You are on page 1of 4

Consciência Ética

No campo da Ética, a consciência possui um aspecto peculiar de observação que vai desde seu conceito até os ângulos de seus conflitos com as práticas sociais.

Introdução a um Novo Conceito de Consciência Ética
Para a filosofia, em nossos dias, a consciência resulta da relação íntima do homem consigo mesmo, ou seja, é fruto da conexão entre as capacidades do “ego” (eu) e aquelas das energias espirituais, responsáveis pela nossa vida. A consciência ética, portanto, é esse estado decorrente de mente e espírito, através do qual não só aceitamos modelos para a conduta, como efetivamos julgamentos próprios; ou ainda, nos condicionamos, mentalmente, para a realização dos fatos inspirados na conduta sadia para com nossos semelhantes em geral e os de nosso grupo em particular e também realizamos críticas a tais condicionamentos.

Espírito Ego e Consciência
A energia que nos rege e que denominamos espírito, ao atuar sobre a complexa massa orgânica, parece ensejar-lhe oportunidades evolutivas de entendimentos e identidades, ou não, com seu tempo e seu espaço. O espírito parece nos suprir de elementos energéticos que se distribuem em através do cérebro, para atenderem às necessidades biogênicas e estas se cumprem mesmo sem a participação da nossa consciência. Ter fome, ter sede, fechar uma ferida e etc. são coisas que acontecem independentemente de nossa vontade, automaticamente, programadamente, para manter o organismo em plena atividade e tais manifestações estão arraigadas ao regime de vida do corpo. É nessa relação entre o espírito e a sensibilidade da mente captadora de tais condições ou necessidades últimas referidas que se instala e age na consciência. No campo da Ética, todavia, tal forma de conquistar a felicidade egoística não encontra apoio e nem é considerável. Esta a razão pela qual a consciência ética é peculiar Coisa alguma é Ética se produzida com prejuízo de alguém, com a intenção de um subjetivismo acentuado e pernicioso. O eticismo é decorrente de uma ação harmônica entre o ser que o pratica e a comunidade no qual se insere. Podem ser tão fortes as determinações da ambiência que o ser passa a ceder, sem prejuízo, sua própria liberdade espiritual, em favor da pressão e dos interesses de seu semelhante.

pois. torna-se genuinamente ética. mas nada disto autoriza a dizer que se confundem e que se anulam. mas. No campo ético.O “espírito”. O fato é que existe. na sociedade humana. de uma interiorização em si mesmo. apenas. pois. consoante a sua capacidade. consideramos a consciência ética. enquanto a consciência é produzida e alterável. autojulgar-se e condicionar-se à prática. Não se trata. a “consciência”. é esse estado de valor que se tem objetivado conseguir. dentro e cada um. em seus textos. Aspectos da Consciência Ética Conhecer-se. então. um fluxo de julgamentos e de instituições para o que admitimos como verdade. também. Quando os referidos dominantes não possuem uma formação humana baseada na prática do bem geral. na direção do que se entende como universo. é viável que os códigos de ética possam gerar. para o cumprimento eficaz da existência. conflitos de consciência. aí sim. em geral. uma correlação entre o que cada um absorve como um modelo para a conduta e o que sente por suas próprias concepções. diferentemente do que ocorre em outros. de terceiros e. Existe. simplesmente. ao longo dos milênios. então. . como fruto de nossa consciência. Consciência Subjetiva e Consciência Ética A consciência ética é específica. opostamente. Reflexão Transcendental e Consciência Ética A consciência Ética forma. o “eu”. pois. ou seja. pois forma-se para o exercício de vontades que geram condutas que se submetem ao julgamento de terceiros. também. Sabemos que todas as organizações sociais estão sujeitas ao domínio de grupos e que esses podem normatizar em favor de seus próprios interesses. convivem. desse confronto entre a realidade percebida e aquela que se insere no íntimo do ser. vamos perceber que todo o universo da existência se acomoda a uma norma do consensual. como toda consciência. É aí que nossa conduta. neste particular. a questão se prende a uma conduta objetiva de comportamento de grupo que exclui subjetivismo. passa por julgamentos próprios. O “eu” parece determinado em sua existência. uma opinião. Uma consciência virtuosa. fica isenta de conflitos. derivada da reflexão. são estados da consciência que dependem de vários fatores e conexões. Quando. sim.

pelo descontrole do id. logo irracional. partidários. pela forte emoção. que se torna moral perante o coletivo.É essa capacidade que pode estabelecer conflitos com as normalizações. A ignorância facilita o enfraquecimento da virtude e o erro pode consagrar-se como conduta aceitável até perante o social. quando e como se fazem necessárias para a utilidade humana. tende a deturpar o racional. alterá-lo ou superestimá-lo. pelo desenfreado interesse. no caso do contabilista seu exercício se objetiva na defesa das células sociais. é preciso seguir-se a razão fundamental que é a do suprimento das necessidades dos indivíduos e das células sociais. pelo preconceito. . Não se trata de egocentrismo. Estados Especiais de Manifestação da Consciência Ética Os sentimentos morais. mas sim do exercício específico das virtudes. podem superar a razão e em qualquer tempo reformar modelos conscientes. a consciência ética. Pode ocorrer também que paixões e sentimentos profundos alterem as visões de um ser. mas não se torna Ética perante a doutrina. todavia. neste caso. O ego. Quando tal exercício é o profissional. ainda não amplamente dominadas pelo conhecimento humano. podendo negá-lo. em sua relativa interação com o social. sob certas condições. envolvido pela crença. uma posição fanática. como específica. jamais se poderá aceitar como verdade na doutrina da Ética e aí se diferenciam as qualidades das consciências. com as leis. Pode ocorrer entre um grupo e uma sociedade e até com a aceitação do Estado. através da riqueza. Tais situações são notórias. econômicos etc. tem como virtudes também fatores específicos e. nem de privilégios de classe. porém. religiosos. de acordo com a circunstância. o que se tornar ético na prática. Mundo Interior e Mundo Exterior Perante a Consciência Ética A consciência enseja um exercício de vida que busca fundamentos nas virtudes do espírito e estas seguem a parametria das essências.

Faculdade da Cidade de Santa Luzia Sistemas de Informações Bruno Silva Cezário Francisco Resumo Consciência Ética Santa Luzia. 18 de Setembro de 2013 .