You are on page 1of 4

Península Ibérica – Lugar de passagem e de fixação.

Ambiente Natural e Primeiros Povos – A Península Ibérica na Europa e no Mundo

O Mundo em que vivemos: Planeta Terra.

O Nosso Planeta é formado por Oceanos e Continentes:

Oceanos
Pacífico Atlântico Índico Glacial Árctico Glacial Antárctico Dimensões (em Km²) 165,2 82,4 73,4 14,0 8,0 Ásia

Continentes
Dimensões (em Km²) 43,7 milhões 39,4 milhões 29,7 milhões 14,2 milhões 9,7 milhões 8,5 milhões América África Antártida Europa Oceânia

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda.

significa que cada espaço igual ao segmento de recta. Bem Explicado . Escala: indica quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada no mapa ou planta (mapa que representa um espaço de menor dimensão). Principais Elementos de Um mapa Para poderes utilizar um mapa. Na planta que vês na imagem. Esses elementos são: Título: identifica o que está representado. 1:2000) .Representações da Terra. a escola foi reduzida 2000 vezes. . precisas de conhecer os elementos que permitem interpretar a sua linguagem. no mapa. Gráfica (ex.. Península Ibérica – Lugar de passagem e de fixação. Ambiente Natural e Primeiros Povos – A Península Ibérica na Europa e no Mundo Globo Terrestre O globo terrestre é a melhor forma de representar a Terra pois tem a forma de uma esfera Mas tem alguns inconvenientes: não é fácil de transportar e não mostra a superfície terrestre em pormenor. |0______20m|) . Ao mapa que representa toda a superfície terrestre dá-se o nome de planisfério. Orientação: indica a direcção do norte.significa que cada centímetro no mapa representa 2000 centímetros na realidade. Legenda: conjunto de sinais que nos permite interpretar o mapa. corresponde a 20 metros na realidade. A escala pode ser apresentada de duas formas: Numéica (ex.Centro de Explicações Lda. Mapas e Planisfério Os mapas representam parte da superfície terrestre.

Nascente ou Levante O – Oeste. Ambiente Natural e Primeiros Povos – A Península Ibérica na Europa e no Mundo Localização Geográfica.Península Ibérica – Lugar de passagem e de fixação. Poente ou Ocaso NE – Nordeste NO – Noroeste SE – Sudeste SO – Sudoeste Pontos cardeais Pontos colaterais A Para melhor estudar a superfície terrestre. Penínsulas: Bocados de Terra rodeados de água por todos os lados menos por um. Os Meridianos são linhas perpendiculares ao Equador. o Norte e o Sul. em torno da qual faz o seu movimento de rotação. e que a intersecta nos pólos (Norte e Sul). A Europa é um continente com uma costa muito recortada. formando muitas penínsulas. O Equador que divide a Terra em dois Hemisférios. Leste. são outras linhas horizontais paralelas ao Equador. Os Paralelos. Oriente. Rosa-dos-Ventos N – Norte ou Setentrião S – Sul ou Meridião E – Este. A Europa. dividimo-la em linhas imaginárias: O eixo da Terra.Centro de Explicações Lda. . Bem Explicado . Ocidente.

Grande parte da Sua Costa é banhada pelo oceano Atlântico. . Limites Naturais da Península Ibérica A Norte: A Sul: A Este: A Oeste: Oceano Atlântico Pirinéus Oceano Atlântico Mar Mediterrâneo Mar Mediterrâneo Oceano Atlântico Bem Explicado .No Hemisfério Norte.Península Ibérica – Lugar de passagem e de fixação. . Ambiente Natural e Primeiros Povos – A Península Ibérica na Europa e no Mundo Localização Península ibérica Europa da na A Península Ibérica em relação à Europa localiza-se no Extremo sudeste entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo. Localização da Península Ibérica no Mundo A Península Ibérica em relação ao Mundo localiza-se: .Centro de Explicações Lda. .Parte da Europa que se localiza mais perto de Africa.