You are on page 1of 38

Conveno Internacional sobre Padres de Formao, Certificao e Servio de Quarto para Martimos, 1978

AS PARTES DESTA CONVENO, DESEJANDO promover a segurana da vida humana e da propriedade no mar, bem como a proteo do meio ambiente marinho pelo estabelecimento, em comum acordo, de padres de formao, certificao e servio de quarto para martimos, e CONSIDERANDO que este objetivo pode ser mais bem atingido pela concluso de uma Conveno Internacional sobre Padres de Formao, Certificao e Servio de Quarto para Martimos ACORDARAM o seguinte:

Artigo I Obrigaes gerais de acordo com a Conveno (1) As Partes se comprometem a tornar efetivas as disposies da Conveno e de seu Anexo, que constitui parte integrante da Conveno. Toda referncia Conveno constitui ao mesmo tempo uma referncia ao Anexo. (2) As partes se comprometem a promulgar todas as leis, decretos, ordens e regulamentos e a tomar as demais providncias que possam ser necessrias para dar Conveno total e completo efeito, de modo a assegurar que, quanto segurana da vida humana e s propriedades no mar e, bem assim, proteo do meio marinho, os martimos a bordo dos navios tenham as qualificaes e as aptides correspondentes a seus servios.

Artigo II Definies Para os propsitos desta Conveno, a menos que disposto expressamente de outra maneira: (a) (b) Parte significa um Estado para o qual a Conveno entrou em vigor; Administrao significa o Governo da Parte sob cuja bandeira o navio est autorizado a operar; Certificado significa um documento vlido, qualquer que seja o nome pelo qual possa ser conhecido, expedido pela ou sob a autoridade da Administrao, ou pela mesma reconhecido, autorizando o portador a servir como especificado no referido documento, ou conforme autorizado pela legislao nacional; Habilitado significa a pessoa apropriadamente possuindo um certificado; Organizao significa a Organizao Martima Internacional (IMO);

(c)

(d) (e)

- 1-

(f) (g)

Secretrio-Geral significa o Secretrio-Geral da Organizao; Navio que opera na navegao em mar aberto significa um navio outro que no aqueles que operam exclusivamente em guas interiores ou em guas abrigadas ou em suas proximidades ou ainda nas reas em que se aplicam os regulamentos dos portos; Embarcao de pesca significa a embarcao utilizada na captura de pescado, baleias, focas, morsas ou outros recursos vivos do mar; Regulamento de Radiocomunicaes significa o Regulamento de Radiocomunicaes anexo ou considerado como estando anexo mais recente Conveno Internacional de Telecomunicaes que possa estar em vigor em qualquer ocasio.

(h

(j)

Artigo III Aplicao A Conveno ser aplicada aos martimos servindo a bordo de navios que operam na navegao em mar aberto, autorizados a operar sob a bandeira de uma Parte, excetuando-se os que servem a bordo de: (a) navios de guerra, navios auxiliares ou outros navios de propriedade ou operados por um Estado, desde que sejam utilizados somente em servios governamentais no comerciais; entretanto, cada Parte deve assegurar, pela adoo de medidas apropriadas que no prejudiquem as operaes ou a capacidade operacional de navios desse tipo, de sua propriedade ou por ele operados, que as pessoas que servem nesses navios atendam s prescries da Conveno, no que for razovel e aplicvel. navios de pesca; embarcaes de recreio no empregadas em comrcio; ou embarcaes de madeira de construo primitiva.

(b) (c) (d)

Artigo IV Comunicao de informaes (1) As Partes devero comunicar ao Secretrio-Geral, logo que possvel: (a) o texto das leis, decretos, ordens, regulamentos e demais instrumentos promulgados, relativos s vrias matrias contidas no escopo da Conveno; detalhes completos, quando apropriados, de programas e durao de cursos, assim como as exigncias para os exames e outras condies que sejam previstas em mbito nacional, para a expedio de cada certificado, em conformidade com a Conveno;

(b)

- 2-

(c)

um nmero a Conveno.

suficiente de certificados, expedidos em conformidade com

(2) O Secretrio-Geral dever notificar todas as Partes sobre o recebimento de qualquer comunicao a que se refere o pargrafo (1) (a) e, inter alia, para fins dos propsitos contidos nos artigos IX e X, deve, mediante solicitao, fornecer-lhes toda e qualquer informao recebida no mbito dos pargrafos (1) (b) e (c).

Artigo V Outros tratados e interpretao (1) Todos os tratados, convenes e acordos anteriores, relativos a padres de formao, certificao e servio de quarto para martimos, que estejam em vigor entre as Partes, continuam a ter total e completo efeito na vigncia de seus prazos, no que se referirem a: (a) (b) martimos, para os quais a Conveno no se aplica; martimos, para os quais esta Conveno se aplica, mas em assuntos que nela no foram objeto de disposies expressas.

(2) Entretanto, na medida em que tais tratados, convenes ou acordos, conflitem com as disposies da Conveno, as Partes devero revisar os compromissos assumidos naqueles tratados, convenes e acordos com o objetivo de assegurar que no haja nenhum conflito entre esses compromissos e suas obrigaes estatudas na Conveno. (3) Todos os assuntos sobre os quais a Conveno no for explcita permanecem objeto de legislao das Partes. (4) Nenhuma disposio da Conveno prejudicar a codificao e a elaborao do direito do mar pela Conferncia das Naes Unidas sobre o Direito do Mar, convocada em decorrncia da Resoluo 2.750C (XXV) da Assemblia Geral das Naes Unidas, nem as reivindicaes e posies jurdicas presentes ou futuras de qualquer Estado concernentes ao direito do mar e natureza e extenso da jurisdio do Pas costeiro e do Pas da bandeira.

Artigo VI Certificados (1) Os certificados para comandantes, oficiais e subalternos devero ser emitidos para os candidatos que, a critrio da Administrao, atendam aos requisitos para o servio, idade, condies de sade, formao, qualificao e exames, de acordo com as disposies apropriadas contidas no anexo da Conveno. (2) Os certificados para comandantes e oficiais emitidos de acordo com este artigo devero ser endossados pela Administrao emitente no formato determinado na regra I/2 do anexo. Se o idioma utilizado no for o ingls, o certificado de endosso dever incluir a traduo para aquele idioma.

Artigo VII

- 3-

Disposies Transitrias (1) Um certificado de competncia ou de servio em uma capacitao para a qual a Conveno exija um certificado, o qual tenha sido expedido, antes da entrada em vigor da Conveno para uma Parte, de acordo com as leis dessa Parte ou com o Regulamento de Radiocomunicaes, dever ser reconhecido como vlido para servio, depois da Conveno ter entrado em vigor para a mencionada Parte. (2) Aps a data de entrada em vigor da Conveno para uma Parte, sua Administrao pode continuar a emitir os certificados de competncia, de acordo com sua prtica anterior, por um prazo que no ultrapasse cinco anos. Para efeitos da Conveno, tais certificados sero considerados vlidos. Durante o perodo de transio, tais certificados sero emitidos somente para os martimos que tenham iniciado seu servio no mar antes da Conveno entrar em vigor para aquela Parte, e no departamento do navio ao qual o certificado se refere,. A Administrao dever assegurar que todos os demais candidatos certificao sero examinados, e habilitados, de acordo com a Conveno. (3) Uma Parte pode, num perodo de dois anos a contar da entrada em vigor da Conveno para essa Parte, expedir um certificado de servio para martimos que no tenham um certificado apropriado de acordo com a Conveno, nem um certificado de competncia expedido de acordo com as leis dessa Parte, antes da Conveno entrar em vigor para a mesma Parte, mas que tenham: (a) servido na capacitao para a qual desejam obter um certificado de servio durante no mnimo trs anos no mar, dentro dos ltimos sete anos que precederam a entrada em vigor da Conveno para aquela Parte; fornecido evidncia de que tenham tido desempenho satisfatrio naquele servio; provado Administrao sua aptido fsica, principalmente quanto viso e audio, levando em considerao sua idade na ocasio da solicitao.

(b) (c)

Para os propsitos da Conveno, um certificado de servio emitido de acordo com este pargrafo deve ser encarado como equivalente a um certificado emitido em conformidade com a Conveno.

Artigo VIII Licenas (1) Em caso de excepcional necessidade, as Administraes, se julgarem que isto no causar qualquer perigo a pessoas, a propriedades ou ao meio ambiente, podem emitir uma licena permitindo a um determinado martimo servir em um determinado navio por um perodo especificado, que no exceda de seis meses, em uma capacitao para a qual no possua o certificado apropriado, desde que estejam convencidas que a pessoa para a qual a licena for emitida seja adequadamente qualificada para ocupar o cargo vago, com segurana. Essa licena no ser concedida para a capacitao de oficial de radiocomunicaes ou de operador de radiotelefonia a no ser nas circunstncias previstas nas disposies relevantes do Regulamento de Radiocomunicaes. Entretanto, as licenas no devem ser concedidas para Comandante ou Chefe de Mquinas, salvo em caso de fora maior e somente por perodo o mais curto possvel. (2) Qualquer licena concedida para um cargo dever ser concedida somente a pessoas - 4-

apropriadamente habilitadas a ocupar o cargo imediatamente abaixo. Quando no for exigida pela Conveno a certificao do cargo abaixo, a licena pode ser emitida para uma pessoa cuja qualificao e experincia so, na opinio da Administrao, de clara equivalncia aos requisitos do cargo a ser preenchido, desde que a pessoa indicada, no sendo portadora de um certificado apropriado, seja aprovada em um teste aceito pela Administrao, demonstrando que tal licena pode ser emitida com toda a segurana. Alm disso, a Administrao dever assegurar que o cargo em causa seja preenchido, logo que possvel, por um portador de certificado apropriado. (3) As Partes devero, logo que possvel, aps o dia 1 de janeiro de cada ano, enviar um relatrio ao Secretrio-Geral informando o total de licenas emitidas durante o ano para cada capacitao para a qual um certificado requerido, e que tenham sido emitidas durante o ano para navios que operam na navegao em mar aberto, juntamente com informaes sobre o nmero desses navios com arqueao bruta respectivamente acima e abaixo de 1.600.

Artigo IX Equivalncias (1) A Conveno no impedir uma Administrao de manter ou adotar outros arranjos de educao e formao, inclusive aqueles que envolvam a prestao de servio em navios que operam na navegao em mar aberto e a organizao a bordo, especialmente adaptados ao desenvolvimento tecnolgico e aos tipos especiais de navios e servios, desde que o nvel do servio em navios que operam na navegao em mar aberto, dos conhecimentos e da eficincia, assegure, no que concerne navegao e operao tcnica do navio e da carga, um grau de segurana no mar e tenha efeitos preventivos quanto poluio, pelo menos equivalentes queles constantes da Conveno. (2) Os detalhes de tais arranjos devero ser relatados logo que possvel ao Secretrio-Geral, que divulgar tais particularidades a todas as Partes.

Artigo X Controle (1) Os navios, exceto aqueles excludos pelo artigo III, quando estiverem nos portos de uma Parte, estaro sujeitos ao controle de funcionrios devidamente autorizados por aquela Parte para verificar se todos os martimos embarcados, para os quais a Conveno exige a posse de certificados, so de fato portadores de certificado ou licena apropriados. Tais certificados sero aceitos a menos que existam claros indcios para acreditar que o certificado tenha sido obtido por fraude, ou de que o portador no seja a pessoa para qual o certificado foi originalmente emitido. (2) No caso de se encontrarem quaisquer dessas deficincias conforme as disposies do pargrafo (1) ou consoante as disposies da regra I/4, Procedimentos de Controle, o funcionrio encarregado do controle dever encaminhar imediatamente uma informao por escrito ao comandante do navio e ao Cnsul ou, na falta deste, ao representante diplomtico mais prximo ou, ainda, autoridade martima do pas sob cuja bandeira o navio est autorizado a operar, de modo que sejam tomadas as devidas providncias. Essa notificao dever especificar os detalhes das deficincias encontradas, bem como os motivos pelos quais a Parte considera que essas deficincias possam representar perigo para pessoas, propriedades e meio ambiente. (3) No exerccio do controle previsto no pargrafo (1), se, considerando o porte e tipo do navio - 5-

bem como a durao e natureza da viagem, as deficincias referidas no pargrafo (3) da regra I/4 no forem corrigidas e ficar determinado que este fato representa perigo para pessoas, propriedades e meio ambiente, a Parte encarregada do controle dever tomar as providncias para garantir que o navio no viaje sem que essas exigncias tenham sido atendidas e at que os perigos tenham sido eliminados. Os fatos relativos s providncias tomadas devero ser relatados imediatamente ao Secretrio-Geral. (4) Quando no exerccio do controle, no mbito deste artigo, devem ser feitos todos os esforos possveis para evitar que o navio seja indevidamente detido ou retardado. Se um navio for detido ou retardado dessa maneira, ele ter direito a uma indenizao por perdas e danos da resultantes. (5) Este artigo dever ser aplicado quando necessrio para assegurar que nenhum tratamento mais favorvel ser dado aos navios autorizados a operar sob a bandeira de um pas que no Parte signatria, em relao ao tratamento que dado aos navios autorizados a operar sob a bandeira de uma Parte.

Artigo XI Promoo de cooperao tcnica (1) As Partes da Conveno, aps consultar a Organizao e com a sua assistncia, devero fornecer apoio para aquelas Partes que solicitarem assistncia tcnica para: (a) (b) (c) (d) formao de pessoal administrativo e tcnico; estabelecimento de instituies para a formao de martimos; fornecimento de equipamentos e facilidades para as instituies de formao; desenvolvimento de programas de formao adequados, incluindo formao prtica a bordo de navios que operam na navegao em mar aberto ; ou facilitao de outras medidas e arranjos para aprimorar a qualificao dos martimos;

(e)

preferivelmente em mbito nacional, sub-regional ou regional, para fomento das metas e propsitos da Conveno, levando em considerao, nesse aspecto, as necessidades especficas dos pases em desenvolvimento. (2) De sua parte, a Organizao dever perseguir os esforos supramencionados, como apropriado, consultando outras organizaes internacionais, ou a elas se associando, particularmente com a Organizao Internacional do Trabalho.

ARTIGO XII Emendas (1) A Conveno pode sofrer emendas por quaisquer dos seguintes procedimentos: (a) emendas aps apreciao no mbito da Organizao: - 6-

(i)

qualquer emenda proposta por uma Parte dever ser submetida apreciao do Secretrio-Geral, que ento far sua divulgao a todos os Membros da Organizao, a todas as Partes, bem como ao Diretor-Geral do Escritrio Internacional do Trabalho com uma antecedncia mnima de seis meses do incio de sua apreciao; qualquer emenda proposta e divulgada desta forma dever ser encaminhada para apreciao do Comit de Segurana Martima da Organizao;

(ii)

(iii) as Partes, sendo ou no membros da Organizao, tero o direito de participar dos processos do Comit de Segurana Martima para apreciao e adoo das emendas; (iv) as emendas devero ser adotadas pela maioria de dois teros das Partes presentes e votantes no Comit de Segurana Martima ampliado, como previsto no subpargrafo (a)(iii) (doravante citado como Comit de Segurana Martima ampliado) condicionado a que, pelo menos, um tero das Partes esteja presente no momento da votao; (v) as emendas assim adotadas devero ser divulgadas pelo Secretrio-Geral a todas as Partes para sua aceitao;

(vi) uma emenda a um artigo ser considerada como tendo sido aceita na data em que for aceita por dois teros das Partes; (vii) uma emenda ao anexo ser considerada como tendo sido aceita: 1. ao fim de dois anos a contar da data na qual ela for comunicada s Partes para aceitao; ou 2. ao fim de um perodo diferente, o qual no dever ser inferior a um ano, se assim for determinado na poca de sua adoo pela maioria de dois teros das Partes votantes presentes no Comit de Segurana Martima ampliado; entretanto, as emendas sero consideradas como no tendo sido aceitas se, no perodo especificado, mais de um tero das Partes, ou Partes representando uma frota mercante combinada constituda de 50% ou mais de arqueao bruta do total de navios da marinha mercante com arqueao bruta acima de 100, notificarem o Secretrio-Geral de que se opem s emendas; (viii) uma emenda a um artigo entrar em vigor para aquelas Partes que a tenham aceito seis meses aps a data na qual ela tenha sido considerada como aceita e, com relao a cada Parte que a aceitou aps aquela data, seis meses aps a data da aceitao pela Parte; (ix) uma emenda ao anexo entrar em vigor em relao a todas as Partes, exceto para aquelas que a tenham rejeitado, conforme o subpargrafo (a)(vii) e que no tenham retirado sua objeo, seis meses aps a data na qual for considerada como tendo sido aceita. Antes da data determinada para entrada em vigor, qualquer Parte pode notificar o Secretrio-Geral de que ela se exclui da eficcia daquela emenda por um perodo inferior a um ano a contar da data - 7-

(b)

de sua entrada em vigor ou por um perodo maior, que pode ser determinado pela maioria de dois teros das Partes votantes presentes ao Comit de Segurana Martimo ampliado, na data da adoo da emenda; ou emendas produzidas por uma conferncia: (i) por meio de requerimento conjunto enviado por uma Parte e, pelo menos, um tero das Partes, a Organizao dever, em associao ou em consulta com o Diretor-Geral do Escritrio Internacional do Trabalho, convocar uma conferncia das Partes para apreciar as emendas Conveno; (ii) todas as emendas adotadas por tal conferncia composta da maioria de dois teros das Partes votantes presentes ser divulgada, pelo Secretrio-Geral, a todas as Partes, para sua aceitao;

(iii) a menos que a conferncia decida de outra forma, a emenda ser considerada como tendo sido aceita e entrar em vigor de acordo com os procedimentos especificados nos subpargrafos (a)(vi) e (a)(viii) ou nos subpargrafos (a)(vii) e (a)(ix), respectivamente, desde que as referncias ao Comit de Segurana Martima ampliado, contidas nestes subpargrafos, sejam consideradas como referncias feitas conferncia. (2) Qualquer declarao expressa de aceitao ou de objeo a uma emenda ou a qualquer notificao conforme o pargrafo (1)(a)(ix) dever ser encaminhada por escrito ao SecretrioGeral que, em seguida, as informar a todas as Partes de tal submisso e da data em que foram recebidas. (3) O Secretrio-Geral dever informar a todas as Partes sobre quaisquer emendas que entrarem em vigor, assim como as suas respectivas datas de entrada em vigor.

Artigo XIII Assinatura, ratificao, aceitao, aprovao e adeso (1) A Conveno permanecer em aberto para assinaturas na sede da Organizao de 1 de dezembro de 1978 at 30 de novembro de 1979 e da em diante permanecer em aberto para adeses. Qualquer pas pode tornar-se uma Parte da seguinte maneira: (a) (b) pela assinatura sem reservas para ratificao, aceitao ou aprovao; ou pela assinatura sujeita ratificao, aceitao ou aprovao, seguida da ratificao, aceitao ou aprovao; ou por adeso.

(c)

(2) A ratificao, aceitao, aprovao ou adeso sero efetivadas mediante a entrega ao Secretrio-Geral de um instrumento legal para oficializar a eficcia do ato. (3) O Secretrio-Geral dever informar a todos os pases que assinaram a Conveno ou que a ela aderiram, e ao Diretor-Geral do Escritrio Internacional do Trabalho, qualquer assinatura ou depsito de qualquer instrumento de ratificao, aceitao, aprovao ou adeso e suas respectivas datas em que foram depositadas.

- 8-

Artigo XIV Entrada em vigor (1) A Conveno entrar em vigor 12 meses aps a data na qual pelo menos 25 pases, cuja frota mercante atinja pelo menos 50% da arqueao bruta total da marinha mercante mundial de navios com arqueao bruta igual ou acima de 100 , a tenham assinado sem reservas para ratificao, aceitao ou aprovao ou, ainda, que tenham depositado o instrumento requerido para ratificao, aceitao, aprovao ou adeso de acordo com o artigo XIII. (2) O Secretrio-Geral dever informar a todos os pases que assinaram a Conveno, ou que a ela aderiram, da data na qual entrar em vigor. (3) Qualquer instrumento de ratificao, aceitao, aprovao ou adeso, depositado durante os 12 meses a que se refere o pargrafo 1, tornar-se- eficaz quando a Conveno entrar em vigor, ou trs meses aps o depsito de tais instrumentos, na data que ocorrer mais tarde. (4) Qualquer instrumento de ratificao, aceitao, aprovao ou adeso depositado aps a data em que a Conveno entrar em vigor tornar-se- eficaz trs meses aps a data de sua entrega. (5) Aps a data na qual a emenda considerada como tendo sido aceita, conforme o artigo XII, qualquer instrumento de ratificao, aceitao, aprovao ou adeso depositado, ser considerado como concernente Conveno emendada.

Artigo XV Denncia (1) A Conveno pode ser denunciada por qualquer Parte a qualquer tempo aps cinco anos a contar da data na qual a Conveno entrou em vigor para aquela Parte. (2) A denncia ter eficcia por meio de uma notificao por escrito ao Secretrio-Geral, que informar a todas as demais Partes e ao Diretor-Geral do Escritrio Internacional do Trabalho qualquer notificao deste tipo recebida, sua data de recebimento assim como a data na qual tal denncia ter efeito legal. (3) A denncia ter eficcia 12 meses aps o recebimento da notificao de denncia pelo Secretrio-Geral, ou aps qualquer perodo maior do que este que eventualmente possa estar indicado na notificao.

Artigo XVI Depsito e registro (1) A Conveno ser depositada junto ao Secretrio-Geral, que enviar cpias autnticas e certificadas para todos os pases signatrios, ou que a ela aderiram. (2) Logo que a Conveno entre em vigor, o Secretrio-Geral deve enviar seu texto ao Secretrio-Geral das Naes Unidas para registro e publicao de acordo com o Artigo 102 da Carta da Organizao das Naes Unidas.

- 9-

Artigo XVII Idiomas A Conveno produzida em um nico exemplar escrito nos idiomas chins, ingls, francs, russo e espanhol, sendo cada um dos textos igualmente autnticos. As tradues oficiais para os idiomas rabe e alemo sero preparadas e guardadas junto com o original assinado. NA QUALIDADE DE TESTEMUNHAS os abaixo assinados, sendo devidamente autorizadas por seus respectivos governos para tal fim, assinaram a Conveno. CONCLUDO EM LONDRES, em sete de julho de mil novecentos e setenta e oito.

- 10-

Anexo da Conveno Internacional sobre Padres de Formao, Certificao e Servio de Quarto para Martimos, 1978 CAPTULO I
Disposies Gerais Regra I/1 Definies e Esclarecimentos 1 Para os fins desta Conveno, a menos que expressamente disposto em contrrio: .1 .2 Regras significam as regras constantes no anexo Conveno; Aprovado(a) significa regulamentado(a) pela Parte de acordo com as presentes regras; Comandante a pessoa que exerce o comando de um navio; Oficial um membro da tripulao, que no seja o comandante, designado como tal por lei ou regulamento nacional ou, na falta dessa designao, por consenso ou costume; Oficial de Nutica um oficial qualificado de acordo com as regras do captulo II da Conveno; Imediato um oficial que se segue ao comandante na hierarquia de bordo e a quem caber o comando do navio em caso de impedimento do comandante; Oficial de Mquinas um oficial qualificado de acordo com as regras do captulo III da Conveno; Chefe de Mquinas o oficial de mquinas mais antigo, responsvel pela propulso mecnica e pela operao e manuteno das instalaes mecnicas e eltricas de navio; Subchefe de Mquinas o oficial de mquinas que se segue ao chefe de mquinas na hierarquia, a quem caber a responsabilidade pela propulso mecnica e pela operao e manuteno das instalaes mecnicas e eltricas do navio, em caso de impedimento de chefe de mquinas; Assistente de mquinas uma pessoa em formao para tornar-se um oficial de mquinas, designado como tal por lei ou regulamento nacional; Operador de radiocomunicaes uma pessoa portadora de um certificado apropriado, emitido ou reconhecido pela Administrao de acordo com as regras do Regulamento de Radiocomunicaes; Subalterno um membro da tripulao do navio que no seja comandante ou oficial; - 11-

.3 .4

.5

.6

.7

.8

.9

.10

.11

.12

.13 Viagens na navegao costeira so as viagens realizadas nas proximidades de uma Parte, como definida por esta Parte; .14 Potncia de propulso a potncia mxima contnua de projeto total produzida em quilowatts, desenvolvida por todas as mquinas de propulso principal, que consta no Certificado de Registro do Navio ou em outro documento oficial; Servios de radiocomunicaes, incluem, conforme apropriado, o servio de quarto, a manuteno tcnica e os reparos realizados segundo o Regulamento de Radiocomunicaes, a Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar e, a critrio de cada Administrao, as recomendaes pertinentes da Organizao; Petroleiro um navio construdo e empregado no transporte a granel de petrleo e seus derivados. Navio de produtos qumicos um navio construdo ou adaptado, empregado no transporte a granel de qualquer produto lquido relacionado no captulo 17 do Cdigo Internacional de Produtos Qumicos a Granel (Cdigo IBC); Navio-tanque transportador de gs liqefeito um navio construdo ou adaptado, empregado em transporte a granel de qualquer gs liqefeito ou outro produto relacionado no captulo 19 do Cdigo Internacional de Navios Transportadores de Produtos Gasosos (Cdigo IGC); Navio ro-ro de passageiros um navio de passageiros com espaos de carga ro-ro ou espaos de categorias especiais, como definidos na Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, 1974, conforme emendada; Ms significa um ms do calendrio ou 30 dias constitudo de perodos inferiores a um ms; Cdigo STCW o Cdigo de Formao, Certificao e Servio de Quarto para martimos, adotado pela resoluo 2 da Conferncia de 1995, conforme emendado; Funo significa um grupo de tarefas, servios e responsabilidades, conforme especificado no Cdigo STCW, necessrios operao do navio, segurana da vida humana no mar ou proteo do meio ambiente marinho; Companhia significa o proprietrio do navio ou qualquer outra organizao ou pessoa, tal como o administrador ou o afretador a casco nu que, tendo recebido do proprietrio a responsabilidade de operar o navio, ao assumir tal responsabilidade concorda em realizar todos os servios e responsabilidades impostas a companhias por estas regras; Certificado apropriado um certificado emitido e endossado em conformidade com as disposies deste anexo, que autoriza seu portador legal a servir em uma capacitao e desempenhar as funes associadas ao nvel de responsabilidade nele especificado, em navio do tipo, arqueao, potncia e meios de propulso pertinentes, enquanto realizando a viagem pertinente; Servio em navegao em mar aberto significa um servio a bordo relevante para a emisso de um certificado ou outra qualificao; - 12-

.15

.16

.17

.18

.19

.20

.21

.22

.23

.24

.25

.26

Cdigo ISPS significa o Cdigo Internacional de Proteo de Navios e de Instalaes Porturias (ISPS), adotado em 12 de Dezembro de 2002, por meio da Resoluo 2 da Conferncia de Governos Contratantes da Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), 1974, como possa vir a ser emendada pela Organizao; Oficial de proteo do navio significa a pessoa a bordo do navio, subordinada diretamente ao Comandante, designada pela Companhia como responsvel pela proteo do navio, inclusive pela implementao e pela manuteno do plano de proteo do navio e pela ligao com o oficial de proteo da Companhia e com os oficiais de proteo das instalaes porturias.

.27

2 Estas regras so suplementadas pelas disposies obrigatrias que constam da parte A do Cdigo STCW e: .1 qualquer referncia a um requisito em uma regra tambm se constitui em uma referncia seo correspondente da parte A do Cdigo STCW; na aplicao destas regras, as diretrizes e o material explicativo pertinente contidos na parte B do Cdigo STCW devem ser levados em considerao, no mais alto grau possvel, para que se alcance uma implantao mais uniforme das regras da Conveno, ao nvel global; as emendas parte A do Cdigo STCW sero adotadas, postas em vigor e tero efeito de acordo com as disposies do artigo XII da Conveno relativas aos procedimentos, aplicveis ao anexo, para adoo de emendas; e a parte B do Cdigo STCW ser emendada pelo Comit de Segurana Martima, de acordo com suas regras de procedimento.

.2

.3

.4

3 As referncias feitas no artigo VI da Conveno Administrao e Administrao emitente no devem ser interpretadas como impeditivas a qualquer Parte de emitir e endossar certificados nos termos das disposies destas regras.

Regra I/2 Certificados e Endossos 1 Os certificados sero redigidos no idioma ou idiomas oficiais do pas emitente. Se o idioma usado no for o ingls, o texto incluir uma verso neste idioma. 2 No que se refere aos operadores de radiocomunicaes, as Partes podem: .1 incluir os conhecimentos adicionais estabelecidos pelas regras relevantes no exame para emisso de um certificado que atenda ao Regulamento de Radiocomunicaes; ou emitir um certificado em separado indicando que o portador possui os conhecimentos adicionais previstos nas regras relevantes.

.2

3 O endosso exigido pelo artigo VI da Conveno para atestar a emisso de certificado, somente ser emitido se forem atendidas todas as exigncias da Conveno. - 13-

4 A critrio de uma Parte, os endossos podero ser incorporados ao modelo dos certificados emitidos, como previsto na seo A-1/2 do Cdigo STCW. Se incorporados, o modelo usado ser o estabelecido pela seo A-I/2, pargrafo 1. Se emitidos de outro modo, o modelo de endosso usado ser o estabelecido no pargrafo 2 daquela seo. 5 Uma Administrao que reconhece um certificado em conformidade com a regra I/10 dever endossar esse certificado para atestar o seu reconhecimento. O endosso somente ser emitido se forem atendidas todas as exigncias da Conveno. O modelo de endosso usado ser o estabelecido no pargrafo 3 da seo A-I/2 do Cdigo STCW. 6 Os endossos de que tratam os pargrafos 3, 4 e 5: .1 .2 podem ser emitidos como um documento em separado; a cada um ser atribudo um nico nmero, exceto os endossos que atestam a emisso de um certificado, os quais podem receber o mesmo nmero do certificado concernente, desde que o nmero seja nico; e devem expirar to logo o certificado que foi endossado expire ou seja retirado, suspenso ou cancelado pela Parte que o emitiu, e qualquer que seja o caso, num prazo de at cinco anos a contar da data da sua emisso.

.3

7 A capacitao na qual o portador do certificado est autorizado a servir, dever estar identificada no formulrio do endosso, em termos idnticos queles usados nas exigncias da Administrao, aplicveis tripulao de segurana. 8 As Administraes podem usar um modelo diferente do modelo sugerido na seo A-I/2 do Cdigo STCW, desde que a informao exigida seja fornecida, no mnimo, em caracteres romanos e algarismos arbicos, considerando as variaes permitidas na Seo A-I/2. 9 Sujeito s disposies contidas no pargrafo 5 da regra I/10, o original de qualquer certificado exigido pela Conveno deve estar disponvel a bordo do navio em que o seu portador serve.

Regra I/3 Princpios que regem as viagens na navegao costeira 1 Ao definir viagens na navegao costeira para os fins da Conveno, nenhuma Parte impor aos martimos embarcados em navios autorizados a operar sob a bandeira do pas de outra Parte, e que efetuam essas viagens na navegao costeira, exigncias de formao, experincia ou certificao mais rigorosas dos que as impostas aos martimos que servem a bordo de navios autorizados a operar sob sua prpria bandeira. Em hiptese alguma, tal Parte poder exigir dos martimos embarcados em navios autorizados a operar sob a bandeira do pas da outra Parte requisitos mais rigorosos do que os da Conveno, aplicveis a navios que no operam em viagens na navegao costeira. 2 No que se refere a navio autorizado a operar sob a bandeira do pas de uma Parte, regularmente engajado em viagens na navegao costeira ao longo da costa de outra Parte, a Parte, sob cuja bandeira o navio est autorizado a operar, exigir dos martimos nele embarcados requisitos de formao, experincia e certificao, pelo menos equivalentes aos que so exigidos, pela Parte em cuja costa o navio navega, desde que eles no excedam os requisitos da - 14-

Conveno aplicveis a navios no empregados em viagens costeiras. Os martimos empregados em navios que estendem suas viagens alm do que uma Parte define como viagem costeira e que entram em guas no cobertas por tal definio devero atender aos requisitos de competncia apropriados da Conveno. 3 Uma Parte pode conceder a um navio autorizado a operar sob sua bandeira os benefcios das disposies da Conveno relativos a viagens na navegao costeira, quando tal navio for empregado regularmente em viagens costeiras, conforme definido pela Parte, ao longo da costa de um Pas que no Parte da Conveno. 4 As Partes, ao definirem viagens na navegao costeira conforme as disposies desta regra, devero comunicar ao Secretrio Geral os detalhes das disposies adotadas, em conformidade com as exigncias da regra I/7. 5 Nenhuma disposio desta regra limitar, de forma alguma, a jurisdio de um Pas, seja ele Parte ou no da Conveno.

Regra I/4 Procedimentos de Controle 1 O controle exercido na forma do artigo X, por oficial de controle devidamente autorizado, ser limitado : .1 verificao, de acordo com o artigo X(1), de que todos os martimos servindo a bordo, para os quais necessria certificao de acordo com a Conveno, possuem de fato um certificado apropriado ou uma licena vlida, ou que apresentem prova documental de que submeteram Administrao uma solicitao de endosso, de acordo com o pargrafo 5 da regra I/10; verificao de que os nmeros e certificados dos martimos servindo a bordo esto de acordo com as exigncias da Administrao aplicveis tripulao de segurana; e avaliao, de acordo com a seo A-I/4 do Cdigo STCW, da capacidade dos martimos do navio em atender os padres de servio de quarto, de acordo com as exigncias da Conveno, se houver claros indcios para se acreditar que esses padres no esto sendo atendidos em razo da ocorrncia de algum dos seguintes fatos: o navio se envolveu em um abalroamento, encalhe ou varao; ou ocorreu um derramamento de substncias do navio quando em viagem, fundeado ou atracado, considerado ilegal por qualquer conveno internacional; ou o navio manobrou de modo irregular ou inseguro, no cumprindo as medidas sobre rotas adotadas pela Organizao, ou no seguiu as prticas e procedimentos de uma navegao segura; ou o navio est, sob outros aspectos, sendo operado de modo a constituir um perigo para as pessoas, propriedades ou para o meio ambiente.

.2

.3

.3.1 .3.2

.3.3

.3.4

As deficincias que podem ser consideradas como um perigo para pessoas, propriedades - 15-

ou para o meio ambiente incluem as seguintes: .1 os martimos no portarem um certificado ou no terem um certificado apropriado ou uma licena vlida, ou ainda no terem prova documental de que submeteram Administrao um pedido para endosso, de acordo com o pargrafo 5 da regra I/10; o no cumprimento de exigncias da Administrao aplicveis tripulao de segurana; arranjos dos servios de quarto de navegao ou de mquinas que no atendam s exigncias da Administrao previstas para o navio; a ausncia, em um quarto de servio, de uma pessoa qualificada para operar equipamentos essenciais segurana da navegao, segurana das radiocomunicaes ou preveno da poluio do meio ambiente marinho; e a incapacidade de guarnecer o primeiro quarto de servio no comeo de uma viagem e os subseqentes quartos de rendio, com pessoas suficientemente descansadas e, dessa forma, aptas para o servio.

.2

.3

.4

.5

3 Deixar de corrigir qualquer das deficincias referidas no pargrafo 2 e consideradas como perigo para pessoas, propriedades ou o meio ambiente, quando determinado pela Parte encarregada do controle, ser a nica razo para que uma Parte possa determinar a reteno de um navio com base no artigo X.

Regra I/5 Disposies Nacionais 1 As Partes estabelecero processos e procedimentos visando a uma investigao imparcial de qualquer incompetncia, ato ou omisso informados, relacionados com o desempenho dos portadores de certificados ou endossos emitidos por uma Parte, nos servios mencionados em seus certificados, os quais possam constituir uma ameaa direta segurana da vida humana ou da propriedade no mar ou ao meio ambiente, bem como para o recolhimento, suspenso e cancelamento de tais certificados por causa disso e ainda para prevenir fraudes. 2 As Partes devem estabelecer penalidades ou medidas disciplinares para os casos em que as disposies de suas legislaes nacionais, que internalizam a Conveno, no estejam sendo cumpridas pelos navios autorizados a operar sob sua bandeira ou pelos martimos devidamente certificados por aquela Parte. 3 Particularmente, essas penalidades e medidas disciplinares devem ser estabelecidas e postas em vigor para os casos em que: .1 uma companhia ou um comandante embarque uma pessoa que no tenha um certificado como exigido pela Conveno; um comandante tenha permitido que qualquer funo ou servio, em qualquer capacitao requerida por estas regras, que devam ser desempenhados por pessoa portadora de um certificado apropriado, seja desempenhado por pessoa no portadora do devido certificado, de uma licena vlida ou de prova documental prevista na Regra I/10, pargrafo 5; ou - 16-

.2

.3

uma pessoa consiga embarcar, por meio de fraude ou documentos forjados, para desempenhar qualquer funo ou servir em qualquer capacitao, para as quais exigido por estas regras que seja desempenhada ou preenchida por uma pessoa possuindo um certificado ou licena.

4 Uma Parte, em cuja jurisdio est sediada qualquer companhia ou pessoa que se acredita, por claros indcios, tenha sido o responsvel por, ou que tenha tido conhecimento de, qualquer aparente descumprimento do pargrafo 3 da Conveno, dever oferecer toda colaborao possvel a qualquer Parte que a informe de sua inteno de abrir inqurito administrativo em sua jurisdio.

Regra I/6 Formao e Avaliao As Partes devem se assegurar de que: .1 a formao e a avaliao de martimos, conforme estabelecido pela Conveno, so administradas, supervisionadas e controladas de acordo com as disposies da seo A-I/6 do Cdigo STCW; e os responsveis pela formao e avaliao de competncia dos martimos so, conforme requerido pela Conveno, devidamente qualificados de acordo com o disposto na seo A-I/6 do Cdigo STCW para o tipo e nvel de formao ou de avaliao envolvidos.

.2

Regra I/7 Comunicao de informao 1 Alm da informao que o artigo IV determina que seja comunicada, as Partes devero fornecer tambm ao Secretrio Geral, com a periodicidade prevista e no modelo especificado na seo A-I/7 do Cdigo STCW, quaisquer outras informaes que possam ser requeridas pelo Cdigo sobre as demais providncias tomadas pelas Partes, para conferir Conveno uma total e completa eficcia. 2 Conforme prescrevem o artigo IV e a seo A-I/7 do Cdigo STCW, logo que uma informao completa for recebida, confirmando que as disposies da Conveno esto plena e completamente em vigor, caber ao Secretrio-Geral enviar um relatrio ao Comit de Segurana Martima sobre essa efetivao. 3 Em seguida confirmao do Comit de Segurana Martima, de que a informao que foi fornecida demonstra que uma total e completa eficcia foi conferida s regras da Conveno: .1 o Comit de Segurana Martima dever identificar as Partes que demonstraram estar seguindo as regras da Conveno; e as outras Partes sero instadas a aceitar, em conformidade com as disposies das regras I/4 e I/10, que, em princpio, os certificados emitidos pelas Partes indicadas no pargrafo 3.1 ou em seus nomes, esto em conformidade com a Conveno.

.2

Regra I/8 - 17-

Padres de Qualidade 1 As Partes devem assegurar que: .1 de acordo com as disposies da seo A-I/8 do Cdigo STCW, toda formao, avaliao de competncia, certificao, endosso e atividades de revalidao realizadas por agncias no-governamentais ou entidades sob sua autoridade, sejam monitoradas continuamente por meio de um sistema de padres de qualidade, para assegurar que os objetivos definidos sejam alcanados, inclusive os concernentes s qualificaes e experincia dos instrutores e avaliadores; e onde agncias ou entidade governamentais desenvolvam tais atividades, haja um sistema de padres de qualidade.

.2

2 As Partes asseguraro, tambm, que, em obedincia s disposies da seo A-I/8 do Cdigo STCW, ser realizada periodicamente uma avaliao por pessoas qualificadas que no estejam envolvidas nas respectivas atividades. 3 As informaes relacionadas avaliao requerida no pargrafo 2 devero ser transmitidas ao Secretrio-Geral.

Regra I/9 Padres de sade - Emisso e registro de certificados 1 As Partes estabelecero padres de aptido mdica para os martimos, destacando particularmente os de viso e audio. 2 As Partes devem assegurar-se de que os certificados so emitidos somente para candidatos que atendem s exigncias desta regra. 3 Os candidatos certificao devem apresentar provas satisfatrias: .1 .2 de sua identidade; de que sua idade no inferior estabelecida na regra relevante ao certificado aplicvel; de que atendem aos padres de aptido mdica, destacando particularmente os de viso e audio, estabelecidos pela Parte e possuem um atestado de sade vlido, emitido por um mdico qualificado, devidamente reconhecido pela Parte; de terem completado o servio em navegao em mar aberto e qualquer outra formao compulsria pertinente, exigido por estas regras para obteno do certificado para o qual est se candidatando; e de que atendem aos padres de competncia estabelecidos por estas regras para as capacitaes, funes e nveis que esto lanados no endosso do certificado.

.3

.4

.5

As Partes se comprometem a: .1 manter um cadastro ou cadastros de todos os certificados e endossos, para - 18-

comandantes e oficiais e, como apropriado, tambm para subalternos, que so emitidos, que tenham expirado ou tenham sido revalidados, suspensos, cancelados ou informados como perdidos ou destrudos, bem como das licenas expedidas; e .2 colocar disposio das outras Partes e das companhias, as informaes solicitadas sobre as condies de tais certificados, endossos e licenas para fins da verificao da autenticidade e da validade dos certificados a elas apresentados pelos martimos que buscam o seu reconhecimento, em cumprimento s exigncias da regra I/10 ou para obterem emprego a bordo dos navios.

Regra I/10 Reconhecimento de Certificados 1 As Administraes devem assegurar que as disposies desta regra so cumpridas para fins de reconhecimento, por endosso, de acordo com o pargrafo 5 da regra I/2, de um certificado expedido por outra Parte, ou sob a autoridade desta, para comandante, oficial ou operador de radiocomunicaes e que: .1 a Administrao tenha confirmado, por todos os meios disponveis, os quais podem incluir a inspeo dos recursos e dos procedimentos, que as exigncias relativas a padres de competncia, emisso e ao endosso de certificados e manuteno de registros foram inteiramente atendidas; e seja assumido um compromisso com a Parte pertinente de que esta ser imediatamente notificada de qualquer mudana significativa nos arranjos para formao e certificao realizados conforme estabelece a Conveno.

.2

2 Sero estabelecidas medidas para assegurar que os martimos que apresentem, para reconhecimento, certificados emitidos de acordo com as disposies das regras II/2, III/2 ou III/3, ou emitidos de acordo com a regra VII/1 no nvel gerencial, conforme definido no Cdigo STCW, tenham um conhecimento adequado da legislao martima da Administrao, relevante para as funes que esto autorizados a exercer. 3 As informaes fornecidas e as medidas acordadas em conformidade com esta regra devem ser transmitidas ao Secretrio-Geral em conformidade s exigncias da regra I/7. 4 Os certificados emitidos por ou sob a autoridade de um Estado no-Parte no sero reconhecidos. 5 No obstante os requisitos do pargrafo 5 da regra I/2, uma Administrao pode, se as circunstncias o exigirem, permitir que um martimo sirva em uma capacitao, outra que no oficial de radiocomunicaes ou operador de radiocomunicaes, exceto nas condies previstas no Regulamento de Radiocomunicaes, por um perodo de at trs meses, em navio autorizado a operar sob sua bandeira, possuindo um certificado vlido e apropriado, emitido e endossado como requerido pela outra Parte para uso a bordo de seus navios, o qual ainda no tenha sido endossado de modo a torn-lo apropriado para o servio a bordo de navios autorizados a operar sob a bandeira da Administrao em questo. Prova documental de que o pedido de endosso foi submetido Administrao deve estar prontamente disponvel para verificao. - 19-

6 Os certificados e endossos emitidos por uma Administrao, em conformidade com esta regra para o reconhecimento de um certificado emitido por outra Parte ou atestando o seu reconhecimento, no sero usados como base para reconhecimentos posteriores por outra Administrao.

Regra I/11 Revalidao de Certificados 1 Todos os comandantes, oficiais e operadores de radiocomunicaes portadores de certificados emitidos ou reconhecidos em conformidade com qualquer captulo da Conveno, exceto o Captulo VI, que servem no mar ou que tencionam retornar ao mar depois de um perodo em terra, para continuarem qualificados para o servio em navegao em mar aberto devero, periodicamente, desde que no ultrapasse um perodo de cinco anos: .1 .2 atender aos padres de sade prescritos na regra I/9; e manter uma competncia profissional contnua em conformidade com a sesso AI/11 do Cdigo STCW.

2 Todos os comandantes, oficiais e operadores de radiocomunicaes devem concluir, com bom aproveitamento, uma aprovada formao para continuar servindo a bordo de navios que operam na navegao em mar aberto, para os quais as exigncias de formao especial foram objeto de acordo internacional. 3 As Partes devem comparar os padres de competncia que so exigidos dos candidatos a o certificados emitidos antes de 1 de fevereiro de 2002 com os padres especificados para o certificado apropriado na parte A do Cdigo STCW e determinar a necessidade de exigir dos portadores de tais certificados uma atualizao ou reciclagem de conhecimentos, por meio de formao ou avaliao. 4 As Partes, consultando os interessados, devem elaborar ou promover a elaborao de uma estruturao de cursos de reciclagem e atualizao, como mencionado nas sees A-I/11 do Cdigo STCW. 5 As Administraes, visando atualizar os conhecimentos dos comandantes, oficiais e operadores de radiocomunicaes, devem assegurar que os textos das alteraes recentes em regulamentos nacionais e internacionais relativos segurana da vida humana no mar e proteo do meio ambiente marinho sejam colocados disposio dos navios autorizados a operar sob suas bandeiras.

Regra I/12 Uso de Simuladores 1 Os padres de desempenho e outras disposies estabelecidas na seo A-I/12, bem como os demais requisitos estabelecidos na Parte A do Cdigo STCW para qualquer certificado pertinente, devero ser atendidos quanto a: .1 toda formao obrigatria baseada em simuladores;

- 20-

.2

qualquer avaliao de competncia exigida pela Parte A do Cdigo STCW que seja realizada por meio de um simulador; e qualquer demonstrao de proficincia continuada, por meio de simulador, conforme exigncia contida na parte A do Cdigo STCW.
o

.3

2 Os simuladores instalados ou colocados em uso antes de 1 de fevereiro de 2002 podem, a critrio da Parte envolvida, ser excludos do pleno cumprimento de todas as exigncias de padres de desempenho mencionadas na pargrafo 1.

Regra I/13 Realizao de Provas 1 As presentes regras no devero impedir que uma Administrao autorize os navios que tm o direito de operar sob sua bandeira a participarem de provas. 2 Para os fins da presente regra, o termo prova significa uma experincia ou uma srie de experincias realizadas durante um perodo limitado e cuja realizao pode envolver o emprego de sistemas automatizados ou integrados, visando avaliar mtodos alternativos para o desempenho de servios especficos ou satisfazer a determinadas disposies prescritas pela Conveno que venham a oferecer, pelo menos, o mesmo grau de segurana e preveno poluio previsto nas presentes regras. 3 A Administrao que venha a autorizar navios a participarem de provas dever se assegurar de que elas sejam realizadas de forma que ofeream, pelo menos, o mesmo grau de segurana e de preveno de poluio que o previsto nas presentes regras. Estas provas devero ser realizadas em conformidade com diretrizes adotadas pela Organizao. 4 Os pormenores sobre tais provas devero ser comunicados Organizao logo que possvel e, pelo menos, seis meses antes da data prevista para o seu incio. A Organizao dar conhecimento de tais pormenores a todas as Partes. 5 Os resultados das provas, autorizadas de acordo com o pargrafo 1, assim como qualquer recomendao da Administrao acerca dos resultados, sero comunicados Organizao, que dar conhecimento deles e das recomendaes a todas as Partes. 6 Uma Parte que tenha qualquer objeo a determinadas provas autorizadas de acordo com esta regra dever comunicar Organizao a sua objeo com a maior brevidade possvel. A Organizao informar os pormenores da objeo a todas as outras Partes. 7 Uma Administrao que tenha autorizado uma prova respeitar as objees recebidas de outras Partes em relao mesma, determinando aos navios que operam sob sua bandeira a no realizarem a prova, enquanto estiverem navegando em guas de um Pas que tenha comunicado sua objeo Organizao. 8 Uma Administrao que, em decorrncia de uma prova, chegue concluso de que um determinado sistema proporcionar, pelo menos, o mesmo grau de segurana e preveno poluio que o previsto nas presentes regras, pode autorizar os navios que tenham o direito de operar sob sua bandeira a continuar a operar tal sistema indefinidamente, sujeitos, porm, s seguintes exigncias:

- 21-

.1

a Administrao deve, aps os resultados da prova terem sido submetidos s disposies do pargrafo 5, fornecer pormenores de quaisquer das autorizaes, incluindo a identificao dos navios especficos que tenham sido objeto da autorizao, para que a Organizao divulgue esta informao s Partes; as operaes autorizadas de acordo com o presente pargrafo sero realizadas segundo as diretrizes elaboradas pela Organizao, na mesma extenso em que foram aplicadas no decorrer da prova; tais operaes devero respeitar as objees recebidas de outras Partes, de acordo com o pargrafo 7, enquanto no forem retiradas; e uma operao autorizada com base neste pargrafo ser somente permitida at que uma determinao do Comit de Segurana Martima sobre se uma emenda Conveno seria apropriada e, em tal caso, se a operao dever ser suspensa ou ter permisso para continuar, antes da emenda entrar em vigor.

.2

.3

.4

9 O Comit de Segurana Martima estabelecer, a pedido de qualquer Parte, uma data para apreciar os resultados da prova e para as determinaes apropriadas.

Regra I/14 Responsabilidade das Companhias 1 Cada Administrao deve, em obedincia s disposies da seo A-I/14, obrigar as companhias responsveis pela contratao de martimos para os servios em seus navios a cumprirem as disposies da presente Conveno e exigir que todas as companhias se assegurem de que: .1 cada martimo contratado para qualquer de seus navios porte um certificado apropriado de acordo com as regras da Conveno e como estabelecido pela Administrao; seus navios sejam tripulados em conformidade com as exigncias da Administrao, aplicveis fixao da tripulao de segurana; a documentao e os dados relevantes para todos os martimos empregados em seus navios sejam mantidos e prontamente acessveis, incluindo, sem estar a isso limitado, a documentao e dados sobre sua experincia, treinamento, sade e competncia nos servios a eles atribudos; os martimos, ao serem designados para qualquer de seus navios, estejam familiarizados com seus servios especficos e com toda a configurao do navio, instalaes, equipamentos, procedimentos e caractersticas do navio que sejam importantes para suas rotinas ou servios de emergncia; e a tripulao do navio possa efetivamente coordenar suas atividades em uma situao de emergncia, e na execuo de funes vitais para a segurana ou para a preveno ou mitigao dos efeitos da poluio.

.2

.3

.4

.5

Regra I/15 Disposies Transitrias - 22-

1 At 1 de fevereiro de 2002, uma Parte pode continuar a emitir, reconhecer e endossar o certificados, em consonncia com as disposies da Conveno em vigor antes de 1 de fevereiro de 1997, para os martimos que tiverem iniciado, antes de 1 de agosto de 1998, um aprovado servio em navegao em mar aberto, um programa aprovado de educao e formao ou um curso aprovado de formao. 2 At 1 de fevereiro de 2002, uma Parte pode continuar a renovar e revalidar certificados e o endossos de acordo com as disposies da Conveno em vigor anteriormente a 1 de fevereiro de 1997. 3 Quando uma Parte, com amparo na regra I/11, reexpedir ou prorrogar a validade de um certificado originalmente emitido em conformidade com as disposies da Conveno em vigor imediatamente antes de 1 de fevereiro de 1997, essa Parte pode, a seu critrio, substituir as expresses referentes s limitaes de arqueao lanadas no certificado original, como exemplificado a seguir: .1 200 toneladas brutas de registro pode ser substituda por arqueao bruta igual a 500 , e 1.600 toneladas brutas de registro pode ser substituda por arqueao bruta igual a 3.000 .

.2

CAPTULO II
Comandante e Departamento de Convs

Regra II/1 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de oficial encarregado de quarto de navegao, em navio com arqueao bruta igual ou superior a 500. 1 Todos os oficiais encarregados de quarto de navegao em navios que operam na navegao em mar aberto, com arqueao bruta igual ou superior a 500, devem possuir um certificado apropriado. 2 Todos os candidatos ao certificado devem: .1 .2 ter, no mnimo, 18 anos de idade; ter completado um perodo de aprovado servio em navegao em mar aberto de, no mnimo, um ano como parte de um programa aprovado de formao, que inclua uma formao a bordo documentada em um aprovado livro registro de formao, que atenda aos requisitos da seo A-II/1 do Cdigo STCW, ou ter um perodo aprovado de servio em navegao em mar aberto de, no mnimo, trs anos; ter desempenhado, durante o perodo exigido de servio em navegao em mar aberto, deveres do servio de quarto no passadio, sob a superviso do comandante ou de um oficial qualificado, por um perodo de, no mnimo, seis meses; preencher os requisitos aplicveis das regras do Captulo IV, conforme apropriado, - 23-

.3

.4

para execuo dos servios de radiocomunicaes, de acordo com o Regulamento de Radiocomunicaes; e .5 ter completado uma aprovada educao e formao, e satisfazer ao padro de competncia estabelecido na seo A-II/1 do Cdigo STCW.

Regra II/2 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de comandantes e imediatos em navios com arqueao bruta igual ou superior a 500. Comandante e imediato de navios com arqueao bruta igual ou superior a 3.000 1 Todos os comandantes e imediatos de navio que operam na navegao em mar aberto, com arqueao bruta igual ou superior a 3.000, devem possuir um certificado apropriado. 2 Todos os candidatos certificao devem: .1 satisfazer os requisitos para a certificao de oficial encarregado do servio de quarto de navegao, em navio com arqueao bruta igual ou superior a 500, e ter sido aprovado em servio em navegao em mar aberto nessa capacitao: para a certificao como imediato, pelo menos, 12 meses, e para a certificao como comandante, pelo menos, 36 meses; este perodo pode, no entanto, ser reduzido para um mnimo de 24 meses se, durante no menos de 12 meses desse servio em navegao em mar aberto, o candidato tenha servido como imediato; e ter completado uma aprovada educao e formao e satisfazer ao padro de competncia especificado na seo A-II/2 do Cdigo STCW, para comandantes e imediatos de navios com arqueao bruta igual ou superior a 3.000.

.1.1 .1.2

.2

Comandante e imediato de navio com arqueao bruta entre 500 e 3.000 3 Todos os comandantes e imediatos de navios que operam na navegao em mar aberto, com arqueao bruta entre 500 e 3.000, devem possuir um certificado apropriado. 4 Todos os candidatos certificao devem: .1 para a certificao como imediato, satisfazer os requisitos para um oficial encarregado de quarto de navegao em navio com arqueao bruta igual ou superior a 500; para a certificao como comandante, satisfazer os requisitos para um oficial encarregado de quarto de navegao em navios com arqueao bruta igual ou superior de 500 , e ter completado, nessa capacitao, um aprovado servio em navegao em mar aberto de no mnimo 36 meses; entretanto, este perodo pode ser reduzido para, no mnimo, 24 meses se, pelo menos, 12 meses desse servio em navegao em mar aberto tenham sido como imediato; e ter completado uma aprovada formao e satisfazer o padro de competncia - 24-

.2

.3

especificado na seo A-II/2 do Cdigo STCW, para comandantes e imediatos de navios com arqueao bruta entre 500 e 3.000.

Regra II/3 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de oficiais encarregados de quarto de navegao e comandantes de navios com arqueao bruta abaixo de 500 Navios no empregados em viagens na navegao costeira 1 Todos os oficiais encarregados de quarto de navegao em navios que operam na navegao em mar aberto, com arqueao bruta abaixo de 500, no empregados em viagens na navegao costeira, devem possuir um certificado apropriado para navios de arqueao bruta igual ou superior a 500. 2 Todos os comandantes de navios que operam na navegao em mar aberto com arqueao bruta abaixo de 500, no empregados em viagens na navegao costeira, devem possuir um certificado apropriado para o servio, como comandante de navios com arqueao bruta entre 500 e 3.000. Navios empregados em viagens na navegao costeira Oficial encarregado de quarto de navegao 3 Todos os oficiais encarregados de quarto de navegao de navios que operam na navegao em mar aberto, com arqueao bruta abaixo de 500, empregados em viagens na navegao costeira, devem possuir um certificado apropriado. 4 Todos os candidatos certificao como oficial encarregado de quarto de navegao em um navio que opera na navegao em mar aberto, com arqueao bruta menor que 500, empregados em viagens na navegao costeira devem: .1 .2 .2.1 ter, no mnimo, 18 anos de idade; ter completado: uma formao especial, incluindo um adequado perodo de apropriado servio em navegao em mar aberto, como requerido pela Administrao, ou um aprovado servio em navegao em mar aberto no departamento de convs no inferior a trs anos; satisfazer os requisitos aplicveis das regras do captulo IV, conforme apropriado para a execuo dos servios de radiocomunicaes, em conformidade com o Regulamento de Radiocomunicaes; e ter completado uma aprovada educao e formao e satisfazer o padro de competncia especificado na seo A-II/3 do Cdigo STCW para oficiais encarregados de quarto de navegao em navio com arqueao bruta abaixo de 500, empregado em viagens na navegao costeira.

.2.2

.3

.4

Comandante

- 25-

5 Todos os comandantes de navios que operam na navegao em mar aberto, com arqueao bruta inferior a 500, empregados em viagens na navegao costeira, devem possuir um certificado apropriado. 6 Todos os candidatos certificao como comandante de um navio que opera na navegao em mar aberto, com arqueao bruta inferior a 500 , empregado em viagens na navegao costeira, devem: .1 .2 ter, no mnimo, 20 anos de idade; ter, no mnimo, 12 meses de servio aprovado a bordo de navio que opera na navegao em mar aberto como oficial encarregado de quarto de navegao; e ter completado uma aprovada educao e formao e satisfazer o padro de competncia especificado na seo A-II/3 do Cdigo STCW para comandante de navio com arqueao bruta inferior a 500 empregado em viagens na navegao costeira.

.3

Excees 7 A Administrao, se considerar que o tamanho de um navio e as condies de sua viagem so tais que tornem a aplicao de todas as exigncias desta regra e da seo A-II/3 do Cdigo STCW irracionais ou impraticveis, pode dispensar o comandante e o oficial encarregado do quarto de navegao desse navio ou de uma classe de navios de cumprir alguns dos requisitos, levando em considerao a segurana de todos os navios que podem estar operando nas mesmas guas.

Regra II/4 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de martimos subalternos, membros do quarto de servio de navegao 1 Todos os martimos subalternos, membros do quarto de servio de navegao de navios com arqueao bruta igual ou superior a 500, exceo dos subalternos em formao e de subalternos cujos servios durante o quarto no exigem qualificao, devem ser devidamente habilitados para executar tais servios. 2 Todos os candidatos certificao devem: .1 .2 .2.1 ter, no mnimo, 16 anos de idade; ter completado: um servio aprovado em navio que opera na navegao em mar aberto que inclua, pelo menos, seis meses de formao e experincia, ou uma formao especial, anterior ao servio no mar ou a bordo de um navio, que inclua um perodo de servio em navegao em mar aberto de, pelo menos, dois meses; e satisfazer o padro de competncia estabelecido na seo A-II/4 do Cdigo STCW. - 26-

.2.2

.3

3 O servio em navegao em mar aberto, a formao e a experincia requeridos nos subpargrafos 2.2.1 e 2.2.2 devem estar relacionados s funes no servio de quarto de navegao e envolver o desempenho nos servios, sob superviso direta do comandante, do oficial encarregado de quarto de navegao ou de subalterno qualificado. 4 Um martimo pode ser considerado, por uma Parte, como tendo atendido aos requisitos desta regra, se ele tiver servido em capacitao relevante, no departamento de convs, por um perodo de, no mnimo, um ano nos ltimos cinco anos que antecederem entrada em vigor desta Conveno para aquela Parte.

CAPTULO III
Departamento de Mquinas

Regra III/1 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de oficiais encarregados de quarto de mquinas em praa de mquinas guarnecida ou oficial de servio de mquinas escalado em praa de mquinas periodicamente desguarnecida 1 Todos os oficiais encarregados de quarto de mquinas em praa de mquinas guarnecida ou oficiais de servio de mquinas escalados em praa de mquinas periodicamente desguarnecida, em navio que opera na navegao em mar aberto, cujas mquinas de propulso principal tenham uma potncia igual ou superior a 750 KW, devem possuir um certificado apropriado. 2 Todos os candidatos certificao devem: .1 .2 ter, no mnimo, 18 anos de idade; ter completado um servio em navegao em mar aberto, no departamento de mquinas de, no mnimo, seis meses de acordo com a seo A-III/1 do Cdigo STCW; e ter completado uma aprovada educao e formao de, no mnimo, 30 meses incluindo uma formao a bordo, devidamente documentada em um aprovado livro registro de formao e satisfazer os padres de competncia estabelecidos na seo A-III/1 do Cdigo STCW.

.3

Regra III/2 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de chefes de mquinas e de subchefes de mquinas em navios cujas mquinas de propulso principal tenham uma potncia igual ou superior a 3.000 KW 1 Todos os chefes de mquinas e os subchefes de mquinas de navios que operam na navegao em mar aberto, cuja mquina de propulso principal tenha uma potncia de 3.000 KW ou superior, devem portar um certificado apropriado. 2 Todos os candidatos certificao devem: - 27-

.1

satisfazer os requisitos para certificao de oficial encarregado de quarto de mquinas e: para a certificao de subchefe de mquinas, ter, no mnimo, 12 meses de servio aprovado a bordo de navio que opera na navegao em mar aberto, como assistente de mquinas ou oficial de mquinas, e para a certificao de chefe de mquinas, ter no mnimo, 36 meses de aprovado servio em navegao em mar aberto, dos quais, pelo menos, 12 meses servindo como um oficial de mquinas no desempenho de funes de responsabilidade, estando j qualificado para servir como subchefe de mquinas; e ter completado uma aprovada educao e formao e satisfazer o padro de competncia estabelecido na seo A-III/2 do Cdigo STCW.

.1.1

.1.2

.2

Regra III/3 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de chefes de mquinas e subchefes de mquinas em navios cujas mquinas de propulso principal tenham uma potncia entre 750 KW e 3.000 KW 1 Todos os chefes de mquinas e os subchefes de mquinas de navios que operam na navegao em mar aberto, cujas mquinas de propulso principal tenham uma potncia entre 750 KW e 3.000 KW devem possuir um certificado apropriado. 2 Todos os candidatos certificao devem: .1 satisfazer os requisitos para certificao como oficial encarregado de quarto de mquinas: para a certificao como subchefe de mquinas ter, no mnimo, 12 meses de aprovado servio em navegao em mar aberto, como assistente de mquinas ou oficial de mquinas; e para a certificao como chefe de mquinas, ter, no mnimo, 24 meses de aprovado servio em navegao em mar aberto, dos quais, pelo menos 12 meses servindo como qualificado para servir como subchefe de mquinas, e ter completado uma aprovada educao e formao e satisfazer o padro de competncia estabelecido na seo A-III/3 do Cdigo STCW.

.1.1

.1.2

.2

3 Todos os oficiais de mquinas qualificados para servir como subchefe de mquinas em navios cuja potncia das mquinas de propulso principal igual ou superior a 3.000 KW pode servir como chefe de mquinas em navios cuja potncia das mquinas de propulso principal seja inferior a 3.000 KW, desde que tenha servido, por pelo menos 12 meses do tempo de aprovado servio em navegao em mar aberto, como oficial de mquinas em uma posio de responsabilidade e seu certificado esteja assim endossado.

Regra III/4 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao de martimos subalternos membros do quarto de servio de mquinas em uma praa de mquinas guarnecida ou escalados para servio em - 28-

praa de mquinas periodicamente desguarnecida 1 Todos os martimos subalternos, membros de quarto de servio ou escalados para servio em uma praa de mquinas periodicamente desguarnecida, em navio que opera na navegao em mar aberto, cujas mquinas de propulso principal tenham uma potncia igual ou superior a 750 KW, exceo de martimo subalterno em formao ou martimo subalterno cujos servios durante o quarto no exigem qualificao, devem estar devidamente qualificados para realizar tais servios. 2 Todos os candidatos certificao devem: .1 .2 .2.1 ter, no mnimo, 16 anos de idade; ter completado: um aprovado servio a bordo de navio que opera na navegao em mar aberto incluindo, no mnimo, seis meses de formao e experincia, ou uma formao especial, anterior ao servio no mar ou a bordo de um navio, incluindo um aprovado perodo de servio em navegao em mar aberto de, pelo menos, dois meses; e satisfazer o padro de competncia estabelecido na seo A-III/4 do Cdigo STCW.

.2.2

.3

3 O servio em navegao em mar aberto, a formao e experincia requeridos nos subpargrafos 2.2.1 e 2.2.2, devem estar relacionados s funes do servio de quarto de mquinas e envolverem o desempenho de servios realizados sob a superviso direta de um oficial de mquinas ou de um martimo subalterno qualificado. 4 Um martimo pode ser considerado, por uma Parte, como tendo atendido aos requisitos desta regra, se tiver servido em capacitao relevante no departamento de mquinas por um perodo de, no mnimo, um ano nos ltimos cinco anos que antecederem a entrada em vigor da Conveno para a Parte em questo.

CAPTULO IV
Radiocomunicaes e Pessoal de Radiocomunicaes Nota explicativa As disposies obrigatrias relativas ao servio de radiocomunicaes so estabelecidas no Regulamento de Radiocomunicaes e na Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, 1974, como emendada. As disposies sobre a manuteno das radiocomunicaes esto estabelecidas na Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, conforme emendada, e nas diretrizes adotadas pela Organizao.

Regra IV/1 Aplicao

- 29-

1 As disposies deste captulo, com exceo das estabelecidas no pargrafo 3, se aplicam ao pessoal de radiocomunicaes dos navios que operam no Sistema Global de Socorro e Segurana Martima (GMDSS), conforme dispe a Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, 1974, emendada. 2 At 1 de fevereiro de 1999, o pessoal de radiocomunicaes de um navio enquadrado nas disposies da Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, 1974, em vigor imediatamente antes de 1 de fevereiro de 1992, cumprir as disposies da Conveno Internacional sobre Padres de Formao, Certificao e Servio de Quarto para Martimos, 1978, em vigor at 1 de dezembro de 1992. 3 O pessoal de radiocomunicaes embarcado em navios no-sujeitos ao cumprimento das disposies sobre o GMDSS, de que trata o Captulo IV da Conveno SOLAS, no est obrigado a satisfazer as disposies deste captulo. O pessoal de radiocomunicaes desses navios deve, no entanto, cumprir o Regulamento de Radiocomunicaes. A Administrao deve assegurar-se de que os certificados apropriados, previstos no Regulamento de Radiocomunicaes para este pessoal, esto sendo emitidos ou reconhecidos.

Regra IV/2 Requisitos mnimos obrigatrios para certificao para o pessoal de radiocomunicaes GMDSS 1 Todas as pessoas encarregadas de, ou que executam servios de radiocomunicaes em um navio obrigado a participar do GMDSS devem possuir um certificado apropriado relativo ao GMDSS, emitido ou reconhecido pela Administrao de acordo com as disposies do Regulamento de Radiocomunicaes. 2 Alm disso, todos os candidatos certificao de que trata esta regra, para servir em um navio sujeito Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, 1974, emendada, o qual possua instalao de radiocomunicaes, devem: .1 .2 ter, no mnimo, 18 anos de idade; e ter completado uma aprovada educao e formao e satisfazer o padro de competncia estabelecido na seo A-IV/2 do Cdigo STCW.

CAPTULO V
Requisitos Especiais de Formao para o Pessoal que Serve a Bordo de Certos Tipos de Navios

Regra V/1 Requisitos mnimos obrigatrios para a formao e qualificao de comandantes, oficiais e subalternos em navios-tanque 1 Os oficiais e martimos subalternos designados para servios e responsabilidades especficas relacionadas carga e ao equipamento de carga de navios-tanque devem previamente - 30-

ter concludo um curso aprovado de combate a incndio, realizado em instalaes de terra, em complemento formao requerida pela regra VI/1, e ter completado: .1 um aprovado servio em navegao em mar aberto de, pelo menos, trs meses em navio-tanque, a fim de adquirir conhecimentos suficientes de prticas seguras de operao; ou um curso aprovado de familiarizao com navio-tanque que inclua, pelo menos, o currculo do curso previsto na seo A-V/1 do Cdigo STCW, caso em que a Administrao pode aceitar um supervisionado servio em navegao em mar aberto, por um perodo mais curto do que o estabelecido no subpargrafo .1, desde que: o perodo assim aceito seja de, no mnimo, um ms; o navio-tanque tenha arqueao bruta inferior a 3.000; a durao de cada viagem em que o navio-tanque estar empregado durante o perodo no exceda 72 horas; e as caractersticas operacionais do navio-tanque e o nmero de viagens e as operaes de carga e descarga realizadas durante o perodo permitam que seja adquirido o mesmo nvel de conhecimento e experincia.

.2

.3 .4 .5

.6

2 Os comandantes, chefes de mquinas, imediatos e o subchefe de mquinas, bem como qualquer pessoa com responsabilidade direta no carregamento, na descarga e que cuide da movimentao e manuseio da carga, devem, alm de satisfazer os requisitos do subpargrafo 1.1 a 1.2, ter: .1 .2 uma experincia apropriada dos servios no tipo de navio-tanque em que servem, e cumprido um programa aprovado de formao especializada que inclua, pelo menos, os assuntos estabelecidos na seo A-V/1 do Cdigo STCW apropriados a seus servios a bordo de petroleiro, navio de produtos qumicos ou navio-tanque transportador de gs liqefeito nos quais servem.

3 No prazo de dois anos aps a entrada em vigor da Conveno para uma Parte, um martimo poder ser considerado como tendo atendido aos requisitos do subpargrafo 2.2 se tiver servido em uma capacitao relevante no tipo pertinente de navio-tanque por perodo de, no mnimo, um ano, nos cinco anos precedentes. 4 As administraes devem garantir a emisso de um certificado apropriado para os comandantes e oficiais que sejam qualificados em consonncia com os pargrafos 1 ou 2, como apropriado, ou que um certificado existente seja devidamente endossado. Todos os subalternos assim qualificados devero ser devidamente certificados.

Regra V/2 Requisitos mnimos obrigatrios para formao e qualificao de comandantes, oficiais, subalternos e outras pessoas em navios ro-ro de passageiros 1 Esta regra se aplica a comandantes, oficiais, martimos subalternos e a outras pessoas que - 31-

servem a bordo de navios ro-ro de passageiros, empregados em viagens internacionais. As Administraes devem determinar a aplicabilidade desses requisitos ao pessoal que serve em navios ro-ro de passageiros empregados em viagens domsticas. 2 Antes de assumirem servios a bordo de navios ro-ro de passageiros, os martimos devem ter completado a formao requerida pelos pargrafos 4 a 8, que se seguem, de acordo com sua capacitao, servios e responsabilidades. 3 Os martimos a serem formados de acordo com os pargrafos 4, 7 e 8 que se seguem devem, em intervalos inferiores a cinco anos, submeter-se a uma formao de atualizao apropriada, ou ser-lhes exigido que forneam evidncia de terem obtido o padro de competncia exigido nos ltimos cinco anos. 4 Os comandantes, oficiais e outras pessoas designadas nas tabelas mestras para ajudar passageiros em situaes de emergncia a bordo de navios ro-ro de passageiros devem participar de uma formao para gerenciamento de multides, como estabelecido no pargrafo 1 da seo A-V/2 do Cdigo STCW. 5 Os comandantes, oficiais e outras pessoas designadas para o desempenho de especficos servios e responsabilidades a bordo de navios ro-ro de passageiros devem realizar a formao em familiarizao especificada no pargrafo 2 da seo A-V/2 do Cdigo STCW. 6 O pessoal que presta servios aos passageiros nas reas destinadas aos passageiros a bordo de navios ro-ro de passageiros deve realizar a formao em segurana especificada no pargrafo 3 da seo A-V/2, do Cdigo STCW. 7 Os comandantes, imediatos, chefes de mquinas, subchefes de mquinas e todas as pessoas que tenham responsabilidade direta no embarque e desembarque de passageiros, carregamento, descarregamento ou peiao da carga, ou no fechamento de aberturas do casco de um navio de passageiros ro-ro devem participar de uma formao aprovada em segurana de passageiro, segurana de carga e integridade do casco, conforme especificado no pargrafo 4 da seo A-V/2, do Cdigo STCW. 8 Os comandantes, imediatos, chefes de mquinas, subchefes de mquinas e todas as pessoas que tenham responsabilidade na segurana dos passageiros em situaes de emergncia a bordo de navios ro-ro de passageiros devem participar de uma formao aprovada em tcnicas de administrao de crises e de comportamento humano, como estabelecido no pargrafo 5 da seo A-V/2, do Cdigo STCW. 9 As Administraes devem assegurar que seja emitida prova documental da formao que tiver sido completada para todas as pessoas consideradas qualificadas segundo as disposies desta regra.

Regra V/3 Requisitos mnimos obrigatrios para a formao e a qualificao de comandantes, oficiais, subalternos e outras pessoas que servem em navios de passageiros que no sejam "ro-ro" 1 Esta regra aplica-se aos comandantes, oficiais, subalternos e outras pessoas que servem em navios de passageiros que no sejam "ro-ro", empregados em viagens internacionais. As Administraes devero estabelecer a aplicabilidade destas exigncias ao pessoal que serve em navios de passageiros empregados em viagens domsticas. - 32-

2 Antes de serem designados para exercer funes a bordo de navios de passageiros, os martimos devero ter concludo a formao exigida pelos pargrafos 4 a 8 abaixo, de acordo com as suas capacitaes, servios e responsabilidades. 3 Os martimos aos quais seja exigido que sejam formados de acordo com os pargrafos 4, 7 e 8 abaixo devero, a intervalos no superiores a cinco anos, realizar uma formao apropriada de atualizao, ou ser-lhes exigido que forneam provas de terem obtido o padro de competncia exigido nos ltimos cinco anos. 4 As pessoas designadas nas tabelas mestras para auxiliar os passageiros em situaes de emergncia a bordo dos navios de passageiros devero ter concludo uma formao em gerenciamento de multides, como estabelecido na seo A-V/3, pargrafo 1 do Cdigo STCW. 5 Os comandantes, oficiais e outras pessoas designadas para exercer funes e atribuies especficas a bordo de navios de passageiros devero ter concludo a formao em familiarizao estabelecida na seo A-V/3, pargrafo 2 do Cdigo STCW. 6 O pessoal que presta servios diretamente aos passageiros a bordo de navios de passageiros dever ter concludo a formao em segurana estabelecida na seo A-V/3, pargrafo 3 do Cdigo STCW. 7 Os comandantes, imediatos e todas as pessoas designadas para funes de imediata responsabilidade pelo embarque e pelo desembarque de passageiros devero ter concludo a formao aprovada em segurana de passageiros , como estabelecido na seo A-V/3, pargrafo 4 do Cdigo STCW. 8 Os comandantes, imediatos, chefes de mquinas, subchefes de mquinas e qualquer pessoa que tenha responsabilidade pela segurana de passageiros em situaes de emergncia a bordo de navios de passageiros devero ter concludo aprovada formao em administrao de crises e comportamento humano, como estabelecido na seo A-V/3, pargrafo 5 do Cdigo STCW. 9 As Administraes devero assegurar que seja entregue a toda pessoa que for qualificada de acordo com o disposto nesta regra a prova documental da formao que concluiu.

CAPTULO VI
Funes de Emergncia, Segurana do Trabalho, Proteo, Assistncia Mdica e Sobrevivncia

Regra VI/1 Requisitos mnimos obrigatrios para familiarizao, formao e instruo bsica em segurana para todos os martimos. Os martimos devero receber familiarizao e formao ou instruo bsica em segurana de acordo com a seo A-VI/1 do Cdigo STCW e devem atender o apropriado padro de competncia nele especificado. Regra VI/2

- 33-

Requisitos mnimos obrigatrios para a emisso de certificado de proficincia em embarcao de sobrevivncia, embarcaes de salvamento e embarcaes rpidas de salvamento 1 Todos os candidatos a um certificado de proficincia em embarcao de sobrevivncia e embarcaes de salvamento, com exceo das embarcaes rpidas de salvamento, devem: .1 .2 ter, no mnimo, 18 anos de idade; ter um aprovado servio em navegao em mar aberto de no mnimo 12 meses ou ter realizado um aprovado curso de formao e ter um aprovado servio em navegao em mar aberto de, no mnimo, seis meses; e satisfazer o padro de competncia para certificados de proficincia em embarcao de sobrevivncia e em embarcaes de salvamento, estabelecidos nos pargrafos de 1 a 4 da seo A-VI/2 do Cdigo STCW. rpidas de

.3

2 Todos os candidatos a um certificado de proficincia em embarcaes salvamento devem: .1

ser portadores de certificado de proficincia em embarcao de sobrevivncia e embarcaes de salvamento, exceto embarcaes rpidas de salvamento; ter realizado um aprovado curso de formao; e satisfazer o padro de competncia para certificados de proficincia em embarcaes rpidas de salvamento, estabelecidos nos pargrafos de 5 a 8 da seo A-VI/2, do Cdigo STCW.

.2 .3

Regra VI/3 Requisitos mnimos obrigatrios para formao em combate a incndio avanado 1 Os martimos designados para dirigir fainas de combate a incndio devem ter completado com sucesso uma formao avanada em tcnicas de combate a incndio, com particular nfase em organizao, tticas e comando, de acordo com as disposies da seo A-VI/3 do Cdigo STCW e satisfazer o padro de competncia nela especificado. 2 Sempre que a formao em combate a incndio avanado no constar das qualificaes do certificado a ser emitido, deve ser emitido um certificado especial ou prova documental que indique, como apropriado, que o portador realizou um curso de formao em combate a incndio avanado.

Regra VI/4 Requisitos mnimos obrigatrios relativos a primeiros socorros mdicos e assistncia mdica 1 Os martimos indicados para prestar os primeiros socorros mdicos a bordo dos navios devem satisfazer o padro de competncia em primeiros socorros mdicos, estabelecido nos pargrafos de 1 a 3 da seo A-VI/4, do Cdigo STCW. 2 Os martimos indicados para assumir a assistncia mdica a bordo dos navios devem satisfazer o padro de competncia em assistncia mdica a bordo dos navios, especificado nos - 34-

pargrafos de 4 a 6 da seo A-VI/4, do Cdigo STCW. 3 Sempre que a formao em primeiros socorros mdicos ou em assistncia mdica no constar das qualificaes do certificado a ser emitido, deve ser emitido um certificado especial ou prova documental que indique, como apropriado, que o portador realizou um curso de formao em primeiros socorros mdicos ou em assistncia mdica.

Regra VI/5 Requisitos mnimos obrigatrios para a emisso de certificados de proficincia para oficiais de proteo do navio 1 Todos os candidatos a um certificado de proficincia como oficial de proteo do navio devero: .1 ter um aprovado servio em navegao em mar aberto por um perodo no inferior a 12 meses, ou um apropriado servio em navegao em mar aberto e ter conhecimento das operaes do navio; e .2 atender ao padro de competncia para a certificao de proficincia como oficial de proteo do navio, estabelecido na seo A-VI/5, pargrafos 1 a 4 do Cdigo STCW.

2 As Administraes devero assegurar que seja emitido um certificado de proficincia a toda pessoa que for considerada qualificada de acordo com o disposto nesta regra. 3 Todas as Partes devero comparar os padres de competncia que so exigidos dos oficiais de proteo do navio que sejam portadores de qualificaes, ou que possam documentar que possuem qualificaes obtidas antes da entrada em vigor desta regra, com aqueles especificados na seo A-VI/5 do Cdigo STCW para o certificado de proficincia, e devero determinar a necessidade de exigir que estas pessoas atualizem suas qualificaes. 4 At 1 de Julho de 2009, uma Parte pode continuar a reconhecer as pessoas que sejam portadoras de qualificaes ou que possam documentar que possuem qualificaes como oficiais de proteo do navio obtidas antes da entrada em vigor desta regra.

CAPTULO VII
Certificao Alternativa

Regra VII/1 Emisso de certificados alternativos 1 No obstante os requisitos para certificao estabelecidos nos captulos II e III deste anexo, as Partes podero decidir pela emisso ou pela autorizao para emisso de outros certificados alm daqueles mencionados nas regras desses captulos, desde que: .1 as funes associadas e os nveis de responsabilidade a constar dos certificados e dos endossos sejam selecionados e idnticos aos mencionados nas sees A-II/1; AII/2; A-II/3; A-II/4; A-III/1; A-III/2; A-III/3; A-III/4 e A-IV/2 do Cdigo STCW; - 35-

.2

os candidatos completem uma aprovada educao e formao e satisfaam os requisitos para os padres de competncia previstos nas sees relevantes do Cdigo STCW, como estabelecido na seo A-VII/1 desse Cdigo para as funes e nveis que sero declarados nos certificados e endossos; os candidatos completem um aprovado servio em navegao em mar aberto, apropriado ao desempenho das funes e nveis que sero declarados nos certificados. A durao mnima desse servio em navegao em mar aberto deve ser equivalente durao do servio em navegao em mar aberto previsto nos captulos II e III deste anexo. No entanto, a durao mnima do servio em navegao em mar aberto no dever ser menor do que a prevista na seo A-VII/2 do Cdigo STCW; os candidatos certificao para o desempenho de funes de navegao no nvel operacional devero satisfazer os requisitos aplicveis das regras do captulo IV, como apropriado, para executar os servios de radiocomunicaes, de acordo com o Regulamento de Radiocomunicaes; e os certificados sejam emitidos de acordo com os requisitos da regra I/9 e com as disposies estabelecidas no captulo VII do Cdigo STCW.

.3

.4

.5

2 Nenhum certificado ser emitido com amparo neste captulo a menos que a Parte tenha comunicado Organizao, conforme dispe o artigo IV e a regra I/7.

Regra VII/2 Certificao de martimos 1 Todos os martimos que exercem qualquer funo ou grupo de funes especificado nas tabelas A-II/1, A-II/2, A-II/3 ou A-II/4 do captulo II ou nas tabelas A-III/1, A-III/2 e A-III/4 do captulo III ou A-IV/2 do captulo IV do Cdigo STCW, devem possuir um certificado apropriado.

Regra VII/3 Princpios que regem a expedio de certificados alternativos 1 Uma Parte que decida emitir ou autorize a emisso de certificados alternativos deve assegurar-se de que os seguintes princpios sero observados: .1 nenhum sistema de certificao alternativa ser implantado a menos que assegure um grau de segurana no mar e que tenha um efeito preventivo com relao poluio, pelo menos equivalentes aos daqueles fornecidos pelos outros captulos; e qualquer arranjo de certificao alternativa emitida de acordo com as disposies deste captulo, dever permitir a intercambialidade dos certificados com os emitidos com amparo nos outros captulos.

.2

O princpio que permite o intercmbio citado no pargrafo 1 deve assegurar que: .1 os martimos certificados de acordo com os arranjos dos captulos II e/ou III e aqueles certificados com amparo no captulo VII sejam capazes de servir em navios que tenham tanto as formas tradicionais como outras formas de organizao de - 36-

bordo; e .2 os martimos no sejam formados para tipos especficos de instalaes de bordo, de tal modo que venham a ter prejudicada sua habilidade para empregar seus conhecimentos em qualquer tipo de instalao.

3 Na emisso de qualquer certificado com amparo nas disposies deste captulo, os seguintes princpios devero ser considerados: .1 a emisso de certificados alternativos no ser usada para: .1 reduzir o nmero de tripulantes a bordo; .2 diminuir a integridade da profisso ou as qualificaes dos martimos, ou .3 justificar a atribuio de servios combinados de oficiais do servio de quarto de convs e de mquinas, a um nico portador de certificado durante um quarto especfico; e .2 a pessoa em funo de comando ser designada como comandante; a posio legal e a autoridade do comandante, e de outros tripulantes, no sero afetadas adversamente pela implantao de qualquer arranjo de certificao alternativa. que ser

4 Os princpios contidos nos pargrafos 1 e 2 desta regra devero assegurar preservada a competncia, tanto dos oficiais de convs quanto dos de mquinas.

CAPTULO VIII
Servio de Quarto

Regra VIII/1 Aptido para o servio Cada Administrao deve, com intuito de prevenir a fadiga: .1 estabelecer e fazer com que sejam cumpridos perodos de descanso para o pessoal que faz o servio de quarto; e exigir que o sistema de servios de quarto seja organizado de modo que a eficincia do pessoal que faz o servio no seja prejudicada pela fadiga e que os quartos sejam organizados de tal modo que o primeiro quarto, no incio da viagem, e os subseqentes quartos para revezamento, sejam suficientes para o descanso, de modo a deixar o pessoal apto para o servio.

.2

Regra VIII/2 Arranjos dos servios de quarto e princpios a serem observados 1 As Administraes devero direcionar a ateno das companhias, comandantes, chefes de - 37-

mquinas e de todo o pessoal que faz o servio de quarto para os requisitos, princpios e diretrizes estabelecidos no Cdigo STCW, os quais devero ser observados para assegurar que um servio ou servios de quarto continuamente seguros, apropriados s circunstncias e condies predominantes, sejam sempre mantidos em todos os navios que operam na navegao em mar aberto, o tempo todo. 2 As Administraes devem exigir que cada comandante de navio assegure que os arranjos dos servios de quarto sejam adequados para manter o servio ou servios de quarto continuamente seguros, levando em conta as circunstncias e condies predominantes e que, sob a orientao geral do comandante: .1 os oficiais encarregados de servio de quarto de navegao sejam responsveis pela segurana da navegao durante seus perodos de servio, quando devero estar o tempo todo fisicamente presentes no passadio ou em locais diretamente ligados ao passadio, tais como o camarim de cartas ou a estao de controle do passadio; os operadores de radiocomunicaes sejam responsveis por manter um servio de radiocomunicaes contnuo nas freqncias apropriadas, durante seus perodos de servio; os oficiais encarregados de servio de quarto nas mquinas, como define o Cdigo STCW, devem, sob a direo do chefe de mquinas, estar disponveis para atender imediatamente aos compartimentos de mquinas e, quando necessrio, devem estar fisicamente presentes nos compartimentos de mquinas, durante o perodo em que for o responsvel; e um apropriado e efetivo servio ou servios de quarto apropriados e eficazes sejam mantidos para fins de segurana todo o tempo em que o navio permanecer amarrado bia ou fundeado e, se o navio estiver transportando carga perigosa, a organizao de tal quarto ou quartos de vigilncia dever levar em conta a natureza, quantidade, embalagem e estivagem da carga perigosa e de quaisquer condies especiais predominantes a bordo, flutuando ou atracado.

.2

.3

.4

- 38-

You might also like