You are on page 1of 2

Metodologia Kaizen

O que é kaizen?
A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “mudar para melhor”. Na prática das empresas significa que nenhum dia deve passar sem que sejam feitas melhorias. O Kaizen também pode ser definido como melhoramento contínuo, e tem por objetivo a promoção de melhoramentos sucessivos e constantes, ou seja, mais e menores passos de melhoramento incremental (SLACK et al., 2002). Para (IMAI, 1994) Mais especificamente, “Kaizen significa pequenos melhoramentos, como resultado dos esforços contínuos” e não melhoramentos drásticos resultantes de grandes investimentos, os quais caracterizam a inovação.
Uma das definições para melhoria contínua é a busca pela excelência. [...] melhoria contínua como a busca por melhores resultados e níveis de desempenho de processos, produtos e atividades da empresa. Ela deve ser um objetivo e desenvolvida culturalmente na empresa, podendo ser resultado de uma ação gerencial ou de modo espontâneo pela sugestão de todos os funcionários. (MOURA, 1997). "Kaizen é uma palavra japonesa que significa melhoria que veio representar a prática de melhoria eliminando desperdícios e envolvendo todos os empregados, sem gastar muito dinheiro para criar

evitar gastos excessivos e demanda de tempo prolongado.

A autonomia dada a cada funcionário é um fator de motivação para a prática e desenvolvimento das atividades de melhoria. Os grandes projetos de melhoria da qualidade não estão relacionados apenas a grandes investimentos, mas em ajustes de processo feito pelos próprios colaboradores que são apenas incentivados e motivados pela metodologia do Kaizen.

Brainstorming é uma técnica para geração de idéias, proposta originalmente como uma forma não convencional para geração de idéias, posto não serem admissíveis quaisquer criticas às sugestões dadas por outros participantes.
O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma

satisfação e responsabilidade são valores coletivos. cultivo da sabedoria. processos e valores. Cinco Porquês. Todos os colaboradores devem estar envolvidos. elevação do moral. de acordo com IMAI (1994) existem dez mandamentos que devem ser seguidos na metodologia Kaizen. o trabalho coletivo prevalece sobre o individual. metodologia Lean Production para atingimento do objetivo principal proposto. ou pessoal de base. De acordo com FERREIRA et al. Orienta-se para os processos.criatividade em equipe . trabalho em equipe. PDCA. Apóia-se em uma gestão visual. acreditando que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos. O lema essencial da aprendizagem organizacional é: aprender fazendo. seja ela. atendendo suas necessidades humanas. autodisciplina. Ainda. DEMAIC.atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo .colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados Nesta etapa fica a critério do instrutor que conduz o Kaizen o uso das ferramentas de resolução de problemas adequada para o tema em questão. sejam gestores do topo e intermediários. círculos de qualidade e prática de sugestões individuais ou de grupo). Diagrama de Ishicawa. Gráfico de Pareto. Dá prioridade às pessoas. o ser humano é visto como um dos bens mais valiosos da organização e deve ser estimulado a direcionar seu trabalho para as metas compartilhadas da empresa. É baseado em uma estratégia barata. acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientação pessoal para a qualidade. . chão de fábrica. por meio de reduções de custos e alternativas de mudanças inovadoras. MASP. o Kaizen não é elitista. (2000) a Metodologia Kaizen é desenhada segundo as seguintes características: as pessoas na organização desenvolvem suas atividades melhorando-as sempre. Just in Time. como seguem: O desperdício deve ser eliminado. Lean Time. total transparência de procedimentos. tornando os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos. Focaliza a atenção no local onde se cria realmente valor. entre outros programas como o Seis Sigma ou Lean Manufactory. Aplica-se em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa. Melhorias graduais devem ser feitas continuamente. não se aplicam somas astronômicas em tecnologias e consultores.