You are on page 1of 2

Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia Mecânica Prof.

: Agostinho Gomes da Silva Disciplina: Transferência de Calor Exercícios – Capítulos 2 e 3 (parte 1) Incropera

Aluno:________________________________________________________________ Turma: ____________________________ Data: __________________________

Quando necessário consulte as propriedades nas tabelas dos apêndices. 0) Determine a condutividade térmica e o fluxo de calor através de uma chapa com 20 mm considerando que o material da chapa é: Material Alumínio puro Aço carbono Aço AISI 315, S.S. Pirocerâmica Teflon Concreto k (W/m2.k) q” (W/m2)

1) Um recipiente prismático cujo fundo é feito de uma a chapa metálica de 30 x 40 x 0,5 cm é preenchido com água. A chama de um maçarico cuja potência é de 1000 W é aplicada diretamente no fundo do recipiente. Em condições de regime estacionário, 85% da potência da chama é transmitida para a chapa metálica e a temperatura medida na parte superior do fundo do recipiente é 130 ºC. Determine as condições de fronteira na superfície interna e externa do fundo do recipiente.

2) O vidro traseiro de um automóvel tem uma espessura de 4 mm e é desembaçado por ar quente, o qual escoa sobre sua superfície interna. Considere que a temperatura da face interna do vidro é Ti = 15 ºC e que o coeficiente de troca de calor por convecção correspondente é de hi = 65 W/m2.K. A temperatura do ar interno é 25 ºC. Considere ainda que o ar externo está a uma temperatura de -10 ºC e o coeficiente de troca de calor por convecção correspondente é 65 W/m2.K. Nessas condições determine o fluxo de calor através do vidro. R: 1270 W/m2 Sugestão: observe que trata-se de uma parede composta. Ver seção 3.1.3 do Incropera. 3) As paredes de um refrigerador consistem em chapas metálicas de pequena espessura que contém em seu interior fibra de vidro como material para isolamento térmico. Considere uma camada de fibra de vidro com espessura de Li = 60 mm e com condutividade térmica igual a ki = 0,046 W/m.K e que as chapas metálicas têm espessura Lp = 3 mm e que a condutividade térmica do metal é kp = 60 W/m.K. Qual o quantidade de calor trocada por unidade de área se a temperatura do ar no interior do refrigerador é 4 ºC e a temperatura do ar externo é 25 ºC? Considere que os coeficientes de troca de calor interno e externo são hi = he = 5 W/m2.K. R: 14,1 W/m2 4) A parede um forno é composta por uma camada interna de aço (k = 40 W/m.K) de espessura igual a 1 cm e por uma camada externa de tijolos refratários (k = 2,7 W/m.K) de espessura igual a 15 cm. As temperaturas interna e externa são 600 K e 303 K, respectivamente. Nessas condições: a) Represente o circuito térmico equivalente das camadas da parede do forno. b) Determine a taxa de perda de calor por unidade de área.

Veja o exemplo 3. b) O custo da energia consumida com o aquecimento sabendo que o kWh custa R$ 0. Sugestão: utilize os exercícios anteriores como referência. d) Represente esquematicamente o perfi l de temperatura ao longo das camadas da parede do forno. Sugestão: utilize os exercícios anteriores como referência. a cada hora 65% do ar no interior da casa é substituído pelo ar do exterior).50. Ar exterior a uma temperatura média de 3 ºC infiltra-se no interior da casa a uma taxa 0.65 por hora (ou seja. Veja o exemplo 3.c) Determine a temperatura da interface aço-tijolo. por sua vez. 5) A temperatura no interior de uma casa localizada em uma região montanhosa é mantida em média em 23º C durante o inverno.1. normalmente é maior que a condutividade térmica de um gás? Exercício 3 Qual o mecanismo físico que permite o aquecimento em forno de micro-ondas? Existem diferenças em relação ao forno convencional? Exercício 4 O que é uma superfície isotérmica? O que pode ser dito sobre o fluxo de calor em uma superfície isotérmica? Exercício 5 Que propriedade física do material é defi nida através da Lei de Fourier? Quais as unidades dessa propriedade? Exercício 6 O que significa dizer que um material é bom condutor de calor? Por que materiais condutores elétricos são normalmente bons condutores de calor? Exercício 7 O que é e como é definido coeficiente global de transferência e calor? Quais são as suas unidades? Como o coeficiente global de transferência de calor está relacionado à resistência térmica total? Exercício 8 O que é resistência térmica e como ela é defi nida? Quais as suas unidades? . Considerando condições estacionárias de transferência de calor obtenha: a) O consumo diário de energia elétrica. Parte conceitual Exercício 1 O que significa dizer que um material é isotrópico? Exercício 2 Por que a condutividade térmica de um sólido normalmente é maior que a condutividade térmica de um líquido e a deste. por meio de um sistema de aquecimento elétrico.1.