You are on page 1of 3

PROVÃO CONSTITUCIONAL II (Questão 1) Com relação à eficácia e aplicabilidade das normas constitucional, responda o seguinte: o art.

5º, XIII, da Constituição Federal de 1988 garante “a liberdade do exercício de qualquer ofício ou profissão, atendidas as qualificações que a lei estabelecer” Isso significa que: a) Trata-se de norma de eficácia limitada, porque aplicação do dispositivo na sua totalidade depende de norma regulamentadora. b) Eventual regulamentação do legislador somente pode ampliar a liberdade do exercício de profissão. c) É exemplo de norma de eficácia contida, já que autoriza o legislador a limitar a liberdade consagrada no dispositivo. d) Enquanto não houver regulamentação do legislador, o direito não poderá ser exercido.

(Questão 2) A respeito dos direitos fundamentais, analise as assertivas e, depois, marque com V (verdadeiro) ou F (falso): (F) podem ser revogados apenas por emenda constitucional. (F) estrangeiros em visita ao Brasil não possuem os direitos fundamentais reconhecidos. (F) só podem se considerados aqueles que constam expressamente do texto constitucional. (F) podem ser abolidos alguns deles do Texto Constitucional, exceto o direito de liberdade. (V) podem ter sua eficácia restringida ou limitada pelo legislador.

(Questão 3) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas assertivas abaixo: (V) os direitos fundamentais são dotados de historicidade, ou seja, não surgiram todos ao mesmo tempo. ( ) os direitos fundamentais que representam poderes de agir ( ou não agir), que impõem uma abstenção ao Estado, são os atinentes à liberdade. (V) os chamados direitos fundamentais de segunda geração caracterizam-se por representarem poderes de exigir do Estado uma prestação, um fazer.

pode ter a seguinte consequência: a) É privado de seus direitos sociais. caput) é absoluto. de pai brasileiro ou de mãe brasileira. (Questão 4) Marque a assertiva CORRETA: a) O direito à vida (art. não existe hipótese de eliminação da vida que seja contemplada pelo ordenamento jurídico pátrio. Todavia. c) Os originários de países de língua portuguesa que aqui residirem por um ano ininterrupto e que tenham idoneidade moral. 5º. isto é. b) A liberdade de manifestação do pensamento (art. a menos que preste serviço social alternativo. b) Os nascidos na Bolívia. 5º. desde que venham a residir no Brasil e optem. d) Não podem ser privado de nenhum direito fundamental. II ) surgiu no direito brasileiro com a CF 88. 5º. pela nacionalidade brasileira. . se a pessoa for declaradamente descrente (ateu). c) Tem seus direitos e garantias individuais suspensos.(V) os direitos fundamentais da chamada terceira geração são os que dizem com os bens que não pertencem a ninguém. como direito à saúde. 5º. c) A ideia de que não cabe ao Estado impor crenças religiosas ou concepções filosóficas ao indivíduo (por exemplo. b) É privado do “status” de cidadão e dos direitos dele decorrentes. (Questão 6) Podem ser considerados brasileiros natos: a) Somente os nascidos no Brasil. obrigar a frequentar um culto religioso) é o que dá suporte teórico à chamada objeção de consciência (art. depois de 18 anos. art. (Questão 5) A liberdade de crença é assegurada na Constituição Federal. (F) os chamados direitos fundamentais de primeira geração são os atinentes à igualdade. porque a regra que aqui vigora é a do “jus soli”. VL. mas a todos os seres humanos. VIII). com o direito ao meio ambiente. d) O princípio da legalidade (art. individualmente. IV e V) permite inclusive o anonimato das notícias ou informações expressadas. 5º.

aquele nascido no estrangeiro. filho de pai e mãe bolivianos que estejam a serviço do Brasil. herança) tenha que naturalizar americano. não perde a nacionalidade brasileira. c) O brasileiro que vive nos Estados Unidos e que. para exercer direitos civis (p. d) Tendo em vista que o brasil adota a regra de “jus soli”. mesmo que seu pai ou mãe seja brasileira. (Questão 7) Marque a assertiva correta: a) O brasileiro nato pode ser extraditado. (Questão 8) Escolha uma das questões abaixo e disserte a respeito (no verso dessa folha) .ex. nunca poderá ser brasileiro nato.d) Os nascidos na Bolívia. somente naturalidade. b) Somente brasileiro nato pode ser juiz federal.