You are on page 1of 1

Religiões Comparadas

Márcio Araujo

Nome do Grupo

Símbolo

Fundador

Mensagem

Igreja

Deus

Jesus

Salvação
Os soldados que morrem pela "causa" islâmica e quem segue corretamente ao Alcorão (além de guardar a SUNA - Tradições e Provérbios e a IJMA - A maioria dos muçulmanos não pode concordar em erro) recebem 80.000 servos e 72 esposas no paraíso.

Ressureição de Jesus

Escrituras

Islamismo

Maomé

Mesquitas; Caaba: orar de Os muçulmanos acreditam que Alá é único e qualquer parte incomparável; o propósito da existência de cada para o mundo voltado a esta e muçulmano é adorá-Lo. com o rosto no chão.

Alá

Profeta como Abraão, Moisés e Maomé.

Não acreditam.

Alcorão: revelações de Maomé no Pentateuco com dogmas e preceitos morais.

Judaísmo

Moisés

Sendo todos filhos de Iavé e se se cumprir a Lei de Moisés, baseado na prática do ritualismo, é possível alcançar o paraíso pelo exercício da ética humana.

Templo ou Sinagoga

Jesus era um filho de Deus e homem comum que não ressucitou. Distorceu a Lei judaica desafiando às autoridades religiosas à época, Iavé semeando ainda mais as facções (Tetragrama existentes entre os judeus com a seita Sagrado "O Caminho" (fariseus, saduceus, YHWH) zelotes, herodianos e essênios). Foi um professor ético e mais um profeta. Não tinha poderes para salvar, apenas Iavé por arrependimento.

Depende do comportamento ético humano para com os preceitos de Iavé.

Não acreditam.

Velho Testamento

Umbanda

Sincretismo religioso caracterizado pelo um mix de: culto afro + catolicismo + religião índia + espiritismo.

Através de um sacerdote (pai-desanto/babalorixá ou mãe-de-santo/iyalorixá) que deve ser indenizado por uma quantia (ou bem de valor) definida por este, cada participante deve Terreiro, Zambi ou adorar aos deuses orixás em específico segundo centro, tenda Olorum e o seu "pedido", servindo-lhe oferendas "sem ou C.E.U. "Deus" para sacrifício animal" e de vegetais a fim de se (Centro os consumar a conquista do objetivo ou da Espírita de kardecistas "consulta"; Os kardecistas vão mais além: Umbanda) procuram a comunicação com mortos ou vivos através de um objeto pessoal e da intervenção do médium.

Oxalá e Emmanuel para os kardecistas no Brasil

Por evolução de almas a cada nova reencarnação. A parte kardecista diz acredita em Deus, mas a salvação é por esforço humano e não pelo Plano de Deus. Lema: "Fora da caridade não há salvação."; mas a restante apenas nos orixás, guias e caboclos.

Não acreditam.

Livos de Ocultismo; Partes da Bíblia; Feitiçaria; Curanderismo Índio e obras de Allan Kardec (O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Céu e o inferno; A Gênese; O que é o Espiritismo, etc.).

Bahaísmo

Mirza Hosein Ecumenismo: Única religião que é a "unificação" Ali (Baha Allah) de todas as outras.

Templos e Santuários

Um dos "n" Profeta como Moisés, Maomé e deuses Baha Allah persa

Pelas ações humanas, segundo ensinamentos de Baha Allah

Não acreditam.

O Livro Sagrado + O Livro da Certeza

Igreja Local

Witness Lee

Afirmam que os crentes possuem satanás habitando em seus corpos até a sua morte física, desde a queda de Adão, e que todas as igrejas são locais por natureza e plano de Deus. Ninguém consegue mudar essa realidade; não importa o tamanho de numa cidade todos os crentes ali residentes são indisoluvelmente a igreja naquela cidade, a única igreja. Tudo que se faça contra isso não importa as explicações que se possam dar, é do maligno, e será reprovado pelo Senhor

Uma "verdadeira igreja" em cada localidade

Deus

Possuía satanás no corpo até sua Lee e na repetição do morte na cruz mantra: "Oh, Senhor! Oh,
Senhor! Oh, Senhor!"

Através dos contraditórios ensinamentos do senhor Não acreditam.

Bíblia inteira, mas SEM JAMAIS A ESTUDAREM (pesquisarem); Antibereianos

Católicos Pentecostais

Busca incessante pelos dons espirituais via batismo no Espírito Santo - evidenciado pelo falar em línguas Igreja Católica Universitários (denominado por estes de glossolalia) - mas tão e de Linha somente, sem haver o verdadeiro arrependimento a Católicos Deus, sem falar no erro grosseiro de se adorar e de se Carismática idolatrar à Maria e aos demais santos perante Deus.

Deus

Filho de Deus e morreu na cruz por nossos pecados.

Acreditam que todos por serem filhos de Deus serão salvos. Os que não forem, passarão um breve tempo no purgatório para então serem também salvos.

Acreditam.

Bíblia Católica