You are on page 1of 3

INTRODUÇÃO

A eletroquímica ocupa-se da análise da inter-relação de fenômenos químicos e de fenômenos elétricos. Tal inter-relação é constatada, de um lado, pela condutividade elétrica apresentada por certos líquidos e soluções, isto é, pela passagem de corrente elétrica através do meio produzindo reações químicas, e, por outro, pela produção de corrente elétrica a partir de reações químicas. No primeiro caso, temos o fenômeno conhecido da eletrólise, pelo qual a passagem de uma corrente elétrica através de uma solução provoca a decomposição de substâncias. A compreensão desses fenômenos passa pelo estudo das assim chamadas reações de oxidação-redução (ou oxi-redução) que são de fundamental importância. Elas estão envolvidas, por exemplo, nos processos de ferrugem/corrosão de metais, nos da revelação de fotografia, nos de armazenamento de energia em pilhas e baterias elétricas e nos principais processos vitais de armazenamento e utilização de energia. A molécula mais importante para a captura, armazenamento e para a transferência de energia livre nos sistemas biológicos é a do ATP, que, hidrolisado, produz o ADP e o fósforo orgânico (Pi). Nas moléculas do ATP, o potencial energético está localizado nas ligações fosfo-anídricas que unem os grupos fosfatos, altamente energético. Tais ligações, por sua vez, são criadas pela reação entre o ADP e o Pi, por dois processos: nas células animais, pela oxidação aeróbica e nas células vegetais, pela fotossíntese.

AS REAÇÕES ELETROQUÍMICAS É fundamental para se entender as reações eletroquímicas o conceito de ‘estado de oxidação’ dos átomos de um elemento num composto químico. Original e historicamente, o termo oxidação foi usado para caracterizar as reações de elementos - como os metais, principalmente - com o oxigênio que formavam compostos chamados óxidos,. Nessas reações de formação de óxidos, os elementos tendem sempre a perder seus elétrons de valência para o oxigênio.

REAÇÕES DE OXIDAÇÃO

cujos átomos ganham elétrons. ou. quanto a redução. elétrons aparecem como produtos da reação. é dita reduzida. As espécies aparecendo nas reações de oxirredução são chamadas de reduzentes ou de oxidantes. todos os elétrons perdidos na oxidação são ganhos na redução. sua carga torna-se menos positiva. também chamadas reações redox. a transferência de elétrons é implícita. Note que a espécie reduzente é ela própria oxidada e a oxidante é reduzida. Isso significa que tanto a reação de oxidação quanto a de redução não ocorrem isoladamente. Neste tipo de reação. conforme elas promovam a redução ou a oxidação. tornando-se sua carga menos positiva. ou aumentou o seu estado de oxidação de +2 para +3. a carga do átomo desse elemento torna se positiva. como por exemplo. . mas acopladas. na reação Cu2+ + e → Cu+ O Cu foi reduzido. ou seja. ou seja. seu estado de oxidação foi reduzido.As reações oxidação são aquelas. Por exemplo. REAÇÕES DE REDUÇÃO A reação de redução é o oposto da de oxidação. em realidade as reações que ocorrem são as de oxi-redução. na reação Fé2+ (aq) → Fe3+ + eO Fé2+ foi oxidado. que aumentou seu estado de oxidação. A espécie. Nas reações de oxidação. Observe que as reações acima de oxidação e de redução são meias reações. nela elétrons são ganhos pelo átomo do elemento envolvido. o que é equivalente dizer. REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO As reações de oxirredução. perdendo um elétron. os elétrons aprecem como reagentes. mas são capturados por outras moléculas. através das quais o átomo de um elemento perde ou transfere elétrons para outros elementos. A estequiometria dessas reações é tal que. pois em realidade os elétrons não ficam flutuando sozinhos. são aquelas nas quais ocorre tanto a oxidação.

as primeiras provocam oxidação. pois os elementos tiveram seus números de oxidação alterados. ao passar para Cu.Dá-se o nome de oxidante ao elemento ou à substância que provoca oxidação. e as outras. sofrendo redução: Cu2+ + 2e. ganhou dois elétrons. perdeu dois elétrons. ao passar para Zn2+. deve haver substâncias que perdem elétrons. O Zn. e de redutor.É uma reação de oxirredução. . redução. ao elemento ou substância que provoca redução. sofrendo oxidação: Zn – 2e.→ Zn2+ O Cu2+.→ Cu Os fenômenos de oxidação e redução são concomitantes: se existe substâncias que ganham elétrons.