You are on page 1of 12

OTIMISMO E DISCURSO RELIGIOSO EM REDES SOCIAIS: O CASAMENTO E A MEMRIA COLETIVA SOBRE O DISCURSO RELIGIOSO Aline de Caldas Costa dos

Santos1 Edvnia Gomes da Silva2 Resumo: O trabalho tem como objetivo identificar a presena de uma memria coletiva referente ao discurso religioso em narrativas de otimismo publicadas em duas redes sociais: facebook e tumblr. O recorte da anlise o casamento. O estudo exploratrio, realizado atravs de reviso bibliogrfica e estudo de caso. Dentre os resultados alcanados, constata-se a presena dos sistemas de orientao e devotamento pago egpcio e grego e ainda o judaico e cristo nas narrativas de otimismo selecionadas. Palavras-chave: memria, otimismo, discurso religioso, internet, casamento.

Consideraes iniciais

A presena das redes sociais na vida contempornea um fenmeno amplo e de variadas faces. Certamente pode ser apontada como marco da revoluo digital de que trata Andr Lemos (2004), caracterizada pela democratizao da cadeira de emissor, ou seja, pela ruptura de hierarquias no uso da palavra, estabelecendo a metfora do rizoma como melhor imagem para a atual configurao da comunicao na internet. Qualquer usurio pode fazer uso desses espaos virtuais para disseminar suas opinies, suas reflexes, seus estados emocionais ou, simplesmente, compartilhar contedos produzidos por outrem. Nesse sentido, so muitos os perfis impessoais, criados em formatos de comunidades, a congregar seguidores interessados em um tema especfico. A divulgao de contedos costuma ter frequncia diria. Nesse sentido, interessa a essa pesquisa identificar contedos referentes ao otimismo que representem estratgias de reforo de uma memria do discurso religioso, com recorte especfico sobre o casamento.

Doutoranda em Memria: linguagem e sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB Vitria da Conquista). E-mail: alinedecaldas@gmail.com 2 Orientadora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Destaca-se que esse artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de doutorado que se encontra em andamento no Programa de Ps-graduao em Memria: linguagem e sociedade da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB, Vitria da Conquista) sob o ttulo Memria, otimismo e discurso religioso nas redes sociais em tempos de tica ps-moderna. O estudo exploratrio, realizado a partir de reviso bibliogrfica e estudo de casos. O corpus de estudo foi selecionado com auxlio das ferramentas de buscas de duas redes sociais: facebook e tumblr. O critrio de busca foi o uso do termo chave amor. Dentre as opes oferecidas pelas redes, foram visitados alguns perfis impessoais (comunidades), escolhidos seja pelo nmero de seguidores, seja pelo contedo que suscita esse estudo. Assim, constam do facebook, uma imagem coletada na comunidade amor &amizade e outra de amor: sentimento puro; do tumblr h duas postagens, uma de Gleichgewicht (equilibrar) e outra de Suenos a camino.

A memria, o otimismo e o discurso religioso

Os estudos sobre memria no so recentes, mas a produo cientfica referente memria relativamente nova, especialmente a que se liga Nova Histria, cuja proposio de uma perspectiva crtica sobre o estudo da histria, sobre o olhar terico referente ao passado. O sujeito histrico, largamente descrito e documentado, passa a ser compreendido tambm por meio de caractersticas subjetivas, dialticas, culturais, recorrendo-se, inclusive, a memrias coletivas, a fontes orais, ao prprio sujeito, ou seja, a fontes no convencionais. A relao com o tempo no est subjugada linearidade cronolgica, mas admite focos no lineares sobre a temporalidade (LE GOFF, 1990). A memria, por sua vez, figura junto Nova Histria enquanto um campo vivo, dinmico, instalado no momento presente, seja para o sujeito ou para grupos sociais (NORA, 1993). A memria se configura como o lao que une os sujeitos, carregando consigo uma conotao afetiva, mgica. Aptido natural que a memria tem apenas ao corpo como suporte, mas pode se materializada no que Pierre Nora chama lugares de memria, aqueles espaos simblicos onde se sacralizam as memrias coletivas. Os lugares de memria nascem e vivem do sentimento de que no h memria espontnea, que preciso criar arquivos, organizar celebraes, manter aniversrios, pronunciar

elogios fnebres, notariar atas, porque estas operaes no so naturais" (NORA, 1993. p.13). Pode-se, partindo desse aporte terico, compreender o ambiente das redes virtuais enquanto lugar de memria, enquanto recurso para a necessidade humana de registrar e dar visibilidade a suas memrias vivas. Cada membro das redes sociais pode publicar contedos que reforam o que para ele ou para seus grupos, deve ser lembrado, celebrado, aumentando a coeso das comunidades cujos membros partilham das mesmas referncias simblicas. Quando se amplia a abordagem para alm de um emissor, abrangendo comunidades imaginadas, a memria elevada condio de fenmeno social (HALBWACHS, 2004). No importa se existe outro sujeito na relao, a memria sempre ser acionada pelo outro. Ela se torna um meio de conhecer a realidade, mesmo que de forma subjetiva.
Nossas lembranas permanecem coletivas, e elas nos so lembradas pelos outros, mesmo que se trate de acontecimentos nos quais s ns estivemos envolvidos, e com objetos que s ns vimos. porque, em realidade, nunca estamos ss. No necessrio que outros homens estejam l, que se distingam materialmente de ns: porque temos sempre conosco e em ns uma quantidade de pessoas que no se confundem (p. 26).

Nessa relao entre o sujeito e o outro, h que se levar em conta que a memria um elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, individual e coletiva, cuja busca uma das atividades fundamentais dos indivduos e das sociedades de hoje, na febre e na angstia (LE GOFF, 1990, p. 476). Assim como os demais mbitos da vida contempornea esto em acelerada transformao, a questo da identidade se tornou flexvel s mudanas, de modo que ter ou atualizar uma identidade tornou-se prerrogativa para sentir-se seguro, aceito, capaz de cooperar para com a formao da identidade de um grupo. Esse aspecto do fenmeno instiga a reflexo sobre at que ponto o sujeito est na memria social e quanto da memria social se coloca para o sujeito na formao de uma identidade. nesse mbito que emerge o interesse pelo otimismo e pelo discurso religioso. Embora haja, nos estudos filosficos das dcadas de 80 e 90, um pessimismo decorrente do reconhecimento de que a modernidade no se desenvolveu conforme o iluminismo props, existe, nas redes virtuais, a proliferao de narrativas otimistas quanto tica, aos valores, melhoria da qualidade de vida de modo geral.

O otimismo, notado nas relaes virtuais, pode ser compreendido a partir da contribuio filosfica de Artur Schopenhauer. Em Aforismos para a sabedoria de vida (2006), o chamado filsofo do pessimismo admite elaborar um trabalho em contramo sua filosofia, dedicando-se eudemonologia. Em primeiro lugar, h uma apropriao da diviso tripartite do homem, explicada por Aristteles: o que o homem , sua personalidade, valores etc.; o que ele tem, seu conjunto de bens ou patrimnio; o que ele representa face os demais, sua honra, posio e glria (2006, p. 5, grifos do autor). Investir apenas sobre o ter e o aparentar seriam uma tentativa de encobrir de imagem de felicidade o que em verdade emerge da pobreza e vacuidade mentais. Priorizar o ser, ou seja, o intelecto, a educao e o modo de se colocar para o mundo seria o caminho para superar os males que a nfase sobre as demais instncias podem causar: vazio de suas vidas interiores, a obtusidade de suas conscincias e a pobreza de suas mentes (p. 5). Em seguida, h uma referncia a Homero, quando sugere deixar o futuro ao colo dos deuses. O discurso religioso tambm se apresenta quando se destaca a importncia do ser e a f sobre elementos metafsicos. Sobretudo, o discurso religioso aqui compreendido como o que Eric Fromm chama de sistemas de orientao e devotamento: todos os sistemas de ideias que procuram dar resposta busca de significado pelo homem e tentativa deste para compreender sua prpria existncia (1972, p. 49), contendo ou no uma proposio testica - uma ideia de Deus. Acredita-se que as narrativas de otimismo compartilhadas nas redes sociais se comportam como estratgia de lembrana de uma memria coletiva referente ao discurso religioso.

Abordagens ao casamento nas redes sociais

A escolha do casamento enquanto recorte para esse estudo foi suscitada quando da apreciao do estudo intitulado Seduzidos pela memria, de Andreas Hyussen (2000). Embora o interesse do autor se debruce sobre o Holocausto e os museus, Hyussen coloca a memria enquanto preocupao cultural e poltica, marcada pelo medo do esquecimento e, assim, por uma obsesso pelo passado.

o fascnio pelo passado mais do que um simples efeito colateral compensatrio ou fraudulento de uma nova temporalidade ps-moderna que paira sobre a necessidade de memria e o ritmo acelerado do esquecimento. Talvez ele deva ser levado a srio como um modo de diminuir um pouco a velocidade da modernizao, como uma tentativa,

embora frgil e cheia de contradies, de atirar salva-vidas ao passado e contrabalanar a notria tendncia de nossa cultura amnsia, sob o signo do lucro imediato e da poltica de curto prazo (2000, p. 76).

Hyussen acredita que a presena da memria na agenda poltica e no debate sobre a cultura tenha impulsionado um retorno s referncias do passado, em contramo orientao para o futuro caracterstica da modernidade. Se, durante a modernidade, se viveu futuros presentes, para Hyussen, na contemporaneidade, vivem-se os passados presentes. Essa chamada globalizao da memria levou mercantilizao do passado em larga escala, bem como suscitou verses locais para os fatos culturais. Nesse mbito, inclui-se

O boom das modas retr e dos utenslios repr, a comercializao em massa da nostalgia, a obsessiva musealizao atravs da cmera de vdeo, a literatura memorialstica e confessional, o crescimento dos romances autobiogrficos e histricos ps-modernos (com as suas difceis negociaes entre fato e fico), a difuso das prticas memorialsticas nas artes visuais, geralmente usando a fotografia como suporte, e o aumento do nmero de documentrios de fico (p. 14)

Recorrendo-se a Gilles Lipovetzky, pode-se compreender que a modernidade representou a superao dos setores modernos sobre os tradicionais. Esse filsofo francs coloca que a modernidade no chegou ao fim: na contemporaneidade, o que assistimos a um fenmeno de exacerbao da modernidade, chamada hipermodernidade. Caracterizada pelo exagero do individualismo e da valorizao da razo humana, a hipermodernidade coloca nfase sobre o progresso tcnico-cientfico, mas anuvia o poder e o sentido das instituies morais, polticas e sociais. Consequentemente, predominam a tolerncia, o hedonismo, a cultura aberta e a coexistncia de antagonismos, a exemplo do ambientalismo e consumo, violncia e convivncia, modernismo e retr. Aqui, as palavras de Hyussen acerca dos passados presentes encontram ressonncia. O casamento, antes de ser consubstanciado enquanto direito civil, constitui-se em um dos mais importantes ritos religiosos. De acordo com Chevalier e Gheerbrant, em seu Dicionrio de smbolos, as hierogamias (casamentos sagrados) so encontradas em quase todas as tradies religiosas (1995, p. 197). Se, para o direito, o casamento a formalidade da livre unio, para as religies, ele requer uma srie de procedimentos rituais, estticos, msticos, pblicos. Procedimentos estes que foram criticados durante a modernidade enquanto imposies sociais aos sujeitos, limitando

suas liberdades individuais, voltam baila nas ltimas dcadas. Trata-se de um retorno s referncias do passado, s tradies, como retomada de uma memria coletiva que fundamenta a formao de um ncleo familiar pelo firmamento de um compromisso pblico, reforado pela ambincia religiosa, circundado de faustos e registros de memria que caracterizaro uma imagem de identidade permeada pela memria coletiva do discurso tico proveniente das religies. Entre os antroplogos, no h certezas sobre as origens do casamento, mas muitos o apontam como a provvel primeira regra moral fundada pelo homem a fim de evitar o incesto e assim garantir a continuidade da linhagem, a transmisso do patrimnio entre famlias selecionadas, o fortalecimento de alianas poltico-militares (WALLS, 1994; CHAU, 2000). Franois Laplantine explica que as relaes de

aliana entre homens e mulheres parecem, a primeira vista, praticamente infinitas. Mas oscilam sempre entre alguns grupos: comunismo sexual, levirato, sororato, casamento por rapto, poligamia, monogamia, unio livre (2002, p. 108). As alianas ou casamentos, enquanto preldio de uma organizao parental moral, definiram que o comportamento humano determinado pela cultura, no pela natureza. O verbete casamento considerado por Chevalier e Gheerbrant como o smbolo da unio amorosa do homem e da mulher. Em um sentido mstico, significa a unio de Cristo com sua Igreja, de Deus com seu Povo, da alma com o seu Deus (1995, p. 197). J para Schlesinger e Porto, no dicionrio As religies ontem e hoje (1982), o verbete casamento religioso tem relao com o judasmo e o cristianismo. O verbete matrimnio colocado como sinnimo de casamento religioso.

o matrimnio considerado uma instituio sagrada na religio judaica. Nas bnos, que se pronunciam durante a cerimnia nupcial, a unio do homem e da mulher encarada como a colaborao humano-divina; o respeito mtuo que o documento prescreve a base dessa santidade. [...] O sentido cristo do matrimnio situa a realidade matrimonial no horizonte teolgico do mistrio da unio do Cristo com sua igreja. O ponto culminante da funo a aceitao pblica dos esposos. Os ritos orientais cristos conservam a bno e sumpo do vinho, independente da eucaristia, mas dissociam o rito das alianas, que so abenoadas e entregues no noivado e no no casamento (SCHLESINGER; PORTO, 1982, p. 58).

Nota-se que, para alm do estabelecimento de um vnculo entre homem e mulher, o casamento abarca uma srie de ritos sagrados, especficos em cada religio. Para a religio judaica, as bnos sinalizam o poder da palavra, meio de transmisso das profecias, da realizao de curas e demais ritos. Para a religio crist, permanecem a

memria da transformao do vinho em sangue de Cristo e a troca das alianas que marca o fim do noivado e incio do casamento. Dentre os materiais reunidos para esse estudo, destaca-se em primeiro lugar a imagem que foi coletada da rede social Tumblr, no perfil Gleichgewicht (do alemo, equilibrar). A imagem apresenta o desenho de uma mo direita com uma aliana, da qual parte uma seta para a frase Eu quero isso.

Fig. 01: Desejo pelo noivado. Fonte: Pgina Gleichgewicht, no Tumblr.

A frase enfatiza o desejo por uma aliana na mo direita, que simboliza o noivado. Chevalier e Gheerbrant mostram que o termo aliana3 tem a denotao de compromisso ou pacto, seja com um sujeito ou grupo. Citando Jean Danilou, ele explica o sentido desse smbolo: a aliana simbolizada por uma vtima cindida. Por ordem de Jeov, Abrao toma uma novilha, uma cabra, um carneiro, uma rola e uma pomba, cortando-os ao meio; entre os animais divididos passar um archote aceso significando a aliana, que une o que dividido e participa de um mesmo sangue (1995, p. 31). Em praticamente todas as religies, a aliana posicionada no dedo anelar da mo direita o smbolo do noivado, marco da inteno de firmar casamento. Quando acontece a troca das alianas para a mo esquerda, completa-se a cerimnia de

do hebraico brith; do latim testamentum, o termo correlato para Antiga Aliana e Nova Aliana ou Antigo Testamento e Novo testamento.

casamento e ento, que exige que cada um dos cnjuges se torne, assim, amo e escravo do outro (Ibid. 1999, p. 53). A segunda imagem coletada dessa rede social est disponvel no perfil Suenos a camino (do espanhol, Sonhos a caminho). A imagem mostra um casal na praia, desenhando com os ps um corao na areia. Vestidos de noivos, porm j em descontrao, a fotografia apresenta a felicidade dos recm-casados.

Fig. 02: O caminho dos (meus) sonhos Fonte: Pgina Suenos a camino, no Tumblr.

Entende-se que a fotografia indica o momento posterior realizao da cerimnia, de cuja sada acontece com os esposos juntos, marcando o incio de uma vida conjunta, uma fase de compartilhamentos que se quer duradoura. Conforme Nascimento, o matrimnio se baseia na aliana conjugal, no mtuo e irrevogvel consentimento, pelo qual os noivos livremente entregam-se e recebem um ao outro (1990, p. 72). A fotografia d a entender que cada cnjuge desenhou uma metade do corao, de modo que a imagem foi captada quando os ps dos esposos estavam prximos de se encontrar, exatamente ao final do desenho, que refora a ideia de diviso das responsabilidades e cooperao para que a nova fase da vida seja o reflexo da entrega mtua. Ainda com a contribuio de Chevalier e Gheerbrant, a ideia de metades justapostas presente na imagem pode receber uma leitura psicolgica: Na anlise junguiana, o casamento simboliza, no curso do processo de individualizao ou de

integrao da personalidade, a conciliao do inconsciente, princpio feminino, com o esprito, princpio masculino (1995, p. 197). A terceira imagem que compe o corpus desse estudo foi divulgada pela comunidade Amor &amizade, da rede social facebook. A imagem apresenta duas crianas vestidas como noivos em um jardim. No se pode confundir a vestimenta deles com a de dama de honra ou pajem, pois a menina usa vu e buqu de flores, o qual tambm recebe os cuidados das mos do menino.

Fig. 03: Crianas vestidas de noivos. Fonte: Pgina Amor &amizade, no facebook.

Hans Biedermann, em seu Dicionrio ilustrado de smbolos, coloca o vu como smbolo de distanciamento do mundo exterior e ainda da modstia e da virtude. Tempos atrs, as mulheres e as jovens iam missa usando vu para assim demonstrarem sua renncia vaidade terrena. O vu usado pelas freiras deu origem expresso idiomtica tomar o vu, que significa ingressar no convento. Era um hbito nas cortes medievais e conservou-se no vu da noiva e no das vivas (1993, p. 388). Indo alm, o autor tambm destaca a origem do buqu de flores no verbete guirlanda, que reporta a uma vitria temporria. Usada como coroa ou com o formato do crculo - que representa durabilidade -, as guirlandas da Antiguidade eram ofertadas aos vencedores de competies esportivas, aos triunfadores ou s vtimas de sacrifcios. Segundo o autor, o guirlanda frequentemente smbolo de vitria sobre as trevas e o pecado, como no caso da virgem ou daquela usada pelas meninas que vo

fazer a primeira comunho; o mesmo se pode dizer da guirlanda da noiva que muitas vezes possui a forma de uma pequena coroa (Ibid., 182). A imagem divulgada na pgina Amor & amizade transmite ternura e graa, mas longe de demarcar o casamento enquanto instrumento legal, ela refora, portanto, vrios aspectos da memria coletiva religiosa. Naturalmente, trata-se de uma analogia, pois no existe idade suficiente entre os presentes na foto para o casamento, mas existe o carter mnemnico de um rito religioso que exige a pureza de sentimentos e a virgindade, cujo marco pode ser atribudo religio egpcia:
O Egito conhecia as esposas de deus mon. Elas em geral eram filhas de rei, consagradas como adoradoras do Deus e dedicavam sua virgindade a essa teogamia. Casada somente com mon, a Adoradora lhe faz um culto de um erotismo discreto; encantando o deus com sua beleza e com o rudo de seus sistros, senta-se sobre os joelhos dele e lhe passa os braos em torno do pescoo (POSD, 4). No se pode deixar de aproximar, sem afirmar uma filiao qualquer entre esses ritos, as Adoradoras de mon, deus da fecundidade, e as Vestais, sacerdotisas da deusa do lar, Hstia (Vesta). Vesta tornar-se- em Roma a deusa da Terra, a Deusa Me, e seu culto se caracterizar por uma extrema exigncia de pureza. assim que o casamento, instituio que preside transmisso da vida, aparece aureolado de um culto que exalta e exige a virgindade. Ele simboliza a origem divina da vida, da qual as unies do homem e da mulher no so seno receptculos, instrumentos e canais transitrios. Ele se inclui entre os ritos de Sacralizao da vida (CHEVALIER; GHEERBRANT, 1995, p. 197, grifos dos autores).

Outro trao da memria coletiva religiosa que pode ser identificado na imagem acima, presente a seguir, que o amor sacralizado pela religio seja para toda a vida.

Fig. 04: O nico amor em vrias fases da vida Fonte: Pgina Amor: sentimento puro, no facebook.

Uma leitura possvel desses contedos est ligada ao nascimento de um amor nico e eterno, aquele primeiro amor que surge na infncia e que resistir a todas as adversidades, sendo forte o suficiente para sustentar o compromisso da aliana abenoada por Deus, conforme as palavras atribudas a Jesus por Marcos, no captulo 10, versculo 9: Portanto, o que Deus uniu, o homem no deve separar, sustentando a ideia da indissolubilidade do casamento religioso.

Consideraes finais

Tendo em conta o objetivo principal desse estudo como a identificao de contedos referentes ao otimismo que representem estratgias de reforo de uma memria do discurso religioso com recorte especfico sobre o casamento, faz-se necessrio destacar os resultados alcanados. Considera-se que as mensagens selecionadas nas comunidades virtuais em destaque se constituem em contedos vinculados ao otimismo de que trata Schopenhauer medida que os desejos apresentados dizem respeito categoria do ser comprometido com outrem (Fig 01), metade de outrem (Fig 02), vinculado a outrem (Fig 03) e companheiro de vida de outrem (Fig 04). Embora existam elementos materiais que possam ser associados ao ter e ao representar, predomina a sugesto de valores e olhares sobre o mundo que preconizam a superao das adversidades da partilha da rotina. Tambm se destaca a presena de sistemas de orientao e devotamento, ou discursos religiosos, medida que as imagens apresentam referncias a aspectos estticos e rituais que demarcam narrativas elaboradas por distintas religies para ordenar as relaes maritais, nesse caso, o judasmo, o cristianismo e as religies pags do Egito e Grcia antiga. Desse modo, ainda que de forma tcita, a memria coletiva referente ao discurso religioso se faz presente na internet atravs de diversas comunidades das redes sociais. Em relao ao casamento, identifica-se como estratgia de lembrana dessa memria coletiva a publicizao do desejo de compromisso de noivado, o encontro de metades determinado pelo amor, a analogia ldica ao amor digno de aliana desde a infncia e a representao cronolgica das vrias fases da unio ao longo da vida. Entende-se que o tema no se esgota com essa curta abordagem, mas que o estudo contribui para compreender a internet, mais especificamente o ambiente das

redes sociais, como lugar de memria e como mbito de memorias coletivas que alimentam o conceito de passados presentes e, consequentemente, o discurso religioso atravs de mensagens de otimismo.

Referncias

BIBLIA, A. T. Marcos. Portugus. Bblia sagrada. Reed. Verso de Antnio Pereira de Figueiredo. So Paulo: Ed. Da Amricas, 1950. Cap. 15, vers. 13-16. BIEDERMANN, Hans. Dicionrio ilustrado de smbolos. So Paulo: Companhia melhoramentos, 1993 CHAU, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: tica, 2000 CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de Smbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, nmeros. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1999 FROMM, Erich. Anlise do Homem. Traduo Octavio Alves Velho. 8 ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1972 HALBWACS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Centauro, 2004 HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memria: arquitetura. Monumentos, mdia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. LAPLANTINE, Franois. Aprender Antropologia. So Paulo: Brasiliense, 2002. LE GOFF, Jacques. Memria, In: Histria e memria. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994. NASCIMENTO, J. V. O discurso religioso catlico. Dissertao (Mestrado em Lngua Portuguesa). Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1990. NORA, Pierre. Entre a memria e a histria: a problemtica dos lugares. Projeto Histria, n 10, p. 7-28, dez, 1993. SCHLESINGER, Hugo; PORTO, Humberto. As religies ontem e hoje. So Paulo, Edies Paulinas, 1982 SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. 2 ed. So Paulo: Wmf Martins Fontes, 2006 VALLS, lvaro L. M. O que tica? 9 edio. So Paulo: Ed.brasiliense, 1994

You might also like