You are on page 1of 52

Ponto dos Concursos www.pontodosconcursos.com.

br

Ateno. O contedo deste curso de uso exclusivo do aluno matriculado, cujo nome e CPF constam do texto apresentado, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, CPF, e-mail - no ato da matrcula. O descumprimento dessas vedaes implicar o imediato

cancelamento da matrcula, sem prvio aviso e sem devoluo de valores pagos - sem prejuzo da responsabilizao civil e criminal do infrator. Em razo da presena da marca d gua, identificadora do nome e CPF do aluno matriculado, em todas as pginas deste material, recomenda-se a sua impresso no modo econmico da impressora.

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

APRESENTAO

TJ-SP

Caros alunos de todo Brasil, sejam bem vindos! com grande felicidade que participo de mais este curso aqui no Ponto, com foco total no concurso para a TJ-SP. Antes de tudo, para que me conheam um pouco melhor, farei minha apresentao. Meu nome Pedro Ivo, sou servidor pblico h 11 anos e, atualmente, exero o cargo de Auditor-Fiscal Tributrio no Municpio de So Paulo (ISS-SP). Iniciei meus trabalhos no servio pblico atuando na Administrao Federal, na qual, durante alguns anos, permaneci como Oficial da Marinha do Brasil. Por opo, comecei a estudar para a rea fiscal e, concomitantemente, fui aprendendo o que o verdadeiro esprito de concurseiro, qualidade que logo percebi ser to necessria para alcanar meu objetivo. Atualmente, aps a aprovao no cargo almejado, ministro aulas em diversos cursos do Rio de Janeiro e de So Paulo, sou ps-graduado em Auditoria Tributria e psgraduando em Processo Penal e Direito Penal Especial. Agora que j me conhecem um pouco, posso, com certa tranqilidade, comear a falar de nosso curso. Digo isto porque espero, nas prximas semanas, poder estar conversando com vocs sobre o Direito Processual Penal em suas casas, no trabalho, no metr, no nibus, enfim, em qualquer lugar em que vocs estiverem lendo as aulas. Nossas aulas sero no mtodo QP, ou seja, Quase-Presencial. Mas, professor... Eu nunca ouvi falar neste tal de QP, o que isso? o mtodo atravs do qual eu apenas no estarei fisicamente na sua frente, mas buscarei com que se sintam em uma sala de aula, aprendendo a matria atravs de uma linguagem clara e objetiva, voltada para a sua aprovao. Durante nossos encontros, buscarei evitar o mximo possvel o uso do juridiqus, ou seja, da linguagem que, regra geral, utilizamos na faculdade de Direito. claro que em alguns momentos no conseguiremos fugir da utilizao de termos jurdicos, pois alguns so adotados pelas bancas e, assim, precisam passar a fazer parte do seu linguajar. Dito isto, vamos comear a subir mais um importante degrau rumo aprovao?

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Bons estudos!!!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

AULA 01
Futuros aprovados, Hoje iniciaremos os exerccios tratando de temas importantssimos. difcil encontrarmos uma prova da VUNESP sem a exigncia dos crimes contra a Administrao Pblica. Desta forma, assim como ocorreu nos recentes concursos, bem provvel que voc encontre este assunto na sua PROVA. Dito isto, fora total para vencer mais esta etapa e garantir importantes pontos no concurso que se aproxima. Bons estudos!!!

****************************************************************************************
1. (ANALISTA JUDICIRIO TRT / 2004) Joo o funcionrio pblico responsvel pelo abastecimento de veculos da Prefeitura de uma cidade. O motorista de um veculo oficial solicitou que abastecesse um veculo particular de sua propriedade, dizendo que iria utiliz-lo em servio. Joo atendeu e efetuou o abastecimento, negligenciando quanto verificao da existncia de autorizao para tanto e quanto veracidade da afirmao feita pelo motorista, que viajou com a famlia para o litoral. Joo, nesse caso,

A) cometeu crime de peculato culposo. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) praticou delito de corrupo ativa. D) cometeu crime de condescendncia criminosa. E) praticou delito de prevaricao.

GABARITO: A COMENTRIOS: No caso apresentado, Joo comete o peculato culposo, pois foi negligente em sua atuao, concorrendo para o delito do funcionrio (motorista). O peculato culposo encontra previso no pargrafo 2 do artigo 312 nos seguintes termos:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. [...] 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem[...] www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Vamos conhecer alguns importantes pontos sobre o PECULATO: O peculato o delito em que o funcionrio pblico, arbitrariamente, faz sua ou desvia em proveito prprio ou de terceiro, a coisa mvel que possui em razo do cargo, seja ela pertencente ao Estado ou a particular, ou esteja sob sua guarda ou vigilncia. Est definido assim no Cdigo Penal:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. A definio do PECULATO prevista no artigo 312 se subdivide em duas espcies: PECULATO-APROPRIAO Definido na 1 parte do artigo 312. Ocorre quando o funcionrio pblico APROPRIA-SE. PECULATO-DESVIO Previsto na 2 parte do artigo 312. Recebe esta denominao quando o funcionrio pblico DESVIA.

Ainda no artigo 312 temos a caracterizao do chamado peculato-furto que, segundo o STF, ocorre quando o funcionrio pblico no detm a posse da coisa (valor, dinheiro ou outro bem mvel) em razo do cargo que ocupa, mas sua qualidade de funcionrio pblico propicia facilidade para a ocorrncia da subtrao devido ao trnsito que mantm no rgo pblico em que atua ou desempenha suas funes. Observe o texto legal:

Art. 312 [...] 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio.

Para melhor compreenso, veja o exemplo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

O funcionrio A, sabedor de onde o seu colega, B, guarda o numerrio (dinheiro) recebido diariamente na repartio pblica, vale-se de tal conhecimento e, na ausncia daquele, subtrai tal valor. Observe que, A no tinha a posse do bem. Todavia, tinha conhecimento, decorrente do seu cargo, de onde seu colega de trabalho guardava tal numerrio. Agora pergunto: Se um funcionrio arromba a porta da repartio onde trabalha, adentra o recinto e subtrai bens pblicos, PECULATO-FURTO? A resposta negativa, pois ele no est valendo-se da funo. Logo, responder por furto qualificado e no peculato-furto.

PARA A TIPIFICAO DO PECULATO FURTO INDISPENSVEL QUE O FUNCIONRIO PBLICO TENHA DE ALGUMA FORMA SE APROVEITADO OU VALIDO DA FUNO PARA TER ACESSO AO BEM QUE SER OBJETO DO CRIME.

Alm das espcies j descritas temos no Cdigo Penal a definio do peculato culposo nos seguintes termos:

Art. 312 [...] 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Nesta forma tpica, o funcionrio, por impercia, imprudncia ou negligncia, concorre para a prtica de crime de outrem. Seria o caso, por exemplo, do chefe de determinado setor que, negligentemente, esquece o armrio com peas de computador aberto e estas so furtadas. Para finalizar, no pargrafo 3 do artigo 312 temos uma forma de extino da punibilidade s aplicvel ao PECULATO CULPOSO.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

2. (TRE-PI / 2009) O policial que se apropria de quantia em dinheiro encontrada em poder de traficante preso em flagrante, produto da venda de drogas, A) comete crime de corrupo passiva. B) no comete crime contra a administrao pblica. C) comete crime de peculato culposo. D) comete crime de concusso. E) comete crime de peculato doloso.

GABARITO: E COMENTRIOS: No caso apresentado pela banca, claramente o funcionrio pblico se APROPRIA de dinheiro de que tem a posse em razo do cargo, deste modo, fica caracterizado o peculato doloso.

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio

Alguns candidatos ainda se confundem com este tipo de questo por pensar que o peculato s se caracteriza quando a apropriao recai sobre bens pblicos, o que no correto.

3. ( INVESTIGADOR / 2006) Pratica o crime de prevaricao, previsto no art. 319 do Cdigo Penal, o agente que:

A)Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. B)Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. C)Exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. D)Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi- la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

E)Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo.

GABARITO: B COMENTRIOS: A questo exige o conhecimento da literalidade da tipificao referente a prevaricao, definida no artigo 319:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Mas, professor... muito crime junto....no tem como resumir? Claro que tem e para facilitar os estudos e seguirmos analisando os delitos com a maior objetividade possvel, segue um QUADRO RESUMO com os crimes contra a administrao pblica praticados por funcionrios pblicos:

CRIME
PECULATO DIVIDE-SE EM: PECULATOAPROPRIAO E PECULATO-DESVIO

CONDUTA Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio.

CONSUMAO A consumao no peculatoapropriao ocorre quando o indivduo age como se fosse dono do objeto. Por sua vez, no peculato-desvio ocorre quando o indivduo desvia o bem, sendo irrelevante se consegue ou no proveito prprio ou alheio.

TENTATIVA

PECULATO-FURTO

O funcionrio pblico, embora no Ocorre quando o funcionrio tendo a posse do dinheiro, valor pblico subtrai ou concorre ou bem o subtrai ou concorre para para que seja subtrado. que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO


Quanto aos delitos acima, se o Refere-se aos delitos acima. funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem. A reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Apropriar-se de dinheiro ou O crime se consuma no no em que o qualquer utilidade que, no momento exerccio do cargo, recebeu por funcionrio recebe a coisa, mas no momento em que, erro de outrem. tendo sua posse, dela se apropria.

PECULATO CULPOSO

PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM

INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES

Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica, com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.

O crime FORMAL, atingindo a consumao no momento em que as informaes falsas passam a fazer parte do sistema de informaes.

MODIFICAO OU ALTERAO NO AUTORIZADA DE SISTEMA DE INFORMAES

Modificar ou alterar, o funcionrio, Crime de MERA CONDUTA, sistema de informaes ou consumando-se com a programa de informtica sem alterao ou modificao. autorizao ou solicitao de autoridade competente. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado. Extraviar livro oficial ou qualquer documento de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente. Trata-se de crime de MERA CONDUTA. Consuma-se o delito com a realizao das condutas definidas na norma incriminadora, sendo irrelevante a ocorrncia de

EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO


dano para a administrao pblica.

Dar s verbas ou rendas pblicas O crime consumado com a aplicao diversa da estabelecida aplicao irregular de rendas e EMPREGO em lei. verbas pblicas, no bastando IRREGULAR DE a simples indicao sem VERBAS OU RENDAS execuo. PBLICAS

CONCUSSO

Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida.

A concusso um delito FORMAL e a consumao ocorre com a exigncia, no momento que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo. Trata-se de crime Formal e o delito se consuma no momento da exigncia ou do emprego do meio vexatrio ou gravoso.

EXCESSO DE EXAO

Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso que a lei no autoriza; OU se desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. A pena aumentada de um tero se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional.

CORRUPO PASSIVA

Trata-se de crime Formal e o delito se consuma no momento em que a solicitao chega ao conhecimento do terceiro ou quando o funcionrio recebe a vantagem ou aceita a promessa de sua entrega.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO


Retardar ou deixar de praticar, Consuma-se o delito com a indevidamente, ato de ofcio, ou omisso, retardamento ou pratic-lo contra disposio realizao do ato. expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo. O crime se consuma com o acesso do preso ao aparelho telefnico, ainda que no consiga utiliz-lo.

PREVARICAO

PREVARICAO IMPRPRIA

CONDESCENDNCIA CRIMINOSA

Deixar o funcionrio, por CRIME OMISSIVO PRindulgncia, de responsabilizar PRIO, consumando-se com a subordinado que cometeu simples conduta negativa. infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. H agravante se o interesse ILEGTIMO. Consuma-se o delito com a realizao do primeiro ato de patrocnio, independentemente da obteno do resultado pretendido.

ADVOCACIA ADMINISTRATIVA

ABANDONO DE FUNO

Abandonar cargo pblico, fora dos Delito OMISSIVO PRPRIO. casos permitidos em lei. Consuma-se com o afastamento do cargo por tempo juridicamente relevante.

EXERCCIO FUNCIONAL ILEGALMENTE ANTECIPADO OU PROLONGADO

Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso.

Consuma-se o delito no momento em que o funcionrio pratica o primeiro ato de ofcio.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO


Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo, e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao. O delito consumado no momento do ato da revelao do segredo. Por ser um crime formal, independe da real ocorrncia de dano, bastando a potencialidade.

VIOLAO DE SIGILO FUNCIONAL

VIOLAO DE SIGILO FUNCIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAO

Permitir ou facilitar, mediante O delito consumado no atribuio, fornecimento e momento da permisso ou emprstimo de senha ou qualquer facilitao. outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; Utilizar, indevidamente, o acesso restrito.

VIOLAO DO SIGILO DE PROPOSTA DE CONCORRNCIA

Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo.

A consumao ocorre no momento em que o funcionrio ou o terceiro toma conhecimento do contedo da proposta.

VIOLNCIA ARBITRRIA

Praticar violncia, no exerccio de Consuma-se o delito com a funo ou a pretexto de exerc-la prtica da violncia.

4. (AFRFB / 2009) luz da aplicao da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Marcos, funcionrio pblico concursado, ao chegar na sua nova repartio, pegar computador da sua sala de trabalho e levar para casa junto com a impressora e resmas de papel em uma sacola grande com o fim de us-los em casa para fins recreativos: I. Na hiptese, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica. II. Marcos comete crime contra a Administrao da Justia. III. Marcos comete o crime de peculato-furto, previsto no 1 do art. 312 do Cdigo Penal Brasileiro, pois se valeu da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

IV. Marcos no cometeria o crime de peculato, descrito no enunciado do problema, se o entregasse para pessoa da sua famlia utilizar, pois o peculato caracteriza-se pelo proveito prprio dado ao bem. a) Todas esto incorretas. b) I e III esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) Somente I est correta. e) II e IV esto corretas. GABARITO: D COMENTRIOS: Vamos analisar cada item: Item I Correto Marcos comete o delito de PECULATO previsto no caput do artigo 312. Item II Incorreto Marcos comete crime contra a Administrao Pblica Item III Incorreto Ele no comente peculato-furto, pois possui a POSSE do bem, logo no se enquadra no pargrafo 1 do artigo 312 que dispe: Art. 312 [...] 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Item IV No crime de peculato no importa se o desvio foi para o bem do indivduo ou alheio, nos termos do caput do artigo 312. Veja: Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio.

5. (PROCURADOR BACEN / 2002) A, funcionrio pblico, que o responsvel por estabelecimento hospitalar estadual, exige dos segurados pagamento adicional pelos servios prestados. Nesta hiptese, A responder por:

A) corrupo ativa. www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

B) apropriao indbita. C) corrupo passiva. D) concusso. E) extorso indireta.

GABARITO: D COMENTRIOS: Perceba que o ncleo do tipo apresentado na questo o verbo EXIGIR. Sendo assim, temos o delito de concusso, tipificado nos seguintes termos:

Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida

O delito de concusso se tipifica quando o funcionrio pblico exige, impe, ameaa ou intima a vantagem espria (este termo j foi utilizado em provas) e o sujeito passivo cede exigncia pelo temor. Em outros termos, o crime de concusso uma espcie de extorso praticada pelo funcionrio pblico, com abuso de autoridade, contra particular que cede ou vir a ceder em face do metu publicae potestatis (medo do poder pblico).

OBSERVAES IMPORTANTES:
1 E SE O AGENTE EXIGE VANTAGEM QUE BENEFICIA A PRPRIA ADMINISTRAO PBLICA? NESTE CASO, NO H CONCUSSO, PODENDO OCORRER O DELITO DE EXCESSO DE EXAO. 2 E SE NO H EXIGNCIA, MAS MERA SOLICITAO? NO H CONCUSSO, PODENDO HAVER CORRUPO PASSIVA (AINDA VEREMOS). MAS PROFESSOR, QUAL A DIFERENA ENTRE EXIGNCIA E

SOLICITAO? NO SE PREOCUPE COM DIFERENAS PRTICAS E, PARA A SUA PROVA, ATENTE PARA O VERBO QUE EST SENDO UTILIZADO. S SER CONCUSSO SE O VERBO FOR EXIGIR!!!

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

6. (TCE-GO / 2009) Joo, funcionrio pblico, exigiu de Paulo a quantia de R$ 10.000,00 para dar andamento a processo administrativo de seu interesse. Paulo recusou-se a pagar a referida quantia e comunicou o ocorrido ao superior hierrquico de Joo. Nesse caso, Joo cometeu A) crime de corrupo passiva consumada. B) apenas ilcito administrativo. C) crime de tentativa de concusso. D) crime de concusso consumado. E) crime de tentativa de corrupo passiva. GABARITO: D COMENTRIOS: A concusso um delito FORMAL e encontra-se tipificado no art. 316 do Cdigo Penal. Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. A consumao ocorre com a exigncia, no momento que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo. Desta forma, no h qualquer necessidade de que a exigncia seja atendida para a consumao do delito

7. (CGU / 2006) A (funcionrio pblico federal), nessa qualidade, com intuito de prejudicar B (contribuinte), exige contribuio social que sabia indevida. A comete o crime de: A) Extenso. B) Estelionato. C) Excesso de exao. D) Violncia arbitrria. E) Concusso.

GABARITO: C

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

COMENTRIOS: Falou em exigncia de tributo ou contribuio social, automaticamente voc deve lembrar do excesso de exao, que se encontra tipificado nos seguintes termos:

Art. 316 [...] 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza

Podemos dizer que o excesso de exao uma espcie do gnero concusso. Digo isto porque a diferena fundamental que aqui o indivduo no visa a proveito prprio ou alheio, mas, no desempenho de sua funo, excede-se nos meios de execuo. Sendo assim, imagine que um Auditor Fiscal, a fim de obter o pagamento do ISS devido pela construtora JUVENAL S.A, estaciona dez carros de som em frente empresa e comea a cantar um jingle dizendo: JUVENAL, SEU CARA DE PAU, PAGUE O TRIBUTO E SEJA LEGAL. Obviamente h o emprego de um meio vexatrio (causa humilhao, tormento, vergonha) e, consequentemente, excesso de exao. Outra situao: Tcio exige contribuio social de determinada empresa, sabendo que ela isenta. Claramente exigiu pagamento que sabe ser indevido. Logo, caracteriza o delito de Excesso de Exao.

8. (CGU / 2008) Godofredo (funcionrio pblico federal), procrastina, indevidamente, ato de ofcio, previsto em lei, o qual deve ser executado em prazo prescrito para que produza seus efeitos normais, para satisfazer sentimento pessoal. Godofredo comete o crime de: A) Advocacia administrativa. B) Prevaricao. C) Condescendncia criminosa. D) Concusso. E) Excesso de exao.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

GABARITO: B COMENTRIOS: A banca tenta confundir o candidato ao utilizar o termo procrastinar, que nada mais do que um sinnimo para retardar. Ao entendermos esta palavra, e com a informao de que o indivduo visa satisfazer sentimento pessoal, no resta dvida de que se trata do crime de prevaricao:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal

9. (AUDITOR FISCAL DO TRABALHO / 2003) Assinale a opo correta. Jos da Silva, funcionrio pblico municipal, encontrava- se em servio na caixa de recebimentos de impostos prediais, local prprio para pagamentos de tributos em atraso. No final do dia, ao invs de depositar todos os valores recebidos na conta da Fazenda Pblica, desviou dois cheques com a ajuda do bancrio Joo, depositando-os em sua conta particular, pretendendo devolver a importncia aos cofres pblicos no prazo de 3 dias. A) se Jos da Silva restituir a importncia devida aos cofres pblicos antes da sentena, ser extinta a sua punibilidade. B) Joo responder em co-autoria por peculato culposo. C) Jos da Silva no faz jus extino da punibilidade mesmo que restitua a importncia, pois cometeu crime de peculato doloso. D) Joo no responder de modo algum em coautoria com Jos de Silva. E) Jos da Silva no cometer qualquer crime se devolver a importncia aos cofres pblicos antes do recebimento da denncia j ofertada pelo Ministrio Pblico.

GABARITO: C COMENTRIOS: NO EXISTE EXTINO DE PUNIBILIDADE NO CASO DO PECULATO DOLOSO!!! Na questo em tela, fica bem claro que Jos da Silva quis cometer o delito. Logo, no h que se falar em culpa e muito menos em restituio (para extinguir a punibilidade). J pensou se fosse diferente...Um ladro furta sua carteira porque quer ir assistir a uma partida de futebol e, trs dias depois devolve o dinheiro, extinguindo a punibilidade...Seria um grande absurdo!!! www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

10. (AUDITOR FISCAL DO TRABALHO / 2006) O funcionrio que, sabendo devida a contribuio social, emprega na cobrana meio gravoso que a lei no autoriza, pratica crime de: A) corrupo passiva. B) prevaricao. C) advocacia administrativa. D) excesso de exao. E) corrupo ativa.

GABARITO: D COMENTRIOS: Vamos l...Para no errar em prova.... Falou em emprego de meio gravoso, vexatrio, tributo ou contribuio social....Automaticamente voc lembra do

EXCESSO

DE

EXAO.

11. ( Procurador do Municpio de SP / 2008) A concusso e a corrupo ativa so crimes A) permanentes. B) formal e material, respectivamente. C) materiais. D) formais. E) material e formal, respectivamente. GABARITO: D COMENTRIOS: Como voc j sabe, o crime formal aquele que embora possa ter um resultado, independe dele para a consumao. Diferentemente, no delito material, o resultado imprescindvel. Na concusso a consumao ocorre com a simples exigncia. Na corrupo ativa consuma-se no momento em que o funcionrio pblico toma conhecimento da oferta ou promessa. Diante do exposto, por no haver dependncia de qualquer resultado para a caracterizao dos supracitados delitos, podemos afirmar que estamos diante de dois crimes FORMAIS. www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

12. ( MPE-RS / 2008) Paulo, policial de trnsito, encontrava-se em gozo de frias e observou um veculo parado em local proibido. Abordou o motorista, de quem, declinando sua funo, solicitou a quantia de R$ 50,00 para no lavrar a multa relativa infrao cometida. Nesse caso Paulo A) responder pelo delito de concusso. B) responder pelo delito de corrupo ativa. C) responder pelo delito de corrupo passiva. D) no responder por nenhum delito porque estava de frias. E) responder pelo delito de prevaricao. GABARITO: C COMENTRIOS: Caro aluno, muda alguma coisa o fato de o funcionrio estar ou no de frias? A resposta negativa, pois o que importa se ele utilizou-se ou no de sua funo. No caso em tela o policial de trnsito, valendo-se de sua funo, SOLICITA determinada quantia. Neste caso h caracterizao da CORRUPO PASSIVA.

13. (PFN / 2006) Delbio, funcionrio pblico, motorista do veculo oficial - Placa OF2/DF, indevidamente, num final de semana, utiliza-se do carro a fim de viajar com a famlia. No domingo, noite, burlando a vigilncia, recolhe o carro na garagem da Repartio. Delbio cometeu crime de:

A) peculato. B) apropriao indbita. C) peculato de uso. D) peculato-desvio. E) furto.

GABARITO: D COMENTRIOS: Esse tipo de questo exige um grande cuidado. Conforme j vimos, o peculato possui diversas espcies, dentre elas o peculato-desvio e o peculatoapropriao. Encontra-se tipificado no artigo 312 do CP nos seguintes termos:

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. (grifei)

Claramente, com base no caso apresentado, a resposta desta questo peculatodesvio, pois o agente no se apropria do bem, mas o desvia em proveito prprio ou alheio. Mas, professor, est incorreto afirmarmos que se trata de peculato (termo genrico)? PARA A BANCA, SIM, EST INCORRETO, pois h uma resposta mais completa. Deste modo, MUITO CUIDADO NA HORA DA PROVA. Perceba que a banca coloca o peculato logo na alternativa A a fim de enganar os candidatos. Assim, enquanto no for criado o Cdigo Penal dos concurseiros, tipificando a conduta de iludir candidatos que se mataram de estudar....COMECE A PENSAR COMO A BANCA, no seu caso, a VUNESP!!!

14. (SEFAZ PI / 2001) No crime de prevaricao:

A) o crime praticado por particular contra a administrao pblica. B) h a prtica de violncia no exerccio da funo. C) o funcionrio pblico apropria-se de valor de que tem a posse em razo do cargo. D) h a aplicao diversa de verbas ou rendas pblicas, estabelecida em lei. E) retarda-se ou deixa-se de praticar indevidamente ato de ofcio para satisfao de interesse pessoal.

GABARITO: E COMENTRIOS: Para esta questo, vale analisarmos as alternativas. Alternativa A Incorreta A prevaricao crime praticado por funcionrio pblico contra a Administrao.

Alternativa B Incorreta O delito no traz previso de violncia. Observe:

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

A banca tenta, de forma tnue, confundir prevaricao com violncia arbitrria.

Alternativa C Incorreta Trata do delito de PECULATO.

Alternativa D Incorreta Crime de emprego irregular de verbas ou rendas pblicas.

Alternativa E Correta Aqui sim temos o delito de prevaricao previsto no artigo 319 do Cdigo Penal.

15. (AFRF / 2002) Em relao ao crime de concusso, pode-se afirmar que: A) o crime consuma-se com a simples exigncia da vantagem. B) a ameaa para a prtica do crime no absorvida pela concusso. C) o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. D) o crime consuma-se com a efetiva percepo da vantagem exigida. E) o crime apenado com deteno. GABARITO: A COMENTRIOS: Caro(a) aluno(a), nesta questo, mais uma vez, fica bem clara a importncia do conhecimento do quadro-resumo apresentado no comeo de nossa aula. A concusso um delito FORMAL e a consumao ocorre com a simples exigncia da vantagem, no momento em que esta chega ao conhecimento do sujeito passivo. O sujeito ativo do delito s pode ser o funcionrio pblico, pois trata-se de delito prprio. Alem disso, no importa como foi feita a exigncia (com ou sem ameaa).

16. (PAPILOSCOPISTA POLICIAL RJ / 2002) Em face do delito de peculato, podese afirmar que: A) s pode ser cometido por funcionrio pblico, mesmo em co-autoria; B) em caso de crime culposo, a reparao do dano sempre extingue a punibilidade;

www.pontodosconcursos.com.br

20

PROFESSOR: PEDRO IVO

C) em caso de crime culposo, a reparao do dano, se precede a denncia, extingue a punibilidade; mas se lhe posterior to somente reduz a pena metade; D) no se configura em caso de apropriao de bem particular, uma vez que cuida de proteger o errio; E) no cuida de bens imveis, mas apenas de dinheiro, valor ou bem mvel.

GABARITO: E COMENTRIOS: Alternativa A Incorreta Existe a possibilidade de o particular ser responsabilizado pelo peculato, desde que o tenha cometido junto com o funcionrio pblico e sendo conhecedor desta qualidade especial do agente. (Concurso de pessoas)

Alternativa B Incorreta A reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta.

Art. 312 [...] 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta.

Alternativa C Incorreta Essa aqui o examinador foi criativo!!! Misturou o conceito do arrependimento posterior com o peculato culposo (acima apresentado). O arrependimento posterior, que voc j conhece bem, encontra previso no CP da seguinte forma:

Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Alternativa D Incorreta Pode abranger bem particular, nos termos do artigo 312 do CP:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio

Alternativa E Correta Perfeita a alternativa. Precisamos ter ateno ao que est disposto no artigo do cdigo penal. Como se percebe, ele s fala em DINHEIRO, VALOR E BEM MVEL.

17. (JUIZ DE DIREITO-SP / 2005) Funcionrio pblico A deixa, propositadamente, a porta do prdio da repartio aberta , sabendo que seu amigo, no-funcionrio B ir nele penetrar e subtrair objetos valiosos da administrao. Neste caso: A) A responder por peculato-furto e B por peculato-apropriao; B) ambos respondero por peculato-furto; C) A responder por peculato culposo e B por peculato-furto; D) A responder por peculato-apropriao e B por furto simples. E) N.R.A

GABARITO: B COMENTRIOS: No artigo 312, temos a caracterizao do chamado peculato-furto que, segundo o STF, ocorre quando o funcionrio pblico no detm a posse da coisa (valor, dinheiro ou outro bem mvel) em razo do cargo que ocupa, mas sua qualidade de funcionrio pblico propicia facilidade para a ocorrncia da subtrao, devido ao trnsito que mantm no rgo pblico em que atua ou desempenha suas funes. Observe o texto legal:

Art. 312 [...] 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

No caso em tela, A incide no pargrafo 1 do artigo 312 e B, como tem conhecimento da qualidade de funcionrio pblico de seu amigo (Art. 30 do CP), responder tambm pelo peculato-furto.

18. (TRE GO / 2009) No que se refere administrao pblica, assinale a opo correta. A) No crime de corrupo passiva, se, por causa do delito, o funcionrio retardar a prtica de ato de ofcio, haver mero exaurimento da conduta delituosa, que no conduz ao aumento de pena. B) No crime de prevaricao, a satisfao de interesse ou sentimento pessoal, que motiva a prtica do crime, necessria para a existncia do crime. C) Pratica crime de prevaricao o funcionrio que deixa, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. D) No crime de advocacia administrativa, a legitimidade ou ilegitimidade do interesse privado patrocinado perante a administrao pblica no influi na pena. E) N.R.A

GABARITO: B COMENTRIOS: Alternativa A Incorreta Contraria o pargrafo 1 do artigo 317, que traz causa de aumento de pena para a situao em que o funcionrio retarda a prtica de ato de ofcio em virtude da corrupo passiva. Veja:

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional.

Alternativa B Correta O artigo 319 dispe:

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

No que diz respeito ao delito de prevaricao, o tipo penal possui dois elementos SUBJETIVOS: Dolo; A expresso para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Sem esta finalidade especfica em consonncia com o dolo, a conduta atpica.

Alternativa C Incorreta Trata da condescendncia criminosa, tipificada no artigo 320 do Cdigo Penal, e no da prevaricao:

Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

Alternativa D Incorreta Na advocacia administrativa, a legitimidade ou ilegitimidade do interesse patrocinado influencia na pena, sendo maior, obviamente, se for ilegtimo. Veja:

Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Pargrafo nico - Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da multa.

19. (AUDITOR TCE AL / 2006) Para efeitos penais,

A) considera-se funcionrio pblico quem trabalha para empresa prestadora de servios conveniada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica. B) no se considera funcionrio pblico quem exerce funo pblica transitria, apesar de remunerada. www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

C) no se considera funcionrio pblico quem exerce cargo pblico no remunerado. D) no se considera funcionrio pblico quem exerce emprego pblico transitrio e no remunerado. E) considera-se funcionrio pblico apenas quem exerce funo em entidade paraestatal.

GABARITO: A COMENTRIOS: A definio de funcionrio pblico para fins penais encontra-se disposta no artigo 327 nos seguintes termos:

Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. Resumindo:

FUNCIONRIO

PBLICO QUALQUER

PESSOA

FSICA COM OU

QUE SEM

EXERCE

FUNO

NO ESQUEA!

PBLICA,

TTULO,

REMUNERAO.

(ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA) FUNCIONRIO PBLICO POR EQUIPARAO PESSOA FSICA QUE ATUA EM ENTIDADE PARAESTATAL OU EM EMPRESA PRIVADA, CONTRATADA OU CONVENIADA, PARA A EXECUO DE ATIVIDADE TPICA. OBSERVAO 01 A EQUIPARAO APLICA-SE AO SUJEITO ATIVO DO DELITO. OBSERVAO 02 NO CASO DE OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSO OU DE FUNO DE DIREO OU ASSESSORAMENTO DE RGO DA ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA, A PENA SER AUMENTADA DA TERA PARTE.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Agora vamos analisar as alternativas: Alternativa A Correta Destacada em vermelho, est em perfeita consonncia com o disposto no final do pargrafo 1 do artigo 327. Alternativa B Incorreta No importa para a definio de funcionrio pblico para fins penais se exerce a funo pblica de forma transitria ou no. Alternativa C Incorreta Tambm no importa se remunerado ou no o trabalho. Alternativa D Incorreta As regras acima citadas valem tanto para cargos quanto para empregos pblicos. Alternativa E Incorreta Contraria o caput do artigo 327.

20. (METRO-SP / 2008) Durante um julgamento perante o Tribunal do Jri, um jurado, que em sua vida normal exerce a funo de vendedor, solicitou R$ 10000,00 (dez mil reais) ao advogado do ru para votar pela absolvio deste. O jurado: A) cometeu crime de corrupo ativa. B) cometeu crime de corrupo passiva. C) cometeu crime de concusso. D) cometeu crime de prevaricao. E) no cometeu nenhum crime, pois no era funcionrio pblico. GABARITO: B COMENTRIOS: O cdigo penal, ao definir o conceito de funcionrio pblico para fins penais, dispe: Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. O jurado exerce funo pblica, transitria e sem remunerao, enquadrando-se no grupo dos chamados agentes honorficos. Deste modo podemos afirmar que o jurado considerado funcionrio pblico para fins penais e, no caso em questo, como SOLICITA vantagem indevida, comete corrupo passiva.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

21. (AUDITOR TCE SP / 2008 - Adaptada) O crime de advocacia administrativa previsto no art. 321 do Cdigo Penal: A)exige que o sujeito ativo seja advogado. B)ocorre unicamente no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. C)consuma-se o delito com a realizao do primeiro independentemente da obteno do resultado pretendido. ato de patrocnio,

D)ocorre no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio. E)exige que o interesse patrocinado seja ilegtimo.

GABARITO: C COMENTRIOS: Relembrando, o crime de advocacia administrativa est presente no Cdigo Penal nos seguintes termos:

Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio

Alternativa A Incorreta A advocacia administrativa crime prprio, podendo ser praticado por funcionrio pblico. Embora parea pelo nome, no tem nenhuma relao com o exerccio da advocacia (realizada pelo profissional da rea de Direito).

Alternativa B Incorreta O artigo 321 abrange toda a administrao pblica e no apenas a administrao fazendria.

Alternativa C Correta Mais uma vez o quadro resumo do incio da aula suficiente para que voc acerte a questo. Como vimos, a advocacia administrativa consuma-se com a realizao do primeiro ato de patrocnio, independentemente da obteno do resultado pretendido.

Alternativa D Incorreta Essa alternativa est incorreta e trata de um delito novo criado pelo examinador, mas no da advocacia administrativa. www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Alternativa E Incorreta O delito de advocacia administrativa independe se o interesse patrocinado legtimo ou ilegtimo. Caso ilegtimo, o crime qualificado.

22. (PGE MA / 2003) Para efeitos penais, considera-se funcionrio pblico quem exerce: A) cargo ou emprego pblico, mas no funo pblica transitria. B) cargo, emprego ou funo pblica, ainda que sem remunerao. C) emprego ou funo pblica, mas no cargo pblico remunerado. D) cargo, emprego ou funo pblica, desde que remunerados. E) cargo ou funo pblica, mas no emprego pblico transitrio.

GABARITO: B COMENTRIOS: Nos termos do caput do artigo 327, considera-se funcionrio pblico quem exerce:

1- CARGO 2- EMPREGO 3- FUNO PBLICA

DE FORMA TRANSITRIA OU NO. COM OU SEM REMUNERAO.

23. (TJ SE / 2004) Assinale a alternativa correta. A) Para efeitos penais, funcionrio pblico aquele que exerce cargo pblico remunerado, no sendo assim considerados aqueles que exercem emprego ou funo pblica. B) O funcionrio pblico que se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, responde por crime de prevaricao. C) O funcionrio pblico que exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, responde por crime de concusso.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

D) Solicitao de vantagem indevida feita por funcionrio pblico, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, corresponde ao crime de excesso de exao. E) O funcionrio pblico que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o intuito de satisfazer sentimento ou interesse pessoal, responde por crime de condescendncia criminosa.

GABARITO: C COMENTRIOS: Vamos analisar as alternativas. Alternativa A Incorreta J vimos exaustivamente que o conceito de funcionrio pblico para fins penais abrange cargo, emprego e funo. Alternativa B Incorreta Responde por peculato e no por prevaricao. Alternativa C Correta Corresponde exata definio da concusso. Alternativa D Incorreta Solicitar vantagem caracteriza a corrupo passiva e no excesso de exao. Perceba, caro(a) aluno(a), que o conhecimento do VERBO relacionado com o delito essencial para a resoluo da maioria das questes. Alternativa E Incorreta Trata da prevaricao e no da condescendncia criminosa. O funcionrio no age por indulgncia e sim para satisfazer sentimento ou interesse pessoal.

24. (TCE-AL / 2008) Pratica o crime de condescendncia criminosa A)o funcionrio pblico que, para satisfazer interesse pessoal, deixa de praticar ato de ofcio. B)o funcionrio pblico que, por indulgncia, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo. C)a pessoa que presta a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime. D)a pessoa que solicita vantagem para si, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. E)o funcionrio que, valendo-se de sua condio, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica. GABARITO: B COMENTRIOS: Questo fcil que exige do candidato o conhecimento da tipificao do delito de condescendncia criminosa previsto no art. 320 do CP: www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente

25. (OAB SP / 2005) O funcionrio que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo, comete crime de: A) prevaricao. B) omisso funcional criminosa. C) condescendncia criminosa. D) advocacia administrativa. E) N.R.A

GABARITO: C COMENTRIOS: Essa questo poderia deixar dvidas, pois a banca no cita que o superior deixou de responsabilizar o funcionrio por indulgncia. Sendo assim, poderiamos pensar tambm no delito de prevaricao.
A EXPRESSO POR INDULGNCIA SIGNIFICA QUE O SUPERIOR HIERRQUICO DEIXA DE AGIR POR TOLERNCIA, CLEMNCIA, BRANDURA, ETC. SE A RAZO DA CONDUTA O ATENDIMENTO DE SENTIMENTO OU INTERESSE PESSOAL, O FATO CONSTITUI PREVARICAO. SE H PRETENSO DE OBTER VANTAGEM INDEVIDA, CASO DE CORRUPO PASSIVA.

Esse tipo de questo j apareceu mais de uma vez em prova e o entendimento sempre foi o mesmo. Sendo assim, para a SUA PROVA PENSE o seguinte: SE O EXAMINADOR TRATAR DE MANEIRA GENRICA NA EXPRESSO: DEIXA DE RESPONSABILIZAR SUBORDINADO CASO DE CONDESCENDNCIA CRIMINOSA.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

Mas professor!!! No caberia recurso? Sim, eu at concordo, mas se a VUNESP vai aceitar ou no o recurso outra histria. Melhor no arriscar e garantir os pontos...

26. (Promotor MPE MG / 2005) Sobre os crimes contra a administrao pblica: A) o gari que recebe dinheiro do particular, agradecido, no perodo de natal comete crime. B) o estagirio do juiz que exige vantagem indevida de acusado comete corrupo passiva. C) o funcionrio pblico que indiretamente exige vantagem comete crime de corrupo ativa. D) o particular que oferece vantagem a funcionrio pelo trabalho j realizado no comete crime. E)N.R.A.

GABARITO: D COMENTRIOS: Vamos analisar as alternativas:

Alternativa A Incorreta Trata da situao em que o funcionrio recebe determinado valor, no natal, como forma de agradecimento. Nesta situao, no h qualquer delito, tendo em vista que no uma vantagem ilcita.

Alternativa B Incorreta Se h EXIGNCIA, no corrupo passiva e sim concusso!!!

Alternativa C Incorreta NOVAMENTE O VERBO EXIGIR!!! Exigir concusso e no corrupo!!!

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Alternativa D Correta A tipificao s existe para o caso em que a vantagem oferecida para ato ainda no praticado.
EXIGIR CONCUSSO E NO CORRUPO!!!

27. (Analista Judicirio TRT / 2004) Maria sub-chefe de um Departamento da Prefeitura Municipal de sua cidade e descobriu que uma funcionria, subordinada sua, havia desviado valores em dinheiro da municipalidade em proveito prprio. Como sabia que essa funcionria passava por dificuldades financeiras e como no tinha competncia para puni-la, ficou penalizada e no adotou nenhuma providncia, tendo o fato sido descoberto em auditoria realizada um ano depois. Nesse caso, Maria A) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no tinha competncia para punir a funcionria que cometeu a infrao. B) cometeu crime de condescendncia criminosa, pois deixou de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. C) cometeu crime de prevaricao, pois deixou de praticar ato de ofcio por sentimento pessoal. D) cometeu crime de peculato doloso, porque, mesmo sabendo do desvio de valores, deixou de responsabilizar a funcionria que cometeu a infrao. E) cometeu crime de peculato culposo, porque, por negligncia e omisso, possibilitou a concretizao do desvio.

GABARITO: B COMENTRIOS: J tratamos de uma importante palavra relacionada com um determinado delito: o termo indulgncia, lembra-se? Eu disse que: A EXPRESSO POR INDULGNCIA SIGNIFICA QUE O SUPERIOR HIERRQUICO DEIXA DE AGIR POR TOLERNCIA, CLEMNCIA, BRANDURA, ETC. www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Esta expresso relaciona-se com o delito de condescendncia criminosa tipificado no CP nos seguintes termos:

Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

No caso em questo, Maria no toma nenhuma providncia por clemncia. Sendo assim, caracteriza o delito de condescendncia criminosa.

28. (PREFEITURA DE NATAL / 2008) luz da doutrina e jurisprudncia dos crimes praticados por servidores pblicos contra a Administrao Pblica, julgue as afirmaes abaixo relativas a prevaricao, peculato e advocacia administrativa, no que se refere classificao dos crimes funcionais em prprios e imprprios: I. A prevaricao crime funcional prprio. II. O peculato crime funcional imprprio. III. A advocacia administrativa crime funcional prprio. IV. No crime funcional prprio, o delito s pode ser praticado por funcionrio pblico, sob pena de atipicidade absoluta (o fato torna-se atpico ).

a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) I e IV esto incorretos. d) I e III esto incorretos. e) II e IV esto incorretos.

GABARITO: A COMENTRIOS: Muitos candidatos erram esta questo por confundirem o conceito de crime comum/prprio com crime FUNCIONAL prprio/imprprio. O crime comum, como voc j sabe, aquele que no exige uma caracterstica especial do agente. Diferentemente, o delito prprio aquele que necessita de uma qualificao especial para que possa ser caracterizado. Um exemplo claro de um crime prprio a prevaricao, pois a qualidade de funcionrio pblico do agente caracterstica essencial. www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Mas professor, se a prevaricao crime prprio, como afirmar que todas as alternativas esto corretas? Justamente porque a questo no trata do crime prprio que se ope ao comum e sim do delito FUNCIONAL prprio que se ope ao imprprio. Vamos compreender melhor: O crime FUNCIONAL imprprio aquele em que caso no haja a figura do funcionrio pblico no ocorre a atipicidade e sim a classificao em outro crime. No caso do peculato, por exemplo, se o indivduo no for funcionrio pblico teremos a apropriao indbita. Assim, podemos dizer FUNCIONAL IMPRPRIO. que o Peculato um crime PRPRIO E

Diferentemente, no crime funcional prprio, o delito s pode ser praticado por funcionrio pblico, sob pena de atipicidade absoluta, ou seja, o fato torna-se atpico. o caso da prevaricao e da advocacia administrativa.

29. (TRE SC / 2005) Assinale a alternativa CORRETA. A) A punibilidade do peculato culposo se extinge com a reparao do dano mesmo aps a prolao da sentena condenatria irrecorrvel. B) O crime de advocacia administrativa s pode ser praticado pelo funcionrio pblico, que precisa ser bacharel em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. C) O abandono de funo, ainda que outrem substitua o agente e perdure por pouco tempo, basta para a tipificao do crime previsto no artigo 323 do Cdigo Penal. D) A prevaricao crime que apenas o particular pode praticar contra a Administrao em geral. E) N.R.A GABARITO: E COMENTRIOS: Vamos analisar. Alternativa A Incorreta A punibilidade no peculato culposo s extinta se a reparao do dano ocorre ANTES da prolao da sentena irrecorrvel. Posteriormente sentena, a pena reduzida metade. Art. 312 [...] 3 - [...] a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta.

www.pontodosconcursos.com.br

34

Advocacia Administrativa no temnadaaver comADVOGADO!

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO Alternativa B Incorreta s vezes, eu no entendo de onde vem tanta criatividade por parte da banca. Necessidade em ser bacharel em direito e inscrito na ordem para praticar advocacia administrativa foi demais!!! Alternativa C Incorreta Segundo entendimento jurisprudencial, para caracterizar o delito o abandono deve ser por um perodo razovel e deve acarretar ao menos a probabilidade de dano ao poder pblico. Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei.

Exemplo: Em um determinado setor, Tcio exerce a funo de chefia e, visando participar de uma festa, abandona o cargo. Mvio, amigo de Tcio, sempre o substituiu quando necessrio e, no primeiro dia de ausncia do colega, assume as funes, dando andamento normal ao expediente. Neste caso, poder ser caracterizado o delito de abandono de cargo? A resposta negativa, pois no houve probabilidade de dano para a Administrao. Alternativa D Incorreta A prevaricao um crime praticado por funcionrio pblico contra a Administrao em geral. Como todas esto incorretas, a resposta a alternativa E (Nenhuma das Respostas Anteriores). 30. (DEFENSORIA PBLICA MS / 2008) No que diz respeito aos crimes contra a Administrao Pblica, assinale a alternativa que traz, apenas, crimes prprios no que concerne ao sujeito ativo. A) Trfico de influncia; abandono de funo; violao de sigilo funcional. B) Usurpao de funo pblica; prevaricao; peculato. C) Corrupo passiva; condescendncia criminosa; advocacia administrativa. D) Favorecimento pessoal; concusso; violncia arbitrria. E) N.R.A. GABARITO: C COMENTRIOS: O que a banca quer a alternativa em que temos somente delitos cometidos por funcionrios pblicos contra a Administrao em geral, ou seja, crimes descritos no quadro resumo apresentado no incio da aula e previstos no seu edital. Vamos analisar: www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Trfico de influncia Crime comum; Abandono de funo Crime prprio; Violao de sigilo funcional Crime prprio; Usurpao de funo pblica Crime comum; Prevaricao Crime prprio; Peculato Crime prprio; Corrupo passiva Crime prprio; Condescendncia criminosa Crime prprio; Advocacia Administrativa Crime prprio; Favorecimento pessoal Crime comum; Concusso Crime prprio; Violncia arbitrria Crime prprio;

31. (TCE-AL / 2008) O particular que, em concurso com funcionrio pblico e em razo da funo por este exercida, exige vantagem indevida para ambos pratica o crime de A)explorao de prestgio. B)trfico de influncia. C)corrupo ativa. D)advocacia administrativa. E)concusso. GABARITO: E COMENTRIOS: Este tema no est diretamente previsto no seu edital, entretanto, creio ser necessrio ao menos um conhecimento bsico sobre o assunto no que diz respeito aos crimes contra a Administrao Pblica. Imagine que Tcio, funcionrio pblico, pratica o delito de peculato junto com Mvio, que no faz parte do quadro da Administrao. Poder Mvio, sendo particular, responder pelo citado crime (PECULATO)? A resposta positiva, pois na hiptese de concurso de pessoas, a elementar funcionrio pblico comunicvel, desde que cumprido um requisito essencial: necessrio que o terceiro (particular) tenha conhecimento de que pratica o delito juntamente com um funcionrio pblico. Observe o disposto sobre o tema no Cdigo Penal:

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. Para exemplificar, imagine que Caio convidado por Tcio, funcionrio pblico, para cometer um furto. Sem saber da qualidade especial de Tcio, Caio pratica o delito. Nesta situao, responder Tcio por peculato-furto e Caio por furto. Na questo em tela, como o particular tem conhecimento da qualidade especial do funcionrio, restar caracterizado o crime de corrupo passiva. *******************************************************************************************************
Caro(a) Aluno(a)

Parabns pela aula vencida.

Siga em frente com fora total em busca do seu objetivo.

Agora reta final e o que deixa tudo mais interessante que s depende de voc, do seu esforo, do seu empenho, da sua fora de vontade e da sua dedicao.

Abraos e bons estudos,

Pedro Ivo

"A diferena entre uma pessoa de sucesso e as outras no falta de fora, nem a falta de

conhecimento, mas particularmente a falta de determinao. (Vince Lombardi)

*******************************************************************************************************

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

ARTIGOS DE LEITURA OBRIGATRIA


DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL Peculato Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Peculato culposo 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Peculato mediante erro de outrem Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Insero de dados falsos em sistema de informaes Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado. Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de um a quatro anos, se o fato no constitui crime mais grave. www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Emprego irregular de verbas ou rendas pblicas Art. 315 - Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Concusso Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. Excesso de exao 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. Corrupo passiva Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. 2 - Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Prevaricao Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo: Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. Condescendncia criminosa Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Advocacia administrativa Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Pargrafo nico - Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da multa. Violncia arbitrria Art. 322 - Praticar violncia, no exerccio de funo ou a pretexto de exerc-la: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, alm da pena correspondente violncia. Abandono de funo Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. 1 - Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 2 - Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado Art. 324 - Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. Violao de sigilo funcional Art. 325 - Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1o Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: I permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; II se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. 2o Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Violao do sigilo de proposta de concorrncia Art. 326 - Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - Deteno, de trs meses a um ano, e multa. www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

Funcionrio pblico Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS


1. (ANALISTA JUDICIRIO TRT / 2004) Joo o funcionrio pblico responsvel pelo abastecimento de veculos da Prefeitura de uma cidade. O motorista de um veculo oficial solicitou que abastecesse um veculo particular de sua propriedade, dizendo que iria utiliz-lo em servio. Joo atendeu e efetuou o abastecimento, negligenciando quanto verificao da existncia de autorizao para tanto e quanto veracidade da afirmao feita pelo motorista, que viajou com a famlia para o litoral. Joo, nesse caso, A) cometeu crime de peculato culposo. B) no praticou crime contra a administrao pblica. C) praticou delito de corrupo ativa. D) cometeu crime de condescendncia criminosa. E) praticou delito de prevaricao. 2. (TRE-PI / 2009) O policial que se apropria de quantia em dinheiro encontrada em poder de traficante preso em flagrante, produto da venda de drogas, A) comete crime de corrupo passiva. B) no comete crime contra a administrao pblica. C) comete crime de peculato culposo. D) comete crime de concusso. E) comete crime de peculato doloso. 3. ( INVESTIGADOR / 2006) Pratica o crime de prevaricao, previsto no art. 319 do Cdigo Penal, o agente que: A)Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. B)Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. C)Exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. D)Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi- la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. E)Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

4. (AFRFB / 2009) luz da aplicao da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Marcos, funcionrio pblico concursado, ao chegar na sua nova repartio, pegar computador da sua sala de trabalho e levar para casa junto com a impressora e resmas de papel em uma sacola grande com o fim de us-los em casa para fins recreativos: I. Na hiptese, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica. II. Marcos comete crime contra a Administrao da Justia. III. Marcos comete o crime de peculato-furto, previsto no 1 do art. 312 do Cdigo Penal Brasileiro, pois se valeu da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio. IV. Marcos no cometeria o crime de peculato, descrito no enunciado do problema, se o entregasse para pessoa da sua famlia utilizar, pois o peculato caracteriza-se pelo proveito prprio dado ao bem. a) Todas esto incorretas. b) I e III esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) Somente I est correta. e) II e IV esto corretas. 5. (PROCURADOR BACEN / 2002) A, funcionrio pblico, que o responsvel por estabelecimento hospitalar estadual, exige dos segurados pagamento adicional pelos servios prestados. Nesta hiptese, A responder por: A) corrupo ativa. B) apropriao indbita. C) corrupo passiva. D) concusso. E) extorso indireta. 6. (TCE-GO / 2009) Joo, funcionrio pblico, exigiu de Paulo a quantia de R$ 10.000,00 para dar andamento a processo administrativo de seu interesse. Paulo recusou-se a pagar a referida quantia e comunicou o ocorrido ao superior hierrquico de Joo. Nesse caso, Joo cometeu A) crime de corrupo passiva consumada. B) apenas ilcito administrativo. C) crime de tentativa de concusso. www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

D) crime de concusso consumado. E) crime de tentativa de corrupo passiva. 7. (CGU / 2006) A (funcionrio pblico federal), nessa qualidade, com intuito de prejudicar B (contribuinte), exige contribuio social que sabia indevida. A comete o crime de: A) Extenso. B) Estelionato. C) Excesso de exao. D) Violncia arbitrria. E) Concusso. 8. (CGU / 2008) Godofredo (funcionrio pblico federal), procrastina, indevidamente, ato de ofcio, previsto em lei, o qual deve ser executado em prazo prescrito para que produza seus efeitos normais, para satisfazer sentimento pessoal. Godofredo comete o crime de: A) Advocacia administrativa. B) Prevaricao. C) Condescendncia criminosa. D) Concusso. E) Excesso de exao. 9. (AUDITOR FISCAL DO TRABALHO / 2003) Assinale a opo correta. Jos da Silva, funcionrio pblico municipal, encontrava- se em servio na caixa de recebimentos de impostos prediais, local prprio para pagamentos de tributos em atraso. No final do dia, ao invs de depositar todos os valores recebidos na conta da Fazenda Pblica, desviou dois cheques com a ajuda do bancrio Joo, depositando-os em sua conta particular, pretendendo devolver a importncia aos cofres pblicos no prazo de 3 dias. A) se Jos da Silva restituir a importncia devida aos cofres pblicos antes da sentena, ser extinta a sua punibilidade. B) Joo responder em co-autoria por peculato culposo. C) Jos da Silva no faz jus extino da punibilidade mesmo que restitua a importncia, pois cometeu crime de peculato doloso. D) Joo no responder de modo algum em coautoria com Jos de Silva. E) Jos da Silva no cometer qualquer crime se devolver a importncia aos cofres pblicos antes do recebimento da denncia j ofertada pelo Ministrio Pblico. www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

10. (AUDITOR FISCAL DO TRABALHO / 2006) O funcionrio que, sabendo devida a contribuio social, emprega na cobrana meio gravoso que a lei no autoriza, pratica crime de: A) corrupo passiva. B) prevaricao. C) advocacia administrativa. D) excesso de exao. E) corrupo ativa. 11. (Procurador do Municpio de SP / 2008) A concusso e a corrupo ativa so crimes A) permanentes. B) formal e material, respectivamente. C) materiais. D) formais. E) material e formal, respectivamente. 12. (MPE-RS / 2008) Paulo, policial de trnsito, encontrava-se em gozo de frias e observou um veculo parado em local proibido. Abordou o motorista, de quem, declinando sua funo, solicitou a quantia de R$ 50,00 para no lavrar a multa relativa infrao cometida. Nesse caso Paulo responder pelo delito de concusso. responder pelo delito de corrupo ativa. responder pelo delito de corrupo passiva. no responder por nenhum delito porque estava de frias. responder pelo delito de prevaricao. 13. (PFN / 2006) Delbio, funcionrio pblico, motorista do veculo oficial - Placa OF2/DF, indevidamente, num final de semana, utiliza-se do carro a fim de viajar com a famlia. No domingo, noite, burlando a vigilncia, recolhe o carro na garagem da Repartio. Delbio cometeu crime de: A) peculato. B) apropriao indbita. www.pontodosconcursos.com.br 45

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

C) peculato de uso. D) peculato-desvio. E) furto. 14. (SEFAZ PI / 2001) No crime de prevaricao: A) o crime praticado por particular contra a administrao pblica. B) h a prtica de violncia no exerccio da funo. C) o funcionrio pblico apropria-se de valor de que tem a posse em razo do cargo. D) h a aplicao diversa de verbas ou rendas pblicas, estabelecida em lei. E) retarda-se ou deixa-se de praticar indevidamente ato de ofcio para satisfao de interesse pessoal. 15. (AFRF / 2002) Em relao ao crime de concusso, pode-se afirmar que: A) o crime consuma-se com a simples exigncia da vantagem. B) a ameaa para a prtica do crime no absorvida pela concusso. C) o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. D) o crime consuma-se com a efetiva percepo da vantagem exigida. E) o crime apenado com deteno. 16. (PAPILOSCOPISTA POLICIAL RJ / 2002) Em face do delito de peculato, podese afirmar que: A) s pode ser cometido por funcionrio pblico, mesmo em co-autoria; B) em caso de crime culposo, a reparao do dano sempre extingue a punibilidade; C) em caso de crime culposo, a reparao do dano, se precede a denncia, extingue a punibilidade; mas se lhe posterior to somente reduz a pena metade; D) no se configura em caso de apropriao de bem particular, uma vez que cuida de proteger o errio; E) no cuida de bens imveis, mas apenas de dinheiro, valor ou bem mvel. 17. (JUIZ DE DIREITO-SP / 2005) Funcionrio pblico A deixa, propositadamente, a porta do prdio da repartio aberta , sabendo que seu amigo, no-funcionrio B ir nele penetrar e subtrair objetos valiosos da administrao. Neste caso: A) A responder por peculato-furto e B por peculato-apropriao; B) ambos respondero por peculato-furto; www.pontodosconcursos.com.br 46

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

C) A responder por peculato culposo e B por peculato-furto; D) A responder por peculato-apropriao e B por furto simples. E) N.R.A 18. (TRE GO / 2009) No que se refere administrao pblica, assinale a opo correta. A) No crime de corrupo passiva, se, por causa do delito, o funcionrio retardar a prtica de ato de ofcio, haver mero exaurimento da conduta delituosa, que no conduz ao aumento de pena. B) No crime de prevaricao, a satisfao de interesse ou sentimento pessoal, que motiva a prtica do crime, necessria para a existncia do crime. C) Pratica crime de prevaricao o funcionrio que deixa, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. D) No crime de advocacia administrativa, a legitimidade ou ilegitimidade do interesse privado patrocinado perante a administrao pblica no influi na pena. E) N.R.A 19. (AUDITOR TCE AL / 2006) Para efeitos penais, A) considera-se funcionrio pblico quem trabalha para empresa prestadora de servios conveniada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica. B) no se considera funcionrio pblico quem exerce funo pblica transitria, apesar de remunerada. C) no se considera funcionrio pblico quem exerce cargo pblico no remunerado. D) no se considera funcionrio pblico quem exerce emprego pblico transitrio e no remunerado. E) considera-se funcionrio pblico apenas quem exerce funo em entidade paraestatal. 20. (METRO-SP / 2008) Durante um julgamento perante o Tribunal do Jri, um jurado, que em sua vida normal exerce a funo de vendedor, solicitou R$ 10000,00 (dez mil reais) ao advogado do ru para votar pela absolvio deste. O jurado: A) cometeu crime de corrupo ativa. B) cometeu crime de corrupo passiva. C) cometeu crime de concusso. D) cometeu crime de prevaricao. E) no cometeu nenhum crime, pois no era funcionrio pblico. www.pontodosconcursos.com.br 47

PROFESSOR: PEDRO IVO

21. (AUDITOR TCE SP / 2008 - Adaptada) O crime de advocacia administrativa previsto no art. 321 do Cdigo Penal: A)exige que o sujeito ativo seja advogado. B)ocorre unicamente no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. C)consuma-se o delito com a realizao do primeiro independentemente da obteno do resultado pretendido. ato de patrocnio,

D)ocorre no caso de o agente patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio. E)exige que o interesse patrocinado seja ilegtimo. 22. (PGE MA / 2003) Para efeitos penais, considera-se funcionrio pblico quem exerce: A) cargo ou emprego pblico, mas no funo pblica transitria. B) cargo, emprego ou funo pblica, ainda que sem remunerao. C) emprego ou funo pblica, mas no cargo pblico remunerado. D) cargo, emprego ou funo pblica, desde que remunerados. E) cargo ou funo pblica, mas no emprego pblico transitrio. 23. (TJ SE / 2004) Assinale a alternativa correta. A) Para efeitos penais, funcionrio pblico aquele que exerce cargo pblico remunerado, no sendo assim considerados aqueles que exercem emprego ou funo pblica. B) O funcionrio pblico que se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, responde por crime de prevaricao. C) O funcionrio pblico que exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, responde por crime de concusso. D) Solicitao de vantagem indevida feita por funcionrio pblico, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, corresponde ao crime de excesso de exao. E) O funcionrio pblico que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o intuito de satisfazer sentimento ou interesse pessoal, responde por crime de condescendncia criminosa. www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

24. (TCE-AL / 2008) Pratica o crime de condescendncia criminosa A)o funcionrio pblico que, para satisfazer interesse pessoal, deixa de praticar ato de ofcio. B)o funcionrio pblico que, por indulgncia, deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo. C)a pessoa que presta a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime. D)a pessoa que solicita vantagem para si, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. E)o funcionrio que, valendo-se de sua condio, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica. 25. (OAB SP / 2005) O funcionrio que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo, comete crime de: A) prevaricao. B) omisso funcional criminosa. C) condescendncia criminosa. D) advocacia administrativa. E) N.R.A 26. (Promotor MPE MG / 2005) Sobre os crimes contra a administrao pblica: A) o gari que recebe dinheiro do particular, agradecido, no perodo de natal comete crime. B) o estagirio do juiz que exige vantagem indevida de acusado comete corrupo passiva. C) o funcionrio pblico que indiretamente exige vantagem comete crime de corrupo ativa. D) o particular que oferece vantagem a funcionrio pelo trabalho j realizado no comete crime. E)N.R.A. 27. (Analista Judicirio TRT / 2004) Maria sub-chefe de um Departamento da Prefeitura Municipal de sua cidade e descobriu que uma funcionria, subordinada sua, havia desviado valores em dinheiro da municipalidade em proveito prprio. Como sabia que essa funcionria passava por dificuldades financeiras e como no tinha competncia para puni-la, ficou penalizada e no adotou nenhuma

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

providncia, tendo o fato sido descoberto em auditoria realizada um ano depois. Nesse caso, Maria A) no cometeu crime contra a administrao pblica, porque no tinha competncia para punir a funcionria que cometeu a infrao. B) cometeu crime de condescendncia criminosa, pois deixou de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. C) cometeu crime de prevaricao, pois deixou de praticar ato de ofcio por sentimento pessoal. D) cometeu crime de peculato doloso, porque, mesmo sabendo do desvio de valores, deixou de responsabilizar a funcionria que cometeu a infrao. E) cometeu crime de peculato culposo, porque, por negligncia e omisso, possibilitou a concretizao do desvio. 28. (PREFEITURA DE NATAL / 2008) luz da doutrina e jurisprudncia dos crimes praticados por servidores pblicos contra a Administrao Pblica, julgue as afirmaes abaixo relativas a prevaricao, peculato e advocacia administrativa, no que se refere classificao dos crimes funcionais em prprios e imprprios: I. A prevaricao crime funcional prprio. II. O peculato crime funcional imprprio. III. A advocacia administrativa crime funcional prprio. IV. No crime funcional prprio, o delito s pode ser praticado por funcionrio pblico, sob pena de atipicidade absoluta (o fato torna-se atpico ). a) Todos esto corretos. b) Somente I est incorreto. c) I e IV esto incorretos. d) I e III esto incorretos. e) II e IV esto incorretos. 29. (TRE SC / 2005) Assinale a alternativa CORRETA. A) A punibilidade do peculato culposo se extinge com a reparao do dano mesmo aps a prolao da sentena condenatria irrecorrvel. B) O crime de advocacia administrativa s pode ser praticado pelo funcionrio pblico, que precisa ser bacharel em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. C) O abandono de funo, ainda que outrem substitua o agente e perdure por pouco tempo, basta para a tipificao do crime previsto no artigo 323 do Cdigo Penal. D) A desobedincia crime que apenas o particular pode praticar contra a Administrao em geral. www.pontodosconcursos.com.br 50

EXERCCIOS P/ TJ-SP PROFESSOR: PEDRO IVO

E) N.R.A 30. (DEFENSORIA PBLICA MS / 2008) No que diz respeito aos crimes contra a Administrao Pblica, assinale a alternativa que traz, apenas, crimes prprios no que concerne ao sujeito ativo. A) Trfico de influncia; abandono de funo; violao de sigilo funcional. B) Usurpao de funo pblica; prevaricao; peculato. C) Corrupo passiva; condescendncia criminosa; advocacia administrativa. D) Favorecimento pessoal; concusso; violncia arbitrria. E) N.R.A. 31. (TCE-AL / 2008) O particular que, em concurso com funcionrio pblico e em razo da funo por este exercida, exige vantagem indevida para ambos pratica o crime de A)explorao de prestgio. B)trfico de influncia. C)corrupo ativa. D)advocacia administrativa. E)concusso.

GABARITO
01-A 06-D 11-D 16-E 21-C 26-D 31-E 02-E 07-C 12-C 17-B 22-B 27-B ***** 03-B 08-B 13-D 18-B 23-C 28-A ***** 04-D 09-C 14-E 19-A 24-B 29-E ***** 05-D 10-D 15-A 20-B 25-C 30-C *****

www.pontodosconcursos.com.br

51

You might also like