You are on page 1of 3

PROVA INTRODUÇÃO AO DIREITO II

01- A diferença entre Código Civil (CC) e Código de Processo Civil (CPC)? Código Civil Brasileiro (Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002), que é o conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações, no âmbito privado, relativas às pessoas, aos bens e às suas relações. No Código Civil estão abrigadas as regras de procedimento nas relações de natureza civil. Código de Processo Civil (CPC, Lei nº 5.689, de 11 de janeiro de 1973) contém todas as normas estritamente relacionadas aos processos judiciais de natureza civil, ou seja, aqueles fora dos âmbitos penal, tributário, trabalhista e eleitoral, entre outros. O CPC abrange os prazos e recursos cabíveis e a forma como os juízes e as partes devem se conduzir no curso de uma ação civil por perdas e danos, por exemplo: a que moveria um locatário contra um inquilino, ou alguém que teve seu apartamento danificado por um vizinho.

02- A diferença entre Direito Público e Direito Privado? A divisão entre Direito Público e Privado vem dos romanos, que fizeram segundo o critério da utilidade ou interesse vidado pela norma: Tratando-se de interesse pertinente ás coisas do Estado, o Direito era “Público”; e cuidando-se do interesse particular de cada um, o direito era “privado”; podemos dizer também que quanto ao conteúdo o Direito Público compete a toda sociedade (Geral) e o Direito Privado a cada indivíduo (particular) e quanto à forma podemos afirmar que, no mesmo plano de igualdade é “Privado”, e quando o Estado se manifesta conta uma pessoa física (indivíduo) havendo subordinado e subordinante é “Público”.

03- O que quer dizer Igualdade Formal e Real? A igualdade formal é o que está escrito "igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", e igualdade real são os fatos é quando se busca a igualdade formal no plano real tratando de forma igual quem está em condições iguais e de forma desigual quem se encontra em desigualdade (SILVA, F., 2001, p.36).

paga um determinado preço e recebe o bem comprado. direito ao nome.04. quando compra um objeto. A relação jurídica é vínculo entre pessoas. Há um laço entre o estabelecimento comercial e o . ou mesmo o governo. e. por isso. apesar de ter alguns doutrinadores que pensam diferente. coberto pelo manto da legalidade. direitos autorais e direitos personalíssimos. 07. Ex: contrato de Compra e venda. já que toda a sociedade possui o dever jurídico de não ferir o direito subjetivo do agente (direito de propriedade. 06.Relação Jurídica Absoluta? A relação jurídica absoluta é aquela encontrada nos direitos reais. mas ai já é a corrente minoritária. Relação jurídica é aquela através da qual juridicamente se vinculam duas pessoas. Agora para descomplicar: Toda relação jurídica é também uma relação social.O que é Dever Jurídico? Esta fundamentado o dever jurídico nas normas do direito. O sujeito passivo é a coletividade. tutelada pelo Estado. o definimos na esteira de Paulo Nader como sendo: “A exigência que o direito objetivo faz a determinado sujeito para que assuma uma conduta em favor de alguém”. nem toda relação social se constitui em uma relação jurídica. Segundo Miguel Reale relação jurídica é "quando uma relação de homem para homem se subsome ao modelo normativo instaurado pelo legislador. 05. Contudo. tendo por objeto um interesse a ser discutido no ordenamento jurídico. Não há relação jurídica entre pessoa e coisa. Seria em suma uma conduta “exigida” com base nas regras do direito. essa realidade concreta é reconhecida como sendo relação jurídica". a vida etc).Relação Jurídica? Segundo Cláudio Specht relação jurídica é a relação social intersubjetiva.Relação Coordenação? A relação jurídica de coordenação é a que existe entre partes que se tratam de igual para igual. Um particular.

que sempre terá tratamento igual. pois.comprador. e o direito privado. uma relação entre partes que se tratam de superior para inferior. p. 08. de modo que se o indivíduo não atender aos reclamos estatais deverá ser punido. Se o governo quiser pagar preço menor do que o estipulado.Aplicação da lei no tempo e no espaço? . que exerce sua função de mando.Relação de Subordinação? A relação jurídica de subordinação é aquela em que uma das partes é o governo da sociedade política. É. regulando relações jurídicas de subordinação. 09. ex. seja indivíduo ou governo.. Assim o direito público seria o que protege interesses preponderantemente públicos. conforme a norma jurídica. o comerciante não vende sua mercadoria. o que concerne a interesses preponderantemente particulares e que regula relações jurídicas de coordenação. a existente entre o Estado e os cidadãos por ocasião da convocação das eleições ou entre o Estado e os contribuintes de imposto. como.