You are on page 1of 5

REDES APLICADAS MEIOS DE TRANSMIÇÃO 1.Quais os meios físicos utilizados em transmissão de dados?

R= Par Trançado, Cabo Coaxial, Fibra Ótica, Radiodifusão e Ligação ao Meio. 2.Cite e explique dois problemas nos meios físicos. R= Atenuação: É o decréscimo da amplitude do sinal (analógico ou digital), ou seja, é a perda de força que o sinal sofre durante o percurso da transmissão. Ruído: Distorções devido a presença de interferências 3.Qual o comprimento máximo em repetidor de uma rede com cabo coaxial e quantos micros podem ser conectados nesse seguimento de rede? R= Comprimento Máximo é de 185m podendo ligar no máximo 30 micros. 4.Comente a diferença entre dois meios físicos? R= Cabo de Par Trançado : tem baixo custo de implementação e deve ser utilizado áreas pequenas; e sua instalação é relativamente fácil de manejar. Não indicado em ambientes externos, instalações subterrâneas e áreas com grande influência eletromagnética. Já a Fibra Ótica: é altamente eficiente em grandes áreas, pois pode transmitir dados a velocidade muito altas, ao longo de grandes distâncias, em uma mídia extremamente segura. Porem requer grande custo orçamentário e necessita de conhecimento especializado para a instalação. 5.Quais as vantagens e desvantagens do cabo metálico UTP? R= Vantagens: Os cabos UTP são os mais usados para conexões de rede, e são considerados os cabos a base de cobre mais rápidos do mercado. São mais finos — seu diâmetro é de aproximadamente 0,43 cm — e mais baratos que os cabos STP, o que os torna mais acessíveis e de mais fácil instalação. Existem diversas categorias deste cabo, desde a nível 1, que é utilizada para telecomunicações, até a nível 6, para redes Ethernet de altíssima velocidade. Além disso, é o tipo de cabo mais compatível com dispositivos de rede e não requer aterramento. Desvantagens: Esse tipo de cabo é sensível a interferências oriundas de radiofrequência (RFI) e a ondas eletromagnéticas, como as micro-ondas, e é muito mais propenso a sofrer com ruídos eletrônicos e interferências do que os outros tipos de cabo. Por este motivo, este cabeamento não deve ficar próximo a emissores de microondas e lâmpadas fluorescentes. Além disso, a distância máxima de cabo entre amplificadores de sinal é mais curta neste tipo de cabo, se compararmos com o cabo coaxial ou a fibra ótica, o que faz que ele seja menos eficiente para transmitir sinais através de longas distâncias.

A atenuação é bastante alta quando comparada com as fibras monomodo.Qual a espessura de um cabo óptico mono modo e qual a sua principal aplicação? R= Aproximadamente 9 micrómetros de diâmetro e são mais utilizadas para aplicações de redes de longa distância (WAN). e cheguem à outra extremidade da fibra ao mesmo tempo praticamente. a capacidade de transmissão da fibra óptica.Explique os tipos de fibra óptica multímodo. o que restringe as aplicações com fibras multimodo com relação à distância e à capacidade de transmissão. As fibras de índice degrau possuem mais simplicidade em sua fabricação e. consequentemente. na prática. Devido a esta característica. o que restringe a capacidade de transmissão da fibra. possuem características inferiores aos outros tipos de fibras.Cite duas vantagens do cabeamento óptico em relação ou cabeamento metálico (UTP). Multimodo de Índice Gradual Possuem um núcleo composto de um índice de refração variável.Cite duas características do cabo coaxial grosso. São fibras mais utilizadas que as de índice degrau. elas se classificam de duas formas: fibras multimodo de índice degrau ou de índice gradual. sendo que uma das deficiências que podemos enumerar é a banda passante que é muito estreita. R= Fibras Multimodo (MMF MultiMode Fiber) São fibras que possuem vários modos de propagação. R= 1. esse índice faz com que os raios de luz percorram caminhos diferentes. R= Material é feito de alumínio e a utilização dele é na vertical 7. .Imunidade a interferências eletromagnéticas e ruídos 2. Mas. Multimodo de Índice Degrau Possuem um núcleo composto por um material homogêneo de índice de refração constante e sempre superior ao da casca. 9. Sua fabricação é mais complexa porque somente conseguimos o índice de refração gradual dopando com doses diferentes o núcleo da fibra. Segurança. 10. com velocidades diferentes. aumentando a banda passante e. Esta variação permite a redução do alargamento do impulso luminoso. o que faz com que o índice de refração diminua gradualmente do centro do núcleo até a casca. por isto. o que faz com que os raios de luz percorram por diversos caminhos o interior da fibra.6.Cite duas características do cabo coaxial fino. R= Material é feito de cobre e a utilização dele é na horizontal 8. a maior parte das tentativas de captação de mensagens do interior da fibra é detectável.

. como os sistemas submarinos e terrestres. c)Onde usar o cabeamento óptico monomodo? R= Vão desde sistemas de ultra-longa distância (WANs )(~1000 km).Qual a finalidade de um testador de continuidade de cabos? R= Este aparelho se destina a verificar o estado de funcionamento de cabos de redes de computadores. É possível verificar a continuidade de cada fio individualmente. podem ajudar encontrar falhas rapidamente.Cite três características das categorias de cabos UTP: CAT3. d)Onde usar o cabeamento multímodo? R= Utilizado em redes internas de computadores (LANs) e demais aplicações de curta distância como as redes corporativas e Data Centers.11. 13. b)Onde usar o cabeamento 6e? R= Indicado para ambientes que sofram com alguma Interferência Eletromagnética pois devida à alta frequência trabalhada para transmissão em 10Gb.Qual a finalidade de um certificador de continuidade de cabos? R= Testar os links e canais eletricamente verificando se os mesmos atendem os requisitos exigidos por norma e aos técnicos de rede. Também é possível descobrir se o cabo em teste é direto ou cruzado. se existe algum curto circuito entre os mesmos. ● Foi muito usado nas redes Ethernet criadas nos anos noventa (10BASET).Responda as questões abaixo: a) Onde usar o cabeamento 5e? R= Pode ser usado para frequências até 125 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet.CAT5e. ● Ele ainda pode ser usado para VOIP. 14. rede de telefonia e redes de comunicação. acesso e serviços de TV a cabo (~100 km). bem como. até mesmo os equipamentos ativos presentes na sala de telecomunicações ou Data Center pode afetar o desempenho da rede. ● Pode ser usado para frequências até 125 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet. 12. CAT6 R= ● É um cabo não blindado (UTP) usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16MHz. assim como os sistemas de telefonia regionais. CAT5e: ● É uma melhoria da categoria 5. onde a aplicações não ultrapassem 2 km de distância.

Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. Operando neste modo. 17. R= Este termo é usado em relação a placas de rede e outros dispositivos de comunicação. arquivos e demais serviços.Qual a diferença entre sinal analógico e sinal digital? Represente esquematicamente cada um destes tipos de sinal.Explique o termo “meio de comunicação” e dê 3 exemplos de meios de comunicação. Outdoor : Dizemos que uma WLAN é outdoor quando o sinal está sendo transmitido ao ar livre. um escritório é um bom exemplo.1 Gbps 15. A representação de um sinal digital é um histograma. A rede permite o compartilhamento de softwares.. uma comunicação entre dois prédios é um bom exemplo.Cite as principais características do modo infra-estrutura? R= 16. a transmissão tem sentido bidirecional.Defina o termo “redes de computadores” R= É um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. 19. R= O termo meio de comunicação refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados .● Ela foi criada com a nova revisão da norma EIA/TIA-568-B. 18. R= Sinal Analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva. R= Indoor: Dizemos que uma WLAN é indoor quando o sinal está sendo transmitido em ambiente fechado normalmente na presença de muitos obstáculos.1 ● Possui bitola 24 AWG ● Banda passante de até 250 MHz ●Usado em redes gigabit ethernet . porém não simultaneamente. 19.Explique o quê é comunicação half-duplex. CAT6: ● Definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2. o dispositivo pode transmitir e receber dados. informações.Defina rede wireless indor e outdor.

Bibliotecas digitais on-line. 4.Comercio eletrônico (e-commerce) 22. Cite e explique 4 aplicações doméstica para o uso de redes de computadores. ●Escrita: jornais. R= 1. R= 1. Exemplo: Sistema Operacional Windows Server 2. Acesso a informações remotas: Jornais digitais. Comunicação não-hierárquica (peer-to-peer ou p2p).Realizar negócios eletronicamente: Pedidos em tempo real 4. correio eletrônico (E-mail). 2. trabalho em equipe. Um dos objetivos principais do protocolo é detectar e evitar a perda de dados ao longo da transmissão deles. diários e revistas. Entretenimento interativo: Vídeo por demanda. Podcast. rádio. Newgroups. Compartilhamento de recursos: tornar todos os programas. cinema.Cite e explique 4 aplicações comerciais para o uso de redes de computadores. ●Sonoro: telefone. 20. Comunicação entre pessoas: Correio eletrônico (e-mail). independentemente da localização física do recurso e do usuário. Comércio eletrônico . 21. R= Podemos definir um protocolo de comunicação de dados como um conjunto de regras que controla a comunicação para que ela seja eficiente e sem erros. VoIP e outras formas de telefonia utilizando Internet 3. ●Audiovisual: televisão.para a realização do processo comunicacional. equipamentos e dados ao alcance de todas as pessoas na rede. Jogos online.Explique o termo “protocolo de comunicação” e dê um exemplo. Mensagens instantâneas (messengers) e salas de bate-papo (chat room). caso isso ocorra.Meio de comunicação. videoconferência Exemplo: Skype 3.