemente sintticas no objetivo, valem-se de amostras (...) limitando-se quase sempre a interpretar certos aspectos da cultura21.

Entretanto, esse posicionamento metodolgico no abrangeo seu intuito, e por isso ele recorre tambm ao mtodo historiogrfico, recurso que "daria a terceira dimenso que explicatantos aspectos da realidade observada em dado momento, e cuja ausncia pode comprometer as interpretaes." Estaterceira dimenso permitiu-lhe rechaar a historiografia oficial que "se refere geralmente vida das camadas dominantes" trabalhando com a histria oral, a qual passou de fontesecundria principal, ocupando na sua anlise o lugar dosquestionrios convencionais de sociologia e antropologia".

Os deslocamentos que marcam o seu percurso, as rupturascom os foros disciplinares, no configuram qualquer excessode confiana terica, ao contrrio, reflete a busca do autorpor uma proposta de anlise social que no se subordine sdistores produzidas pela diviso do trabalho intelectual. Para isso, ressalta Williams, preciso aliar vontade, rigor einiciativa, mesmo que o resultado terico ainda no se apresente de forma acabada, pois "o ultimo refgio da diviso dotrabalho est dentro de ns, na diviso intransponvel entreo que queremos e o que nos julgamos capazes de fazer. Spodemos vencer a diviso nos recusando a ser divididos. Esta uma deciso pessoal, mas em seguida uma ao social"23.

Susan A. de Oliveira 233

Entendo que ter trabalhado com histria oral na sua pesquisade campo, propiciou ao autor a posio necessria para iniciara sua reflexo sobre o problema da interpretao da literaturaoral, pois no reivindicando um posicionamento epistemolgico no campo literrio para a tratar a oralidade, ele deslocaa histria oral do seu lugar no mtodo historiogrfico, cornofonte um lugar marcado pela exigncia de objetividadesob o respaldo da escrita , para mostrar como o ato denarrar histrias de vidas torna perceptvel o inventrio quecada um faz de s e de sua cultura, articulando experinciase desejos, inexprimveis graficamente. Ele comea a percebera oralidade eclipsada nas fontes orais.

Me permito dizer que, possivelmente, todos os deslocamentos tericos e metodolgicos de Antonio Candido estejamem harmonia com essa percepo em particular, que permanece como latncia vale dizer, desde a sua pesquisa sobrea dana e poesia popular do cururu, em que ele observa navariao dos temas a correspondncia com as vises das mudanas sociais sentidas pelo grupo pois, segundo ele"tendo partido da teoria literria e do folclore, o trabalholanou uma derivante para o lado da sociologia dos meiosde vida; e quando esta chegou ao fim, terminou pelo desejode assumir uma posio em face das condies descritas"24.

Assim, a anlise sociolgica se conclui, mas a interpretaoda relao entre literatura e sociedade na cultura caipira resulta, naquele momento, inacabada. Mas, mesmo deixando de sero centro da anlise, a proposta inicial margeia o texto, estnele e transborda para alm dele.

Na obra Os Parceiros do Rio Bonito, a literatura oral se colocaem relao escrita apenas como intuio de uma diferena, enquanto originrias de articulaes espao-temporais cultu-

234 Literatura e sociedade na cultura caipira

ralmente distintas, marcadas pela descontinuidade semntica entre voz e letra".

A diferena intuda tem a ver com o deslocamento da funodas literaturas escrita e oral em correspondncia significantes suas origens ressalta-se: contra o formalismo, o esteticismo e o estruturalismo lingstico , apontadas por Antonio Candido respectivamente, na Formao da LiteraturaBrasileira e na obra Os Parceiros do Rio Bonito. Nesta ltima, o projeto em latncia, corporifica-se na "Parte Complementar", cujo contedo fora publicado posteriormente, com certaindependncia, destinado a "alargar o conhecimento da vidasocial do caipira, que no corpo do livro foi apresentada principalmente sob o ngulo dos recursos de subsistncia e oajuste ao meio.""

A existncia desse complemento que trata da vida familiar ecostumes dos caipiras, baseado em relatos orais, a nota deque algo no pode ser reconstitudo na estrutura da obra simboliza a constatao emprica de uma ausncia e quemerece uma "recuperao posteriori"27.

Mas o complemento enquanto recuperao de uma ausncia , no produz seu efeito a no ser como impossibilidadede representao de uma textualidade diferida em sua origem: a diferena entre oralidade e escritura. O complementoarticulado obra deixa de ser, portanto, mero apndice ecoloca-se como um prembulo. A natureza desta articulaono pois, somente conectiva ou explicativa, mas reflexiva. Reflexiona sobredeterminando a prpria obra, e resulta paraAntonio Candido num desdobramento crtico posterior doseu conceito de literatura.

Assim, na medida em que rompe a lgica da continuidade

Susan A. de Oliveira 235

dentro da obra Os Parceiros do Rio Bonito e passa a supriruma falta estrutural originada na Formao da LiteraturaBrasileira, a impossibilidade do complemento ou o lugar daoralidade assume a condio de suplementariedade j em Literatura e Sociedade (1985), configurando-se portanto, seolharmos retrospectivamente, numa cadeia de suplementos. Para Derrida, o suplemento no acrscimo uma presenamas, "seu lugar assinalado na estrutura pela marca de umvazio", e ao contrrio do complemento, destina-se exterioridade, substituio e ao distanciamento da "positividade qual se ajunta", ao jogo das substituies ou cadeia de suplementos.28

Em Literatura e Sociedade e vou me referir a dois ensaiosdesta coletnea, que a meu ver esto destinados a suplementariedade Candido trata de literatura, mas convida a que"alarguemos o mbito do que aqui estamos considerando literatura para abranger no apenas o folclore propriamentedito, mas a mitologia, freqentemente considerada no tpicodos fenmenos de religio e magia"".

Numa aluso clara questo da centralidade cultural dotrao portugus, ele diz que mesmo a cultura rstica sendouma etapa da nossa, a sua literatura difere e pede uma composio de elementos de anlise que a teoria literria noteria condies de produzir, pois "o estudioso de literaturaerra ao tratar as suas formas orais como texto, ajustando-asao nosso sistema simblico, transpondo-as para o nosso mun-

do de valores"".

Contra o primado da escritura que subordina a oralidade, uma vez que os relatos orais "mesmo quando transcritos, no so textos decifrveis diretamente"31, ele pretende recuperar o significado simblico do contexto da narrativa, que

236 Literatura e sociedade na cultura caipira

deve deixar de ser a referncia sociolgica com a sua funona cultura e na organizao social, para ser "o prprio ato denarrar, com seus recursos de gesto e voz"".

O deslindamento do significado da literatura oral;nas culturas rsticas passa pela constatao emprica, de que nelas acriao literria corresponde a certas necessidades de representao do mundo ligadas construo do real. Assim, todasas necessidades simblicas articulam-se s materiais. A performance representa esta articulao e se constitui corno arealizao significante de uma obra que no pode prescindirdo valor semntico do contexto, "isto , da pessoa que interpreta, do ato de interpretar e, sobretudo, da situao devida e de convivncia...""

A obra literria escrita como fato esttico entendida porAntonio Candido como urna articulao entre a sua geraoe a sua recepo , ou o texto corno resultado da "integraode elementos sociais e psquicos", uma produo prpriadas sociedades civilizadas", enquanto que nas culturas rsti-

cas, a literatura oral no existe como expresso puramenteesttica, nem como princpio desencadeador, nem como fimltimo. Nelas, a obra um "mergulho na circunstncia"35.

Assim, a oralidade no pode ser recortada da performance, a ao simblica que a contm e expande.

Um lao funcional liga de fato voz o gesto: como a voz, ele projeta o corpo no espao daperformance e visa a conquist-lo, satur-lo deseu movimento. A palavra pronunciada noexiste (como o faz a palavra operando sobre escrita) num contexto puramente verbal: ela participa necessariamente de um processo maisamplo, uma situao existencial que altera de

Susan A. de Oliveira 237

algum modo e cuja totalidade engaja os corposdos participantes.36

Partindo da premissa da intuio da diferena entre a escriturae oralidade diferena esta que ressurge agora da comparao "no prprio seio da semelhana"37, a proposta de Antonio Candido gira em torno a uma conjugao terica entre asociologia, a antropologia e a teoria literria, que sustentariauma epistemologia fronteiria como lugar de anlise e crticada criao literria nas culturas rsticas.

Ele critica a fragmentao da oralidade produzida pelo usodos mtodos de cada disciplina, referindo-se aos seus agentesespecficos: o socilogo, o etnlogo e o crtico literrio, quea traduzem segundo os seus objetivos.

O socilogo, o etnlogo esto melhor aparelhados para reunir numa sntese descrio folclrica e anlise esttica, porque dispem de recursos que permitem chegar funo social, que, na literatura de grupos iletrados, o elemento que unifica os demais e esclarece o seusentido. Doutro lado, tanto o socilogo quantoo etnlogo podem ficar no nvel da organizaosocial, ignorando o plano esttico e o simblico descritivo, limitando o fato sua mera dimensosociolgica.38

Mas a conjugao destinada a produzir uma interpretaocoerente e no reducionista, seria algo mais que uma relaode troca entre as disciplinas e os seus agentes. Trata-se da"unio entre os trs pontos de vista"39, proposta por AntonioCandido como a conduta necessria ao estudo da oralidade, que denota a autocrtica e a conscincia do seu prprio per-

238 Literatura e sociedade na cultura caipira

curso: enquanto recupera a importncia dos deslocamentosque ele prprio se disps a fazer sustentando e descartandoalguns paradigmas, reinscreve de certo modo, o pressupostodo idealismo crtico de superar as limitaes individuais emetodolgicas, lanado na Formao da Literatura Brasileira.

...""111111>

Notas

Candido, Antonio. "Os Parceiros do Rio Bonito". So Paulo: Duas Cidades, 1982, 6a ed., p. 9.

Williams, Raymond. "Marxismo e Literatura". Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 118-123.

Ver a respeito, especificamente: Rama, Angel. "A Cidade das Letras". Trad. Emir Sader. So Paulo: Brasiliense, 1985, p. 93; e, tambm do mesmo autor, uma reflexo sobre esta questo in: "Transculturacin Narrativa en AmricaLatina". Siglo Veinteuno: Mxico, 1982, da qual recorto o seguinte comentrio: "Es lo que en otro lado he llamado la "ciudad letrada" que fue la que, con confiscatorio exclusivismo, se apropi del ejercicio de la literatura e impuso lasnormas que la definan y, por lo tanto, fij quines podan praticaria. Salvo pocos momentos, posteriores a fuertes conmociones sociales ( ...) , es la "ciudadletrada" la que conserva frreamente la conduccin intelectual y artstica, laque instrumenta el sistema educativo, la que establece el Parnaso de acuerdo asus valores culturales" (p. 65).

Thompson, E. R "Costumes em Comum". Cia das Letras: S. Paulo, 1998, p. 17.

Idem. "A Formao da Classe Operria Inglesa". Vol. 1. So Paulo: Paz eTerra, 1987, 2.ed., p. 10.

Candido, A., op. cit., p. 2.

Williams, Raymond. "O Campo e a Cidade". Cia das Letras: So Paulo,1989, p. 388.

Candido, A., op. cit., p. 230.

Idem, Ibidem, p. 22

Idem.Ihidem, p. 20-23

11. Queiroz, Maria Isaura R de. "O Campesinato Brasileiro". Vozes: Petrpolis, 1976, 2. ed., p. 94,95.

Susan A. de Oliveira 239

Estou considerando neste trabalho, tanto a definio de "ethos" quanto ade "viso de mundo"de Clifford Geertz. Para ele, "o ethos de um povo o tom, o carter e a qualidade de sua vida, seu estilo moral e esttico e sua disposio, a atitude subjacente em relao ele mesmo e ao seu muno que a vida reflete. A viso de mundo que esse povo tem o quadro que elabora das coisas comoelas so na simples realidade, seu conceito de natureza, de si mesmo, da sociedade." In: "A interpretao das Culturas". Guanabara Koogan: Rio de janeiro,

1989, p. 143-4.

Thompson, E. P, op. cit., 1998, p. 212.

Candido, A. op. cit., 1982, p. 67-8.

Idem, ibidem, p. 202.

Idem, Ibidem, p. 82.

Williams, R., op. cit., 1979, p. 132.

Candido, A., op. cit., 1982, p. 195.

Idem, Ibidem, p. 233.

Zumthor, Paul. "A Letra e a Voz". Cia das Letras: So Paulo, 1993, p. 142.

Candido, A., op. cit., 1982, p. 17.

Idem, Ibidem, p. 18.

Williams, R. op. cit., 1989, p. 409.

Candido, A., op. cit., 1982, p. 9.

Penso aqui, no sentido derrideano de diferena: basicamente, como constatao da impossibilidade de uma escrita fontica das formas orais, j que estass se realizariam como obra enquanto articulaes de presena.

Candido, A., op. cit., p. 229.

Santiago, Silviano. "Glossrio de Derrida". Francisco Alves: Rio de Janeiro, 1976, p. 13.

Derrida, Jacques. "Gramatologia". Trad. Miriam Schnaidermam e RenatoJanine Ribeiro. Perspectiva: So Paulo, 1973, p. 178 - 192.

Candido, A. "Literatura e Sociedade". Cia Ed. Nacional: So Paulo, 1985, p. 52.

Idem, Ibidem, p. 51. Os grifos so meus para assinalar que Candido assumede qualquer modo, a condio enunciativa do letramento e do ocidentalismo.

Idem, Ibidem, p. 41.

Idem, Ibidem, p. 53.

Idem, Ibidem, p. 48.

Candido, A. "Formao da Literatura Brasileira". Vol. 1, Itatiaia: So Paulo, 1975, 5a. ed., p. 35.

Candido, A., op. cit., 1982, p. 50.

Zumthor, P op. cit., p. 244.

Em "Literatura e Sociedade", Antonio Candido compara a literatura oral ea escrita segundo a funo total funo social e funo ideolgica para encontrarnelas os aspectos que as diferenciam dentro destes critrios comuns.

Idem, ibidem, p. 51.

Idem, Ibidem, p. 56.

Referncias Bibliogrficas

CANDIDO, Antonio. Formao da Literatura Brasileira.Vol. 1, SoPaulo: Itatiaia, 1975, 9 ed.

. Literatura e Sociedade. S. Paulo: Cia Ed. Nacional, 1985, 7 ed.

. Os Parceiros do Rio Bonito. S. Paulo: Duas Cidades, 1982, 64 ed. DERRIDA, Jacques. Gramatologia. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1973.

GEERTZ, Clifford. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

QUEIROZ, M. I. E de. O Campesinato Brasileiro. Petrpolis: Ed. Vozes, 1976, 2 ed.

RAMA, ngel. Transculturacin narrativa en Amrica Latina. Mxico: Siglo XXI, 1982.

. A Cidade das Letras. So Paulo: Brasiliense, 1985.

SANTIAGO, Silviano. Glossrio de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1976.

THOMPSON, E. E A Formao da Classe Operria Inglesa.Vol. I, SoPaulo: Paz e Terra, 1987, 2 ed.

. Costumes em Comum. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. WILLIAMS, R. O Campo e a Cidade. So Paulo: Cia. das Letras, 1989.

. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

ZUMTHOR, E A Letra e a Voz. So Paulo: Cia. das Letras, 1993.

You might also like